You are on page 1of 6

CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR EMPRESAS CONTRIBUINTES DO SENAI-SP - 2SEM13

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO


1. Das Inscries 1.1 As inscries para o processo seletivo para ingresso nos Cursos de Aprendizagem Industrial estaro abertas das 14h do dia 04/02/2013 s 21h do dia 20/02/2013, para candidatos formalmente encaminhados por empresas contribuintes do SENAI-SP, e podero ser efetuadas via WEB, no endereo eletrnico do SENAI-SP, www.sp.senai.br, Processo Seletivo, Aprendizagem Industrial Encaminhados por Empresas Contribuintes do SENAI-SP ou nas Escolas SENAI que oferecem os cursos pretendidos. 1.2 Podero se inscrever, preferencialmente, os candidatos que tenham, no mnimo, 14 anos na data de incio do curso e, no mximo, idade que lhes permita concluir o curso antes de completarem 18 anos, exceo feita aos cursos: Construtor de Carrocerias de nibus, Construtor de Edificaes, Construtor de Mveis, Eletricista Instalador, Instalador Hidrulico, Operador de Processos de Beneficiamento Txtil, Operador de Processos de Tecimento, Operador Polivalente de Tecelagem Plana, Serralheiro e Soldador em que exigido, no mnimo, 18 anos na data de incio do curso e, no mximo, idade que lhes permita concluir o curso antes de completarem 24 anos. A idade mxima considerada neste item no se aplica s pessoas com deficincia fsica, auditiva, visual ou mental, conforme preceitua o decreto 5296/04. 1.3 Para a inscrio, os candidatos devero preencher, eletronicamente, o requerimento de inscrio, selecionando, em ordem de prioridade de matrcula, at trs ocupaes e turnos oferecidos pela escola onde pretendem fazer o curso, devendo pelo menos uma das opes corresponder ocupao indicada pela empresa e concordar com as disposies do Edital do processo seletivo. O candidato ter o prazo de 2 dias, aps a inscrio, para entregar na secretaria da escola a carta de encaminhamento da empresa. 1.4 O candidato dever inscrever-se em uma nica escola. A inscrio em mais de uma escola acarretar a excluso do candidato do processo seletivo. 1.5 A partir do dia 26/02/2013 at o dia 10/03/2013, os candidatos devero acessar novamente o endereo eletrnico www.sp.senai.br, Processo Seletivo, Aprendizagem Industrial Encaminhados por Empresas Contribuintes do SENAI-SP, clicar em Acompanhamento do Processo Seletivo, preencher os

Cursos de Aprendizagem Industrial Candidatos encaminhados formalmente por empresas contribuintes do SENAI-SP

campos: CPF, senha e Tipo de Curso (Curso de Aprendizagem Indl. - Candidatos encaminhados por empresa - 2sem13), e imprimir a Guia de Inscrio, que conter, entre outras informaes, a data, o horrio, a sala e o local de realizao da prova. 1.6 O candidato que necessitar de atendimento especial, por ser deficiente fsico, auditivo, visual ou mental, conforme preceitua o decreto 5296/04, ou por motivo grave de doena, dever requer-lo por escrito, especificando o tipo de necessidade e juntando justificativa mdica que comprove a condio especial. Tal requerimento dever ser entregue at o ltimo dia de inscrio, na secretaria da escola que oferece o curso pretendido, para que sejam tomadas as devidas providncias, caso contrrio, o SENAI-SP se desobriga a dar o atendimento especial. 1.7 A inscrio configura o reconhecimento e a aceitao, pelo candidato, de todas as normas e instrues previstas neste Edital. O no cumprimento dos procedimentos de inscrio estabelecidos implicar o seu cancelamento com consequente impedimento de participao do candidato no processo seletivo.

2.

