You are on page 1of 11

FACULDADE ANHANGUERA Engenharia Mecnica

vibraes
ALUNOS: RA:

ANPOLIS-GO 16/04/2013

Sumrio
Sumrio.......................................................................................................... 2 1.Introduo................................................................................................... 3 1.Sistema de amortecimento de um automvel.............................................4 2.Vibraes Mecnicas................................................................................... 4 3.Sistema massa-mola................................................................................... 4 3.2.Equao do movimento............................................................................5 4.Transmisso de vibrao............................................................................. 6 5. Analises do sistema.................................................................................... 8 7.Referencia Bibliografica............................................................................. 11

1. Introduo

O objetivo primeiro de qualquer engenheiro atender a algumas das necessidades ou desejos humano (Jack A. Collins). Com essa viso de proporcionar melhores condies para todo sociedade, observamos que a cincia que estuda os movimentos dos corpos sobre ao de uma fora, a mecnica clssica que engloba os conceitos da esttica e dinmica, desde os tempos de Arquimedes (287-212 a..C..), que desenvolveu princpios para a anlise de foras paralelas e os aplicou esttica de alavancas simples, aos sistemas de polias, aos corpos flutuantes e ao centro de gravidade dos corpos (Carl B. Boruer), o matemtico Simon Stevin (1548-1620) resolveu o problema de plano inclinado (que envolve foras no paralelas), cientista francs Ren Descartes (1596-1650), desenvolveu a ideia de decompor em projees paralelas aos eixos coordenados, o trabalho desenvolvido por Galileu (15641642) a taxa de variao de velocidade de um corpo determinada por foras externas e por isso a acelerao depende das foras aplicadas ao corpo e da inrcia (massa) do corpo e Isaac Newton (1642-1727) , que a mecnica aborda explicado a partir das trs leis do movimento de Newton, cuja validade baseada em observaes experimentais. Essas leis se aplicam ao movimento do ponto material (ou partcula) medida a partir de um sistema de referncia no acelerado. (Hibbeler, 2005). So vrias teoria desenvolvida ao longo da historia da humanidade e com base nos estudo apresentado por Newton e Leibnitz, as equaes diferenciais ordinrias apareceram de forma natural com os mtodos do clculo diferencial e integral, apresentaremos neste trabalho um analise de um sistema aplicada a amortecimento de um automvel.

1. Sistema de amortecimento de um automvel

Para um bom funcionamento de um sistema de amortecimento de um automvel, foi desenvolvido ao longo da historia, deste a construo do primeiro carro, pelo alemo Karl Benz, era um veculo com trs rodas e que se movimentava graas a um motor de combusto e tinha suspenso de eixo rgido, e os engenheiros da poca com certeza analisaram a fundo um principio para eliminar as vibraes transmitidas pela suspeno.

2. Vibraes Mecnicas

Uma vibrao mecnica o movimento de um ponto de material ou um corpo que oscila em torno de uma posio de equilbrio (Beer), geralmente produzida quando um sistema e deslocado de sua posio de equilbrio estvel.

3. Sistema massa-mola

A lei definida por Hooke relacionada elasticidade de corpos serve para calcular a deformao causada pela fora exercida sobre um corpo, tal que a fora igual ao deslocamento da massa a partir do seu ponto de equilbrio vezes a caracterstica constante da mola ou do corpo que sofrer deformao.

(3.1) Aplicando a segunda lei de Newton ao movimento temos:

(3.2) Onde a acelerao do corpo, encontramos a equao diferencial de segunda ordem encontrada atravs da derivao,

(3.3) W representa a frequncia angular prpria de oscilao do sistema dada pela expresso

(3.4) 3.2. Equao do movimento

Se uma fora f(t) agir sobre um sistema massa-mola viscosamente amortecida, com mostra a figura 1 a equao de movimento pode ser obtida pela segunda lei de Newton:

(3.2.1) Os princpios de isolao de vibrao podem ser entendidos pela anlise de um sistema com graus de liberdade contendo massa, dissipao de energia e rigidez.

Figura 1: Foras atuantes no sistema de movimento harmnico amortecido (RAO).

Com relao amplitude a equao e dado por:

(3.2.2)

4. Transmisso de vibrao

Em veculos essa transmisso ocorre de forma passiva, isto , a massa do veculo esta montada sobre uma estrutura que vibra e cujas vibraes transmitidas devem ser reduzidas a nveis adequados. Assim, de muita importncia o calculo da transmisso de vibrao para projetar corretamente o sistema de suspenso. O grande desafio do projeto de amortecimento garantir uma suavidade, ou seja, baixa transmissibilidade, para choques bruscos causados pela eventual presena de pequenos obstculos ou buracos existentes na pavimentao. Dessa forma possa aplicar as equaes definidas por Hook, Newton e Leibnitz, para analisar os movimentos das partculas de um corpo. Um modelo simples de um veculo que pode vibrar na direo vertical quando trafega por uma estrada irregular. O veculo tem uma massa de 1200 kg. O sistema de suspenso tem uma constante de mola de 400 kN/m e um fator de amortecimento de 0,5. Se a velocidade do veculo 100 km/h, determinar a amplitude de deslocamento do mesmo. A superfcie da estrada varia senoidalmente com uma amplitude de 0,05 m e um comprimento de 6 m. (Singiresu Rao)

Soluo: O modelo adotado de um sistema de um grau de liberdade com excitao pela base. A frequncia excitadora dado por:

Figura 2 - Veculo em movimento em um piso irregular (RAO).

5. Analises do sistema

Conforme os resultados obtidos no sistema calculado acima com essa constante k= 400N/m, podemos dizer que a rea geomtrica dessa mola considervel, no entanto no vamos aborda os clculos de rea, tipo de material, tenso de cisalhamento, toro, deflexo por espira ativa etc. Podemos dizer que a amplitude do movimento relativo definida pela equao (3.2.2), e as altas frequncias transmitidas no favorecem uma condio ideal de amortecimento principalmente em alta velocidade, quando (BEER) menciona em sua obra Mecnica Vetorial para Engenheiro que um corpo oscila em torno de uma posio, fundamental a aplicao da equao de movimento de uma partcula definida pela segunda lei de Newton (3.2.1), e comparar os resultados graficamente para melhor define o projeto ou estabelecer um ponto de equilbrio, e se a velocidade do automvel for reduzida para 50Km/h, podemos observa que o valor da frequncia e proporcional a essa velocidade.

Figura 3 - Movimento relativo base e desbalanceamento (RAO).

6. Concluso Com o avano da tecnologia, que nos proporciona aproximar os nossos resultados numricos, mas prximos possveis do desejado, a engenharia ou engenheiro automotivo tem trabalhado com esse principio, favorecendo a sociedade, que sempre procura por melhores condies, e necessita-se de maquinas de alto desempenho, para atender as demandas do processo, por isso fundamental aplicar os princpios da mecnica clssica, observando as ordens de grandeza estabelecidas.

7. Referencia Bibliografica

BOYER, Carl B. Histria da Matemtica 11 reimpresso 1974 So Paulo: Ed. Edgard Blucher. RAO, Singiresu S. Vibrao Mecnica e ed. 1995 massachust Beer, Ferndinand P., Johnston E. Russel Jr. Resistencia dos matrias. 3 ed. So Paulo: Makrnon Books, 1995.

You might also like