You are on page 1of 11

Workshop

Estruturas de Concreto e Critrios de Conformidade

Painel 3 Projetista
Exemplos de anlises e reforos tcnicas aplicadas
Eng. Dr. Jos Roberto Braguim

1. Contexto: estruturas executadas com concreto no conforme

Eng. Dr. Jos Roberto Braguim

2. Apresentao do problema:
Trata-se de um problema de engenharia, totalmente desvinculado das questes comerciais, contudo fortemente relacionado com os aspectos ticos: O projetista da estrutura o profissional chave na soluo do problema; A entrada de um consultor se justifica quando: o o projetista optar por no participar da soluo; o houver algum tipo de conflito (por exemplo, a soluo dada pelo projetista no for aceita pela construtora/cliente); Quando da participao do consultor, a soluo final dever ser submetida ao projetista. Tanto o projetista como o consultor devero ser remunerados (em geral pela concreteira) pelos trabalhos realizados.

Como comea o problema:


Ensaios aos 28 dias apontam no conformidade do concreto de parte da estrutura. Observa-se: A amostragem parcial dificulta a anlise; A amostragem total sem o mapeamento, aumentam as dvidas e dificultam muito a tomada de decises.

O projetista/consultor decide extrair testemunhos da estrutura. Os resultados obtidos confirmam a no conformidade.


Eng. Dr. Jos Roberto Braguim

3. A anlise e as solues
Deve-se buscar a compreenso absoluta do comportamento estrutural. Se na fase de projeto no se pode aceitar os resultados dos softwares sem uma anlise crtica exaustiva, nos casos de verificao do comportamento estrutural, essa anlise deve ser entendida como chave para o estabelecimento de soluo segura e economicamente vivel.

Deve-se ressaltar que em muitos casos a soluo deve ser analisada por toda a equipe de projetos, dado que podem ter sido geradas interferncias com a arquitetura e instalaes. Contudo, no se pode desprezar a precedncia relacionada com a importncia da segurana estrutura.

Eng. Dr. Jos Roberto Braguim

3. A anlise e as solues
3.1- Deformabilidade 3.1-1 - Avaliao do problema O modulo de elasticidade pode ser obtido com a mdias das resistncias encontradas na regio de interesse (por exemplo o pavimento). Visualizao da variao do mdulo de elasticidade
fck (MPa) 15 20 25 30 35 40 E (Gpa) 18,4 21,3 23,8 26,1 28,2 30,1 Varia o 13,40 10,56 8,71 7,42 6,46 -

O modelo dever ser o mais representativo possvel do comportamento real da estrutura: 1 processamento: mtodo simplificado com minorao do mdulo de elasticidade para ponderar o efeito da deformao lenta. Esse mtodo sempre dever gerar resultados favor da segurana. 2 processamento: utilizao de NLF com ponderao da deformao lenta.

Eng. Dr. Jos Roberto Braguim

3. A anlise e as solues
3.1- Deformabilidade 3.1-2 - Solues Em geral a questo do excesso de deslocamentos de um pavimento associa-se perda de rigidez das lajes (devido ao valor do fck,est<fck,proj). Onde no h contra-piso zero, possvel substituir a camada de contra-piso por uma camada de graute, como mostra o exemplo a seguir: Exemplo: A inteno do reforo a ser aplicado o de aumentar a rigidez das lajes pertencentes regio onde o concreto apresentou resistncia a compresso fck,est = 17 MPa. A premissa do reforo a ser aplicado baseia-se na substituio da camada de regularizao de cerca de 4 cm, prevista para tais lajes, por camada de graute com funo estrutural. O reforo de tais lajes dever ser executado com os seguintes procedimentos: Apicoar a superfcie superior das lajes; Executar sobre a regio a ser reforada uma malha de furos espaados a cada 20 cm nas duas direes. Cada furo dever ter dimetro de 8 mm e profundidades de 8 cm;

Eng. Dr. Jos Roberto Braguim

Exemplo - continuao Em cada um dos furos implantar armadura para aumento da aderncia, 6,3 mm, CA50 , conforme esquema abaixo:
Solu apli c o an lo a ga p deslo da qu an ode ser came d apre senta nto exce o o caso r s , d em viga sivo se e s s ubs ve-se . N ti bu sc esse comp tuio ar ri da a repre mida me s n comp entati vo um tre sa ri me c a h o o lo nto d a vig n go do a.

