You are on page 1of 3

Conserva de feijão verde

Nunca gostei de feijão verde congelado, daí ter procurado alternativas. Até agora esta tem sido a melhor. Parece-me um bocado idiota não aproveitar para guardar algum agora que temos em demasia, pois no inverno a alternativa é comprar no super mercado, bastante caro e com cara de murcho. Tirei a ideia de um livro de cozinha inglesa - também não aprecio a cozinha inglesa, mas sempre se tiram ideias que podemos adaptar ao nosso gosto. Para cada kilo de feijão verde: 1l de água 1 colher de chá de sal 1 raminho pequeno de segurelha Lave o feijão, retire as pontas e corte ao seu gosto - rachado, pedaços grandes ou cortado fino para sopa. Lave os frascos e estrelize. Colocar dentro destes o feijão apertando bem. Numa panela leve a ferver a água com o sal e a segurelha. Deite sobre o feijão até atingir o bordo do frasco e feche bem. Levar ao lume uma panela alta com água e quando ferver colocar lá dentro os frascos bem fechados de maneira que fiquem completamente submersos, baixar o lume e deixar ferver 15 minutos. Apagar o fogão, deixando os frascos dentro da panela até a água arrefecer e criar vácuo nos frascos. Aguentam bem um ano desta maneira, e pode depois usa-los como quiser - em sopas, guisados, estufados, etc.

começando pelo feijão verde. Fechase bem os frascos (convém que sejam frascos que vedem bem) e colocam-se numa panela com água que se deixa ferver durante 15 minutos. A seguir deitei por cima. como os de compra. 1litro de água que ferveu com 1 colher de chá de sal e um pouco de ervas aromáticas. que deixei ferver uns 5 minutos. frascos. Só precisam de feijão verde. depois de o lavar e cortar a gosto. água. o feijão começa a ter mau gosto e ninguém come. Além da congelação. Lava-se e corta-se o feijão conforme o gosto e coloca-se dentro dos frascos previamente esterilizados (em água a ferver. 1 litro de água que . Acho que já é altura de o publicar. Parece muito complicado mas não é. Enchi-os com o feijão. Conservar feijão verde Este ano decidi experimentar uma coisa diferente na conservação dos legumes. podem conservar o feijão verde em frascos. tenho congelado o feijão. Entretanto lavei e cortei o feijão em pedaços (podem deixar inteiros ou cortar em juliana conforme o vosso gosto). O ano passado andei a pesquisar como conservar frutas e doces e agora resolvi aplicar essa pesquisa ao feijão verde. Para começar esterilizei os frascos e as tampas numa panela cheia de água. até encher. Retirei os frascos da água quente com a ajuda de uma tenaz. água. na máquina da loiça. escorri-os e coloquei-os em cima de um pano limpo. frascos (os meus são do grão cozido de compra).Conserva de feijão verde Sugerido por Cristina Este post já aqui está em rascunho há uns meses e só porque faltava tirar a foto para ilustrar. no esterilizador de biberões). Mas o problema é que. Nos anos anteriores. sal e ervas aromáticas. Deita-se por cima até encher os frascos. sal e ervas aromáticas (ou não). Esta fervura vai ajudar a cozer o feijão e a eliminar os microorganismos que provocam a deterioração das conservas. Só precisam de feijão verde. Os frascos não precisam ficar totalmente submersos. Também aparece o doce de figo que fiz com uns figos que me ofereceram e que se estavam a estragar. Na imagem também aparece a conserva de tomate que fiz este ano e que já falei aqui. passado algum tempo.

ajuda a vedar os frascos em segurança. da maionese. até porque é mais rápido e seguro. o prazo de validade é de 1 ano.é importante que os frascos e as tampas vedem bem. Esta fervura é importante porque. e deixei ferver cerca de 15 minutos. por isso uso os frascos do grão cozido de compra. Fechei os frascos e coloquei-os numa panela com água (usei a mesma onde esterilizei os frascos).eu fervi os frascos na panela. Espero que gostem. porque fazem o "click" quando os abrimos. porque eram poucos. . dos pickles. Umas notinhas de explicação: 1. eliminando os microorganismos que.ferveu com 1 colher de chá de sal e um pouco de ervas aromáticas. das salsichas. deterioram as conservas. Da próxima vez é o que eu vou fazer.Se a conserva ficar bem feita. mas podem lavá-los na máquina da loiça ou utilizar o esterilizador de biberões. além de cozer o feijão. 2. o que nos garante que a conserva está boa. Se não ficar. 3. de outra maneira. notam logo porque começa a fermentar e a tampa incha e fica com mau aspecto.