Tipos de erupções vulcânicas

Nome: ______________________________ ___ N.º _____ Turma: _____

Objectivo(s):

Caracterizar os diferentes tipos de erupções. Relacionar a viscosidade do magma com o tipo de erupção. Conhecer a forma do cone vulcânico de diferentes tipos de erupções. Analisar e interpretar dados de forma a construir novos saberes.

1. Observa atentamente as figuras 1, 2 e 3, que ilustram diferentes tipos de erupções vulcânicas ( a) e as respectivas representações esquemáticas dos edifíciosvulcânicas formados (b). Lê as informações adicionais. Vulcão Kilauea (Hawai) a

b

A lava emitida por este vulcão é muito fluida e mantém-se fundida na cratera durante longos períodos de tempo, formando um lago de lava incandescente. As lavas, devido à sua grande fluidez, originam escoadas de lava muito longas e abundantes.

Fig. 1

Vulcão Stromboli (Sicília) a

b

Este tipo de erupção apresenta alternadamente uma fase explosiva, com emissão de materiais piroclásticos (cinzas, lapilli e bombas vulcânicas), e uma fase efusiva, com longas escoadas de lava.

Fig. 2 Vulcão Merapi (Java) a b Erupção caracterizada pela emissão de lava muito viscosa, que obtura frequentemente a cratera. Este facto provoca um aumento de pressão, resultante de uma grande acumulação de gases, o que origina explosões violentas de que resultam as nuvens de cinzas. A lava muito viscosa pode solidificar no interior da chaminé principal formando uma “rolha”. Esta “rolha” vai sendo empurrada por outras emissões de lava, formando uma cúpula ou domo, que às vezes resulta numa agulha. Os gases impedidos de se libertarem saem, de uma forma brusca, juntamente com carga sólida incandescente, constituindo nuvens ardentes. Nuvem de cinzas Pág. 1 de 2

Fig. 3

Nuvem ardente Agulha vulcânica

(Adaptado de Marques & Rocha, 1997)

procura completar a tabela I de modo a caracterizar cada uma da s erupções descritas. (1997) Estudar Ciências da Terra e da Vida– actividades de aprendizagem. Porto Editora. pp. 2 de 2 . pouco viscoso Vulcão Kilauea Vulcão Stromboli Vulcão Merapi Curtas ou inexistentes Projecções Cone vulcânico Cone alto. E.1. Após a observação atenta das figuras e a leitura das informações adicionais. Explica a tua resposta à questão anterior. Tabela I Características Correntes de lava Viscosidade do magma Libertação dos gases A maioria dos gases libertamse antes da erupção porque o magma o permite. Procura relacionar a viscosidade do magma com: 1.3. Porto. Tipo de erupção Efusiva Mista Explosiva 1.3. 1. Referências Bibligráficas: MARQUES.1.2. 1. & ROCHA.3. 46-48.1. 1. Bom Trabalho! Pág. constituído por camadas alternadas de pouca lava e material piroclástico.1.2.as correntes de lava.a forma do cone vulcânico. R.2. Refere a característica mais importante na determinação dos diferentes tipos de erupções vulcânicas. Formação de um domo que pode resultar numa agulha.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful