You are on page 1of 9

FACULDADE PARAIBANA CURSO: ADMINISTRAO DISCIPLINA: GESTO DE SUPRIMENTOS E LOGSTICA PROFESSORA: ANA CLUDIA CAVALCANTI DE MELO

TRANSPORTE DUTOVIRIO

ALUNOS: ALINE DA SILVA FARIAS ANA CARLA DE O. RODRIGUES LUANA MELO AZEVEDO DA SILVA PRICLES PEREIRA BARBOSA ARTUR FERREIRA DE SOUZA ARTHUR CHARLES RODRIGUES CARVALHO FARIAS RAMON FELIPE VASCONCELOS DE ALBUQUERQUE ALDENIZA SILVA DOS SANTOS

MAIO/2013

TRANSPORTE DUTOVIRIO

1. Conceituao e Caractersticas do Transporte Dutovirio O transporte dutovirio o modo de transporte que utiliza um sistema de dutos - tubos ou cilindros previamente preparados para determinado tipo de transporte, formando uma linha chamada de dutovia ou via composta por dutos onde se movimentam produtos de um ponto a outro. O transporte de cargas neste modal ocorre no interior de uma linha de tubos ou dutos e o movimento dos produtos se d por presso ou arraste destes por meio de um elemento transportador. Os elementos que constituem uma dutovia so: os terminais, com os equipamentos de propulso do produto; os tubos e as juntas de unio destes. Esta modalidade de transporte vem se revelando como uma das formas mais econmicas de transporte para grandes volumes principalmente de petrleo e derivados, gs natural e lcool (etanol), especialmente quando comparados com os modais rodovirio e ferrovirio. Vantagens Apresenta alta confiabilidade (no depende de alternncias diurnas e noturnas nem contingncias climticas e atmosfricas); Tem o elemento de transporte fixo enquanto a carga que se desloca, o que reduz o risco de acidentes; O acionamento para impulso do produto realizado por motobombas eltricas, o que elimina problemas decorrentes da emisso de gases e combusto de motores; O fato de a tubulao ser, na maioria das vezes, subterrnea permite a utilizao da camada de solo acima da mesma para outros fins como plantaes e pastagens (porm estando sujeito a acidentes); Baixo consumo de energia; No utiliza embalagens; Necessidade de mo de obra reduzida para sua operao (porm especializada); Baixo custo de transporte; Adequado para transferncia direta entre indstrias, refinarias, locais de extrao; Bom nvel de segurana. Desvantagens No se adapta a muitos tipos de produtos; Investimentos inicial elevado; Baixa flexibilidade em rota de distribuio.
2

2. O Transporte Dutovirio No Mundo O transporte dutovirio uma tendncia mundial, que cada vez mais vem se revelando como uma das formas mais econmicas de transporte no mundo, pois tem custos baixssimos com logstica, ainda mais quando comparado com os demais modais, rodovirio, ferrovirio e aerovirio, Os Estados Unidos um bom exemplo de pas que adotou o transporte por dutos, por isso um dos principais modais do pas onde esse modal representa quase 17% da matriz de transporte do pas. Por isso eles tm a maior malha de dutos do mundo mais de 440 mil km de dutos, seguido por Rssia com cerca de 300 mil km e Canad com 240 mil km de dutos, j nosso pas tem cerca de apenas 22 mil km de dutos hoje. Os pases do oriente mdio esto investindo milhes de dlares na construo e manuteno de dutos, com finalidade de levar petrleo, at os portos da Turquia, embarcando-os para os pases da Europa, e nos portos do mar Cspio em direo as maiores cidades da Rssia. Hoje em dia o sistema dutovirio no mundo no o principal modal de transporte de petrleo, minrio e outros, mais com seu surgimento e crescimento a cada dia, vem cada vez mais se mostrando eficiente e muito confivel, e principalmente de baixo custo logstico agregado, pois trata-se de uso ininterrupto dia e noite. O transporte dutovirio normalmente utilizado por as grandes empresas petrolferas e petroqumicas de cada pas, principalmente pelo fato conseguir deter as duas pontas do modal, que podem ser exportao, importao, refino e pontos de distribuio. A recente abertura deste mercado, em diversos pases faz com que a malha dutoviria passe a ser gerida como um modal de transporte comercial, com tarifas especificas e exigncias cada vez maiores. Vale lembrar que em pases onde h atuao terrorista, a malha dutoviria um dos principais alvos escolhidos, pois praticamente impossvel vigiar continuamente todos os dutos por toda sua extenso, pois uma interrupo pode causar um relevante impacto na logstica de explorao, produo, refino e comercializao do pas.

