Química Aplicada Estrutura Atômica da Matéria

Prof. Jean Carlo Alanis Curso : Engenharia Civil/Elétrica

Estrutura Atômica da Matéria
A Química moderna é baseada na teoria : “a matéria é constituída por átomos”; Leucipo (450 a.C.) e Demócrito (420 a.C.) afirmavam que as substancias eram constituídas por minúsculas partículas; Estas eram chamadas de átomos (indivisível); As idéias eram filosóficas e não experimentais, sem bases científicas; Séculos se passaram para a comprovação científica destes fatos; Foi no século XV d.C., estendendo-se até o século XIX d.C; Colaboradores : Galileu, Boyle, Bernoulli, Lavoisier, Prost.

As imperfeições eram assim. serviu de ponto de partida para as atuais. 4-) Os átomos são indestrutíveis e as reações químicas não passam de reorganização desses átomos. os átomos unem-se entre si em várias proporções. apresentou ao mundo científico os seus postulados : 1-) A matéria é constituída de átomos tão pequenos que não podemos vê-los. aos poucos sendo corrigidas. mas conservando suas respectivas massas. 3-) Diferentes elementos são constituídos de diferentes tipos de átomos. Sommerfeld e Schoroendiger (1933). Bohr (1922). era um aprimoramento do modelo anterior.Estrutura Atômica da Matéria Dalton criou sua teoria atômica baseada em seus estudos sobre gases e reações químicas. Rutherford (1908). . Mesmo sendo um modelo simples e com imperfeições. de massas diferentes. a idéia de átomo está bastante modificada. 5-) Em uma combinação química. Cada modelo criado. Em 1808. 2-) Os átomos de um mesmo elemento são idênticos em massa e em todas as propriedades. No século XX destacaram-se : Thomson (1906). Estrutura Atômica da Matéria Os postulados ficaram conhecidos como o Modelo Atômico de Dalton. Chegou-se a prova indireta da existência do átomo atribuindo-lhe a primeira idéia científica do átomo. Atualmente.

Em número suficiente para tornar o conjunto neutro e compacto (cheio de matéria).J Thompson fazia experiências com descargas elétricas em gases rarefeitos. algumas desviaram-se (B) com determinados ângulos de desvios. . Bombardeou uma fina folha de ouro com radiações positiva e pesadas (α)emitidas por Polônio. o elétron e um novo modelo atômico. poucas partículas não atravessaram a folha de ouro e voltaram (C). J. Rutherford observou que : a maior parte das partículas passaram pela folha de ouro sem sofrer desvios (A) e sem alterar a sua superfícies. Seria como um pudim de carga positiva com cargas negativas espalhadas no seu interior. Descobriu a primeira partícula atômica.O Átomo de Thompson No fim do século XIX e começo do XX. A Experiência de Rutherford Rutherford et al realizaram experimento que mostrou falhas no modelo de Thompson.

A Experiência de Rutherford O Modelo de Rutherford A experiência explicou uma série de fatos observados. As poucas partículas que não atravessaram é devido a grande massa concentrada do núcleo. que envolve o núcleo (eletrosfera). com um pequeno núcleo que concentra quase toda a massa. O átomo é constituído por duas regiões : núcleo. é positivo o que justifica as poucas partículas que se desviaram (repulsão de cargas iguais). positivo e com quase toda a massa do átomo. região negativa. . O átomo é descontínuo (grande vazio). pequeno. Além de pequeno. O núcleo pequeno justifica o grande número de partículas que atravessaram a folha de ouro sem sofrer desvios. quase sem massa.

região extranuclear – composta de elétrons. É composto por duas regiões : núcleo pequeno – toda a carga positiva e massa do átomo.O Modelo de Rutherford Possui ainda uma grande eletrosfera muito difusa e praticamente sem massa. Se assemelha ao sistema solar – núcleo (sol) e as partículas da eletrosfera (planetas). . O Átomo Moderno É descendente direto do átomo de Rutherford.

O Átomo Moderno O Átomo Moderno .

O Átomo Moderno É a diferente quantidade das partículas formadoras dos átomos que ocasiona as diferenças entre os átomo. Diferenças de números de prótons dão diferenças químicas entre átomos. como funciona o método científico. Enfim.O Método Científico Assim. temos : O que é um modelo. Cada átomo possui 3 partículas fundamentais : núcleo : prótons (p) e nêutrons (n). O que é uma experiência. O número de prótons é a característica mais importante. E qual o seu significado para a ciência. numa rápida abordagem. eletrosfera : elétrons (e). O número de nêutrons é de importância relativa pois não conduz a diferenças químicas entre os átomo .

.Existem aproximadamente 200 destes corpúsculos. .Algumas estão envolvidas nas forças que mantem o núcleo unido e outras não Partículas subatômicas . .Após a descoberta dessas partículas um novo modelo foi criado.O Átomo Moderno Partículas subatômicas .Foram descobertas após a invenção dos aceleradores de partículas. . . .O conhecimento das propriedades destas partículas foi a partir do final do século XIX.Podem existir por frações de segundos ou combinar-se para formarem partículas mais estáveis.Possuem dimensões menores que as de um átomo.

partículas elementares que ajudam a manter o núcleo unido.partículas que não mantem o núcleo unido (ex. elétron.partículas compostas (ex.antipartículas dos quarks e léptons (antiquarks.Partículas subatômicas Assim. próton. antimatéria . nêutron) bósons . ✔ neutrino) ✔ quarks . ● antiléptons).férmions .partículas que carregam forças (quatro tipos conhecidos) ● Acelerador de Partícula .partículas que tornam conhecida a matéria e a antimatéria ● matéria léptons . a matéria pode ser dividida nos seguintes blocos: . ● hádrons .

A massa dos átomos ● Pode-se expressar a massa de um átomo em qualquer unidade de massa. ● Um ponto a salientar é que os pesos atômicos são massas e não pesos. . ● A especificação do peso atômico implica que as unidades são unidades de massa atômica. a massa de um átomo médio é dada pelo peso atômico. ● Exemplo : a massa de um átomo de O é 2.9 x 10-23 ton. ● Assim. ● Cada um destes números é muito pequeno. ● Diferentes variedades de átomos do mesmo elemento são chamados de isótopos (massas diferentes). A massa dos átomos ● Por que média ? ● Nem todos os átomos de um dado elemento tem exatamente a mesma massa. ● Esta unidade é extremamente pequena e conhecida como unidade de massa atômica (uma). ● Cada peso atômico é fornecido com 4 algarismos significativos e representado pela média dos átomos de um dado elemento.3 x 10-22 quilates ou 2. ● As massas dos átomos são chamadas de pesos atômicos. para cada elemento com isótopos.7 x 10-23 g ou 1. precisamos de uma unidade que também seja pequena. ● A união Internacional de Química Pura e Aplicada oficializou e padronizou o termo “peso atômico”. assim.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful