You are on page 1of 7

1.

INTRODUCAO

2. CONCEITOS BASICOS ADMINISTRACAO

Segundo http://www.madeira.ufpr.br/disciplinasgarzel/CONC1.pdf, Administrao o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcanar objectivos. Ou ainda pode se entender, A administrao o processo de tomar e colocar em prtica decises sobre objectivos e utilizao de recursos.
GESTAO DE RECURSOS HUMANOS A gesto de recursos humanos uma das funes tradicionais da organizao e que tem como misso estabelecer o sistema que rege as relaes entre os seus colaboradores, definir a melhor adequao de cada um deles funo que ir realizar, e estabelecer a integrao dos colaboradores. (http://www.madeira.ufpr.br/disciplinasgarzel/CONC1.pdf ). Administrao pblica

3. EVOLUCAO HISTORICA DA GESTAO DE RECURSOS HUMANOS NA ADMINITRACAO PUBLICA DA EUROPA OCIDENTAL

3.1.Idade remota e ao nvel do mundo. Descreve-se que em termos da histria da Administrao tenha iniciado -se numa idade tempo muito remoto, mais precisamente no ano 5.0 a. C, quando os antigos sumrios na procurava melhorar a maneira de resolver seus problemas prticos, passando assim a exercitar a arte de administrar. Egipto e administrao sistmica e organizada. Ptolomeu dimensionou um sistema econmico planejado que no poderia ter-se operacionalizado sem uma administrao pblica sistemtica e organizada, introduziu assim a uma nova ferramenta no administrao. China e a Administrao Confcia. Em cerca de 500 a.C., com a necessidade de se adoptar um sistema organizado de governo para o imprio, a Constituio de Chow, com seus oito regulamentos e as Regras de Administrao Pblica de Confcio exemplificam a tentativa chinesa de definir regras e princpios de administrao. Na idade mdia Os bispos catlicos, destacavam-se como administradores natos. A Alemanha e a ustria, de 1550 a 1700, atravs do aparecimento de um grupo de professores e administradores pblicos chamados os fiscalistas. Os mercantilistas ou fisiocratas franceses, que valorizavam a riqueza fsica e o Estado, pois ao lado das reformas fiscais preconizavam uma administrao sistemtica, especialmente no sector pblico. Nesta poca houvera a contribuio na evoluo histrica da administrao, duas instituies se destacaram: a Igreja Catlica Romana considerada a organizao formal mais eficiente da civilizao ocidental e as Organizaes Militares e diante sculos mostrou e provou a fora de atraco de seus objectivos, a eficcia de suas tcnicas organizacionais e administrativas,

espalhando-se por todo mundo e exercendo influncia, inclusive sobre os comportamentos das pessoas, seus fiis. Por outro lado os Militares evoluram das displicentes ordens dos cavaleiros medievais e dos exrcitos mercenrios dos sculos XVII e XVIII at os tempos modernos com uma hierarquia de poder rgida e adopo de princpios e prticas administrativas comuns a todas empresas da actualidade, que se estendeu ao longo do sculo XIX, chegando ao limiar do sculo X, dai, trouxe rpidas e profundas mudanas econmicas, sociais e polticas, chamou-se Revoluo Industrial. Na Revoluo Industrial Da Inglaterra e James Watt, em 1776, a aplicao da mquina a vapor no processo de produo provocou um enorme surto de industrializao, que se estendeu rapidamente a toda a Europa e ate Estados Unidos, tendo de algumas forma desenvolveu-se em: a primeira fase de 1780 a 1860. a revoluo do carvo, como principal fonte de energia, e do ferro, como principal matria-prima. A segunda fase de 1860 a 1914, a revoluo da electricidade e derivados do petrleo, como as novas fontes de energia, e do ao, como a nova matriaprima. Neste processo evolutivo, insurgiu novos desafios em duas vertentes: a) Devido ao crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administrao cientfica capaz de substituir o empirismo e a improvisao; b) Devido necessidade de maior eficincia e produtividade das empresas, para fazer face intensa concorrncia e competio no mercado. Da Administrao Cientfica Americana Desde no sculo X, surge Frederick W. Taylor, engenheiro americano, apresentando os princpios da Administrao Cientifica e o conhecido como o precursor da TEORIA DA ADMINISTRAO CIENTFICA, que ora preconizava a prtica da diviso do trabalho, enfatizando tempos e mtodos a fim de assegurar seus objectivos "de mxima produo a mnimo custo", seguindo os princpios da seleco cientfica do trabalhador, do tempo padro, do trabalho em conjunto, da superviso e da nfase na eficincia. CHIAVENATO (2004).

A partir das consideraes da Administrao Cientfica, um projecto pr-definido como: o salrio (um dos motivos a satisfao dos funcionrios); a organizao vista de forma fechada, desvinculada de seu mercado; a qualificao do funcionrio passa a ser suprflua em consequncia da diviso de tarefas que so executadas de maneira repetitiva e montona e finalmente, a administrao cientfica, faz uso da explorao dos funcionrios em prol dos interesses particulares das empresas e muito embora tenha publicado a sua Obra dos organizadores do trabalho, dai PRINCPIOS DA ADMINISTRAO CIENTFICA, que tornou-se um best-seller no mundo inteiro. As ideias bsicas de Taylor no que tange: o planeamento, padronizao, especializao, controle e remunerao trouxeram decorrncias sociais e culturais da sua aplicao, pois representaram a total alienao das equipes de trabalho e da solidariedade grupal, fortes e vivazes no tempo da produo artesanal. Apesar das decorrncias negativas para a massa trabalhadora, que as propostas de Taylor acarretaram, no se pode deixar de admitir que elas representaram um enorme avano para o processo de produo em massa.

