You are on page 1of 17

INTRODUÇÃO A Organização de Sistemas e Métodos (OSM) é a função de planejamento e organização que se desenvolve na construção da estrutura de recursos e de operações de uma

empresa, bem como, na definição dos procedimentos, rotinas ou métodos, tendo como objetivo básico a eliminação dos métodos e materiais inúteis e que venham a atrapalhar a linha de produção. Ao se pensar em OSM, é necessária a visão de racionalização da operação de modo que se tenha o melhor resultado, com menor tempo de produção, menor gasto e maior lucratividade. Dentro da área de OSM, devemos ter atenção a três itens que definirão a implantação correta do melhor método de produção de determinado produto final, sendo estes: O Fluxo de Documentos; Lista de Processos de Produção; Manuais internos e Pesquisa de Informação Técnica. Todos esses artifícios podem ser acrescidos de informações técnicas e de pesquisas recentes para agregar valor e maximizar a produção a fim de se obter o melhor lucro com menor custo, capacitando às pessoas da cadeia produtiva e melhorando a implementação tecnológica da empresa. Pensando nisso, é normal que a empresa se preocupe cada vez mais com o atendimento e a qualidade do serviço prestado para fidelização do mesmo. Sendo assim, empresas que não aplicam as técnicas de OSM tendem a não ter bom resultado junto ao cliente, além de não saberem mensurar o grau de satisfação e de contribuição que a sua empresa fornece ao seu cliente. Sem esses parâmetros, uma empresa até pode sobreviver, porém não terá capacidade de crescimento, chegando a sua limitação de produção rapidamente, sem saber o quanto poderia estar a aumentar sua produção diante do mercado consumidor.

. pelos seus prestadores de serviços. Portanto. impondo a administração que adotem medidas mais eficazes. Desta forma é possível tornar a organização uma fonte de aperfeiçoamento contínua nos procedimentos e nas atividades. as melhorias realizadas nos procedimentos das organizações produzem um impacto direto sobre os departamentos. com o propósito de criar um sentimento de responsabilidade mútua para obtenção dos resultados desejados.CONCLUSÃO Neste contexto os procedimentos de cada atividade são vistos como uma ferramenta eficaz para o aperfeiçoamento das funções dos departamentos.

através de técnicas científicas que envolvem os aspectos comportamentais e instrumentais no ambiente interno e externo da empresa. tático. Métodos É o caminho ordenado e sistemático para se chegar a um fim. estratégico como o filosófico. Organização da empresa é definida como a ordenação e agrupamento de atividades e recursos. as operações e as saídas. definindo de forma objetiva as entradas. Organização SISTEMAS E MÉTODOS (OSM) OSM é uma atividade administrativa voltada para adquirir a melhor produtividade dos Recursos Humanos. Este caminho pode ser estudado como um sistema ou processo. É a própria ordenação da ação. visando o alcance dos objetivos e resultados estabelecidos.ORGANIZAÇÃO. de maneira a possibilitar que determinados objetivos sejam alcançados. Organização. o estudo cuidadoso da estrutura organizacional da empresa para que esta seja bem definida e possa atender as necessidades reais e os objetivos estabelecidos de forma integrada com a organização informal e as estratégias estabelecidas na empresa. O processo operacional é a maneira lógica de organizar a seqüência das diversas atividades para chegar ao fim desejado. Sistemas É um conjunto de atividades interligadas de forma que todas estejam em uma relação direta. Tem como objetivo identificar todos os sistemas que ocorrem na empresa. nos três últimos ocorrem os processos intelectuais. . tanto em nível operacional.

