You are on page 1of 8

UNIFEI - Universidade Federal de Itajub

klmdlklkdmldkmled

Curso: Professor:

Engenharia Mecnica Aeronutica Geise_____________________

Grupo: Paloma Da Silva Tamura 20875 Thales William de Oliveira 21175

Itajub - MG 15 / 08 / 2011

Nesse experimento foram realizados medies e clculos, quando estes foram necessrios, de temperatura, massa, volume e densidade, alm de verificar a calibrao de uma pipeta volumtrica levando em considerao os erros envolvidos.

Introduo
Cada um dos instrumentos existentes em um laboratrio tem sua funo e correto manuseio. Tal conhecimento essencial a toda e qualquer pessoa que pretenda utilizar um laboratrio de qumica, pois, caso no o faa, obter erros grotescos em suas medies e, possivelmente, total fracasso em seu experimento. A medio de temperaturas uma tarefa relativamente simples, mas que deve ser tambm executada com todo o cuidado. Um termmetro funciona atravs da transferncia de calor que faz com que a substncia em seu interior dilate, mostrando determinada temperatura na escala. Portanto, caso o termmetro entre em contato com outras superfcies cujas temperaturas no se almeja medir, o valor daquela para a substncia de cuja temperatura se faz a medio ser alterado. So fatores pequenos, mas que podem ter um reflexo significativo para o experimento. E no s com a medio de temperaturas que isso ocorre. Por exemplo, a densidade, que nada mais do que a quantidade de massa por volume de uma substncia, calculada dividindo-se a massa de uma substncia por seu volume. Em termos prticos, deve-se pesar a substncia e obter tambm seu volume. Quando se vai pesar determinado objeto ou substncia, necessrio que os fatores que interfiram em tal medio (como impurezas incrustadas no objeto, a massa do objeto que usado para armazenar a substncia, entre outros) sejam amenizados da melhor maneira possvel. por isso que a calibrao dos instrumentos tarefa inerente aos experimentos nos quais se objetiva (ou se exige) a maior preciso possvel.

Materiais

Para a realizao do experimento, foram utilizados os seguintes materiais: Termmetro; Bqueres de 50 mL; Balana analtica; Pipeta volumtrica de 25 mL; Picnmetro de 50 mL; gua destilada; Etanol; Papel toalha.

Mtodos
O experimento foi, basicamente, dividido em trs partes: a primeira, que se constitua na medio de temperaturas, a segunda, que se tratava da realizao de clculos para a obteno da densidade de lquidos e uma terceira, que envolvia a calibrao de vidrarias volumtricas. Como primeiro passo para realizar a etapa um do experimento, colocava-se gua destilada dentro de um bquer, at se ter, aproximadamente, o volume da vidraria ocupado. Ento, tomando cuidado para no encostar no fundo e nas laterais do bquer, inseria-se o termmetro e, tomando-se cuidado com o menisco e evitando-se erro de paralaxe, obtinha-se a temperatura da gua indicada no instrumento. Repetia-se, ento, o mesmo procedimento com o lcool. Terminada a primeira etapa, partiu-se para a segunda. Para inici-la, era necessrio primeiramente limpar o picnmetro com um papel toalha, a fim de retirar possveis impurezas que interfeririam na medio da massa. Tal vidraria, a partir da, era manuseada apenas com o papel toalha. Feito isso, levava-se o picnmetro at a balana e realizava-se a medio de sua massa (Mpicnmetro). Enchia-se, ento, o picnmetro com gua, tampando-o e tomando o cuidado de sec-lo corretamente. Era realizada nova medio da massa (M total). Com tais informaes, podia-se obter a massa da gua, j que Mgua = Mtotal Mpicnmetro. Tendo o valor da massa e do volume (neste caso, foi utilizado o valor que mais se aproxima do real, obtido atravs de procedimentos anteriores ao experimento e que, no caso, estavam disponveis em tabela no laboratrio), podia-se realizar o clculo da densidade: Densidade = Mgua/Vpicnmetro. Comparavase, ento, o valor da densidade obtida com aquele determinado como real. O mesmo procedimento foi realizado para o lcool. J a terceira etapa do experimento iniciava-se com a realizao da pesagem de um bquer de 50 mL (Mbquer), anotando-se a medida em gramas at a quarta casa decimal. Utilizando, ento, uma pipeta de 25 mL, enchendo-a at a marcao, transferia-se tal volume de gua destilada para o bquer que foi pesado anteriormente. Realizado o passo, pesava-se o bquer com a gua destilada (Mtotal). Tendo tais valores, podia-se obter a massa da gua atravs da frmula Mgua = Mtotal Mbquer. Consultando uma tabela que apresenta o valor da densidade da gua segundo a temperatura, obtia-se o valor do volume do bquer atravs da frmula Vbquer = Mgua/Densidadegua. O procedimento era repetido outras duas vezes, utilizando-se dois outros bqueres de mesmo volume. Com as trs medidas, realizava-se o clculo do desvio padro (o qual era posteriormente comparado ao limite de tolerncia existente em tabela).

