You are on page 1of 9

1

RESUMO As mudanças constantes que a tecnologia promove na forma em que o cliente busca um produto ou uma empresa, faz com que seja necessário um planejamento bem realizado, para que as utilizações destes recursos venham enriquecer e acrescentar valor ao marketing realizado. O objetivo deste projeto é apresentar as principais plataformas existentes, e como é possível utilizar essas plataformas no planejamento estratégico de marketing, tornando eficaz a presença digital da empresa ou a utilização das redes sociais como meio de comunicação entre a empresa e os seus consumidores.

Palavras-chave: marketing digital; planejamento estratégico; presença digital; redes sociais;

Dessa forma. O planejamento estratégico de marketing é o processo no qual uma empresa analisa o ambiente em relação a seus objetivos. é necessário acompanhar as constantes mudanças que a tecnologia nos apresenta. Enquanto no marketing tradicional as ações de promoção e relacionamento acontecem no sentido da empresa para o consumidor. atendendo assim as principais mudanças no perfil do consumidor. pode ser determinante no momento da elaboração do planejamento estratégico de marketing. mas não somente conhecer o público. conhecer cada plataforma digital utilizada pelo públicoalvo. essas novas tecnologias devem ser utilizadas para enriquecer e potencializar o alcance do marketing. que busca a marca.2 1. Os novos recursos digitais têm alterado o comportamento. JUSTIFICATIVA Marketing por definição é atividade humana dirigida para satisfazer necessidades e desejos. hoje é o consumidor que busca a empresa. não são suficiente para que uma empresa alcance seus objetivos. utilizando das principais plataformas digitais existentes hoje. Para agregar valor ao relacionamento com o cliente. a comunicação e principalmente a relação entre empresa e consumidor. trançando uma estratégia para alcançar tais objetivos. Atualmente a sociedade. e da forma que ele deseja. Este projeto visa apresentar ao consumidor como desenvolver um plano estratégico de marketing. É importante registrar que as tecnologias digitais sem planejamento. e do ambiente em que vive. . também é necessário acompanhar cada mudança desse público. O principal efeito dessa mudança tecnológica no marketing é a sua colaboração para a inversão das ações de marketing. da marca para o consumidor. a tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia. Para essa atividade ter êxito é necessário primeiro conhecer o público-alvo. como. o mercado e os consumidores mudaram. com foco em um determinado público-alvo.

2. preparando a empresa para atender essa demanda. toda uma estrutura deve ser criada para atender a demanda gerada.3 2. evitando também o desgaste da marca e ou dos seus produtos. Apontando por que determinadas ações possuem mais eficácias nos dias de hoje. é preciso estar preparado para interagir com essas plataformas. O plano estratégico de marketing deve prever a utilização dessas plataformas. Embora pareça simples essa escolha.4 OBJETIVO GERAL Analisar os novos métodos de utilização das principais plataformas digitais disponíveis. 2.3 HIPÓTESE Desenvolver boas práticas para utilização de plataformas digitais pode prevenir possíveis problemas decorrentes da má utilização. e os impactos na empresa quando essas plataformas fazem parte do plano estratégico de marketing. É importante definir claramente se a empresa terá uma presença digital. ou vai interagir com as redes sociais. TEMA Planejando uma Estratégia Digital. .1 DELIMITAÇÃO DO TEMA Métodos e plataformas digitais para promover marcas.2 PROBLEMA Somente conhecer as plataformas digitais disponíveis não é suficiente. e relacionamento com o cliente. 2. e principalmente de que forma as empresas devem estar preparadas para acompanhar a evolução tecnológica em que vivemos. Evitando assim o desperdício de tempo e recursos financeiros da empresa. 2. produtos.

4 2. Entender esse desejo é a principal tarefa do marketing.5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Para atender o objetivo geral deste estudo é necessário contextualizar o leitor em algumas definições. Gabriel (2010. como o ambiente de marketing. o planejamento estratégico de marketing e também enumerar os compostos de marketing. das tecnologias móbile. quando maior for o entendimento sobre o público-alvo e as transformações de seus hábitos e necessidades. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA A base pare este projeto é o marketing e o planejamento estratégico. Um simples exemplo disso é quando um consumidor troca seu dinheiro por um produto que deseja. p33) descreve a importância do ambiente de marketing da seguinte forma: .1 MARKETING Segundo Kotler e Keller (2006. da oferta e da livre troca de produtos e serviços de valor com outros. Definir o marketing digital. 3. maior será a possibilidade de haver essa troca. 3. depois disso apresentar informações importantes para o desenvolvimento do seu plano de marketing digital.2 AMBIENTE DE MARKETING Além do público-alvo. e) Construir um plano de marketing digital. das redes sociais e também as das plataformas de busca. Essas informações são: a) Apontar os principais conceitos marketing. Apontar os principais atributos das paginas digitais. 3. sendo assim conhecer os conceitos e os fundamentos sobre esse assunto é imprescindível para o entendimento dos assuntos abordados. b) c) d) Apontar as principais transformações no ambiente de marketing. p4) marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação. é necessário também conhecer o ambiente de marketing.