Para implante da armadura, utilizar adesivo estrutural Hilti E500, seguindo as recomendaes do fabricante para o uso do produto. Aps a instalao das armaduras para aumento de aderncia, aplicar sobre toda a regio a ser reforada malha de armadura Q246; Aplicar sobre a lajes jato de ar comprimido para remoo de impurezas e agregados soltos; Grautear a regio a ser reforada empregando-se graute com fc,3 = 25 MPa, obedecendo-se rigorosamente as recomendaes do fabricante do produto a ser empregado. Em nenhuma regio a espessura do reforo dever ser menor do que 3 cm.
Eng. Dr. Jos Roberto Braguim

3.2- Dimensionamento 3.2-1 Lajes e vigas So raros os casos onde a diminuio da resistncia do concreto implica na necessidade de aumento da armadura tracionada. A resistncia do concreto no interfere substancialmente no Mrd. A seguir um exemplo de seo 14/50, dimensionada com x x23, com AS=6cm2 e fck=30 MPa. (Diagramas software Prof Tulio Nogueira EPUSP) - fck 30 MPa Mrd=10.7 tfm

Eng. Dr. Jos Roberto Braguim

- fck 25 MPa Mrd=10.3 tfm

Eng. Dr. Jos Roberto Braguim

- fck 20 MPa Mrd=10.0 tfm

Eng. Dr. Jos Roberto Braguim

- fck 15 MPa Mrd=9.3 tfm

Eng. Dr. Jos Roberto Braguim

Resumo
fck 30 25 20 15 Variaao 16,7 20,0 25,0 Mrd(tfm) 10,7 10,3 10,0 9,3 Variaao 3,7 2,9 7,0

Em vigas e lajes, previamente vistoriadas pelo responsvel pela soluo do problema, e com dimenses consideradas conformes, possvel empregar g=1.2 na determinao dos esforos solicitantes, dado que as incertezas relativas geometria desses elementos deixam de existir. A instalao de armaduras complementares na regio comprimida das sees transversais consideradas crticas, no soluo. O aumento da armadura de trao, alm de no aumentar o Mrd, leva a ruptura no domnio 4.

Eng. Dr. Jos Roberto Braguim

Diagrama software Prof Tulio Nogueira EPUSP

Eng. Dr. Jos Roberto Braguim

3.2-2 Cisalhamento de vigas H casos onde o uso de armadura transversal complementar resolve o problema: Nesses casos o uso de fibra de carbono soluo interessante

fck 30 25 20 15

Vsd (10tf) 14 14 14 14

Vrd2 (tf) 32,8 27,9 22,8 17,5

Asw(cm2/m) 4,67 5,02 5,41 5,80

Eng. Dr. Jos Roberto Braguim

3.2-3 Pilares
So os elementos que mais fortemente so afetados pela diminuio da resistncia o concreto. A determinao dos esforos solicitantes objeto de processamento complexo, devendo-se
compreender plenamente todas as combinaes de carregamentos.

Na determinao dos esforos solicitantes, o uso de g=1.2 vetado caso existam pavimentos ainda
no concretados.