Da Prova de Seleo 2.1 A prova de seleo ser realizada no dia 10/03/2013 e ser composta por 60 questes de mltipla escolha, em nvel de concluso do ensino fundamental, distribudas em trs blocos: 20 de Lngua Portuguesa, 20 de Matemtica e 20 de Cincias, de acordo com o Programa da Prova. 2.2 2.3 O candidato ter o tempo de 2h30 para resoluo das questes. Para realizar a prova, o candidato dever apresentar: Guia de Inscrio; documento de identidade original, que contenha fotografia recente do candidato, expedido pelas Secretarias de Segurana Pblica (RG), pelas Foras Armadas, pela Polcia Militar, por Ordens ou Conselhos Profissionais (ex. CREA), para estrangeiros (RNE), Carteira Nacional de Habilitao (modelo novo) ou Carteira de Trabalho (CTPS); 2.4 caneta esferogrfica azul ou preta; lpis e borracha. Os portes dos locais de realizao da prova sero fechados no horrio marcado para o seu incio (indicado na Guia de Inscrio). Ser vedada a entrada de candidatos aps esse horrio. Recomendamos aos candidatos que cheguem com antecedncia mnima de 30 minutos.
Cursos de Aprendizagem Industrial Candidatos encaminhados formalmente por empresas contribuintes do SENAI-SP

2.5

No ser permitido ao candidato manter em seu poder, durante a permanncia no local da prova, qualquer tipo de equipamento eletrnico de telecomunicao (transmisso ou recepo), bem como agendas eletrnicas, calculadoras, livros ou impressos.

2.6

No ser permitido ao candidato, em nenhuma situao e sob nenhum pretexto, sair da sala onde esteja prestando prova portando o caderno de testes ou a folha de respostas.

2.7

O candidato somente poder retirar-se definitivamente do local da prova decorridos 90 minutos do incio de sua realizao.

2.8 2.9

Os cadernos de testes sero entregues aos interessados ao trmino da prova. O candidato dever seguir atentamente todas as orientaes, pois o no cumprimento das mesmas poder causar-lhe prejuzos, inclusive o de anulao da prova.

2.10 A Comisso Coordenadora dos Processos Seletivos do SENAI-SP, reserva-se o direito de alterar datas, horrios e locais da prova, desde que razes imperiosas o exijam. A divulgao das eventuais mudanas ser feita com a necessria antecedncia. 3. Da Apurao e Divulgao do Resultado 3.1 Ser eliminado do processo seletivo o candidato que: faltar prova; comparecer em local e horrio diferentes daqueles estabelecidos para realizao da prova (indicado na Guia de Inscrio); tentar manter comunicao com outros candidatos ou outras pessoas durante a realizao da prova; apresentar atitude indevida em relao aos aplicadores e coordenadores do processo seletivo. 3.2 As provas sero corrigidas de acordo com o gabarito oficial elaborado pela banca examinadora. Esse gabarito estar disponvel na escola e na internet, no endereo eletrnico www.sp.senai.br, Processo Seletivo, Aprendizagem Industrial Encaminhados por Empresas Contribuintes do SENAI-SP, a partir das 14h do dia 11/03/2013. No haver, em hiptese alguma, vista de prova. Recursos referentes s questes da prova, bem como relativos ao gabarito oficial divulgado, devero ser protocolados na secretaria da escola onde o candidato se
Cursos de Aprendizagem Industrial Candidatos encaminhados formalmente por empresas contribuintes do SENAI-SP

inscreveu no prazo de 48 horas aps a divulgao do gabarito oficial, observandose as seguintes especificaes: nome do candidato; nmero de inscrio; processo seletivo; questionamento; embasamento; data e assinatura. 3.3 Cada bloco de questes ter sua prpria nota, at o mximo de 100. A nota final corresponder mdia aritmtica do somatrio dos pontos obtidos nos trs blocos. 3.4 3.5 Na classificao dos candidatos, em caso de empate na mdia, ser obedecida a seguinte sequncia de critrios para desempate: maior nota em Lngua Portuguesa; maior nota em Matemtica; maior idade. Os candidatos sero classificados nas categorias: Superior, Mdio Superior, Mdio, Mdio Inferior e Inferior, de acordo com a nota final. 3.6 O resultado da seleo ser divulgado s empresas de forma a lhes permitir a confirmao dos candidatos que sero contratados como Aprendizes. As empresas no podero contratar candidatos classificados na categoria Inferior. 3.7 Sero chamados matrcula os candidatos que sero contratados pelas empresas como Aprendizes. 3.8 A escola tornar pblica, no dia 24/04/2013, a partir das 14h, a lista dos convocados matrcula, elaborada conforme o previsto no item 3.7. Os candidatos no admitidos podero, atendendo os critrios a serem definidos em Edital, inscreverem-se em novo processo seletivo destinado a candidatos da comunidade, que ser aberto, oportunamente, somente nas escolas onde houver vagas remanescentes.

