You are on page 1of 8

1.

Objetivo
Por meio deste trabalho o grupo pretende informar e ser informado sobre a importância do planejamento dentro de uma organização, a definição e os tipos de planejamento, tudo isso de acordo com o que nós aprendemos e entendemos na leitura do capítulo 5 do trabalho de Filipe Sobral e Alketa Peci (Administração – Teoria e prática no contexto brasileiro) Além da utilização de outras fontes externas que serão explanadas na bibliografia.

2.Introdução
Em meio a ambientes confusos, dinâmicos e complexos há organizações que necessitam de uma direção e de um rumo pra sobreviver. A determinação do caminho que se deve seguir e a definição dos objetivos organizacionais são feitas através do planejamento, que por sua vez, é fundamental para que as organizações superem os desafios e mudanças ambientais.

3.O que é o planejamento?

(Segundo Peter Drucker)

“Planejamento estratégico não é uma caixa de mágicas nem um amontoado de técnicas – quantificar não é planejar; - Não é previsão – ele se faz necessário por não se ter a capacidade de prever; - Não opera com decisões futuras. Ele opera com o que há de futuro nas decisões presentes; Ele não é uma tentativa de eliminar o risco. O fundamental é que os riscos assumidos sejam os riscos certos”.

4.A importância do planejamento para a administração
Dentre as quatro funções da administração (planejar, organizar, dirigir e controlar), planejar é a mais importante delas. Sem um rumo, sem uma direção e sem uma meta a ser alcançada é quase impossível a realização das outras funções. Se não há um objetivo a ser conseguido, não há como organizar recursos, não há como dirigir os membros organizacionais (como motivar uma pessoa se não se sabe o que queremos dela?) e não há

1

 Define o que é bom ou ruim pra organização.Vantagens do planejamento  Proporciona um senso de direção uma vez que especifica um rumo para a organização. motivando e comprometendo seus membros. estabelecendo prioridades evita os desperdícios e redundâncias. o planejamento estará sempre focado no futuro da organização. Assim sendo. com planos e objetivos a incerteza é reduzida e esclarece o papel de cada um dentro da organização. Mas com as mudanças ambientas ocorridas no decorrer do século XX. está comprovada a supremacia e a importância do planejamento em detrimento das outras funções da administração. Portanto. a realização de planejamento se tornou imprescindível dentro das empresas.  Promove autoconhecimento organizacional. permitindo assim ao administrador controlar os resultados de uma empresa. na política. quase não planejavam.1. 2 . no processo de planejamento é necessária a análise do ambiente externo e interno da organização.  Atua como forma de motivar os colaboradores.  Promove o coletivismo entre os membros organizacionais pois promove a integração e a coordenação entre os colaboradores. A seguir serão apresentadas vantagens e desvantagens do planejamento. na cultura. na tecnologia e em diversos outros fatores ambientais. Planejando as organizações se tornam capazes de enfrentarem as mudanças que ocorrem na economia. 4.  Reduz os danos das mudanças ambientais.  Maximiza a eficiência. obriga os administradores a enfrentarem as mudanças. por meio do planejamento o ambiente é interpretado e as medidas necessárias pra enfrentá-lo são tomadas.como controlar os resultados. Antigamente as organizações atuavam em um ambiente estável. direcionando assim os esforços dos colaboradores a um objetivo comum.

4. mas. Nas decisões em grupo o mesmo acontece.Razão vs.2. Fornece um fundamento lógico para a tomada de decisão de modo que todas as decisões estejam em conformidade com o que foi planejado.1. A pessoa usa a razão na hora de planejar. quando precisa tomar uma decisão durante a execução. a maioria das pessoas toma uma atitude diferente do que havia planejado. “Concluímos que os administradores se desviam da estratégia inicial que traçaram quando influenciados. principalmente. ela tende a mudar o comportamento. pela sensação de perda. isso foi o que concluiu uma série de estudos feitos por Gazi Islam e Dany Claro. Gazi Islam 4.Desvantagens do planejamento 3 . assim as pessoas podem assumir riscos maiores agindo emotivamente”. Eles tendem a sair do planejamento e correr mais riscos quando estão em desvantagem. a emoção pode ser maior que a razão durante a tomada de decisão. Emoção (O planejamento aplicado à tomada de decisão) No calor da decisão. Com mais pessoas decidindo a responsabilidade sobre cada um dos participantes do grupo diminui. e essa mudança é emocional. ambos professores do Insper.1.

Tipos de planos 4 .5.

O papel dos objetivos no planejamento 5 .6.

7.Administração estratégica 6 .

8.Conclusão 7 .

9.Bibliografia 8 .