clientes. threats). fenômenos naturais. 3. Com o estudo do público-alvo e do ambiente de marketing. uma megalópole ou em uma cidade no interior do Nordeste.4 MUDANÇAS NO AMBIENTE As novas tecnologias estão presentes cada vez mais nas atividades humana. vida .5 A análise do ambiente é um dos fatores mais importantes do planejamento de marketing ou de qualquer e estratégia. departamentos etc.3 PLANO ESTRATÉGICO DE MARKETING Conforme descrita por Limeira (2007. como produtos. p6) o plano estratégico de marketing contém a explanação dos objetivos e das estratégias de marketing a serem implementadas para o desenvolvimento de um produto. fornecedores. como característica demográfica. 3. fraqueza. importantes na construção do plano estratégico de marketing. p50): a avaliação global das forças. Quando falamos de ambiente de marketing. oportunidades e ameaças é denominada análise SWOT ( dos termos em inglês strengths. composto por variáveis impossíveis de serem controladas pela empresa. seja na vida profissional. weaknesses. variações econômicas. Um mesmo produto poderá ter estratégias totalmente diferentes para o seu lançamento na cidade de São Paulo. culturais e principalmente tecnológicas. de uma marca ou de uma empresa. opportunities. Ela envolve o monitoramento dos ambientes externos e internos. em função do ambiente. devemos distinguir o microambiente. É em função do ambiente que a melhor estratégia de marketing é traçada. E temos também o macroambiente. Por esse motivo a analise é tão importante para o desenvolvimento do plano estratégico. político. que é composto por variáveis diretamente relacionadas com a empresa. Conforme a definição de Kotler e Keller (2006. também é possível perceber uma ameaça previamente. Conhecendo essas forças é possível encontrar oportunidades atraentes para empresa. Essas forças podem ser analisadas através da Matriz SWOT. podemos encontrar as forças e as fraquezas ou as ameaças e as oportunidades. hoje estamos dependentes da tecnologia.

A Era da Informação promete levar a níveis de produção mais precisos. Com todos esses recursos disponíveis o consumidor passou de um simples comprador. adaptando-se as necessidades de seus clientes. atuar e principalmente escolher de uma forma consciente livre de qualquer emoção. Atualmente telefones celulares. a comunicação. cada vez mais.6 pessoal ou vida social. que podem. Kotler e Keller (2006. Segundo Kotler e Keller (2006. transformandoo de um simples desconhecido para alguém especial. . Hoje cada contato com o cliente é uma oportunidade para consolidar uma marca ou um produto. grande parte dos negócios hoje é efetuada por meios das redes eletrônicas. A tecnologia mudou a forma que nos comunicamos e nos relacionamos com os recursos tecnológicos. Agora ele pode criar. A Era Industrial caracterizou-se pela produção e pelo consumo em massa. influenciar. devido a facilidade para obter informações sobre o produto e principalmente na experiência de outros consumidores. afetar o sucesso das atividades. 3. Além disso. por lojas abarrotadas de mercadorias. para um formador de opinião. é uma oportunidade para conhecer ainda mais esse cliente. p16) um dos principais objetivos do marketing é.5 MARKETING DE RELACIONAMENTO Somente fazer a marca conhecida ou os produtos conhecidos não é o suficiente. computadores pessoais e internet de alta velocidade estão cada vez mais acessíveis. e não somente isso. p11) falam das mudanças tecnológicas da seguinte forma: A revolução digital criou uma Era da Informação. desenvolver relacionamentos profundos e duradouros com todas as pessoas ou organizações. direta ou indiretamente. é importante fazer com que os clientes se lembrem no momento da necessidade ou do desejo. por anúncios onipresentes e por grandes descontos. Com isso mais do que nunca a empresa deve estar preparada para agir conforme as alterações do ambiente externo. Criar um relacionamento com o cliente é a melhor maneira de estar presente em todos os momentos possíveis. aos direcionadas e a uma determinação de preços em bases mais consistentes.

