You are on page 1of 8

Cmara Municipal de Mono Manual de Utilizao dos ecopontos

Manual de Utilizao dos ecopontos ecopontos


Use os ecopontos e contribur para melhorar o ambiente!

Pgina 1

Cmara Municipal de Mono Manual de Utilizao dos ecopontos

1. Introduo:

O aumento exponencial de resduos slidos produzidos a nvel mundial, quer pelo aumento populacional, quer pelo consumismo crescente nos pases desenvolvidos, tornou urgente a criao de uma poltica de gesto de resduos slidos de modo a evitar a total poluio do planeta e poupar o mais possvel os recursos naturais. Medidas tm surgido, talvez demasiado lentamente, mas excepo dos vazadouros clandestinos que existem por todo o lado e reflectem o civismo da sociedade, os governantes terminaram com as lixeiras municipais, substituindo-as por aterros sanitrios e tem-se incrementado a separao dos resduos nos ecopontos para posterior reciclagem. Ainda falta um grande passo para que a humanidade tome conscincia da obrigatoriedade de fazer uma gesto dos RSU sustentadamente, para no comprometer definitivamente o futuro da Terra. Deste modo deve apelar-se separao dos resduos slidos urbanos. Um dos processos mais importantes na promoo de uma sociedade centrada num modelo de desenvolvimento sustentvel assenta numa base de comportamentos que visem a promoo da reciclagem dos materiais que utilizamos. Para que tal acontea, necessrio, antes de tudo, a participao activa de todos os cidados, sobretudo atravs de uma efectiva separao do lixo produzido nas nossas casas, com vista sua retoma para reciclagem.

2. Objectivos:

Identificar cada ecoponto; Reconhecer a importncia dos ecopontos; Conhecer a sinaltica contida nos ecopontos; Saber em qual dos ecopontos devemos colocar cada tipo de RSU; Informar a populao acerca do destino atribudo aos monos e outros tipos de RSUs; Alertar para o facto de alguns resduos no poderem ser inseridos nos ecopontos; Dar a conhecer a importncia da separao dos resduos; Sensibilizar e incentivar a populao para a separao dos resduos para preservar o meio, satisfazendo as necessidades presentes sem comprometer as geraes vindouras.

Pgina 2

Cmara Municipal de Mono Manual de Utilizao dos ecopontos

3. O que so ecopontos?

Os ecopontos so contentores, destinados a receber resduos previamente separados para posteriormente proceder-se sua reciclagem. Cada um deles possui uma cor diferente o que facilita a separao dos materiais.

3.1. Constituio dos ecopontos:

AZUL

Papelo: utilizado para a colheita de papis.

VERDE

Vidro: Destina-se colecta de vidros.

AMARELO

Embalo: Recolha de plsticos e metais em geral.

VERMELHO

Pilho: usado para pilhas e baterias de telemveis.

3.2. Para que servem? Os ecopontos servem para colocar os resduos adequados em cada contentor para que possam ser reciclados posteriormente.

Pgina 3

Cmara Municipal de Mono Manual de Utilizao dos ecopontos

3.3. Sinaltica:

Pgina 4

Cmara Municipal de Mono Manual de Utilizao dos ecopontos

3.4. O que depositar nos ecopontos: Papelo: Jornais, revistas, livros, papel de escrita e impresso, cadernos usados, caixas de carto, embalagens de carto, embalagens de papel, envelopes, papel de embrulho, papel timbrado. Vidro: Garrafas, frascos, boies de vidro. Embalo: Latas de bebidas, latas de conserva, pacotes de leite e bebidas, iogurtes, tabuleiros de alumnio, garrafas, garrafes e frascos de plstico, sacos de plstico e esferovite limpa. Pilho: Pilhas, baterias de telemveis.

3.5. O que NO depositar nos ecopontos: Papelo: Caderno com lombadas de plstico ou pano, embalagens que tenham contido cimento e produtos txicos, esferovite, fraldas, guardanapos de papel, papel adesivo, papel autocolante, papel de prata, papal metalizado, papel parafinado, papel plastificado, papel qumico, papel sujo (exemplo: papel higinico); papel vegetal, toalhetes. Vidro: Loia, vidro farmacutico, tijolos, azulejo, embalagens de cosmticos, janelas e vidraas, perfumes, pra-brisas, ecrs de televiso, lmpadas, espelhos, pirex, cristais, vidros corados, vidros cermicos, vidros no transparentes. Embalo: Embalagens de leo, embalagens de margarina, talheres, ferramentas, electrodomsticos. Pilho: Qualquer tipo de baterias excepto as de telemveis, pilhas de relgios de pulso, pilhas recarregveis.

