You are on page 1of 5

caros em soja: ocorrncia, reconhecimento e manejo

Plantas de soja com injria causada por caros (esquerda) e detalhe de injria causada por caro em soja (direita).

1. Introduo Os caros so artrpodes da mesma classe da aranhas (Arachnida), apresentando quatro pares de patas e cabea e trax fundidos. As espcies que ocorrem em soja so diminutas, medindo menos de 1mm de comprimento, e, portanto, sua visualizao, a campo, deve ser feita com auxlio de uma lupa, procurando-se por colnias, especialmente na parte inferior da folha. A ocorrncia de caros em soja no Paraguay conhecida h muitos anos e suspeita-se que seja to antigo quanto o cultivo de soja em nosso pas. Entretanto esta ocorrncia no representava um problema para a cultura no pas e raramente essas infestaes foram consideradas importantes ao ponto dos caros ser considerado praga. No entanto, nas ltimas safras, os ataques e a intensidade dos danos aumentaram consideravelmente. Os primeiros indcios da alterao deste quadro surgiram a partir das safras agrcolas de 2002/03 e 2003/04, quando foram observadas severas infestaes por caros fitfagos em soja em vrias regies do Paraguay e, possivelmente ocorrendo em todos os departamentos produtores de soja, determinando a aplicao de acaricidas para seu controle, com aumento do custo. Desta recente alterao na ocorrncia de caros em soja no Paraguay, alguns questionamentos importantes tm sido feitos: a) sendo a soja cultivada intensivamente h mais de 30 anos, por que s recentemente os caros passaram a causar problemas? b) quais os fatores que contriburam para o aumento da intensidade dos ataques das ltimas safras?; c) qual a relao dos surtos de caros com as recentes modificaes introduzidas no cultivo da soja (soja tolerante a Glifosato e a ocorrncia de ferrugem asitica)? Destes questionamentos alguns esto sendo respondidos e outros ainda no foram ou no puderam ser esclarecidos em espao to curto de tempo. Dentre os fatores bioecolgicos associados ao aumento da ocorrncia de caros em soja, j era amplamente conhecida a influncia dos perodos de baixa precipitao pluviomtrica, que favorecem o aumento da densidade populacional dos caros da famlia Tetranychidae. A este aspecto poderia ser somada a grande prolificidade e o curto ciclo de vida destes caros, em soja. Existem ainda muitos outros aspectos relacionados ao aumento da rea cultivada com hospedeiros dos caros, o aumento do uso de agroqumicos em soja, e o impacto deletrio destes sobre os organismos benficos, reguladores das populaes de caros fitfagos.

Imagem aumentada de caro adulto e folha de soja com colorao esbranquiada nas folhas, caracterstica do dano causado pela praga

caros em soja: caractersticas gerais


Na soja, podem ocorrer trs tipos de caros: caro-branco (Polyphagotarsonemus latus) Este caro mede cerca de 0,14 a 0,17 mm de comprimento. A fmea tem colorao branca amareladabrilhante. No tece teias. O ataque se d nas folhas da parte de cima da planta. Preferem as folhas mais novas, ocorrendo inicialmente um escurecimento. O dano pode evoluir para fololos com aspecto brilhante e bronzeado na parte inferior da folha, alm do enrolamento dos bordos das folhas para baixo e rasgaduras. Ataques intensos causam queda das folhas. Eles so favorecidos por temperatura e umidade elevadas. caro-vermelho (Tetranychus gigas, T. desertorum, T. ludeni) Estes caros medem entre 0,26 e 0,5 mm de comprimento. As fmeas so de cor vermelha intensa e os machos e as formas jovens so amarelo-esverdeados, enquanto que os ovos so amarelados ou vermelhosopacos. No tecem teias. Formam colnias densas na face inferior das folhas, preferindo os fololos da regio de baixo da planta. Quando o ataque intenso sobem para a parte superior da planta, atacando os fololos do ponteiro. As folhas atacadas ficam amareladas e caem prematuramente. Baixas precipitaes e perodos de seca favorecem o seu aumento populacional. caro-rajado (Tetranychus urticae) Mede cerca de 0,25 a 0,46 mm de comprimento. Todas as fases ativas so esverdeadas e as fmeas apresentam manchas verdes escuras no dorso e so maiores que os machos. Formam compactas colnias na face inferior dos fololos mais velhos, as quais so unidas por fios tecidos na forma de teias. Preferem a regio mediana da planta. Ao sugarem a seiva dos fololos mais novos, aparecem manchas branco-prateadas, na face inferior, que evoluem para manchas amarelas. Posteriormente, os fololos apresentam manchas e reas clorticas, ou aspecto bronzeado (pardo-avermelhado) na face superior. As folhas atacadas apresentam colorao marrom ficam endurecidas, secam, e caem ao solo. O aumento populacional do caro-rajado favorecido por temperaturas elevadas e baixas precipitaes. O controle do caro rajado mais difcil, pois este desenvolve rapidamente resistncia aos produtos qumicos, j as outras espcies, em geral, so controladas por inseticidas aplicados para controle de outras pragas na cultura.