somente serão requisitados os recursos para a produção . reduzindo custos e aumentando a produtividade. Objetivo da área Produzir de forma eficiente. incluindo as atividades operacionais e auxiliares: programação. MÉTODOS E PROCESSOS DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO Área da Produção É basicamente onde acontece o processo de transformação da matériaprima em produto acabado. produtos acabados. com a distribuição dos recursos necessários para a realização da operação como: a distribuição e alocação dos equipamentos. eliminando estoques. recursos humanos. Kanban significa cartão. o espaço para matérias primas. produtivo. atividades de realização serviço ou atendimento). que são utilizados para puxar a produção. da operacionalização. etc. É responsável pela produtividade e qualidade do produto ou serviço ofertado ao cliente/consumidor. rotina de material. etc.TÉCNICAS. na quantidade certa e no tempo necessário. coordenar e controlar os recursos. ou seja. seu divisão sistema de tarefas. planejar. O Sistema Kanban de Produção A filosofia do Kanban é fabricar com a completa eliminação das funções desnecessárias à produção. produtos auxiliares (ferramentas e demais produtos e equipamentos). transformação ou realização do serviço prestado ou atendimento. Apresentar de forma objetiva as ações que a empresa está planejando em Layout da Produção Desenho do espaço que será ocupado pelo setor de produção (onde estará sendo realizada toda atividade de transformação dos insumos em produto.

.no momento em que for dada a ordem para produção. O sistema Kanban é uma ferramenta para administrar o método de produção JIT. Os cartões Kanban são utilizados como disparador da produção. Tipos de Kanban . por sua vez. o sistema Kanbane o sistema Just in time (JIT). através de um sistema de informação com cartões.Kanban de produção: autoriza a fabricação ou montagem de determinado lote de itens. O JIT fabrica produtos na quantidade necessária. sendo que é através deles que a ordem de produzir é dada. podendo. controla as quantidades a serem manufaturadas pela empresa.Kanban de requisição: autoriza a movimentação de lotes entre o cliente e o fornecedor de determinado item. ser caracterizado como cartão Kanban de requisição interna ou externa à empresa ou de fornecedores. evitando desta forma o Algumas vezes existe uma confusão entre desperdício. . no momento exato em que o item for requisitado. ou seja.

que é composto pelo item Z e é produzido do setor de produção Y.Quando o serviço no setor de produção X inicia a produção com os itens de Z que estão na caixa.Como Funciona o Kanban? Vamos imaginar um processo produtivo que monta o produto X. . .Dirigi-se com o Kanban de requisição ao estoque de itens acabados Z. . . coloca nela o Kanban de requisição e a transporta para o setor de produção X.Pega a caixa com itens Z. de Z. tomando o cuidado de retirar requisição. .Confere os dados do cartão de requisição com os dados do Kanban de produção que acompanha cada caixa do produto Z. o cartão de requisição é retirado e enviado ao quadro . . Quando para e a montagem de oKanban de X.O abastecedor do setor de produção X dirige-se com uma caixa vazia de produtos o Kanban de requisição .Coloca a caixa vazia no local apropriado.Se as informações estão corretas. retira o Kanban de produção da caixa e o coloca no quadro de cartões de produção do setor de produção de Y. são necessários itens Z.

onde a cor verde significada que a produção está fluindo bem.Em um centro produtivo no qual é produzido mais do que um produto. cada processo possui suas particularidades. sendo que as suas cores são equiparadas a um semáforo. . caixas . pois mesmo dentro de uma única empresa poderão existir soluções diferentes de controle de produção que sejam eficiente àquele determinado tipo processo. os itens devem ser fabricados de acordo com a ordem sequencial dos Kanban que fábrica como estão um no par. uma ordem do cliente. Um fluxo de documentos poderia conter. O sistema Kanban não é uma receita pronta que pode ser aplicada a todos os tipos de processos e empresa.O produto ou a caixa do produto e o Kanban devem movimentar-se pela circular sem Kanban e Kanban sem caixa. com o amarelo devemos ficar atentos e o vermelho significa que a situação está crítica. FLUXO Uso DE DOCUMENTOS O fluxo de documentos mostra até que ponto o documento de vendas foi processado e cria uma transação comercial fora dos documentos seqüenciais do sistema. Se o usuário exibiu o fluxo de documentos da ordem do cliente. por exemplo. fornecimento e uma fatura. a cotação seria um documento precedente e o fornecimento e a fatura seriam documentos subseqüentes. uma cotação. quadro isto é.de cartões de requisição do setor de produção X. . de não cartões pode de produção. O Kanban tem como característica um sistema visual. . ou seja.A retirada dos Kanban de requisição do quadro é efetuada em horários prédeterminados ou então quando estiver acumulado certo número de cartões.

