You are on page 1of 17

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO PARA AUTOMAÇÃO DO CARROSSEL DE ESTAMPAGEM

Caio Gama Ramon Britto Dima Yuri Fabio vito

SALVADOR, JANEIRO DE 2013
1

....................................................................................................................4 OBJETIVO ........ 9 JUSTIFICATIVA ............................................................................................. ANALISE DE MERCADO..............................5 FONTE DE RECURSOS........ 3 1................................................................................................3 CONSUMIDOR.................1 6................................. 3 1...... 4 3.......................................................................................................................................3 6.... PLANO DE MARKETING .......1 OBJETIVO ............3 5........ 4 FORNECEDORES ................. 4 2........................................................................................................2 CAPACIDADE DE PRODUÇÃO ........................................................ 6 4..................................................................... 7 5.............................................................2 6................................................................................................... 10 2 ...................... 6 5.......... 7 VISÃO GERAL DO EQUIPAMENTO............................. 8 6........................................ 5 VANTAGENS .................................................................... PROCESSO OPERACIONAL..............3 RAMO DE ATIVIDADE .................................................................................................................................................. 3 2. 5 DESVANTAGENS .................................................. 8 ESPECIFICAÇÕES .. 4 CONCORRENTES............................................................... 3 1............... 6 4......................................2 DADOS DOS FUTUROS EMPRESARIOS.................................................3 3....................... SUMARIO EXECUTIVO...................................................4 PROCESSO ATUAL X PROCESSO AUTOMATIZADO..........................................1 2..........2 2...............................1 4............ 3 1...... 6 ESTRATEGIAS ................................................................................................................................ 3 1......1 3.......................................... 9 ESPECIFICAÇÃO DO PROJETO........................................................ 9 6............ PROJETO CONCEITUAL ............................................................2 3. 5 3....SUMÁRIO PLANO DE NEGOCIO.................... 9 OBJETIVO ESPECIFICO ................2 5................ 6 VOLUME DE PRODUÇÃO INICIAL..............4 OBJETIVO .......... 7 BREVE DESCRIÇÃO DO PROJETO .........................................4 FORMA JURIDICA.................... PROJETO INFORMACIONAL................................... 3 1..................1 5............

Plano de Negócio 1.1 OBJETIVO A RM automação tem como objetivo realizar a automatização do processo de estamparia das industrias textil. otimizando assim o processo de fabricação e diminuindo custos operacionais. ambos engenheiros mecatônicos . 1. que procuram estudar os pontos negativos e positivos para minimiza-lo e maximizar os pontos positivos trazendo eficiencia e qualidade ao processo de estamparia da industria textil.2 DADOS DOS FUTUROS EMPRESARIOS A RM Automação é constituida por 5 socios.3 RAMO DE ATIVIDADE Automação industrial 3 . SUMARIO EXECUTIVO 1. 1.

ANALISE DE MERCADO 2.1.1. 2.2 FORNECEDORES Weg motores e bombas 4 . possuindo quatro socios e com divisão igual para todos os integrantes.4 FORMA JURÍDICA A empresa funcionará com sociedade limitada. CONSUMIDORES Empresas têxteis e serigrafias 2. 1.5 FONTE DE RECURSOS A empresa utilizará capital dos proprios empresarios.

2. VANTAGENS     Maior eficiência operacional. Custo de implantação menor que a compra de um novo equipamento.1. Redução do custo de mão de obra. 3. Com o automatização do processo de estamparia será possível para indústria têxtil oferecer produtos de melhor qualidade e com uma produção em larga escala automatizada os custos operacionais serão reduzidos possibilitando um preço final mais barato. PROCESSO ATUAL x PROCESSO AUTOMATIZADO Hoje no mercado têxtil o processo de estamparia e realizado manualmente o que torna a produção lenta e onera os custos operacionais.2.3 CONCORRENTES Rossina estamparia Silk Screen maquinas 3. Menor quantidade de erros de estampagem. Hoje existem apenas a venda de equipamentos já automatizados ou equipamentos manuais. até então não foi visto empresa que realizem a automação de um processo pré-existente. PLANO DE MARKETING 3. 5 .