Resultados e Discusso do Experimento


1 Experimento: Medidas de Temperatura
Atravs do procedimento simples realizado determinaram-se as temperaturas de 22C para ambas as substancias nos bqueres, gua destilada e lcool etlico. - Analisando as condies deste experimento podemos inferir que erros podem estar presentes principalmente por causa do operador da experincia devido limitao humana em realizar leituras de forma precisa.

2 Experimento: Densidade dos Lquidos


Para a realizao deste experimento foi utilizado um picnmetro de marcao I cujo volume de 53,6870ml (Tabela Anexada). Medindo a massa atravs da balana analtica e atravs dos resultados calculando a massa e a densidade do respectivo lquido obtm-se a seguinte tabela: Substncia gua (H2O) lcool Etlico (C2H5OH) Massa do picnmetro sem o liquido (g) 27,4808 27,5897 Massa do picnmetro com o liquido (g) 80,9678 72,1952 Massa do lquido (g) 53,4870 44,6055 Densidade (g/ml) 0,9963 0,8308

- O fato da massa de um picnmetro ter apresentado uma diferena pode ser explicada por possveis resduos de gua que possam ter ficado no recipiente mesmo aps a secagem com o papel toalha, interferindo assim na pesagem. - Comparando-se a densidade calculada com a densidade real da gua de 0,9977g/ml referentes aos 22C anteriormente definidos, notamos a existncia de um erro que pode ter sido ocasionado pelo erro da balana.

3 Experimento: Calibrao de Vidrarias Volumtricas


Atravs da mesma balana analtica utilizada anteriormente, foram realizadas as pesagens para cada um dos 3 bqueres utilizados e ento calculada a massa e o volume da gua presente em cada um. Os dados foram reproduzidos atravs da tabela a seguir. Massa sem gua (g) 36,2861 43,3814 36,0696 Massa com gua (g) 61,2940 68,3379 61,1084 Massa da gua (g) 25,0079 24,9565 25,0388 Volume de gua* (ml) 25,0655 25,0140 25,0965

Bquer I II III

*Utilizando com densidade da gua a 22C 0,9977g/ml.

Calculando-se o desvio padro entre os trs volumes obtidos temos 0,0417ml. - Como valor do limite de tolerncia correspondente a pipeta volumtrica de 25ml de 0,3ml v-se que o desvio excede o verdadeiro valor, mostrando a presena de um erro sistemtico no experimento que pode ser explicado por uma possvel medio equivocada do liquido na pipeta, ou seja, uma limitao do operador.

Concluso
Como pde ser observado, as diversas medidas da mesma grandeza relativa ao mesmo material levaram a resultados distintos. Isso nos mostra que as medidas esto sujeitas a erros, que podem ser de vrios tipos, desde erro do operador, erro de calibrao do instrumento de medida a erros causados por variaes climticas e vibraes atmosfricas. Define-se ento quo difcil realizar medies de maneira durante um experimento.

Anexos

Tabela com os valores do volume dos picnmetros


(Volume calibrado em 05/08/11)

Picnmetro
I II III IV V VI VII VIII

Volume (mL)
53,6879 54,0617 53,7285 54,7445 54,1697 54,6053 51,0578 50,3865

Bibliografia

- BROWN, T. L. Qumica: a cincia central. Traduo Robson Mendes Matos. 9 Ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

You might also like