4.

Da Matrcula 4.1 4.2 Os candidatos aprovados devero efetuar sua matrcula nos dias 24, 25 e 26/04/2013. So condies necessrias para a matrcula:
Cursos de Aprendizagem Industrial Candidatos encaminhados formalmente por empresas contribuintes do SENAI-SP

ser classificado no processo seletivo; comprovar a concluso do ensino fundamental; compromisso formal da empresa de contratao como Aprendiz.

OBSERVAES: a. Um candidato no poder, sob qualquer condio, fazer, com contrato de aprendizagem da mesma empresa, dois cursos subsequentes, mesmo que sejam em escolas diferentes, em ocupaes diferentes; b. Um aluno, com contrato de aprendizagem, que concluir Curso de Aprendizagem Industrial, poder matricular-se, de forma subsequente, com contrato de aprendizagem de outra empresa, desde que em ocupao diferente da j cursada; c. Um aluno, sem contrato de aprendizagem, que concluir Curso de Aprendizagem Industrial poder matricular-se, de forma subseqente, com contrato de aprendizagem em outro Curso de Aprendizagem Industrial, desde que em ocupao diferente da j cursada; d. Um aluno, sem contrato de aprendizagem, que se desligar do curso para se matricular, no mesmo curso, na mesma ocupao, no mesmo semestre ou semestre subsequente, ter necessariamente o aproveitamento de seus estudos anteriormente realizados e, assim, o contrato de aprendizagem ser feito pelo prazo restante; e. No sero aceitas matrculas de alunos que, embora aprovados no processo seletivo, estejam regularmente matriculados em cursos oferecidos gratuitamente pelo SENAI-SP e que pretendam curs-los simultaneamente. 4.3 No ato da matrcula, o candidato, ou seu representante, dever apresentar a via original e uma cpia dos seguintes documentos: comprovante de concluso do ensino fundamental; cdula de identidade (RG); CPF; carta de compromisso formal da empresa de contratao como Aprendiz.

OBSERVAO: A MATRCULA SER CANCELADA E EM SEU LUGAR SER CHAMADO OUTRO CANDIDATO, CASO NO APRESENTE: I. DOCUMENTO ORIGINAL COMPROVANDO A CONCLUSO DO ENSINO FUNDAMENTAL AT A DATA DE INCIO DAS AULAS;
Cursos de Aprendizagem Industrial Candidatos encaminhados formalmente por empresas contribuintes do SENAI-SP

II.

ORIGINAL DO CONTRATO DE APRENDIZAGEM AT, NO MXIMO, CINCO DIAS APS O INCIO DAS AULAS.

4.4

Ser considerado desistente o candidato que no efetuar a matrcula no perodo determinado neste Edital.

4.5

A escola poder cancelar o curso ou adiar seu incio, caso a quantidade de alunos a serem matriculados no atinja o nmero mnimo previsto para instalao e funcionamento de uma classe.

5.

Das Disposies Gerais 5.1 de exclusiva responsabilidade do candidato, obter as informaes necessrias para a participao em todas as etapas do processo seletivo, atentando para o local, a data e o horrio da prova e da divulgao de resultados e de todos os eventos relativos matrcula. O no comparecimento para confirmao de matrcula, nos locais, nas datas e nos horrios divulgados pela escola, acarretar a perda da vaga obtida. 5.2 O resultado da prova de seleo s ter validade para classificao de candidatos para o preenchimento de vagas nos cursos com incio no 2o semestre de 2013. 5.3 Casos omissos e situaes no previstas neste Edital sero resolvidas pela Comisso Coordenadora dos Processos Seletivos do SENAI-SP.

Comisso Coordenadora dos Processos Seletivos do SENAI-SP.

Cursos de Aprendizagem Industrial Candidatos encaminhados formalmente por empresas contribuintes do SENAI-SP

You might also like