You are on page 1of 71

É tudo o que você precisa em SAP.

Banco de Soluções
Workshop SAP IDOC DIA 1 – IDoc Z DIA 2 – IDoc Standard (Diego) (Edivaldo)

IDoc
1- O que é um IDOC?
Idoc Intemediate Document é uma tecnologia do SAP para troca de Informações entre parceiros de negócios. Pode ser definidas duas áreas de aplicação IDOC: ALE Troca eletrônica de dados entre sistemas iguais de uma mesma empresa. Sistema SAP R/3 Sistema SAP R/3 ALE

EDI Troca eletrônica de dados entre empresas diferentes. Oracle Sistema SAP R/3 EDI

IDoc 2.O IDOC é composto pelas estruturas: Configuração de Portas Tipo de Mensagem Tipo Básico Segmento Grupo de Função User-Exit .

IDoc 3-Transação WEDI Essa Transação você ira verificar varias configurações referentes ao IDoc. .

O IDoc será executado através de um programa Z que irá selecionar os dados de uma Ordem de Venda e gerar um IDoc.IDoc Nesse exemplo iremos desenvolver um IDoc Z de saída. .

Caso não esteja. Verificar se o sistema está criado e nomeado.IDoc 4. criar.Transação SALE Configuração dos dados para transmissão ALE. . Entrar em nomear sistema lógico.

IDoc 4.Transação SALE Atribuir mandante ao sistema lógico. Verificar se existe mandante e sistema lógico cadastrados .

e cria-se a estrutura que irá sair o formato do arquivo.IDoc 5. Criar os segmentos do IDoc. Segmentos são estruturas que deverão existir no IDoc. .Transação WE31 – Criar Segmento. Cria-se o nome do segmento. item e dados adicionais. Por exemplo: cabeçalho.

o segmento terá campos contidos na tabela vbak. declaramos os campos e elementos de dados conforme os da tabela. Campos e elementos de dados . Inserir o usuário. No caso do exemplo.IDoc 5. Nome e Descrição Ao salvar. avançar e gerar uma request.Transação WE31 – Criar Segmento. irá aparecer uma janela requerendo os seguintes dados. Com isto.

Vbap Total .IDoc 5. Gerar mais um segmento que terá campos contidos na tabela vbap e outro para totalizar os dados.Transação WE31 – Criar Segmento.

Nome do tipo de Idoc Denominação do tipo básico .Transação WE30 – Criar Tipo de IDOC Criar o tipo de Idoc e amarrar os segmentos.IDoc 6. conforme hierarquia. Nessa transação contem todos Tipos Básicos existentes no SAP (Standard ou Z).

conforme hierarquia. Tipo do segmento Número de registros Primeiro nível da hierarquia .Transação WE30 – Criar Tipo de IDOC Criar o tipo de Idoc e amarrar os segmentos.IDoc 6. Nessa transação contem todos Tipos Básicos existentes no SAP (Standard ou Z).

Tipo de segmento amarrado no slide anterior .IDoc 6.Transação WE30 – Criar Tipo de IDOC Amarrar o segmento vbap conforme o nível hierárquico que representa.

.Transação WE30 – Criar Tipo de IDOC Tela final após a amarração dos segmentos.IDoc 6.

IDoc 7. Sendo necessário incluir as mensagens do Tipo Z. Criação do tipo de mensagem e sua descrição .Transação WE81 – Tipo de Mensagem Essa transação contem todos os tipos de mensagem existentes no SAP. Os tipos de mensagem Standard já estão cadastrados automaticamente.

Versão do SAP Tipo de Idoc WE30 Mensagem lógica WE81 .IDoc 8.Transação WE82 – Atribuir Tipo de Mensagem Atribuir tipo de Mensagem ao tipo de IDoc.

Transação WE21 – Criação das portas de comunicação Criação da porta que cria o Idoc na rede.IDoc 9. Idoc Clica em File e em criar. e irá abrir a janela ao lado Define o caminho onde irá ser gravado o IDOC. Nome do arquivo do IDOC . Salvar a porta Nome da pota Tipo de Reg.