Solues correntemente empregadas:


Soluo com camada externa resistente o Remoo de uma camada de concreto em todo permetro do pilar, com espessura entre 5 e 7 cm. A reconstituio dessa camada pode ou no gerar pequeno aumento da seo transversal (por exemplo, retirar camada de 5 cm e reconstituir com 8cm; nesse caso a dimenso do pilar aumentaria 6 cm). o Antes da reconstituio se deve exigir a implantao de barras para aumento da aderncia no concreto existente, numa malha de cerca de 20 cm de lado. o A reconstituio deve ser executada com graute fc,3>25MPa e fc,28 da ordem de 50 MPa. o A execuo deve se dar de maneira segmentada, dividindo-se a seo transversal em setores. sempre recomendvel que ao longo da altura a execuo tambm seja setorizada. o A figura e texto a seguir ilustram a especificao de um reforo desse tipo.
Eng. Dr. Jos Roberto Braguim

Nesse caso se removeu 5 cm e se reconstituiu com 7 cm


Eng. Dr. Jos Roberto Braguim

Apresenta-se a seguir os procedimentos indicados para o reforo dos pilares: . A seo transversal dever ser dividida em 4 setores, como mostra a figura 5. Ao longo da altura o pilar ser dividido em 3 segmentos iguais (A, topo; B tero central e C tero inferior) Remover uma camada de 5 cm de concreto de apenas 1 setor, nos segmentos A e C. Tratar o substrato com escovamento e jato de ar comprimido, umidecendo-o antes da reconcretagem; Proceder a reconcretagem com graute com fc3=25 MPa e fck=50 MPa (aos 28 dias). Repetir a operao para o segmento B, apenas quando o concreto utilizado atingir fc=25 MPa. Repetir as operaes acima at que se complete o reforo de toda seo transversal em toda altura. Repetir a operao para os demais pilares.

Identificao genrica dos setores da seo transversal dos pilares a ser reforados Recomenda-se, ainda: Empregar concreto composto por graute base de resina epxica com 30% em peso de pedrisco seco e lavado, com fc,k,28 > 50 MPa. Realizar cura mida da regio reconcretada por no mnimo 3 dias; A demolio no poder, em nenhuma hiptese, danificar a armadura do pilar; Antes da reconcretagem o concreto existente dever ser escovado com cerdas de ao para remoo de agregados soltos e impurezas; Antes da reconcretagem o concreto existente dever ser molhado at a saturao com superfcie seca.

Eng. Dr. Jos Roberto Braguim

A anlise da segurana do pilar: Despreza o concreto do miolo do pilar; Considera a armadura longitudinal existente. Armaduras longitudinais complementares podem ser instaladas; Verifica-se a seo transversal vazada considerando-se os esforos solicitantes oriundos do processamento. Os efeitos de 2 ordem local devem ser necessariamente considerados. Apresenta-se a seguir um diagrama de verificao de uma a seo transversal vazada, onde os esforos de 2 ordem foram introduzidos manualmente nos esforos solicitantes.

Eng. Dr. Jos Roberto Braguim

Soluo com substituio do pilar o Aplica-se quando a soluo acima se mostrar invivel. o O pilar deve ser setorizado tanto no plano vertical quanto no horizontal. o A segurana estrutural da seo transversal efetiva durante a execuo deve ser avaliada com coeficientes de ponderao reduzidos a critrio do engenheiro de estruturas responsvel pela soluo. o A especificao errada da setorizao pode levar tanto a ruptura localizada do pilar, como a flambagem das armaduras longitudinais, com conseqncias imprevisveis.

Eng. Dr. Jos Roberto Braguim

Soluo com encamisamento (CARRAZEDO,R-

MECANISMOS DE CONFINAMENTO EM PILARES DE CONCRETO ENCAMISADOS COM POLMEROS REFORADOS COM FIBRAS SUBMETIDOS FLEXO COMPRESSO-EESC-USP)

o Fundamentalmente, tal procedimento provoca um aumento aparente da resistncia em funo do confinamento do concreto. o A eficincia da soluo depende da seo transversal; do raio de dobramento da fibra nos cantos de sees retangulares, do tipo de solicitao, do tipo de fibra, etc... o No recomendvel o uso de chapas de ao fixadas nas superfcies do pilar com chumbadores.

Eng. Dr. Jos Roberto Braguim

Obrigado pela ateno.

Eng. Dr. Jos Roberto Braguim

You might also like