3. 3. VENDAS E MANUTENÇÃO: Realizando um comparativo com o custo atual x o custo do processo automatizado e relacionando com o investimento necessário.3.4 ESTRATEGIAS NEGÓCIO: Em vista do baixo poder aquesitivo dos comerciantes textil e a carência dos mesmos por um processo de estamparia mais eficiente e mais ágil. será possível demonstrar o custo beneficio do projeto de automação do carrossel de estamparia. rapida e com um custo menor que a compra de um novo equipamento já automatizado. juntamente com pessoas treinadas para realizar o manuseio do equipamento será bastante importante para o aumento da produtividade e a diminuição do custo de produção. 6 . a automação de um processo de estamparia seria uma solução pratica. DESVANTAGENS    Investimento inicial alto. Necessidade de mão-de-obra especializada. o processo. Cultos com manutenção preventiva e corretiva.

para que possamos realizar analises e possíveis adequações necessárias 7 . é necessário aplicar o gerenciamento de manutenção preventiva.1 CAPACIDADES DE PRODUÇÃO 10 maquinas por mês Após todo processo adequado será possível realizarmos uma quantidade de automação maior. conforme demanda do mercado. esse gerenciamento de manutenção pode ser oferecido com um custo mensal em conjunto com a implantação do sistema.A manutenção preventiva minimiza o impacto sobre a produção ocasionado por falhas inesperadas sendo assim.2 VOLUMES DE PRODUÇÃO PARA ATENDIMENTO INICIAL 4 Maquinas por mês Para garantir um bom atendimento e um processo adequado será necessário uma produção inicial baixa. a fim de garantir uma maior vida útil do equipamento. 4. PROCESSO OPERACIONAL 4. 4.

agora é necessário verifica quais as especificações necessárias para execução e o layout do projeto final. OBJETIVO O projeto informacional tem como objetivo reunir informações gerais e especificações sobre a construção e o desenvolvimento do projeto. Após uma analise de mercado e uma observação da demanda e da necessidade do projeto. 2. sendo que o mercado possui um grande numero de pequenas empresas que trabalham com pinturas de camisas e camisetas de forma manual. trata-se da parte inicial após verificar a viabilidade do projeto. Com o baixo custo e um grande beneficio.Projeto Informacional 1. VISÃO GERAL DO EQUIPAMENTO AO FINAL DO PROJETO 8 . a implantação do sistema de automação trará uma revolução para empresas do ramo têxtil e serigrafias da Bahia.

ESPECIFICAÇÕES A execução do projeto será com base no equipamento pré-existente no cliente onde serão acoplados motores. polias e correias para realizar o giro da mesa de apoio do tecido. BREVE DESCRIÇÃO DO PROJETO Com base nos estudos agora somos capazes de fazer um levantamento dos requisitos necessários para execução do projeto. 9 . o maior numero de falhas acontece na etapa de secagem da tinta do tecido.5. Para aumentar o nível de agilidade do processo será adicionado um equipamento que realizará a pintura do tecido automaticamente. juntamente a este haverá uma interface amigável e de fácil manuseio para iniciar e para o processo. neste deverá ser adicionado à tela de silk e imputado os dados de tempo de estampagem. 6. realizando assim um processo de secagem com maior eficiência e menor espaço de tempo. para melhorar eficiência desta etapa. foi criado um equipamento que com auxilio de dispersores de calor eliminará o residual de água existente na tinta. O processo de estampagem de tecido é bastante complexo e deve ser bastante cuidadoso.

1. Com a implantação do projeto de automação da RM automação é possível minimizar estes erros e aumentar a produção. 10 . sendo assim os engenheiros da RM automação desenvolveram um projeto de automação de carrossel de estamparia. e compararam com grandes empresas e notou-se que grande parte da agilidade e eficiência das grandes industrias estão diretamente ligado ao nível de automação das fabricas. que em sua maioria são controlados manualmente. Na maior parte das indústrias têxteis. o que aumenta a possibilidade de erros e diminui drasticamente a produção.Projeto Conceitual 1. OBJETIVO O objetivo é realizar a automação do processo de estampagem de empresas têxteis da Bahia. OBJETIVO ESPECIFICO Automação do processo de estampagem de indústrias têxteis. existe a presença do carrossel de estamparia. 2. 1. JUSTIFICATIVA Para melhorar o processo de estampagem de tecidos em indústrias têxteis e serigrafias. a RM automação e seus engenheiros associados realizaram o estudo de caso do processo atual em pequenas empresas do ramo. através de um processo semi-automatizado. através da instalação de equipamentos que permitiram aumentar a produtividade significativamente e diminuir custos operacionais.

o processo de estampa propriamente dito e o processo de secagem. 11 . Com o giro automatico da mesa de apoio e o suporte para secagem das camisas. ESPECIFICAÇÕES DO PROJETO O processo será composto de três etapas.5. deste modo ganhamos em produtividade. evitamos a necessidade de mais de um operador ou que o mesmo tenha que se deslocar para realizar a estampagem. Podemos ver a ilustração abaixo do equipamento feito em CAD. a automação do giro da mesa. todos os três processos poderão ser interligados a depender da necessidade do cliente.

