You are on page 1of 9

PROCESSO SELETIVO 2004 GABARITO

1-C 2-D 3-D 4-B 5-E 6-B 7-C 8-D 9-C 10 - C 11 - C 12 - D 13 - D 14 - B 15 - C 16 - A 17 - A 18 - E 19 - C 20 - D

Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio/Fiocruz - Processo Seletivo 2004

A procura do Corpo Perdido

A feira universal, onipresente. Ningum ousou escrever sua histria, nem aquela da solido e da dor, suas conseqncias mais imediatas. H sculos os feios servem de bode expiatrio a sociedades muito seguras de suas verdades ou do discurso de suas elites, sempre dispostas a determinar o modelo ideal de patricinhas & mauricinhos, peruas & marombeiros. Com a supremacia da imagem na vida do homem moderno, nossa poca continua a instaurar a tirania da perfeio fsica. Hoje, todos querem ser sadios, magros, jovens. Grassa uma verdadeira lipofobia. Todos parecem querer participar da sinfonia do corpo magnfico, quase atualizando as intolerantes teses estticas dos nazistas.
(Mary del Priore, Histrias do cotidiano, SP, ed. Contexto, 2001)

2 Mrio Quintana utiliza recursos ou artifcios literrios para dar melhor expressividade a seu texto. Assinale abaixo o nico item que apresenta uma afirmativa FALSA a esse respeito, j que o recurso indicado NO utilizado no texto. (a) personificao; (b) comparao; (c) paralelismo; (d) anttese; (e) inverso. 3 Segundo o dicionrio de Antnio Houaiss: Prurido 1. Dermatologia: Sensao incmoda na pela ou mucosa que leva a coar, devido liberao pelo organismo de substncias qumicas, esp. a histamina, que irritam algum nervo perifrico; comicho, coceira. 2 Sentido figurado: escrpulo, preocupao; forte desejo, impacincia; manifestao, sintoma. Considerando-se que em um texto no-cientfico, palavras e expresses normalmente apresentam plurissignificao. Pergunta-se: Como classificamos o fato de uma palavra apresentar, em um nico contexto, ao mesmo tempo dupla significao, cada uma delas, pertencente a um campo semntico distinto? (a) Denotao; (b) Paronmia; (c) Polissemia; (d) Ambigidade; (e) Sinonmia.

1 Aps ler atentamente o fragmento acima, assinale a nica alternativa condizente com as palavras da autora do texto. (a) ningum ousou escrever a histria da solido e da dor e suas conseqncias; (b) ningum ousou escrever a histria da vida solitria dos que so belos; (c) a solido e a dor so conseqncias imediatas na vida daqueles considerados feios pela sociedade; (d) os feios so considereados bodes expiatrios pelas sociedades verdadeiramente seguras e pelos discursos das elites; (e) o modelo ideal para as elites so as patricinhas & mauricinhos e seus correspondentes inferiores peruas & marombeiros. A Terra
As fronteiras foram riscadas no mapa, A Terra no sabe disso: So para ela to inexistentes Como esses meridianos com que os velhos sbios a recortaram Como se fosse um melo. verdade que vem sentindo h muito uns pruridos. Uma leve comicho que s vezes se agrava: Ela no sabe que so os homens... Ela no sabe que so os homens com as suas guerras E outros meios de comunicao.
(Mrio Quintana, Nova antologia potica, 3 edio. RJ, ed CODECRI, 1983)

4 Era um homem bem vestido Foi beber no botequim bebeu muito, bebeu tanto que s i a u e d l as si m
Millr Fernandes

No perodo: ...bebeu tanto QUE saiu de l assim, a palavra em destaque expressa uma idia de: (a) comparao; (b) conseqncia; (c) modo; (d) explicao (e) concesso

PROCESSO SELETIVO 2004

Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio/Fiocruz - Processo Seletivo 2004

