You are on page 1of 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

APARECIDA ALENCAR MOREIRA

TRABALHO INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL


Diversidade histrica, lingustica e cultural do Brasil

Palmas 2013

APARECIDA ALENCAR MOREIRA

TRABALHO INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL


A FUNO DA ESCOLA E O PAPEL DO PROFESSOR NA LEITURA TRADICIONAL E NA HISTRICO - CULTURAL

INTRODUO

Introduo Para entender a diversidade de nosso pas necessrio ter olhos atentos s diferenas climticas, geogrficas, culturais, religiosas, lingusticas entre outras de nossa sociedade, preciso conhecer a histria de formao da mesma e seu desenvolvimento. Somente assim construiremos uma sociedade justa e tolerante com as diferenas. Esse o objetivo deste trabalho, reforar a compreenso quanto a importncia do respeito diversidade para um olhar mais amplo quanto questo do respeito s diferenas. Todos somos diferentes, igual todos, cada um com sua peculiaridade, por isso imprescindvel que se trabalhe essas questes no ncleo familiar, nas entidades de ensino para um meio social embasado na conscincia de que as diferenas so muito importantes para o desenvolvimento da nossa sociedade.

lmas 2013

Diversidade Histrica

Acultura brasileira est significativamente marcada pelo processo de mestiagem de raas que aqui se instalaram ( por iniciativa prpria ou por obrigao) na formao da sociedade na poca do Brasil colonial. A pesar de em um princpio colonizadores e colonizados, ndios e brancos, negros e ndios, terem um relacionamento bastante hostil e que essa aproximao foi marcada pela explorao e pela violncia imposta negros e ndios pelos europeus os quais tentavam a qualquer custo impor estes seus valores, sua religio e interesses , ao retornarmos idia de cultura, podemos afirmar que apesar desse contato hostil num primeiro momento entre esses povos, o processo de mestiagem foi inevitvel e contribuiu definitivamente para a diversidade existente no Brasil. Assim a culinria europeia misturouse africana, e essa misturou- se indgena, os valores e smbolos religiosos tambm se fundiram dando origem ao chamado sincretismo religioso. As linguagens e vocabulrios afros e indgenas somaram-se ao idioma oficial da coroa portuguesa, ampliando as formas possveis para denominarmos as coisas do dia a dia; o gosto pela dana, assim como um forte erotismo e apelo sexual juntaram-se ao pudor de um conservadorismo europeu. Assim, do vatap ao chimarro, do frevo moda de viola caipira, da forte religiosidade ao

carnaval e ao samba, tudo isso, a seu modo, compe aquilo que conhecemos como cultura brasileira.

A diversidade pode ser entendida como a construo histrica, cultural e social (inclusive econmica) das diferenas. Ela construda no processo histrico-cultural, na adaptao do homem e da mulher ao meio social e no contexto das relaes de poder. A diversidade indica com clareza a variedade fsica, social, ecolgica e, especificamente no campo das cincias humanas, a heterogeneidade das culturas como caracterstica das sociedades contemporneas. A diversidade se associa incluso, que uma espcie de fator regulador da funo social no combate opresso e na construo da solidariedade, ou de uma nova tica, visando acabar com a excluso dos povos tradicionais, negros, povos da floresta, indgenas, mulheres etc. A solidariedade teria uma abrangncia total, capaz de promover uma incluso que contemple as diferenas para alm do aspecto social que em sua noo abrangente e politizada busca garantir o direito ao trato, ao convvio democrtico e pblico das diversidades. (Brasil 2008, p. 64). Isso exigiria as transformaes dos contextos marcados pela desigualdade e excluso, tnico - racial, social, geracional, de religiosidade, de gnero e orientao sexual, de pessoas com deficincias entre outros(Brasil 2008 a, p.64).

Diversidade cultural

Falar sobre a diversidade cultural referir-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar os diferentes tipos de vestimenta, a culinria, as manifestaes religiosas, as tradies, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso territrio, apresenta diferenas climticas, econmicas, sociais e culturais bem marcantes entre as suas regies. princpios da colonizao, os principais disseminadores da cultura brasileira foram os colonizadores europeus, a populao indgena e os escravos africanos. Posteriormente, vieram os imigrantes italianos, japoneses, alemes, poloneses, rabes, entre outros, e acrescentaram sua parcela de contribuio para a pluralidade cultural do Brasil.

Diversidade lingustica

O Brasil e, sobretudo os brasileiros considerado pelos estrangeiros, como pas dotado de invejvel homogeneidade lingstica, situao que contribuiu para consolidar a unidade poltica da nao. Criou-se em nosso imaginrio uma comunidade constituda basicamente pelas trs raas formadoras (o portugus, o indgena e o negro), mas expressando-se em uma lngua comum o portugus. O artigo 13 da Constituio Federal de 1988 explicita, pela primeira vez em texto constitucional, que a lngua portuguesa o idioma oficial da Repblica Federativa do Brasil. Sem embargo essa no realidade existe em inmeras regies do pas, onde vrios grupos de brasileiros falam tambm outras lnguas que expressam vises de mundo, valores e significados fundamentais para a histria e a identidade desses grupos e da prpria nao. De fato, as lnguas faladas pelos diferentes grupos indgenas vm recebendo ateno especial no apenas de lingistas como de agentes de polticas pblicas. Fato marcante foi, a partir de 1991, o envolvimento do Ministrio da Educao na formao escolar dos povos indgenas, at ento sob a responsabilidade da Funai. Outras comunidades de falantes, sobretudo de lnguas alctones, tambm conhecidas como lnguas de imigrao, mas tambm de falares afro-brasileiros, tm reivindicado maior ateno por parte do Estado para o reconhecimento da diversidade lingstica brasileira.