Projeto Básico 1. 3. OBJETIVOS 12 . respeitando todas as normas já citadas neste projeto escrito e não apresentando perigo algum aos operadores dos equipamentos. JUSTIFICATIVA Este projeto foi desenvolvido para atender a necessidade de algumas industrias de confecções em aumentar sua produção em menor tempo e diminuir sua mão de obra. ou algum representante legal. IDENTIFICAÇÃO Nome do Projeto: Projeto de desenvolvimento para automação do carrossel de estampagem Instituição Proponente: RM Engenharia CNPJ: 000000000000/00 2. CONSIDERAÇÕES GERAIS O projeto deve ser entregue mediante testes de funcionamento com vistoria do comprador dos serviços. e analisando todo o processo foi realizado um estudo aprofundado e concluimos que poderiamos automatizar o processo. 4.

Descrição do Produto/Serviço. 13 . Com base nos estudos agora somos capazes de fazer um levantamento dos requisitos necessários para execução do projeto.2. Objetivo Geral O objetivo é realizar a automação do processo de estampagem de empresas têxteis da Bahia. deste modo ganhamos em produtividade. 5. aumentando a produção reduzindo custo e tempo.4.1. Objetivo Específico Automação do processo de estampagem de indústrias têxteis. evitamos a necessidade de mais de um operador ou que o mesmo tenha que se deslocar para realizar a estampagem. Caracteristica do Produto: Argilidade. 4.1. 5. através da instalação de equipamentos que permitiram aumentar a produtividade significativamente e diminuir custos operacionais. METAS/PRODUTOS/RESULTADOS ESPERADOS Com o giro automatico da mesa de apoio e a seu suporte para secagem das camisas.

2. 7.5. DETALHAMENTO DOS CUSTOS Descrição da Despesa Valor Total Concedente Proponente Serviços de Terceiros – Pessoa Fisica Serviços de Terceiros – Pessoa Juridica Material de Consumo Passagens Diarias Equipamentos Permanentes TOTAL MEMÓRIAL DE CÁLCULOS e Materiais Serviços de Terceiros – Pessoa Fisica Nº de Ordem Descrição Quantidade Valor Unitário Valor Total 14 . Estratégias de Venda e Assistência Técnica Demonstrando que o lucro com a velocidade do serviço sua eficiência relacionado ao custo e ao tempo vai fazer uma diferença enorme no valor gasto quando houver uma comparação entre a mão de obra automatizada e a mão de obra humana.

TOTAL Serviços de Terceiros – Pessoa Juridica Nº de Ordem Descrição Quantidade Valor Unitário Valor Total TOTAL Material de Consumo Nº de Ordem Descrição Quantidade Valor Unitário Valor Total TOTAL Passagens Nº de Ordem Descrição Quantidade Valor Unitário Valor Total TOTAL Diarias Nº de Ordem Descrição Quantidade Valor Unitário Valor Total TOTAL 15 .

com isso depois 16 .Equipamentos e Materiais Permanentes Nº de Ordem Descrição Quantidade Valor Unitário Valor Total TOTAL 8. CONTRAPARTIDA OFERECIDA Nº de Ordem Descrição Quantidade Valor Unitário Valor Total TOTAL 9. mas especificamente 6 meses após a iniciação das obras. 10. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO O monitoramento vai ser constante visto que os operadores serão iniciamente contratados pela empresa que desenvolveu projeto por completo. com previsão de entrega sem atrasos até o final do ano que se inicia. PRAZO DE EXECUÇÃO O Projeto está previsto para ser iniciado no 1º semestre de 2013.

vem as terceirizações. Projeto Detalhado 17 . passaremos a vistoriar trimestralmente. impendido que a maquina pare com o processo. portanto. prejudicando indiretamente no lucro da empresa. com manutenção preventiva e possíveis manutenções corretivas.