Instalação

Manual do Usuário
U-Code

................................................................................................................... 3 Instalação do Java............................................................................................................................................................................................................... 5 Instalação do MySQL Server ..... 4 Instalação do MySQL Workbench ...........................................................................Manual de Instalação Sumário 1 – Introdução ................................................... 2 Inicio ... 16 Página 1 de 16 ............................................................................................................................................................. 9 Execução do Software U-Manager ...................................... 3 Verificação do Java .....................................................................................

O U-Manager foi planejado e construído com a linguagem Java. Página 2 de 16 . e pode ser feito esse processo em todas as suas respectivas versões. Ele pretende explicar basicamente como instalar os 2 aplicativos. pois é multiplataforma. Esse manual de instalação é feito para o Sistema Operacional Windows 7. e do mySQL (necessário para rodar o banco de dados). Com isso ele pode ser utilizado em qualquer sistema operacional. Após a instalação dos aplicativos será necessário executar o software U-Manager que também se encontra dentro do mesmo pacote.Manual de Instalação 1 – Introdução Este Manual foi planejado para servir como um guia de instalação do Java Development Kit (necessário para rodar o software).

veremos o primeiro aplicativo a ser instalado que será o Java Development Kit e todos seus recursos necessários. e então será feita as instalações necessárias.Manual de Instalação Inicio Verificação do Java A seguir. a seguinte mensagem deverá ser parecida com essa: Agora somente feche a tela do prompt de comando que foi aberta. a partir daí escreve o seguinte comando: java –version Se o Java não estiver instalado deverá aparecer que não é um comando correto ou que não é um arquivo de execução. É importante verificar se o java está instalado na sua máquina. Página 3 de 16 . pode –se verificar isso facilmente utilizando o seguinte método: Vá no menu iniciar e escreva “cmd” ou “command” e irá para a seguinte tela: Repare que o cursor estará piscando.

apenas confirme para começar a instalação do Java. então irá aparecer uma tela de confirmação. clique em avançar/instalar como o descrito na tela seguinte. Página 4 de 16 .Manual de Instalação Instalação do Java Depois de feito o passo anterior siga para a pasta U-Manager. Agora é só aguardar enquanto o java está instalando na máquina. dentro da pasta existe um arquivo com o nome de “Install” de um duplo no mesmo. Observação: Ignore as outras telas que se abrirem durante o processo.

Agora é finalizar a instalação. já estará aberta um tela de confirmação para a instalação do mySQL. é só fechar e seguir para o próximo passo. Página 5 de 16 .Manual de Instalação Se tudo ocorrer corretamente aparecerá esta tela. apenas execute para começar a instalação do mesmo. clicando em “Fechar”. Instalação do MySQL Workbench Ao finalizar a instalação do Java. Faça como na tela a seguir.

terá a opção de escolher o diretório onde será instalado o mySQL. Na tela a seguir. depois de feito isso verifique o diretório e clique em “Next”.Manual de Instalação Faça como na imagem seguinte e clique no botão “Next”. o local pode de instalação pode ser trocado clicando no botão onde a seta está apontando. Página 6 de 16 .

Na próxima tela serão apresentadas as informações da instalação a primeira seta indica o tipo da instalação que neste caso é completa e a segunda seta indica o diretório da instalação. Página 7 de 16 . se estiver correta é só clicar em “Install”. verifique se houver algo errado volte e refaça os mesmos processos anteriores. irá para a tela de tipo de instalação que seria completa ou customizada.Manual de Instalação Se tudo estiver ocorrendo corretamente. deixe a opção completa selecionada e clique em “Next”.