Transação WE20 – Atribui Mensagem a Porta Criar protocolo de transmissão número do parceiro. Nome e tipo do parceiro. Tipo.PT Clicar sobre o tipo do parceiro lógico e clicar em criar.usuário Responsável – login Idioma . Indica porta de entrada ou saída e atribui o Tipo de Mensagem.IDoc 10. .

IDoc 10. Parceiro WE20 e sistema lógico Tipo de mensagem WE81 Porta receptora WE21 Transferir documento imediatamente Tipo básico WE30 .Transação WE20 – Atribui Mensagem a Porta Ao clicar no botão de + do parâmetro de saída abre-se a seguinte janela para protocolo de transmissão.

rodar o programa Z para carregar dados para Idoc.Rodar o report Z Em seguida. Inserir um numero de documento de vendas .IDoc 11.

Processar o IDOC Nome do IDOC .Transação BD87 – Processamento do Idoc Processa dados que foram carregados à partir do programa Z.IDoc 12.

Status do IDOC .IDoc 12.Transação BD87 – Processamento do Idoc Dando duplo click sobre o número do IDOC verifica-se o resultado do preenchimento das tabelas de saída do arquivo.

Arquivo gerado por meio de IDoc .IDoc 13.

IDoc Este IDOC iremos criar a partir de um pedido de compra. onde utilizaremos mensagens Standard para um determinado tipo de fornecedor para gerar o arquivo de saída. utilizaremos também 2 ambientes. (300). transação ME21N. . o de criação do arquivo do IDOC. (200) e o que irá receber o arquivo do IDOC.

Transação WE21 – Criação da porta de File Primeiramente criaremos uma porta para geração do arquivo. Nome da porta e descrição Nome do caminho que será gerado o arquivo Formato Unicode para txt Nome do arquivo a ser gerado Salvar quando estiver OK .IDoc 1.

responsável pelo IDOC e o idioma do IDOC .Transação WE20 Agora criaremos um parceiro do tipo LI (Fornecedor). pronto para utilização Código do fornecedor e tipo LI (fornecedor) Tipo US (usuário).IDoc 2. Criar parceiro tipo fornecedor O status do parceiro tem que estar ATIVO.

configurar parâmetros para saída.IDoc 2. ativo Número do Parceiro ( Fornecedor ) Clicar aqui para configurar parâmetros de saída . Status A.Transação WE20 Com o parceiro do tipo LI (Fornecedor) criado.

Tipo básico Standard ORDERS05 para pedido de compra.IDoc 2. quando salvar o pedido o IDOC é gerado. Salva quando tudo OK. ou seja. Função Parceiro FO .Transação WE20 Nesta tela é feita a configuração. (WE30) . fornecedor Tipo de mensagem Orders. ou seja. mensagem Standard para Pedido ou ordem(WE81) Porta receptora (WE21) Transmissão imediata do idoc .

Transação WE20 Clicar na aba. controle de mensagens . Inserir linha para configurar o Controle de mensagem fornecedor .IDoc 2.

US. para pedido Ampliação “EF” para pedido de compra TP. e o responsável pelo IDOC e o idioma que se encontra . Tudo estando OK.IDoc 2. basta salvar e voltar Código operação “ME10” para ORDERs pedido Tipo de mensagem “ NEU” . ou seja . usuário.Transação WE20 Primeiramente criaremos uma porta para geração do arquivo.

Transação ME21N Na transação ME21N configurar em mensagem os dados do IDOC.IDoc 3. .

Número do parceiro (WE20) Opção de quando gerar um pedido ou mudar algo no pedido gera o arquivo do IDOC imediatamente Tipo de mensagem NEU Pedido FO Função fornecedor Meio EDI.Transação ME21N Na transação ME21N configurar em mensagem os dados do IDOC.IDoc 3. IDOC .

Status processado .IDoc 4. Quando salvar o pedido o IDOC será gerado e para verificar se foi gerado corretamente . basta em seguida clicar em mensagem e verificar o status do IDOC.Rodar o Idoc Para rodar o Idoc. O Idoc é gerado automaticamente. altera-se alguma coisa no pedido e salva a mudança.

