You are on page 1of 14

APRENDA A SE COMUNICAR

www.revolucione.com.br

::: APRESENTAÇÃO  Dora Guiseline  Objetivos da Palestra .

::: PARA PENSAR!!! .

. Um objetivo. Uma idéia. evitar mal entendido e perda de tempo. Um projeto. Um sonho. A comunicação nos ajuda a direcionar as forças na mesma direção.::: O QUE É COMUNICAÇÃO?  COMUNICAÇÃO = Tornar Comum:      Um pensamento.

 Com nós mesmos (escapismos.::: COMUNICAÇÃO  Exemplos de casos.   Somatizações. fugas.  Nos relacionamentos afetivos.  No trabalho. . lapsos de memória etc.  Como os problemas na comunicação afetam nossos relacionamentos: Com os outros.). atos falhos.

::: TIPOS DE COMUNICAÇÃO  Verbal.  7% Palavras que usamos  Não Verbal. 38% Voz  55% Expressão Corporal  .

tendemos a atribuir ao outro uma incapacidade de entendimento.” – Profº Luiz Lima  A responsabilidade de se fazer entender é de quem está falando. .  Chame a pessoa pelo nome.::: HORA DE FALAR “Quando nossos processos de comunicação falham.

Seja objetivo. Quanto maior a mensagem. maior a possibilidade de haver um mal-entendido.  Cuidado com os excessos.   .   Empatia: Enxergar e respeitar o outro. direto. Certifique-se de que você e a pessoa estão “falando a mesma língua”. Escolher as palavras.::: HORA DE FALAR  Foco: Organize seus pensamentos. adequar a linguagem. Buscar aumentar seus conhecimentos constantemente.

 “Retirar o lixo”: Calar os ruídos internos. Ser como um copo vazio. sem ser grosseiro. Entenda o outro.::: HORA DE OUVIR  Diferença entre Ouvir e Escutar.  Não leve para o lado pessoal. não faça afirmações sobre o estado interno do outro. Receptividade.  Seja firme.  .    Arrogância.  Cuidado com “alucinações”: não tire conclusões.

”  Sempre pergunte antes de afirmar algo que você ACHA que sabe. não faça afirmações sobre o estado interno do outro.::: HORA DE OUVIR Cuidado com “alucinações”: não tire conclusões.   “Eu sei EXATAMENTE como você está se sentindo. .

de influenciar.::: O PODER DAS PALAVRAS  Cuidado: fomos treinados a falar sobre o que NÃO queremos. Palavras colocadas na seqüência ideal têm o poder de convencer. no tempo PRESENTE e com AUTORIDADE. de materializar. limitar. A palavra deve ser usada de forma POSITIVA. Palavras tem o poder tanto de motivar quanto de “travar”.    .

porém. O “NÃO” na frase irá obrigar a pessoa a pensar um pouco mais.  Tenho  Gerundismo .  Não  Se. fazer o possível.::: O PODER DAS PALAVRAS  Cuidado com:  Mas. de autoridade. mandaram  Obrigação. eu gostaria. vou estar ligando etc): Falta de comprometimento. aumentando o risco de má comunicação.. contudo. queria. Tiram parte de seu poder pessoal.  estas expressões são capazes de criar “encrencas”. talvez. (vou estar fazendo. tentar. entretanto. admitem falha antes mesmo de se começar algo.. preciso. todavia. de...  Expressões limitantes.  Nossa mente não representa o NÃO.

sua forma de ser.::: COMUNICAÇÃO AMOROSA / RESPEITOSA  Empatia: se coloque no lugar do outro. Respeite!. falar. Cada um tem seu jeito. veja ele como um igual.   . pensar. agir. Use a regra de ouro: Trate os outros com o mesmo respeito com o qual gostaria de ser tratado. Respeito acima de tudo.

::: CONTATO Dora Guiseline www.com 11-8117-6237 "Só teremos um MUNDO MELHOR quando tivermos PESSOAS MELHORES.com.br contato@doraguiseline." .revolucione. mais conscientes de si e de suas responsabilidades.