Administrao clssica de Henri Fayol Henri Fayol que era francs, defendia princpios semelhantes na Europa, baseado em sua experincia na alta administrao. Fayol relacionou 14 (quatorze) princpios bsicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor. As cinco funes fundamentais da administrativa como: planejar, comandar, organizar, controlar e coordenar, o j conhecido e exaustivamente estudado nas escolas de administrao - so os fundamentos da Teoria Clssica defendida por Fayol. Esta Teoria considera: a obsesso pelo comando, a empresa como sistema fechado e a manipulao dos trabalhadores, que semelhante Administrao Cientfica, desenvolvia princpios que buscavam explorar os trabalhadores. Num olhar em plano paralelo entre a Administrao Cientfica e a Administrao Clssica, podemos conclui-se que enquanto Taylor estudava a empresa privilegiando as tarefas de produo, Fayol a estudava privilegiando as tarefas da organizao. A nfase dada pelo

primeiro era sobre a adopo de mtodos racionais e padronizados e mxima diviso de tarefas enquanto o segundo enfatizava a estrutura formal de empresa e a adopo de princpios administrativos pelos altos escales.

Contribuio de Elton George Mayo Criador da TEORIA DAS RELAES HUMANAS, desenvolvida a partir de 1940, nos Estados Unidos e com novas ideias, a Teoria do Comportamento Organizacional, uma reaco e de oposio Teoria Clssica da Administrao, com nfase centrada nas PESSOAS. Esta teoria teve origem a necessidade de humanizar e democratizar a administrao, o desenvolvimento das chamadas cincias humanas (psicologia e sociologia), as ideias da filosofia pragmtica de John Dewey e da Psicologia Dinmica de Kurt Lewin e as concluses do Experimento de Hawthorne. Em 1932, quando a experincia quando a teoria das Relaes Humanas foi suspensa, doravante j teriam sido delineados os princpios bsicos da Escola de Relaes Humanas, tais como: o nvel de produo como resultante da integrao social; o comportamento social do empregado; a formao de grupos informais; as relaes interpessoais; a importncia do contedo do cargo e a nfase nos aspectos emocionais dos seres humanos.

Contribuio da Teoria Estruturalista Desenvolvida em 1950, e preocupada em integrar todas as teorias das diferentes escolas acima referenciadas, que teve incio com a Teoria da Burocracia de Max Weber, que se baseia na racionalidade, isto , na adequao dos meios aos objectivos ou fins, para que se obtenha o mximo de eficincia no trabalho. Segundo Chiavenato (2004), a Teoria de Sistemas desenvolvida a partir de 1970, que passou a abordar a empresa como um sistema aberto em contnua interaco com o meio ambiente que o envolve e a Teoria da Contingncia, desenvolvida no final da dcada de 1970. Para essa teoria a empresa e sua administrao s variveis dependentes do que ocorre no ambiente externo, isto , a medida que o meio ambiente muda, tambm ocorrem mudanas na empresa e na sua administrao como consequncia.

Contudo, os princpios fundamentais das Teorias de Taylor, Fayol, Mayo e Weber foram e sero sempre os pilares da evoluo e do desenvolvimento da cincia da Administrao e que vm motivando e impulsionando os estudos, pesquisas, trabalhos e obras dos seus seguidores na actualidade.

Evoluo da Gesto de Recursos Humanos na Administrao Pblica

Segundo Rocha (S.d) (.) O modelo clssico da funo pblica tem matriz europeia, remontando revoluo francesa. Esta estabeleceu a separao dos poderes pblicos e a separao entre estes, no seu conjunto, e a Administrao Pblica. A esta competia a aplicao das leis aos casos concretos, sob a forma de actos administrativos.
Ao mesmo tempo que se imps esta separao de funes, desenvolveu-se a teoria dos actos administrativos, consistindo a parte central no novo ramo de direito o direito administrativo. Paralelamente nasceu o estatuto dos funcionrios pblicos, o qual estabeleceu o conjunto de direitos e deveres dos trabalhadores da Administrao Pblica. Em alguns casos o estatuto tomou a forma de documento unificado, ou cdigo; noutros casos constitudo por um conjunto de leis avulsas. Em qualquer das situaes estabeleceram-se as regras de funcionamento da Administrao Pblica e, em especial, a separao entre a Administrao e a Poltica. O Estatuto tem, porm, uma importncia to grande que passou a chamar-se ao modelo clssico de modelo estatutrio. Ao mesmo tempo identificou-se o estudo da Administrao Pblica com o estudo do direito administrativo. Fazia parte do seu contedo o estudo os agentes da actividade administrativa, isto, dos seus funcionrios, da aco administrativa e, em especial, dos actos administrativos e, finalmente, da organizao administrativa. Nesta medida, o modelo clssico de matriz europeia era, como se afirma um modelo legalista. A racionalizao do modelo democrtico deve-se a Weber (1947), o qual caracteriza, desta forma, as organizaes burocrticas:

You might also like