IDoc 4.Transação ME21N Arquivo gerado pelo Idoc .

Criar uma porta para receber o arquivo criado no outro ambiente (dev820) Clicar na aba de file de entrada e mapear um arquivo de entrada para o IDOC do ambiente (dev816) Clicar sob File e em seguida clicar em criar para habilitar a janela ao lado Mapear o mesmo caminho que foi gerado o arquivo de saída e o nome do arquivo (dev820).WE21 no ambiente destino Configuração de porta para recebimento do arquivo gerado no outro ambiente. .IDoc 5.

Tudo Ok basta salvar e voltar Caminho e nome do arquivo de entrada. mapear um arquivo de entrada para o IDOC do ambiente (dev816) .WE21 no ambiente destino Na aba de File de Entrada. diferente do de entrada .IDoc 5.

usuário. . Nome do parceiro é o ambiente que foi gerado o arquivo de entrada e tipo LS.WE20 no ambiente destino Criar um parceiro para o protocolo de transmissão para o fornecedor. sistema lógico Clica em tipo de parceiro LS (sistema lógico) e em seguida clica em criar para começar a criar o parceiro de entrada do IDOC. Tipo US. responsável que irá gerar o IDOC e o idioma Verifica se está ativo e salva.IDoc 6.

Estando tudo Ok basta salvar e voltar Nome do parceiro para receber o arquivo de entrada do IDOC Tipo de mensagem standard orders. ou seja.IDoc 6. criar ordem cliente Acionamento imediato para gerar o IDOC em tempo real . pedido de compra ou ordem ORDE .WE20 no ambiente destino Criar parâmetros de entrada após ter salvo.

WE12 – Upload do arquivo txt para gerar Idoc Preencher os campos dos caminhos para o upload dos dados.IDoc 7. Caminho de entrada com o arquivo gerado no ambiente dev820 (WE21) Arquivo de saída criado no ambiente dev816 (WE21) Dados do remetente .

WE12 – Upload do arquivo txt para gerar Idoc Preencher os campos dos caminhos para o upload dos dados Estando tudo OK basta executar o processo .IDoc 7. Dados do destinatário .

Bastando processar para gerar o IDOC.BD87 – Processar Idocs Nesta transação iremos processar o Idoc e verificar seu Status.IDoc 8 . Mostra os IDOCs criados .

. é o IDoc. Sendo assim podemos utilizar o IDoc Standard. caso ela tenha esse tipo de mensagem. Depois de encontrado verificar se a BAPI possui tipo de mensagem ALE.IDoc Standard Pesquisar por BAPI Standard que atenda a necessidade.

Nesses campos iremos escolher o tipo de objeto e o método relacionado a esse objeto.IDoc Standard 1 – Transação BAPI . .ALE Na transação BAPI é possível gerar uma interface ALE.

. Buscando IDoc Standard para Carga de Materiais. No slide seguinte temos um exemplo de como criar um IDOC Standard.IDoc Standard 2 – Transação BDBG – Localizar IDOC existente.

Criando Ale. entrada e saída.IDoc Standard 3 – Transação BAPI .Criar ALE. OK IDOC Gerado (tipo básico) .

Nessa tela temos todos os segmentos relacionados ao IDOC.Exibir Idoc Standard.IDoc Standard 4 – Transação WE30 . Iremos usar como exemplo o IDOC de carga de materiais. .

IDoc Standard 5 – Transação WE21 – Criar Porta de Comunicação Agora iremos gerar uma porta de comunicação. .

IDoc Standard
6 – Transação WE20 – Criar Parceiro

IDoc Standard
6 – Transação WE20 – Criar Parceiro

IDoc Standard
7 – Transação WE19 – Processar IDoc Manual
Teste

Agora devemos carregar os segmentos para o teste.

IDoc Standard 7 – Transação WE19 – Processar IDoc Manual Teste Para o teste inicial iremos carregar as estruturas obrigatórias para carga do Material. .