6 Lanada no final do ano de 1984, a msica Vai Passar, de autoria de Francis Hime e Chico Buarque, serve para expressar determinado sentido geral da histria poltica brasileira, caracterizado em grande medida pela: (a) completa alienao poltica da populao, que s pensa em futebol e em samba; (b) explorao poltica e social das camadas mais pobres da populao, seja pelas elites nacionais ou estrangeiras; (c) grande sentimento patritico das elites brasileiras; (d) falta de memria nacional em relao aos feitos grandiosos e aos heris da histria brasileira; (e) forte participao popular e reconhecimento de direitos aos trabalhadores. Crianas! V pensando! No esqueam (...) 7 No ano de 1761 ocorre na Frana o julgamento e a condenao da famlia Calas (protestantes que viviam na cidade de Toulose), acusados de enforcar um de seus prprios filhos apenas por ele manifestar a inteno de se converter ao catolicismo. Voltaire interfere nesse julgamento, desconfiado de que tinha diante de si um terrvel erro judicirio, provocado pelo fanatismo religioso dos catlicos. Reaberto o processo, a famlia absolvida em novo julgamento. Conta-se ento que Voltaire teria dito o seguinte: foi a filosofia que obteve essa vitria. A filosofia a que Voltaire se refere caracteriza o movimento intelectual que ficou conhecido como: (a) Renascimento (b) Revoluo Cultural (c) Iluminismo (d) Fisiocracia (e) Positivismo 8 A Sndrome Respiratria Aguda Grave (SARG) a primeira doena emergente grave e de rpida disseminao do sculo XXI. At abril de 2003 j haviam sido registrados 2.753 casos na China. A principal via de transmisso direta, mas esse microorganismo pode permanecer no ambiente at 48 horas. Estamos falando de um grupo especial de ser vivo os vrus, que apresentam as caractersticas abaixo relacionadas, com exceo de: (a) s se reproduzem dentro da clula hospedeira; (b) no tm organizao celular e nem metabolismo; (c) quando se encontram em condies desfavorveis, se comportam como seres inanimados e formam cristais; (d) causam doenas apenas em animais; (e) so visveis ao microscpio eletrnico.

O vocativo, o imperativo costumam centrar a informao no destinatrio da mensagem. Aponte qual a funo da linguagem predominante do texto: (a) metalingstica (b) emotiva (c) potica (d) referencial (e) apelativa

Vai Passar
Vai passar Nesta avenida um samba popular Cada paraleleppedo Da velha cidade Essa noite vai Se arrepiar Ao lembrar Que aqui passaram sambas imortais Que aqui sangraram pelos nossos ps Que aqui sambaram nossos ancestrais Num tempo Pgina infeliz da nossa histria Passagem desbotada na memria Das nossas novas geraes Dormia A nossa ptria me to distrada Sem perceber que era subtrada Em tenebrosas transaes Seus filhos Erravam cegos pelo continente Levavam pedras feito penitentes Erguendo estranhas catedrais E um dia, afinal Tinham direito a uma alegria fugaz Uma ofegante epidemia Que se chamava carnaval O carnaval, o carnaval Vai passar (...)

PROCESSO SELETIVO 2004

Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio/Fiocruz - Processo Seletivo 2004

9 Os fungos incluem diversos tipos de organismos, de tamanhos que variam de microscpicos a vrios centmetros. A maior parte dos fungos traz benefcios para o homem e diversos medicamentos e alimentos so elaborados com seu auxlio. Um grupo de fungos microscpicos usado na fabricao de bebidas alcolicas e existe um gnero que merece destaque porque permite a fabricao de antibiticos. Estamos falando, respectivamente, de: (a) Champignons e Liquens (b) Leveduras e Champignons (c) Leveduras e Penicillium (d) Liquens e Penicillium (e) Bolores e Leveduras 10 - Devido crise de energia sofrida recentemente pelo nosso pas, escolheu-se como soluo, dentre outras, a construo de usinas termeltricas para a gerao de energia eltrica. O uso de combustveis fsseis poder aumentar ainda mais os agravos sade, principalmente por liberar gases txicos, tais como: (a) Em seus estudos uniu a metodologia dos tcnicosartesos, a experimentao, ao raciocnio lgico abstrato, prprio da filosofia e da matemtica; (b) Estudou profundamente a questo do movimento dos corpos em geral e dos planetas, em particular; (c) Defendeu o modelo heliocntrico de Coprnico; 12 A imagem ao lado retrata uma situao vivida por Galileu Galilei, um dos protagonistas centrais no surgimento da Cincia Moderna. Sobre sua obra, a nica afirmativa FALSA a que:

(d) As suas idias revolucionrias foram amplamente aceitas


pelas autoridades eclesisticas da poca; (e) Tinha a preocupao em popularizar a sua obra, expondo seus textos em forma de dilogos, e escrevendo seus livros numa lngua popular, que mais tarde deu origem ao italiano, ao invs de latim, lngua culta da poca.