Pgina 5

Cmara Municipal de Mono Manual de Utilizao dos ecopontos

3.6. Regras de utilizao/ atitudes e comportamentos a adoptar:

Cada resduo deve ser colocado no ecoponto adequado; Nenhum resduo deve conter qualquer tipo de produtos lquidos; Fechar o ecoponto quando for caso disso; Despejar todo o contedo das embalagens; Espalmar os resduos e, deste modo, ocupar menos espao; Lavar as embalagens para evitar maus odores; Depositar no ecoponto adequado o saco que utilizou para transportar os RSU; Verificar se o papel e o carto contm algum tipo de agrafos, esferovite, clipes, etc; Averiguar se as embalagens de vidro contm rtulos, rolhas, cpsulas e restos alimentares.

Pgina 6

Cmara Municipal de Mono Manual de Utilizao dos ecopontos

4. Perguntas mais frequentes:

O que so monos? Monos e monstros so sinnimos?

Monos o nome usado para definir resduos de grande porte que no possuam qualquer tipo de utilidade. Frigorficos, televises, computadores sem qualquer tipo de funo so alguns exemplos de objectos a que vulgarmente se chamam de monos.

Quem recolhe os monos?

A recolha de monos solicitada Cmara Municipal, e esta encarrega-se de contactar a empresa contratada para proceder recolha dos monos. Os monos podem ainda ser entregues na Estao de Transferncia da Valorminho, situada em Messeges ou ento, no aterro sanitrio em S. Pedro da Torre, Valena.

A recolha de monos tem qualquer tipo de custos?

No possui qualquer tipo de custos.

Onde colocar os leos alimentares/ azeite usados?

O leo alimentar usado dever ser colocado em garrafas ou garrafes fechados, e posteriormente, depositado nos contentores destinados recolha desses resduos, os olees.

O que fazer com os pneus usados?

Normalmente os pneus, j usados, so aceites nos revendedores dos mesmos. Em casos de pneus que no sejam aceites pelos revendedores, podem ser entregues no Aterro Sanitrio da Valorminho, em Valena, desde que livres de areias, terras ou qualquer outro tipo de contaminante.

Onde colocar os medicamentos no utilizados ou fora de validade?

Os medicamentos devem ser entregues nas farmcias.

Onde colocar os resduos que no podem ser colocados nos ecopontos como por exemplo os espelhos, cristais, talheres

Todos os resduos que no podem ir para os ecopontos devem ser colocados nos contentores de resduos indiferenciados.

Pgina 7

Cmara Municipal de Mono Manual de Utilizao dos ecopontos

Em que consiste a triagem?

A triagem consiste na separao dos resduos consoante a classe a que estes pertenam, para posterior reciclagem.

Os resduos slidos urbanos que so colocados nos contentores verdes so submetidos a triagem?

No, estes resduos vo directamente para um aterro sanitrio sem passar por triagem.

5. Concluso

Como se sabe, o aumento populacional bem como o consumismo excessivo tem aumentado, constantemente, de ano para ano. Quase tudo o que colocado nos aterros sanitrios pode ser reciclado. Para diminuir o volume de resduos em aterro devemos moldar os hbitos e separar os RSUs consoante a classe a que estes pertenam, para que, posteriormente, possam ser reciclados. Existe, tambm, um grande desleixo, por parte dos cidados, no tipo de resduos a colocar nos contentores e nas quantidades dos mesmos. No h sensibilidade ambiental para reduzir o volume de resduos, por exemplo, aproveitando os orgnicos para realizar compostagem, para ser utilizado como fertilizante natural para o solo. Com a correcta separao dos RSU, advm inmeras vantagens tais como minimizao de resduos para deposio final, aumento da flexibilidade nos aterros, melhoria das condies de sade pblica, reduo dos impactes ambientais, economia de energia e recursos naturais, etc.

Pgina 8

You might also like