3. Tipos de Dutovias O transporte duovirio pode ser divido em: Oleodutos: cujo os produtos transportados so, em sua maioria petrleo e seus derivados, lcool, etc. Gasodutos: cujo produto transportado o gs natural; Minerodutos ou Polidutos: cujos produtos transportados so Sal-gema, gros, minrio de ferro e concentrado fosftico.
3

A classificao dos dutos pode ser feita pelo material de constituio: ao, materiais "no metlicos", etc; pela sua localizao em relao ao meio: enterrado, areo, submarino, flutuante; pela rigidez: rgido ou flexvel; pela temperatura de operao: normal ou aquecido e finalmente pelo produto que transporta: oleoduto ou gasoduto. Terrestres: subterrneos (invisveis), aparentes (visveis): Os dutos terrestres subterrneos (invisveis) so protegidos contra intempries, contra acidentes e vandalismo, esto mais seguros contra vazamentos nos casos de ruptura. Quando a tubulao atravessa macios rochosos ou terrenos muito acidentados, a abertura de valas para a colocao da mesma difcil e onerosa. Neste caso a linha fixada em pequenas estruturas constitudas de uma sapata e uma coluna de concreto, denominadas beros, que serviro de sustentao e amarrao para a tubulao Os aparentes (visveis) aos nossos olhos podem sofrer todo tipo de acidentes e vandalismo, requerem uma observao maior do seu comportamento, o que normalmente acontece nas chegadas e sadas das estaes de bombeio, nas estaes de carregamento e descarregamento e nas estaes de lanamento/recebimento de PIGs, que so aparelhos utilizados na limpeza e deteco de imperfeies ou amassamentos na tubulao. Areos: acima do solo (visveis): Os dutos ditos areos esto acima do solo, necessrios para vencer grandes vales, cursos dgua, pntanos ou terrenos muito acidentados. Tornam-se viveis com a construo de torres metlicas nas extremidades do obstculo e quando necessrias, torres intermedirias que serviro de suporte para a tubulao que ficar presa a elas por meio de cabos. Submarinos: Os dutos submarinos so assim denominados devido que a maior parte da tubulao est submersa no fundo do mar. Este mtodo geralmente utilizado para o transporte da produo de petrleo de plataformas martimas (off-shore) para refinarias ou tanques de armazenagem situados em terra (on-shore). Tambm so utilizadas para atravessar baas ou canais de acesso a portos. Os emissrios so considerados dutos submarinos.

4. Caractersticas de Preo e Prestadores de Servio O preo do servio de transporte, por exemplo, varia substancialmente de acordo com o modal adotado. O transporte areo o mais dispendioso,
4

enquanto o dutovirio e o hidrovirio so os que exigem menores desembolsos por unidade de distncia. Em relao aos custos incorridos pelo operador logstico, o transporte dutovirio pode ser comparado ao ferrovirio, na medida em que as empresas que se utilizam do servio so proprietrias dos dutos e, em alguns casos, tambm dos terminais e equipamentos de bombeamento. Assim, tais custos fixos, adicionados aos demais necessrios operao dos dutos, determinam para o transporte dutovirio a maior relao entre custos fixos e custos totais dentre os modais existentes. Desse modo, os volumes a serem transportados via dutos necessitam ser elevados de modo a diluir tais custos fixos. Dentre os custos variveis destacam-se a energia para movimentar o produto e os dispndios incorridos pelas estaes de bombeamento. A energia necessria diretamente proporcional capacidade de carga do duto bem como ao seu dimetro. Em virtude de caractersticas tcnicas dos dutos, os custos da tonelada-quilmetro diminuem substancialmente em dutos maiores desde que haja processamento suficiente para justific-los. A despeito de as dutovias implicarem preos de transporte bastante competitivos em relao aos demais modais, tanto os servios oferecidos pelas mesmas como a capacidade de transporte so, ainda, bastante limitados, na medida em que produtos slidos ainda no dispem de tecnologia consolidada para serem transportados atravs de dutos. O carvo suspenso em lquido, por exemplo, pode gerar corroso dos dutos. Os dutos diferem dos demais modais no somente em virtude de observarem um processo contnuo, mas tambm por terem comportamentos distintos em relao a dois aspectos econmicos: - Quantidade transportada versus custos: para os demais modais, a quantidade transportada exerce pequena influncia nos custos unitrios. Entretanto, no caso dos dutos, os custos unitrios diminuem com o aumento da quantidade transportada; - Distncia de transporte versus custos: a regra que quanto maior a distncia entre os pontos de origem e destino, menor o custo unitrio de transporte. J para os dutos, os custos unitrios sofrem pequena influncia da varivel distncia. No Brasil, a existncia de prestadores de servio no ramo dutovirio depende de concesso do poder pblico, j que a TRANSPETRO S.A. quem detm o maior gerenciamento das vias e as demais so operadas por suas subsidirias, concessionrias ou empresas particulares que utilizam os dutos para o escoamento de suas produes.