13 - Observe o mapa:
(a) gs carbnico e enxofre (b) xennio e monxido de carbono (c) gs carbnico e dixido de enxofre (d) xidos de nitrognio e hidrognio (e) clorofluorcarbono (CFC) e gs carbnico
RR AP

BRASIL - DOMICLIOS URBANOS COM ABASTECIMENTO DE GUA


(gua proveniente da rede geral com canalizao interna -1997)

11 A que tecido animal se referem as seguintes caractersticas:

AM

PM
TO MT DF GO

MA PI

CE

RN
PB

AC RO

Garante a sustentao do nosso corpo; Serve para proteger certos rgos; Funciona como depsito de reservas minerais, de que o corpo necessita.
%

MG MS SP PR SC RS RJ

ES

(a) tecido conjuntivo (b) tecido muscular (c) tecido sseo (d) tecido epitelial (e) tecido nervoso

Fonte: Adaptado de Eustquio de Sene e J. C. Moreira, Trilhas da Geografia, V.8, p.99

PROCESSO SELETIVO 2004

Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio/Fiocruz - Processo Seletivo 2004

Considere as afirmativas a partir da anlise do mapa:


I Somente os estados do MT, GO, BA e AL contam com o saneamento bsico que envolve o abastecimento de gua potvel mais a coleta e o tratamento de esgoto; II Nos estados do RS, SC, PR, SP, MG, ES e no Distrito Federal, quase a totalidade dos domiclios urbanos contam com o abastecimento de gua proveniente da rede geral com canalizao interna; III Roraima, Acre, Cear, Amazonas e Maranho so alguns estados que contam com menos de 70,1% de domiclios urbanos com abastecimento de gua proveniente da rede geral com canalizao interna. Sendo assim, pode-se afirmar que:

Relacionando-a a indicadores do ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) que mede o progresso da humanidade em termos de qualidade de vida, pode-se concluir que: (a) o acesso ao medicamento, em si mesmo, garantiria uma melhor expectativa de vida mdia da populao de 85 anos; (b) fundamental a garantia de uma renda per capita compatvel com as necessidades bsicas do cidado como possibilidade de acesso sade; (c) o acesso generalizado educao atravs do ensino superior garantiria uma melhor qualidade de vida; (d) fundamental criar hbitos alimentares saudveis na populao de baixa renda a fim de garantir uma melhor expectativa de vida; (e) o aumento da oferta de medicamentos representado pelos genricos, em si mesmo, possibilitaria uma melhor relao entre mdico e paciente. 15 Embora as grandes metrpoles brasileiras sejam tambm geradoras de produo de alta tecnologia, no existem, no Brasil, padres como o americano e o francs, devido ao grau de sofisticao que estes apresentam. J os esforos deliberados de interao Universidade-EmpresaGoverno, voltados para a produo industrial de ponta, so numerosos, sobretudo na Regio Sudeste. Esto nesses casos, em primeiro plano, as experincias de So Jos dos Campos, onde se encontra a Empresa Brasileira de Aeronutica (Embraer), o Centro Tecnolgico da Aeronutica (CTA) e o Instituto Tecnolgico da Aeronutica (ITA) e vrias empresas privadas especializadas na produo de componentes para a indstria aeronutica, bem como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). (...). (Trecho extrado e adaptado do livro Trilhas da Geografia: espao geogrfico mundial e globalizado, V. 8, p. 104)

(a) I, II e III so corretas e se referem problemtica urbana; (b) I e II so corretas, mas III falsa porque nos domiclios urbanos que tm canalizao interna comum a necessidade de rodzio de abastecimento. (c) I e III so corretas, mas II falsa porque o saneamento bsico no se refere a abastecimento de gua e, sim, a tratamento de esgoto e coleta de lixo; (d) II e III so corretas, mas a I falsa porque as informaes contidas no mapa so insuficientes para se afirmar algo relativo ao saneamento bsico; (e) somente III correta porque ela identifica alguns estados que tm quase a totalidade de suas cidades com abastecimento de gua potvel.
14 Leia a charge a seguir.

Esse pequeno trecho refere-se:


(a) aos centros de desenvolvimento e pesquisa nas regies metropolitanas do Rio de Janeiro que concentram as principais redes de informao das Amricas os plos petroqumicos. (b) ao papel do vale do silco na regio metropolitana de Santa Catarina os centros farmacuticos; (c) aos centros de interconexo dos fluxos mundiais de conhecimento e informao, sendo interligados por uma densa rede de telecomunicaes e computadores os tecnoplos; (d) aos centros de pesquisa de siderurgia, metalurgia e petroqumica de explorao de gs natural da regio de Camaari os centros industriais; (e) aos centros de informao, telecomunicaes, reengenharia e pesquisa aplicada aos computadores internacionais no Vale da Ribeira - os plos biotecnolgicos.

PROCESSO SELETIVO 2004

Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio/Fiocruz - Processo Seletivo 2004

16 Um adulto consegue carregar, num carrinho de mo, 25 sacos de areia ou 200 tijolos pequenos. Se ele colocar 12 sacos de areia no carrinho, quantos tijolos ele ainda pode carregar? (a) 104 (b) 114 (c) 124 (d) 134 (e) 144

18 Um quarto de 4100 : (a) 4 x 125 (b) 425 (c) 450 (d) 2 x 225 (e) 499 19 Joo comprou um aparelho de R$ 600,00 numa loja que oferece o seguinte plano de pagamento.