Pré-requisitos O sistema sempre atualiza os documentos precedentes. . é necessário definir as opções pertinentes no Customizing para controle de cópia. Os controles internos permitem que os departamentos de uma organização operem dentro da lei e de acordo com o planejado.Para os diversos itens em um documento O fluxo de documentos lista todos os documentos precedentes e subseqüentes. para que o sistema também atualize os documentos subseqüentes no fluxo de documentos.Faturamento os Suporte documentos de em: vendas Vendas Expedição Transporte Características O fluxo de documentos é atualizado pelo sistema em dois níveis: Para o documento completo . bem como a data do documento e o status de processamento completo de cada documento. e são ferramentas usadas no dia a dia pela gerência nos seus diversos níveis. No entanto. MANUAIS DE CONTROLE INTERNO Controles internos são práticas operacionais usadas para ajudar a Administração a garantir o alcance de seus objetivos. O controle de cópia e o fluxo de documentos são definidos para .

redução de custo e aumento do nível de confiança dos clientes e funcionários da empresa. Nenhuma regra pode ultrapassar o que está previsto na legislação. Prevêem cláusulas sobre os deveres éticos e comuns aos funcionários. Importância Proteger os ativos de eventuais roubos. perdas. Manuais internos da empresa De maneira geral. pois pode conter a ocorrência de punições. A empresa não pode demitir um funcionário por algo que ele não conhece. A ampla divulgação interna e a ciência do funcionário da existência do Regulamento Interno é muito importante. uso indiscriminado ou danos morais tomadas (imagem de da decisões. em tempo hábil. na convenção ou dissídio coletivo. Para que a empresa cumpra seus conceitos e finalidades. empresa). . forma de pagamento dos benefícios entre outros. por exemplo. jornada de trabalho. política para uso de uniformes. informações que possibilitem o aproveitamento de todas as oportunidades de bons negócios. regras sobre atrasos e faltas.Objetivo Tem como objetivo. Permite a administração agir com a maior rapidez e segurança possível nas Fornecer a administração. máquinas. como advertências. diminuir os riscos de que dados incorretos sejam repassados aos superiores. ferramentas. o manual interno de uma empresa é o regulamento que especifica o que pode e o que não pode dentro da empresa e vale tanto para funcionários como para empregadores. computadores e veículos da empresa. O regulamento interno na empresa integra-se ao contrato individual. O regulamento interno de uma empresa é um resumo das regras que devem ser seguidas pelos funcionários dentro do ambiente de trabalho e tem força de lei apenas dentro da organização. ou que bens pertencentes ao patrimônio da organização sejam perdidos ou furtados.

forma ou modo de disposição das coisas). Os fatores são os bens que são utilizados com fins produtivos (as matérias-primas). Leite em pó e açúcar. Após esta fase o processamento. de modo (modificações de seleção. em diferentes tanques. A produção do iogurte tem início na seleção das matérias primas. Os elementos de entrada (conhecidos como fatores) passam a ser elementos de saída (produtos).LISTA Conceito DE MATERIAIS de DE PROCESSOS processo PRODUTIVOS produtivo Processo produtivo é a combinação de fatores de produção que proporciona a obtenção de um produto final. podem ser técnicos (alteram as propriedades intrínsecas das coisas). em um tanque hermético. podem ser classificados de diversas formas. de lugar (deslocamento das coisas no espaço) ou de tempo (conservação ao longo do tempo). Estudos da bioquímica do leite chegaram ao processamento desse produto. que são de alta qualidade. por sua vez. Processo de Produção do Iorgut Danone O processo de fabricação do iogurte envolve muita tecnologia e ingredientes de qualidade. . Consoante o tipo de transformação experimentada. Misturam-se. o processo pode ser simples (sempre que a produção tenha por alvo uma mercadoria ou um serviço de tipo único) ou múltiplo (sempre que os produtos sejam tecnicamente interdependentes). que não permite a entrada de qualquer corpo estranho e/ou bactérias indesejáveis. iogurtes Light (0% de gordura e sem adição de açúcar) e iogurtes com gordura (cremosos ou líquidos). que é dividido em várias etapas.Conforme o modo de produção. Os produtos. estão destinados à venda ao consumidor. Os processos produtivos. começa: Mistura Padronização de leite no teor de gordura desejável e adição de todos os ingredientes ao leite. como o Leite. por sua vez.