5. Caractersticas de Tempo em Trnsito e Variabilidade Em relao ao tempo mdio de viagem, a movimentao dos produtos via dutos bastante lenta, sendo da ordem de 4,83 a 6,44 km por hora.
5

Entretanto, os dutos podem ser operados 24h por dia durante toda a semana, implicando uma velocidade efetiva superior a dos demais modais. A capacidade de um duto de 30,48 cm de dimetro que possua a velocidade de 4,83 km por hora de 337 mil litros por hora. No quesito tempo em trnsito, o servio dutovirio considerado extremamente confivel em funo de ser ininterrupto. Alm disso, a disponibilidade de se utilizar o duto limitada somente pelo fato de outros embarcadores o fazerem no mesmo instante. Os servios de dutovia o mais confivel de todos os modais, porque ha poucas interrupes para causar a variabilidade no tempo em transito. O clima no um fator significativo, e o equipamento de bombeamento altamente confivel. Tambm, a disponibilidade da capacidade da dutovia limitada apenas pelo uso que outros embarcadores podero estar fazendo das instalaes no momento em que a capacidade desejada.

6. Caractersticas de Perdas e Danos Dadas as diferenas entre os transportadores no tocante capacidade de movimentar suas cargas com maior ou menor ndice de danos e perdas, a experincia nessa rea torna-se um dos principais fatores na opo por um determinado transportador. A condio dos produtos uma das mais importantes consideraes em matria de servios ao cliente. Os danos e perdas dos produtos transportados, via dutos, so reduzidos em virtude dos tipos de produtos escoados atravs de dutos serem menos sujeitos a prejuzos (por exemplo, os gases e lquidos no sofrem avarias como os produtos manufaturados), bem como do fato de os riscos que afetam as operaes dutovirias serem limitados (Ex.: roubo de cargas, congestionamentos, acidentes de trnsito, .greve nos postos fiscais de fronteira, etc.).

7. O Transporte Dutovirio e o Meio Ambiente Durante o passar dos anos houve significativas transformaes na indstria mundial. A populao cresceu elevando assim o consumo e projetos para suprimento das necessidades dos pases tiveram que ser desenvolvidos e implantados. Ocorreu uma degradao do meio ambiente de forma descontrolada ento visando o controle do meio ambiente. Os projetos dutovirios, necessrios e ao mesmo tempo degradadores de alguma forma ao meio ambiente, passaram tambm a ser controlados de forma a trazer progresso com mnimo possvel de impacto ambiental. Para isto deve ser desenvolvido um estudo de impacto ambiental EIA (Estudos de Impacto Ambiental) e a RIMA (Relatrio de Impacto Ambiental), a serem submetidos aprovao do rgo estadual competente e do IBAMA.

Mesmo com tantos cuidados alguns acidentes podem causar srios problemas ao meio ambiente. Os acidentes nas dutovias esto ligados no somente s falhas tcnicas, como ruptura das vlvulas, mas tambm pela ao de agentes externos, como: tratores escavando entre outros. Os acidentes que podem ocorrer no modal dutovirio, durante sua implantao e operao so: animais; A poluio do solo, guas superficiais e subterrneas; Incndios com prejuzo ao meio bitico, morte ou intoxicao de Poluio atmosfrica e acidentes envolvendo operrios.

Um sistema de deteco e localizao de vazamento confivel o fator fundamental para reduzir ou mesmo evitar acidentes de grandes propores como os relatos pela PHMSA (Administrao de Segurana de Oleodutos e Materiais Perigosos) e que tambm acontecem com frequncia em todos os pases com rede de dutos. Podem ocorrer certas variaes nas causas dos vazamentos, dependentes da cultura, das leis, da situao econmica e do regime poltico de cada pas.

8. Novas Tecnologias Utilizadas pelo Transporte Dutovirio O sistema dutovirio est sempre em busca de novas tecnologias para melhor desempenho, dentre eles podemos citar a diminuio dos riscos de vazamentos, deteco de emisses fugitivas nos meios de transporte e a reduo do tempo de reparo e o impacto ambiental. A ideia no apenas aprimorar o que j conhecido mundialmente, mas buscar novos conceitos e novas tecnologias. A segurana do transporte dutovirio no mundo est cada vez mais exigente e os pases que construram grandes malhas no passado tm sistemas antigos que podem trazer grandes prejuzos para o meio ambiente. Existem empresas no mercado que fornecem tecnologia para deteco de vazamentos em dutos, fornecendo sistemas de deteco e localizao de vazamentos baseados em tecnologia acstica. Esses sistemas ajudam a proteger o meio ambiente e o patrimnio das empresas transportadoras, dando alarme do vazamento em segundos, indicando a localizao exata do vazamento e dando o volume vazado. No Brasil, o CTDUT tem proporcionado apoio aos fornecedores da cadeia de petrleo e gs provendo servios que visam aumentar a competitividade do setor dutovirio, desde a fase de teste dos produtos at a demonstrao de suas aplicaes para o mercado. Dentre os produtos e servios oferecidos esto os testes de integridade de tubos, para identificar o desgaste e a resistncia dos materiais, testes de PIGs (dispositivos criados para a limpeza das tubulaes de forma interna), medidores de vazo, detectores de vazamento, revestimentos, bombas e vlvulas. Outra demanda significativa a utilizao das instalaes para a realizao de demonstraes
7