IDoc Standard 7 – Transação WE19 – Processar IDoc Manual Teste .

IDoc Standard 7 – Transação WE19 – Processar IDoc Manual Teste .

O endereço onde o arquivo será gravado deverá ser no servidor.IDoc Standard 8 – Transação WE19 – Processar IDoc com Arquivo Agora vamos gerar um TXT do Layout. .

IDoc Standard 8 – Arquivo Gerado Agora vamos gerar um TXT do Layout. .

IDoc Standard 8 – Arquivo Gerado Agora vamos gerar um TXT do Layout. .

IDoc Standard 9 – Transação WE05 – Lista de IDocs Gerados .

.IDoc Standard 10 – Material criado via IDOC.

IDoc Standard IDoc Ordem de Venda Saída O cliente deseja receber uma confirmação quando sua ordem de venda for criada pelo SAP. .

V irá gerar um IDoc de saída.IDoc Standard 1 .Customização SPRO – IDoc Ordem de Venda Saída Iremos iniciar a customização da ordem de venda para quando o usuário criar uma O. Iremos verificar a seguinte opção: Atualizar Tipos de Mensagem .

Clique em copiar todas. No exemplo iremos utilizar ZBA0 que é uma cópia da BA00 → Confirmação de Ordem (Standard). Depois Salvar.IDoc Standard 1 .Customização SPRO – IDoc Ordem de Venda Saída Aqui você deverá saber qual é o Tipo de Mensagem que a O.V está utilizando. . Copiar tipo de mensagem.

.Customização SPRO – IDoc Ordem de Venda Saída Aqui você deverá saber qual é o Tipo de Mensagem que a O. Copiar tipo de mensagem.IDoc Standard 1 .V está utilizando. No exemplo iremos utilizar ZBA0 que é uma cópia da BA00 → Confirmação de Ordem (Standard). Estamos visualizando o Tipo de Mensagem ZBA0. Clique em Detalhes.

IDoc Standard 1 . .Customização SPRO – IDoc Ordem de Venda Saída Pasta Valores Propostos As outras pastas não devem ser modificadas. Verificar a Pasta Funções de Parceiro e Rotinas de Processamento.

Customização SPRO – IDoc Ordem de Venda Saída Iremos verificar a seguinte opção: Tipo de Ordem de Venda com o Esquema de Mensagem. Atribuir esquema de mensagem Escolher a opção: Atribuir Cabeçalho de Documento de Venda. Nessa customização você verifica o Tipo da Ordem de Venda. se esta amarrada com o Esquema de Mensagem e com o Tipo de Mensagem da Ordem de Venda.IDoc Standard 1 . .

salvar .IDoc Standard 1 .Customização SPRO – IDoc Ordem de Venda Saída Agora iremos na opção: Atualizar Seqüências de Acesso.

IDoc Standard 1 . salvar .Customização SPRO – IDoc Ordem de Venda Saída Opção: Atualizar Esquema de Mensagens.

Agora iremos cadastrar o parceiro com o tipo de mensagem referente ao IDoc.IDoc Standard 2 – Transação WE20 – Criar Parceiro. .

. Agora iremos cadastrar o parceiro com o tipo de mensagem referente ao IDoc.IDoc Standard 2 – Transação WE20 – Criar Parceiro.

IDoc Standard 3 – Transação VV11 – Amarrar Tipo de Mensagem ao Cliente. E verificar se o IDoc foi gerado na transação WE05. . Agora é só gerar uma ordem de venda do tipo ORB.

IDoc Standard Transações IDoc: WE31 WE30 WE81 WE82 WE21 WE20 WE19 WE05 WE60 BD87 BAPI – Criar Segmento – Criar Tipo Básico – Criar Tipo de Mensagem – Associar Tipo Mensagem ao Tipo Básico – Criar e configurar porta de comunicação – Criar e configurar parceiro de comunicação – Teste – Verificar os IDocs existentes – Documentação dos campos do IDoc – Re-processando IDoc e gerar file – Pesquisar e gerar IDoc .