You are on page 1of 3

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

CONTENÇÃO DE VAZAMENTO 1. OBJETIVO Realizar a contenção de vazamentos de qualquer produto químico que possa ocorrer alguma contaminação ao meio ambiente, utilizando o Kit de Mitigação. 2. RESPONSÁVEIS Todos os colaboradores Engº Florestal Brigada de Emergência Encarregados 3. INSTRUÇÕES GERAIS - DEFINIÇÕES: 3.1 Aspecto Ambiental: Elementos das atividades, produtos, serviços ou instalações da Empresa que podem interagir com o Meio Ambiente. 3.2 Impacto Ambiental: Qualquer alteração no Meio Ambiente, adversa ou benéfica, que resulte total ou parcialmente das atividades, produtos ou serviços da Empresa ou de terceiros, trabalhando sob responsabilidade da. 3.3 Catástrofe Ambiental - É a degradação total do Meio Ambiente por tempo indeterminado. 3.4 Emergência Ambiental - Situação decorrente de acidentes ou incidentes de qualquer natureza, com potencial capaz de provocar contaminação do solo, do ar e das águas e/ou comprometimento do tratamento dos efluentes líquidos. 3.5 Mitigação – Abrandamento / atenuação dos riscos de agressões ao Meio Ambiente. 3.6 Situação de Emergência - Situação decorrente de acidentes e incidentes de qualquer natureza, com potencial capaz de provocar danos às pessoas, instalações, equipamentos e/ou ao Meio Ambiente, podendo até requerer para seu controle, mitigação e/ou eliminação, a interrupção obrigatória e imediata das rotinas normais de trabalho, podendo ser de pequeno, médio ou grande porte. 4. INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS 4.1 PROCEDIMENTO Os atendimentos às emergências ambientais serão tratados da seguinte forma: 4.2 Vazamentos / Derrames Em situações de vazamentos / derrame de líquidos, de pequeno porte, deverá ser comunicado ao Engenheiro Florestal e ser providenciada a contenção do vazamento. Para situações que resultem em vazamentos de médio ou grande porte deverá ser acionado a brigada de emergência, para que sejam tomadas outras providências.

o líquido e o material contaminado devem ser acondicionados em recipientes apropriados e encaminhados à central de resíduos contaminados. balde. pá. para a fauna e flora . que além de contaminá-lo poderá contaminar também os cursos d’água e águas subterrâneas. 5. que servirão para conter os produtos derramados durante o manuseio. 4. que servirá para impedir que objetos se depositem ao fundo. Óleo Hidráulico. Com ocorrência de chuvas a tinta e o solvente absorvido pelo solo.2 Vazamento / Derrame de tintas e solventes. AÇÃO: Os colaboradores devem providenciar imediatamente equipamentos manuais para a retirada do material (barreiras.3 Bacias de Contenção Para prevenção de contaminação de solo. AÇÃO: Os colaboradores devem providenciar imediatamente equipamentos manuais para a retirada do material (barreiras. para motoristas.1 Vazamento / Derrame de Óleo Lubrificante. 5.INSTRUÇÃO DE TRABALHO CONTENÇÃO DE VAZAMENTO 4. com acréscimo de 10% (dez por cento). pode causar danos à fauna terrestre. derrames de óleo no momento do abastecimento ou nos trabalhos de pintura. 5. sacos plásticos. deverão ser dotados de bacias de contenção. causando contaminação. Cenários de Vazamentos / Derrames 5. lona plástica). o líquido e o material contaminado devem ser acondicionados em recipientes apropriados e encaminhados à central de resíduos contaminados. .4 Central de Produtos Químicos A central de armazenamento de produtos químicos deve ser provida de caixas. IMPACTO: A tinta e o solvente. em todos os equipamentos considerados estacionários e que sejam providos de tanques de combustível para abastecimento. saco com serragem. o que acarreta sérios riscos para a qualidade da água. Essas caixas deverão ter em sua superfície uma tela. Providências a serem tomadas: • Manter kit de mitigação (pá.3 Derrame / Vazamentos de Pequeno Porte: São pequenos vazamentos em equipamentos. a tinta e o solvente absorvido pelo solo pode perco lar para os cursos d’água e águas subterrâneas. para fauna e flora. quando derramado penetra no solo alterando sua qualidade. enxada). operadores e trabalhadores da área operacional. Essas bacias de contenção devem ter sua capacidade mínima para conter todo o combustível armazenado. pá. quando derramado penetra no solo alterando sua qualidade. IMPACTO: O óleo. Óleo Combustível. enxada) utilizando o kit de mitigação que se encontra disposto em pontos estratégicos do campo. o que acarreta sérios riscos para a qualidade da água. Graxa e Gasolina. que não envolvem uma grande área. Com a ocorrência de chuvas o óleo. a graxa ou a gasolina.

o líquido e o material contaminado devem ser acondicionados em recipientes apropriados.4 Derrame na Central de Resíduos Contaminados IMPACTO: A penetração destes resíduos no solo pode causar sua contaminação. no caso de derrames ou vazamentos atingirem direta ou indiretamente corpos d'água.30) - Elaborado por: Revisado por: Aprovado por: . AÇÃO: Os colaboradores devem providenciar imediatamente equipamentos manuais para a retirada do material (barreiras. EPI – USO CONSTANTE Especificação Botinas de segurança Luvas de vaqueta Capacete com jugular Protetor auricular 7. enxada. 5. sacos plásticos). SPC – SISTEMA DE PROTEÇÃO COLETIVA Especificação Não se aplica Quando usar Não se aplica Óculos de proteção Bloqueador solar (FPS . pá. para em seguida serem encaminhados para empresa licenciada dando o destino final correto. pó de serra.INSTRUÇÃO DE TRABALHO CONTENÇÃO DE VAZAMENTO • Conter o vazamento no solo colocando serragem (material absorvente). balde. • Contatar a equipe de Produção e responsáveis dos equipamentos para encaminhar o equipamento em manutenção. o mesmo acontecendo para a água. 6. • Coletar o resíduo contaminado (serragem e solo) em recipientes adequados e sinalizados e em seguida encaminhá-los a central de resíduos contaminados.