You are on page 1of 5

Apostila de Ortodontia (Tópicos) Comentário: Ortodontia é a especialidade da odontologia que estuda o crescimento da face, bem como o desenvolvimento das

dentições, prevenindo,interceptando e corrigindo as más oclusões dentarias. É uma das especialidades da Odontologia que mais exige qualificação do profissional para exercé-la, como conseqüência exige mais ainda também da TSB, mas como ficou bem claro, é interessante que, sendo você uma TSB de ortodontista, haverá uma maior necessidade de se aperfeiçoar, de acordo com as técnicas utilizadas pelo profissional e sua atuação esta limitada as atribuições previstas na Lei 11889-24/12/2008. No entanto, essa apostila lhe dará os conhecimentos básicos necessários para um bom atendimento. A lei 5.081 de 24 /08/1966 esclarece a competência dos profissionais dentistas em poder atuar na especialidade, mesmo sem o título de especialistas...as limitações estão no código de ética. ( consulte-o)  ART.6 - Compete ao cirurgião-dentista:
I - praticar todos os atos pertinentes à Odontologia, decorrentes de conhecimentos adquiridos em curso regular ou em cursos de pósgraduação

Histórico: Edward Hartley ANGLE, é considerado o pai da ortodontia, por ser atribuído a ele aproximadamente 40 invenções no século passado(1900) e que ainda

hoje. Moldeiras 3. exclusivamente para formar profissionais especialistas em Ortodontia. Banda 5 Aparelho pino e tubo ( fio retangular) 6 Aparelho Edgewise ( Arco de canto) 7 Alicates específicos (p/ Bandas) Dentro desse contexto.a 1ª especialidade da Odontologia mundial    Edward Hartley ANGLE Nasceu em 1855. Fundou a Escola ANGLE de ortodontia. Pensilvânia Primeira publicação`de Angle foi em 1887  Em 1728 houve a primeira publicação ortodontica pelo Frances Pierre Fauchard . logicamente aperfeiçoadas pela tecnologia moderna.. tornando-a a 1ª Especialidade de Odontologia do mundo. podemos citar: 1. Dentre as invenções de Dr Angle.. Solda de Prata 4. porém eles não imaginavam que indiretamente estavam praticando a Ortodontia. Os BRÁQUETES por exemplo. Ortodontia. são usadas. Em 1847 já existia na Europa alguns profissionais que usavam o VULCANITE para confeccionar artefatos usados apara alinhar e nivelar dentes. Liga níquel-prata 2. atualmente a Ortodontia Brasileira ocupa um lugar de destaque a Ortodontia Mundial.

abrindo espaço para que o dente se mova. sem dobras. induz angulações e TORQUE aos dentes.. isto é. Straigthwire Técnica usada para tratamento das más oclusões que utiliza bráquetes com condicionamentos os quais ao receberem o fio RETO...plano. esse colchão é chamado ligamento periodontal. e é responsável pela aderência do dente ao osso. responsáveis pela reabsorção do osso. o que na técnica anterior nada ocasionaria além de alinhar e nivelar. A reação natural do organismo é procurar manter o espaço periodontal desencadeando algumas reações químicas que transformam “osteocitos” ( células ósseas imaturas) em “ osteoclastos”. Esse foi a técnica preconizada por ANGLE. Técnicas Existentes: Edgewise: Técnica usada para tratamento das más oclusões que utiliza bráquetes padronizados sem nenhum condicionamento de torque embutido na sua confecção.  Sob pressão as fibras são comprimidas para o lado do movimento. causada por uma espécie de colchão de fibras que cerca cada um deles. . Técnica Lingual: Técnica ainda pouco divulgada que consiste no uso de bráquetes confeccionados dentro dos princípios anteriores para serem colados nas faces linguais dos dentes. Os nossos dentes possuem uma mobilidade mínima considerada normal. todos os movimento conseguidos nos dentes terão que ser condicionados pelas dobras nos fios.o bráquete funciona apenas como Ganchos e/ou Trilhos.

fotos. cerâmico.considerando a maxila bem posicionada. radiografias. porém existem vários fabricantes de bráquetes. ômega)  Aparelhos Funcionais são aparelhos que movimentam estruturas ósseas em período de crescimento (ortopédicos)  Má oclusão (Malocclusion) – Classe I.(para fora). seja importado.a 1ª especialidade da Odontologia mundial  Documentação Ortodôntica (Pasta) (modelos. .  Ligadura (Alastic) “Liga!!!!” borrachinhas.. além do registro legal do tratamento.. (Importados e Nacionais) A principal diferença deve estar na individualização dos casos e desta feita. Classe III. Classe II.corte comum. selecionar os tipos de bráquetes conforme cada caso.Considerando a maxila bem posicionada nestes casos a mandibula fica para frente. etc. Ortodontia.Maxila e Mandibula bem pocisionadas.  Bracket (Bráquete) (técnica aplicada – straigthwire ou edgewise)  Alicates: os mais usados são 139.Os Bráquetes: Existem diferenças entre os bráquetes de cada técnica.) finalidade de obter informações sobre as medidas dos pacientes como também a avaliação dos espaços nos modelos. Corte fio de amarrilho. corte distal. nestes casos a mandíbula fica para trás (para dentro).

17R. É o arco confeccionado conforme um DIAGRAMA escolhido previamente visando obter sempre arcos iguais por ocasião das trocas dos fios)  Alinhamento – colocação de todos os dentes no contorno do ARCO ideal  Nivelamento – de uma forma básica é manter os dentes em um mesmo nível chamado PLANO OCLUSAL. 0.)  Arco Ideal (conceito básico.16.0.20. Twist Flex.21R.0.19R.0.NITINOL.14.18.12.Fios (0. fios especiais super fléxiveis.0.0.0. (ver posicionamento de nivelamento conforme as prescrições)  Apinhamento ( dentes uns sobre os outros)  Traçado cefalométrico ( Exame – informa valores lineares e angulares sobre as medidas craniofaciais dos pacientes)  Desnivelamento Desalinhados .