ao contrário da empresa ela não funciona somente no horário comercial. podendo até piorá-lo. testemunhando as qualidades e também os defeitos. tanto para o bem quanto para o mal.7 A partir deste ponto entra o marketing digital. No mundo digital o cliente é um colaborador.6 MARKETING DIGITAL Marketing digital é utilizado quando utilizamos algum componente digital no mix de marketing. marketing digital é quando em seu planejamento estratégico está determinada a utilização de uma plataforma e ou de tecnologias digitais. criando ações integradas com os novos recursos tecnológicos. No mundo digital a empresa deve está preparada para atender o cliente a qualquer hora. Por esse motivo é de vital importância conhecer bem as novas ferramentas e as plataformas digitais disponíveis. 3. p106) define esse plano estratégico da seguinte forma: Podemos falar de estratégia digitais de marketing. principalmente se a empresa decidir por participar das redes sociais. Gabriel (2011. que são as que usam plataformas e tecnologias digitais. . p106) deixa clara a importância do planejamento: É muito importante ressaltar que o digital (com suas tecnologias e plataformas) não conserta marketing ruim. modificando as relações com os clientes. O digital potencializa o alcance do marketing. enriquecendo-o. ou seja. participando efetivamente das novas plataformas digitais de relacionamento.7 IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO As novas tecnologias trouxeram facilidades no acesso a informação. pois. envolvendo um ou mais dos 4 P’s para alcançar os objetivos de marketing. como também trouxe velocidades na troca de informação. 3. Gabriel (2010. e acrescenta valor ao marketing bem feito.

Para descrever o tema e a delimitação do tema.. quer dizer. não somente problemas conhecidos. METODOLOGIA DE PESQUISA Na elaboração de um projeto. pois como segundo Gil (2009. 13) define método e metodologia científica da seguinte forma: [. precisamos apresentar ao leitor algumas definições.] método é um conjunto de etapas. pois. resolver.8 4. no estudo de uma ciência. como também explorar novas áreas. atendendo a essa necessidade vamos utilizar de pesquisa bibliográfica e documental. a serem vencidas na investigação da verdade. E metodologia (do grego methodos + logia) significa o “Estudo do método”. as normas técnicas que devem ser seguidas na pesquisa científica.. p. utilizaremos da pesquisa bibliográfica. [. 4. vamos utilizar da pesquisa de campo.1 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA Para familiarizar o leitor em alguns conceitos de marketing necessário para entendimento completo deste projeto. entrevistando profissionais deste setor. a bibliografia oferece meios para definir. A partir da pesquisa bibliográfica 4. aquela disciplina que ensina o “caminho”. ordenadamente dispostas. p. No que diz respeito ao problema aqui posposto. Para atender o problema apresentado é necessária a realização de uma pesquisa. ou então quando a informação disponível se encontra em tal estado de desordem”. 17) “a pesquisa é requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema. pois referenciando Lakatos e Marconi (1995).. ou para alcançar determinado fim.] a metodologia científica é. Rampazzo (2004. é necessária a utilização de uma metodologia.. tornando o processo de desenvolvimento ordenado e eficaz.2 PESQUISA DOCUMENTAL .

GABRIEL. REFERÊNCIAS GIL.ed. O universo pesquisado será composto por profissionais da área relacionada ao tema com experiência comprovada. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 2010. São Paulo: Atlas. KELLER . pois segundo Gil (2009) o estudo de campo procura muito mais o aprofundamento das questões propostas. São Paulo: Novatec. 2. Antonio Carlos. vamos utilizar a pesquisa de campo. 2.ed. Lino. 424p. A diferença essencial entre ambas está na natureza das fontes. 2009. 4. 4.3 PESQUISA CAMPO Para agregar valor ao nosso projeto. Marconi. 4.141p. Marina de Andrade. 175p. 2006.ed. ou pelo menos sofre constantes mudanças. Admistração de Marketing. 214p.ed. Eva Maria. 2002.9 Como o tema proposto é relativamente novo. . p. plataformas e estratégias. São Paulo: Atlas. 1995. 12 ed. São Paulo: Saraiva. LAKATOS. ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa. Vidigal. São Paulo Edições Loyola. 352p. 45) pesquisa documental pode ser definida como: a pesquisa documental assemelha-se muito a pesquisa bibliográfica. Conforme Gil (2009. Enquanto a pesquisa bibliográfica se utiliza fundamentalmente das contribuições dos diversos autores sobre determinado assunto. Metodologia do Trabalho Científico. 2007. Metodologia Científica. a pesquisa documental valese de materiais que não recebem ainda um tratamento analítico. São Paulo: Prentice Hall. KOTLER P. LIMEIRA. RAMPAZZO. Marketing na era Digital: conceitos. Martha. Tania M. é necessária a utilização de materiais recentemente publicados. E – Marketing: o marketing na internet com casos brasileiros.