O decreto 3551, de 4 de agosto de 2000, que institui o Registro dos Bens Culturais de natureza Imaterial e cria o Programa Nacional do Patrimnio Imaterial, abre espao para o reconhecimento, pelo Estado, como patrimnio cultural do Brasil, de bens de carter processual e dinmico que tm como referncia a (sua) continuidade histrica (...) e sua relevncia nacional para a memria, a identidade e a formao da sociedade brasileira. (Art. 1. Pargrafo 2.). Foi realizado um seminrio de 7 a 9 de maro de 2006, no Congresso Nacional, que contou com ampla participao de rgos pblicos e de organizaes da sociedade. A principal reivindicao do grupo ali reunido era o reconhecimento, pelo Estado, da pluralidade lingstica do pas, e o

caminho proposto era a criao de um Livro de Registro de Lnguas, conforme possibilidade prevista no decreto 3.551/2000, em seu Artigo 1. Pargrafo 3. Vrios falantes de lnguas indgenas (Nheengatu e Guarani), afro-brasileiras (falante de Gira de Tabatinga-MG) e de imigrao (Talian, Hunsruckkish e Pomerano) se expressaram em seus prprios idiomas, e todo o encontro foi traduzido para a platia na Lngua Brasileira de Sinais (Libras) [5]. SKINHEADS

Os skinheads, ou carecas, so jovens simpatizantes do nazismo, que se mostram intolerantes com minorias, violentando negros, judeus e homossexuais. No Brasil os skinheads tambm violentam os nordestinos. Esse movimento teve incio no Brasil nos anos 80 em So Paulo e j se espalhou pelo pas inteiro. Existem vrios grupos de skinheads. No Brasil, o mais conhecido o Carecas do ABC, responsvel pela morte do adestrador Edson Neris da Silva, na Praa da Repblica no centro de So Paulo. Outros grupos conhecidos so os Carecas do Subrbio e os Carecas do Brasil. Em um pas to diversificado como o Brasil, formado por uma populao de povos de todas as partes do mundo inadmissvel que algumas pessoas cultivem sentimentos de superioridade e de contrariedade com relao outras. Grupos formados por jovens de classe mdia e mdia- alta que se consideram superiores cultivam a chamada ideologia hitleriana(os chamados skinheads), na qual consideram que pessoas diferentes ao esteriotipo considerado por eles o correto, sofrem agresses de todas as formas se por desgraa cruzarem em seu caminho podendo incluso serem assassinados por seus agressores. Estes grupos so uma minoria dentro da cultura e da longa histria do movimento skinhead, que, apesar de nascido alheio poltica e questes raciais, surgiu de uma unio entre culturas, em especial a branca inglesa e a negra jamaicana. Sem dvida estes grupos no tem nenhum conhecimento sobre sua rvore genealgica, pois, se conhecessem, saberiam que sendo brasileiros, so herdeiros da mistura gentica das raas que formaram nossa populao pois, inegavelmente so descendentes de imigrantes.

CONSIDERAES FINAIS

A diversidade em nosso pas um fenmeno que faz do Brasil um pas singular e privilegiado pois, apesar de ainda existir certa resistncia de alguns em aceitar as diferenas de nossa populao, esse fenmeno contribui para o carter da maioria solidria e tolerante. A riqueza da nossa cultura se deve esse fenmeno. A igualdade dos direitos humanos devese aplicar todos de forma igualitria sem distino de raa, cor, lngua, religio ou regio. Desconhecer a diversidade, incorrer no erro de tratar as diferenas de forma discriminatria, aumentando ainda mais a desigualdade, que se propaga via a conjugao de relaes assimtricas de classe, tnico-raciais, gnero, diversidade religiosa, idade, orientao sexual, cidade-campo entre outros. urgente que se d a devida importncia a essa realidade e que se defenda e se lute pelo direito incluso de todos os povos em programas de educao, moradia, sade entre outros. de responsabilidade do governo, garantir esses direitos, mas a populao deve acrescentar sua parcela de responsabilidade para que esses direitos sejam cumpridos e aplicados. Todos ns temos um dever para com a sociedade, o respeito ao prximo e s suas diferenas. A tolerncia gera respeito, e o respeito leva ao bom convvio que consequentemente constri uma sociedade mais justa e harmoniosa.

Referncias digitais

www.recantodasletras.com.br www.observatoriodadiversidade.org.br www.guiadasdicas.com www.apagina.pt www.linguisticaelinguagem.cepad.net.br www.pppfapp.org/pdf/ponto1ppp7 www.fea.usp.br

www.brasilescola.com/sociologia/cultura-brasileira-diversidade-desigualdade.htm www.brasilescola.com Geografia Humana do Brasil www.recantodasletras.com.br www.labjor.unicamp.br www.notapositiva.com- movimento skin red http://rockloveandhate.blogspot.com -skinhead

You might also like