sendo assim homogeneizado com o objetivo de reduzir o tamanho dos glóbulos de gordura e obter no produto acabado. Neste tempo. a formação de acidez e aroma é monitorada. Conservação . A fermentação ocorre a uma temperatura de 42 a 43ºC durante aproximadamente 4 horas. mantendo-se assim toda a sua qualidade e frescor. Embalagem O iogurte é embalado em máquinas de alta tecnologia sem nenhum contato manual. São usadas duas bactérias para a transformação da Lactose em ácido lático: Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus. Fermentação A lactose (o açúcar do leite) é transformada em ácido láctico que será o agente da coagulação do leite. Resfriamento Quando o produto atinge a acidez desejada ele é resfriado e enviado a outro tanque hermético tomando-se todo cuidado para que nenhuma das características até então obtidas sejam perdidas. Pasteurização Um equipamento chamado de pasteurizador aquece toda a mistura do iogurte a uma temperatura suficiente para eliminar todas as bactérias indesejáveis que possam estar presentes na mistura.Homogeneização A mistura dos produtos com Gordura passa por um equipamento chamado Homogeneizador o qual trabalha a alta pressão. Adição de base frutas O produto recebe a polpa de frutas ou pedaços de frutas de acordo com suas características. uma consistência lisa e cremosa.

mas a maioria das empresas usa um ou mais métodos básicos. Com esta técnica devem ficar claro o grau de participação do observador e a duração das observações. Obriga o pesquisador a um contato mais direto com a realidade. preferências e opiniões dos clientes atuais e futuros. . que não consiste em apenas ver ou ouvir. mas também em examinar fatos ou fenômenos que se desejam estudar.A temperatura ideal para conservação do iogurte varia de 1 a 10ºC e seu tempo de validade é de 35 dias. Para isso. utilizado na pesquisa de campo como abordagem qualitativa. É um elemento básico de investigação científica. Técnicas Observação de pesquisas: É uma técnica de coleta de dados. Ajuda o pesquisador a identificar e a obter provas a respeito de objetivos sobre os quais os indivíduos não têm consciência. necessidades. PESQUISA DE INFORMAÇÃO TÉCNICA A pesquisa de informação técnica pode fornecer informações importantes sobre os hábitos de compra. Todas as etapas de fabricação são acompanhadas cuidadosamente pelos técnicos do Controle de Qualidade e os produtos finalizados só serão liberados para o Consumidor após sua aprovação. Existem muitas maneiras de realizar pesquisa de mercado. A natureza da informação necessária e a quantidade de dinheiro que você está disposto a gastar determinariam quais técnicas você escolhe para sua empresa. é preciso planejar o que e como observar. mas que orientam seu comportamento.

surpresas e decepções. frases. depoimentos. Vale ressaltar que quanto mais próximo do momento da observação.suas ações e atitudes. este dependerá do estilo de cada pesquisador. idéias.procedimentos e estratégias metodológicas conflitos relacionamento/conflitos responsabilidade profissional do pesquisador e o compromisso com os . incertezas. sentimentos. problemas. reconstrução diálogos gestos.descrição das atividades . físico. como e onde fazer as anotações. folhas avulsas ou um material que mantenha junto todo o conjunto de observações para fazer consultas às informações já obtidas sempre que necessário. Podem ser usados: papel de tamanho pequeno. Em relação ao material de registro. reflexões dilemas As reflexões podem o que ser está de vários tipos: analíticas éticos e sendo aprendido entre a .descrição de eventos especiais .reflexões metodológicas . ambiente. Descritiva descrição descrição dos sujeitos de de locais aparência. dúvidas. as citações e as observações pessoais. fichário. . maior sua acuidade. Reflexiva São as observações pessoais.atividades gerais e comportamentos . Uma boa dica é mudar de parágrafo a cada nova situação.O registro das observações Toda observação deve ser registrada.o que ocorrem e como foi . E a forma de registro estará diretamente relacionada com o papel do pesquisador em relação ao grupo observado. conversas.comportamentos do observador . impressões. pré-concepções.Toda observação deve conter uma parte descritiva e uma parte reflexiva. espaço de falar. o difícil é saber quando. Durante o registro é importante deixar bem visível as diferentes informações: as falas. suas especulações. o modo de agir.