de produtos e servios de empresas, de todos os portes, nacionais e internacionais, para potenciais clientes.

9. O Transporte Dutovirio no Brasil O setor dutovirio brasileiro, com pouco mais de 22 mil quilmetros de malha em operao, entre gasodutos, dutos submarinos e minerodutos, ocupa uma modesta 16 posio no ranking mundial do setor, e por isso tem um imenso potencial a ser explorado. A se confirmar o ritmo de crescimento da economia brasileira nos prximos anos, petrleo e minerao sero os principais demandadores desse tipo de transporte. Maior armadora da Amrica Latina e principal empresa de logstica e transporte de combustveis do Brasil, a Petrobras Transporte S.A Transpetro atende s atividades de transporte e armazenamento de petrleo e derivados, lcool, biocombustveis e gs natural. O principal objetivo da Transpetro crescer e ajudar a impulsionar o desenvolvimento no Pas, em sintonia com a estratgia de negcios do Sistema Petrobras. malha de dutos se aliam terminais e uma frota de navios petroleiros, unindo as reas de produo, refino e distribuio da Petrobras e atuando na importao e exportao de petrleo e derivados, de biocombustveis e de gs natural. Alm da Petrobras, seu principal cliente, a Transpetro presta servios a diversas distribuidoras e indstria petroqumica Sua misso atuar de forma segura, rentvel e integrada, com responsabilidade social e ambiental, no transporte e armazenamento de petrleo, derivados, gs, petroqumicos e renovveis. No Brasil, os investimentos nesse segmento, na ltima dcada, se concentraram em gasodutos, impulsionados pelo Plangs (Plano de Antecipao da Produo de Gs), com o objetivo de proporcionar a utilizao de recursos provenientes de novas descobertas e do gs associado na Bacia de Campos (RJ), que era anteriormente queimado nas plataformas. Hoje a malha de gasodutos brasileira soma mais de 10 mil quilmetros de extenso. Em 2011, um consrcio de seis empresas formou a LOGUM, e esto construindo uma rede de 1.300 quilmetros de dutos que vo percorrer os Estados de Gois, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, So Paulo e Rio de Janeiro. A previso escoar a produo de 20 bilhes de litros de lcool para Paulnia em So Paulo. O primeiro trecho, com origem em Ribeiro Preto-SP deve ficar pronto neste ano de 2013. A mineradora Anglo American tambm est construindo um mineroduto de 525 quilmetros com origem no interior de Minas Gerais at ao litoral do Rio de Janeiro no Porto de Au.

Consideraes Finais evidente que a expanso da atividade econmica s ser sustentvel caso haja um aumento substancial dos investimentos em infraestrutura, rea que, durante dcadas de crescimento pfio, foi negligenciada. Em particular, a crescente demanda por energia e o pleno aproveitamento das reservas do prsal exigiro que o Brasil saia da idade do caminho-tanque para entrar de vez na era dos oleodutos, gasodutos e etanodutos, que constituem a forma de transporte de combustveis mais barata e segura. Esse sistema tambm mais indicado, seja por questes de segurana, por custo-benefcio ou cuidado ambiental, para escoar minrios at a costa.

Referncias BALLOU, Ronald H., Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos logstica empresarial. 5 Ed. So Paulo: Bookman, 2006. DIAS, Marco Aurlio P., Logstica, transporte e infraestrutura: armazenagem, operador logstico, gesto via TI, multimodal. 1 Ed. So Paulo: Atlas, 2012. Sites da Internet:
http://www.cnt.org.br http://www.antt.gov.br http://www.ctdut.org.br http://www.portogente.com.br http://www.uniduto.com.br http://www.transpetro.com.br http://www.anp.gov.br http://www.engenhariacompartilhada.com.br http://www.internationalforeigntrade.com http://planetasustentavel.abril.com.br http://enciclopediaaduaneira.com.br http://www.dnit.gov.br http://www.asel-tech.com.br http://www.tbg.com.br http://www.engenhariae.com.br http://nortech.com.br http://www.tdwilliamson.com http://www.pipeway.com.br

You might also like