17 - Uma caixa dgua, completamente cheia, com a forma de um bloco retangular tem por base um retngulo de dimenses 0,60m e 1,20m. Aps terem sido consumidos 216 litros, o nvel dgua ter baixado de: (a) 30 cm (b) 35 cm (c) 40 cm (d) 45 cm (e) 50 cm

O cliente paga em 3 vezes, sem entrada; As prestaes so mensais e a 1 vence um ms aps a Sobre o valor da mercadoria so cobrados juros compostos
de 10% a.m., por 3 meses; O montante da dvida dividido igualmente entre as trs prestaes. compra;

Qual o valor das prestaes pagas por Joo? (a) R$ 246,20 (b) R$ 256,20 (c) R$ 266,20 (d) R$ 276,20 (e) R$ 286,20

20 - Considere as molduras quadradas, representadas pela seqncia abaixo:

lado 3 lado 4 lado 5 lado 6 cada unidade um ladrilho

Dizemos que uma moldura de ordem n quando seu lado mede n (cabem n ladrilhos). Quantos ladrilhos so necessrios para compor uma moldura de ordem 100? (a) 64 (b) 388 (c) 392 (d) 396 (e) 400

PROCESSO SELETIVO 2004

Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio/Fiocruz - Processo Seletivo 2004

PROVA DISCURSIVA

Questo 1: (30 pontos) Um laudo preliminar da promotoria de meio ambiente do Ministrio Pblico de Minas Gerais indica que a Cataguazes Indstria de Papel culpada pelo vazamento de 1,2 bilho de rejeitos no Rio Pomba, em Minas e pela contaminao do Rio Paraba do Sul, no Rio de Janeiro. O Globo 24/04/2003 - Primeiro Caderno

Como mostra o texto acima, o homem vem destruindo suas fontes de sobrevivncia como a gua, as reservas vegetais e animais. Dentre elas, a gua est cada vez mais escassa ou quando encontrada muitas vezes est poluda e/ou contaminada. A poluio e a contaminao podem ocorrer de diferentes formas. Diante dessa afirmao, exemplifique dois fatores de poluio associados contaminao da gua, relacionando-os com os problemas de sade pblica.

PROCESSO SELETIVO 2004

Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio/Fiocruz - Processo Seletivo 2004

Questo 2: (40 pontos)

O plano de sade de todos dos brasileiros


H mais de 15 anos o Brasil vem implantando o Sistema nico de Sade, o SUS, criado para ser o sistema de sade dos 170 milhes de brasileiros, sem nenhum tipo de discriminao. Est enganado quem pensa que o SUS se resume a consultas, exames e internaes. O sistema hoje faz muito com poucos recursos e tambm se especializou em apresentar solues para casos difceis, como o atendimento aos doentes de Aids e os transplantes. O oramento do SUS conta com menos de R$ 20,00 mensais por pessoa. Isso dez vezes menos do que destinado pelos sistemas de sade dos pases desenvolvidos e bem abaixo do valor de qualquer mensalidade de um plano de sade. Por outro lado, os planos privados de sade, que atendem 35 milhes de brasileiros, esto longe de qualidade. Alm de custarem caro, muitas vezes negam atendimento quando o cidado mais precisa: deixam de fora medicamentos, exames, cirurgias e muitas vezes dificultam o atendimento aos cidados idosos, dos pacientes crnicos, dos portadores de patologias e deficincias. Alguns donos de planos de sade j compararam os doentes e idosos a carros batidos. Como s visam o lucro, eles preferem ter como clientes apenas os jovens e os sadios. A Constituio Federal de 1988 inscreveu a sade como direito social. Dentre os principais do SUS contidos no art. 194, destacamos os seguintes: I - universalidade da cobertura e do atendimento; II - uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais; . . . VII - carter democrtico e descentralizado da gesto administrativa, com a participao da comunidade, em especial dos trabalhadores, empresrios e aposentados. Utilizando um, dois ou trs princpios acima, justifique como o SUS pode ser o plano de sade de todos os brasileiros.

PROCESSO SELETIVO 2004

Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio/Fiocruz - Processo Seletivo 2004

Questo 3: (30 pontos)


Leia, atentamente, o poema abaixo:

O bicho Vi ontem um bicho Na imundcie do ptio Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, No examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho no era um co, No era um gato, No era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem. Manuel Bandeira A situao da qual o poeta fala revela a condio humana em que vive uma grande parcela da populao dos pases subdesenvolvidos. Apresente, pelo menos, uma das caractersticas desse subdesenvolvimento expressa no poema e articule-a com a consolidao da cidadania.

PROCESSO SELETIVO 2004

You might also like