Página 8 de 16 . se em algum momento o Windows pedir a confirmação de execução do programa. confirme para continuar a instalação. está selecionada. Se a instalação estiver sido bem sucedida haverá uma tela parecida com a próxima. Verifique se a opção “Launch MySQL Workbench now” para onde a seta está indicando.Manual de Instalação Feito isso irá aparecer a tela de progresso da instalação. agora pode finalizar a instalação clicando em “Finish”. se estiver desmarque a seleção clicando com o botão esquerdo do mouse.

verifique que a mesma não está selecionada após ler e concordar com o contrato de termos de licença pode selecionar ela. então apenas clique “Next”. A segunda seta indica o botão “Print”. Nesta tela seguinte vamos fazer a instalação do servidor MySQL. A primeira seta indica a caixa de seleção. Repare que o botão “Next” não está visível.Manual de Instalação Instalação do MySQL Server Agora que MySQL foi instalado corretamente é muito provável que ainda tenha uma tela aberta parecida com a seguinte. como indica a primeira seta. Página 9 de 16 . está opção é para que possa imprimir o contrato de termos de licença. ele só ficará visível após concordar com os Termos de Licença. Na próxima tela irá aparecer o termos de licença do MySQL Server.

vamos escolher a padrão que é a “Typical”. Na tela seguinte apenas confirme a instalação clicando em “Install”. Página 10 de 16 .Manual de Instalação Agora temos a opção de escolher o tipo de instalação. a “Custom” e a “Complete” são para usuários mais avançados.

Agora é só avançar clicando “Next”. Observação. Página 11 de 16 . Se durante a instalação pedir para confirmação do Windows para a execução do programa.Manual de Instalação O progresso da instalação será como o mostrado na tela abaixo. apenas confirme.

Agora apenas finaliza a instalação clicando em “Finish”. para começar a configuração do servidor MySQL . Página 12 de 16 .Manual de Instalação Aqui nessa tela faça o mesmo passo que na anterior clicando em “Next”. Observação após clicar em “Finish” é muito provável que abra a tela confirmação do Windows para execução de programa apenas confirme. igualmente nos processos anteriores.

feito isso clique em “Next”. essa é a configuração padrão. Selecione a opção “Standard” assim como o indicado na seta.Manual de Instalação Agora iremos fazer a configuração do Servidor do MySQL clique apenas em “Next” como o demonstrado na tela seguinte. Página 13 de 16 .

feito isso clique em “Next”.Manual de Instalação Deixe a opção “Install” As Windows Service” selecionada assim como o indicado na primeira seta. deixe esta opção selecionada. confirme a senha que deve ser a mesma da inserida anteriormente. Na tela seguinte escolhe uma senha de usuário “root” para se necessário acessar o Banco de Dados MySQL. A seta indica que está apenas mudando a configuração de segurança do usuário “root”. A segunda seta indica o “Service Name” apenas deixe a que estiver que é a padrão. Página 14 de 16 .

senão volte e refaça s processos com bastante atenção. Se tudo ocorrer corretamente todas as configurações ficará assinaladas em Azul assim como na imagem a seguir. Página 15 de 16 . Verifique se está tudo correto e clique em “Finish”.Manual de Instalação Agora é só clicar em “Execute” e aguardar.

Página 16 de 16 . Para ter certeza que está copiando o arquivo para a Área de Trabalho verifique a seta na imagem. Na imagem seguinte verifique que está destacada com o circulo a opção colar apenas clique com o botão direto do mouse em alguma parte livre da área de trabalho e irá aparecer um pequeno menu parecido com o da imagem seguinte. Feito isso de um único clique com o botão esquerdo do mouse em cima da opção “Colar” assim como a destacada na imagem.Manual de Instalação Execução do Software U-Manager Após tudo ter sido instalado corretamente é necessário que se execute o arquivo chamado U-Manager que se encontra na pasta com o mesmo nome. Se desejar criar um atalho na área de trabalho apenas clique com o botão direito do mouse em cima do ícone do arquivo U-Manager e selecione a opção colar. como descrito na imagem. Observação. pois ela indica textos característicos quando se clica com o botão direito do mouse em qualquer lugar livre da área de trabalho.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful