You are on page 1of 4

Família na Escola

No dia 17 de setembro de 2011, na E.E."Lina Maria do Carmo" foi o "Dia da Família na Escola". Neste dia participam os familiares dos alunos e funcionários da escola com várias apresentações de dança, música, teatro... todos relacionados à grande importância que tem a família na vida das pessoas. Falando em família, os cuidados com a saúde são fundamentais e o NASF entrou em ação, levando um trabalho de prevenção a todos os participantes do evento. Foram feitas avaliações de peso, altura, circunferência de cintura, cálculo de IMC, orientações nutricionais, otoscopia, aferição de Pressão Arterial e assistência farmacêutica. Contamos com a colaboração da Enfermeira Laura Araújo, coordenadora do PSF Cantinho do Céu. Os problemas detectados nessa espécie de Triagem foram encaminhados ao PSF Centenário que atende a este público. Este trabalho foi de grande valor, pois é onde toda família tem a oportunidade de estar unida e compartilhar suas vivências do cotidiano. A equipe NASF agradece a oportunidade de fazer parte deste momento tão especial!

Passos para o Bem Estar
Em busca da melhoria da qualidade de vida, a equipe NASF realizou o projeto "Passos do Bem Estar" que aconteceu de 22/08 à 26/08 de 2011 na Rodovia Chico Totó e de 29/08 à 02/09 de 2011 na Praça Raul soares. Ambos locais são de hábito da população realizar atividade física. A equipe atuou como uma "blitz da saúde" onde abordou os praticantes de caminhada para aferição de Pressão Arterial, Glicemia Capilar, Peso, Altura, IMC, Circunferência de Cintura, Orientações Nutricionais, Atividade Física Orientada, Assistência Farmacêutica, Distribuição de Água Potável. Tais orientações tiveram como objetivo orientar à população quanto a importância de se praticar atividades físicas sempre com acompanhamento de profissionais de saúde capacitados. Contamos, neste evento, com a colaboração das Técnicas em Enfermagem Marta e Marcela, o Secretário de Saúde Roberto, a Coordenadora de PSf's Geovana, o Enfermeiro Carlos e o motorista Beto, e a COPASA. Todos nos apoiaram desde a organização até a execução do evento.

visando à ampliação da clínica e mudança das práticas. 05 e no máximo 09 equipes Saúde da Família e/ou equipes de Atenção Básica para populações específicas (consultórios na rua.488 de 21 de outubro de 2011). Conforme a Portaria GM/MS nº 3.Apresentação O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) foi criado em 2008 pela Portaria GM/ MS nº 154 de 24 de junho de 2008 (revogada pela Portaria GM/ MS nº 2.124 de 28 de dezembro de 2012. com o objetivo de aumentar a resolutividade e capacidade de resposta das equipes de saúde da família aos problemas da população. Esse núcleo é composto por profissionais de diferentes áreas do conhecimento que. atuando de maneira integrada às equipes de saúde da família nelas incluídas as equipes de saúde bucal. no mínimo. Espera-se que a inserção desses profissionais ampliem o olhar e as ações do cuidado. equipes ribeirinhas e fluviais). há 03 (três) modalidades de NASF: * NASF 1: deve realizar suas atividades vinculado a. qualificam o atendimento às pessoas. trazendo como consequência a diminuição do número de encaminhamentos a outros serviços e maior satisfação aos usuários. contribuindo para uma melhor qualidade de vida para as comunidades. O NASF não se configura em um serviço de especialidades na Atenção Básica e deve realizar ações compartilhadas com as equipes de saúde da família. .

equipes ribeirinhas e fluviais). * NASF 3: deve realizar suas atividades vinculado a. 3 e no máximo 4 equipes Saúde da Família e/ou equipes de Atenção Básica para populações específicas (consultórios na rua. nutricionista. psicólogo. fonoaudiólogo. 1 e no máximo 2 equipes Saúde da Família e/ou equipes de Atenção Básica para populações específicas (consultórios na rua. pediatra. agregando-se de modo específico ao processo de trabalho das mesmas. O horário de trabalho do NASF deve ser coincidente com o das equipes de saúde da família e sua composição ser definida pelos gestores municipais em conjunto com estas equipes tomando como base as necessidades locais. equipes ribeirinhas e fluviais). profissional com formação em arte e educação (arte educador). configurando-se como uma equipe ampliada. no mínimo. internista (clínica médica) ou médico do trabalho. homeopata.* NASF 2: deve realizar suas atividades vinculado a. fisioterapeuta.Poderão compor o NASF profissionais das seguintes categorias: médico acupunturista. terapeuta ocupacional. Conforme a Portaria precitada. no mínimo. farmacêutico. médico veterinário. ginecologista/obstetra. assistente social. profissional de saúde sanitarista. . profissional/professor de educação física. psiquiatra. os valores dos incentivos financeiros para implantação e os recursos de custeio que serão transferidos a cada mês tendo como base o número de NASF cadastrados no SCNES serão objeto de portaria específica a ser publicada pelo Ministério da Saúde. geriatra.

a seguir: 1. que dispões as diretrizes estaduais para o NASF). mas não se constitui como serviço com unidade física independente ou especial. Atualmente (novembro 2012). participação em reuniões de equipes de saúde da família para melhoria do diagnóstico e dos tratamentos aos usuários. a Bahia é o 2º Estado com maior número de NASFs e o único com uma Política Estadual para o NASF. bem como na reflexão sobre as mudanças necessárias para melhor organização do seu processo de trabalho. 3. Algumas ações a serem desenvolvidas pelo NASF são descritas. . atendimentos compartilhados com as equipes de saúde da família na Unidade Básica de Saúde (UBS) e em visitas domiciliares. O NASF atua nas estruturas físicas das próprias Unidades Básicas de Saúde e no território. articulação intersetorial buscando qualificação do atendimento em rede.O NASF faz parte da Atenção Básica. e não sendo de livre acesso para atendimento individual ou coletivo (estes. 2. 4. ocorrendo um aumento gradual no Estado da Bahia. devem ser regulados pelas equipes de Atenção Básica). aprovado em CIB (Resolução CIB/BA 66 de 2010. quando necessários. atividades de grupo e oficinas. De 2007 a julho de 2012 foram implantados 164 Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs).