You are on page 1of 3

01) (UFRJ) Um raio luminoso que se propaga no ar (nar = 1) incide obliquamente sobre um meio transparente de índice de refração n, fazendo um ângulo

de 60º com a normal. Nessa situação, verifica-se que o raio refletido é perpendicular ao raio refratado, como ilustra a figura. Calcule o índice de refração n do meio.

02) (UFPB) Um raio luminoso, proveniente do fundo de uma piscina, atinge a superfície plana da água, como mostra a figura ao lado. Parte da luz é refletida e parte é refratada no ar. O ângulo entre o raio refletido e o raio refratado é: a) menor que 30°; b) entre 30º e 60º; c) entre 60º e 120º; d) entre 120º e 150º; e) entre 150º e 180º. 03) Um raio luminoso propaga-se no ar com velocidade c = 3.108 m/s e com um ângulo de 30º em relação à superfície de um líquido. Ao passar para o líquido o ângulo muda para 60º . Qual é o índice de refração de líquido? Dado o índice de refração do ar: nar = 1. a) b) c)

√ √

√ d) 1,73 e) 0,5
04) (PUC-SP) - Em um farol de automóvel tem-se um refletor constituído por um espelho esférico e um filamento de pequenas dimensões que pode emitir luz. O farol funciona bem quando o espelho é: a) Côncavo e o filamento está no centro do espelho. b) Côncavo e o filamento está no foco do espelho. c) Convexo e o filamento está no centro do espelho. d) Convexo e o filamento está no foco do espelho. e) Convexo e o filamento está no ponto médio entre o foco e o centro.

05) Um objeto real de altura 5 cm está a 3 m diante de um espelho esférico côncavo, de distância focal 1 m. a) Determine, graficamente, as características da imagem.

Sendo p maior que f e menor que 2f. A distância da imagem à lente. Esse objeto produz uma imagem virtual de altura hi = 4. . convergente. quer se projetar sobre um anteparo uma imagem três vezes maior que o objeto. 16) Uma lente convergente pode formar imagens reais e virtuais. a distância focal e o tipo da lente são.RS) Um objeto está sobre o eixo óptico e a uma distância p de uma lente convergente de distância f. 08) (UFSM . 06) Diante de um espelho esférico convexo. b) o tamanho da imagem. b) a posição da imagem. 07) (Ufsc 2006) Um objeto colocado próximo de uma lente projeta uma imagem de altura três vezes maior que ele e invertida. b) virtual e menor que o objeto. de raio de curvatura de 60 cm. A distância entre o objeto e a imagem é de 40 cm. perpendicularmente ao eixo principal do mesmo. d) real e menor que o objeto. um objeto de 2 cm de altura. Determine: a) a posição do objeto.b) Determine. 01) A distância entre o objeto e a lente é de 20 cm. é colocado. Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).0 cm. 08) Uma lente divergente só pode formar imagens virtuais. a posição e o tamanho da imagem. analiticamente.5 cm. pode-se afirmar que a imagem será: a) virtual e maior que o objeto. de distância focal 20 cm. Determine: a) a posição da imagem.0 cm. c) real e maior que o objeto. 09) (ITA) Um objeto tem altura ho = 20 cm e está localizado a uma distância do = 30 cm de uma lente. 04) A lente é convergente. 06) Mediante a utilização de um espelho esférico côncavo. respectivamente: a) 6. e) real e igual ao objeto.5 cm. 7. 02) A distância focal da lente é de 7. O objeto dista 40 cm do espelho.

localizada a 5. divergente. d) 6. é: a) virtual. 10) (PUCC) Um objeto real está situado a 10 cm de uma lente delgada divergente de 10 cm de distância focal. 30 cm.0 cm da lente. convergente. conjugada por essa lente. divergente. localizada a 10 cm da lente. 11) . -5.7 cm.b) 1.0 cm. localizada a 10 cm da lente. localizada a 20 cm de altura. c) imprópria. localizada no infinito. e) 1. 5.0 cm. -7. c) 6. e) virtual. A imagem desse objeto.7 cm. d) real.0 cm.5 cm.0 cm. divergente. b) real.