Imagem de microscpio - Adulto de caro Rayado

Ciclo biolgico Como exemplo, cita-se o ciclo biolgico do caro-rajado, cuja durao de aproximadamente 21 dias sob o o temperatura de 20 C e de apenas 7 dias sob temperaturas maiores que 30 C. Cada fmea oviposita mais de 100 ovos. Considerando ciclo biolgico de uma semana, ausncia de controle natural e a produo de 50 fmeas, em quatro semanas cada caro (fmea) podem dar origem a mais de seis milhes de caros. Danos

As infestaes iniciam pelas bordaduras da lavoura e em plantas localizadas sob sombra de rvores, nas plantas cobertas de poeira prximas de estradas de cho e plantas estressadas em manchas dentro lavoura.
A disseminao da praga ocorre pelo vento, quando em condies adversas de alimentao e de ambiente os caros se prendem a fios de teia e so transportados pelas correntes de ar at outras plantas hospedeiras. Os caros causam danos perfurando as clulas e se alimentando do lquido exsudado, nas bordas das nervuras da face inferior dos fololos das plantas de soja. Inicialmente o ataque resulta na colorao esbranquiada ou prateada dos fololos, passando para a colorao amarelada e, posteriormente, apresentam a cor marrom. Populaes elevadas podem causar a queda prematura de folhas e perdas acentuadas na produo. Estudo realizado pelo Setor de Manejo de Insetos da Fundacep - Fundao das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil mostrou que nas reas atacadas por caros presentes na lavoura pode ocorrer o definhamento das plantas e quedas na produtividade de gros da ordem de 50%.

Imagem aumentada das fases de vida dos caros: Ovos, ninfas (fase jovem) e Adulto.

Controle O controle de caros em soja limitado pela falta de opes de acaricidas especficos registrados para a cultura e pela dificuldade de atingir a praga nas pulverizaes. Inseticidas fosforados com ao acaricida pode ser a opo. Todo e qualquer cuidado que aumente a eficincia da pulverizao deve ser tomado nas aplicaes. No se tem metodologia para amostragem e nveis de controle determinados com vista ao manejo de caros em soja. O uso de acaricidas especficos ou de inseticidas fosforados com ao sobre caros eficiente na reduo das populaes, mas a presena de ovos que do origem a formas jovens da praga pode resultar na reinfestao, alguns dias depois da aplicao de acaricidas e do controle de adultos e de ninfas. "A dificuldade de controle est na localizao dos caros na face inferior das folhas, especialmente na parte mediana ou inferior das plantas, impedindo o contato de acaricidas" Chuvas intensas e perodos prolongados com teores elevados de umidade relativa do ar resultam na reduo natural da populao de caros. A supresso da populao ocorre pelo efeito de fungos e de outros agentes de controle biolgico. Nesse sentido, a aplicao sucessiva de inseticidas piretrides pode resultar na disperso de caros, na morte de inimigos naturais e na exploso de populaes da praga. Em condies favorveis praga, ou sempre que o caro estiver presente nas reas de cultivo o controle deve ser iniciado. Estudos conduzidos pelo Setor de Manejo de Insetos da Fundacep Fecotrigo (Fundao das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul), na safra (2004/05), demonstram que inseticidas-acaricidas base de Abamectin na dose de 0,6 a 0,8 L/ha, possuem eficincia inicial igual e efeito residual um pouco maior que os inseticidas convencionais como profenofs (0,8 a 1,0 L/ha do produto comercial), a base de endossulfan (1,0 L/ha do produto comercial) e a base de clorpirifs (1,0 L/ha do produto comercial). A mesma pesquisa demonstrou que o melhor volume de calda para aplicao desses produtos de no mnimo 100 L/ha e que a aplicao deve ser efetuada com umidade relativa do ar superior a 50%. Mais recentemente na safra 2008/2009, o departamento tcnico da COAMO Coop. Agrcola Campo Mouro, maior cooperativa agrcola do Brasil, na busca por opes mais eficientes e ecologicamente menos agressivas para o controle de caros realizou ensaios comparativos entre os inseticidas/acaricidas tradicionais comparado com novas opes de controle. A concluso deste trabalho foi de que o inseticida/acaricida fisiolgico CASCADE na dose de 0,2 L/ha foi a melhor opo para o controle de caros na soja proporcionando um residual maior de 20 dias, muito superior aos demais produtos.

O CASCADE um acaricida fisiolgico e no txico aos inimigos naturais dos caros. Alm de matar os caros no momento da troca de pele em todas suas fazes jovens, esse acaricida controla os ovos colocados pelas fmeas reduzindo o potencial de reinfestao da praga e, portanto aumentando o residual do produto.

Folha de soja atacada com caros apresenta colorao mais prateada

Folha com CASCADE, mais verde.

TESTEMUNHA

CASCADE

You might also like