tese (quando a pesquisa é psicológica) ou formulário (qualquer impresso com campos para anotação de dados). .permite a evidência de dados não constantes do roteiro de entrevistas ou Questionário Técnica de investigação composta por questões apresentadas por escrito às pessoas. Vantagens Possibilita Menores atingir gastos um com do grande pessoal número não exige questionário de pessoas treinamento .importante quando não existir uma base teórica sólida que oriente a coleta . crenças. sentimentos.sujeitos . Também conhecido como enquête (reunião de testemunhos sobre determinado assunto).esclarecer aspectos que parecem confusos.esclarecimentos necessários . Vantagens de são fenômenos de exige menos do chegar ser útil mais para perto descobrir da das perspectivas novos de aspectos observação dos um sujeitos problema dados impossíveis . etc. expectativas. interesses. opiniões. tendo por objetivo o conhecimento de opiniões.expectativas. preconceitos e decepções do observador e sua evolução durante o estudo. elementos que necessitam de maior exploração.possibilita meio direto e satisfatório para estudar uma ampla variedade de observador da do que ou outras da técnicas reflexão questionário depende menos introspecção .mudança na perspectiva do observador .permite a coleta de dados em situações em que formas de comunicação .

As Garante respostas Os o podem pesquisados anonimato ser dadas não em das qualquer são respostas momento influenciados Limitações impede perdem-se ou exclui o não do os auxílio são restrito a respondidos de questionário analfabetos esclarecimentos por completo perguntas . Entrevista Técnica de investigação social pode ser utilizada para qualquer tipo de assunto: pessoal.o sucesso desta técnica está diretamente relacionado com a relação entrevistador e entrevistado. Objetivos . A construção do questionário As perguntas devem ser bem redigidas e traduzir os objetivos da pesquisa.obtenção de informações sobre determinado assunto ou problema .os itens podem ter significado diferente para cada pesquisado. escolha. também usada para aprofundar pontos levantados por outras técnicas de coleta. O pesquisador deve ter o maior cuidado no processo de seleção e treinamento dos entrevistadores . É a mais flexível de todas as técnicas. formulação. íntimo. ordem e deformações.impede o conhecimento das circunstâncias em que foi respondido número . O bom entrevistador deve reunir duas qualidades: saber observar e saber buscar algo de preciso. conteúdo. complexo. para isso deve-se levar em conta: forma. quantidade.

Despadronizada ou Não Estruturada: informal.ocupa muito tempo e é difícil de ser realizada .oportunidade para obtenção de dados que não se encontram em fontes documentais . clínica .dificuldades do entrevistado em responder ou por falta de cultura ou por problemas o entrevistado pode ser influenciado pelo psicológicos entrevistador .para entender os sentimentos.os dados podem ser quantificados e submetidos a tratamento estatístico. . não dirigida liberdade total do entrevistado e painel . Limitações dificuldade de da expressão e entrevista comunicação .repetição de perguntas para estudar mudanças de opiniões.fornecimento de respostas falsas por razões conscientes e inconscientes .- averiguação determinação determinação descoberta de de planos de de de fatos opiniões sentimentos ação Tipos Padronizada ou de Estruturada: quando segue um entrevista roteiro. Divide-se em: focalizada roteiro com tópicos.custos de treinamento de pessoal e a aplicação das entrevistas . Vantagens pode fornece maior captação atingir uma da imediata pessoas amostragem o oportunidade com muito entrevista da qualquer melhor pode de nível da de informação instrução geral perguntas condutas população flexibilidade entrevistador esclarecer avaliar maior .