You are on page 1of 27

Demonstrativo Contábil

Para efetivar consultas através do programa Demonstrativo Contábil (módulo Contabilidade Gerencial / Consultas), opção de visualização Demonstrativo Contábil, criar previamente as definições de Demonstrativo (definição das linhas) e Padrões de Colunas (definição das colunas). A

O Demonstrativo é definido através programa prgfin/mgl/mgl003aa.r (Menu da Contabilidade Gerencial, opção Manutenção / Extração de Dados / Demonstrativo Contábil) – ver Exemplo DEFINIÇÃO ITEM DEMONSTRATIVO. Os Padrões de Colunas são definidos através programa prgfin/mgl/mgl007aa.r (Menu da Contabilidade Gerencial, opção Manutenção / Extração de Dados / Padrão Colunas Demonstrativo). Para definir os padrões de colunas utilize a tecla ajuda da tela para orientações mais detalhadas (ver tela que segue) e também as FAQs relacionadas: 15037 – Consulta de Saldo Empenhado, Saldo Contabilizado e Saldo Orçado pelo Demonstrativo Contábil. 2094 – Definição Análise Vertical no Cadastro Padrões de Colunas. 796 – Padrão de Colunas

B Botão Ajuda

Exemplo DEFINIÇÃO ITEM DEMONSTRATIVO No programa de “Manutenção Demonstrativos Contábeis” através botão Movimentos é disponibilizado tela para incluir ou modificar os itens de um demonstrativo. C Para incluir novo item pressionar a opção Inclui. D .

E . detalhes para o preenchimento de cada campo pressionar o botão Ajuda.Na tela para inclusão do item será definido tipo da linha e características de impressão.

Exemplo de linha to tipo Título(1): F .

r (Módulo Contabilidade Gerencial opção Manutenção / Extração de Dado / Acumulador Contábil). Para definir novos acumuladores utilizar o botão incluir ou acessar o programa prgfin/mgl/mgl029aa. Ver também Exemplo(2) mais detalhes Acumuladores. Ver também Exemplo(3) mais detalhes Visualização e Exemplo(4) mais detalhes Visualização por Centro de Custo: *** . através botão “Composições” (ver tela A) Para totalizar os valores definidos pela composição utilizar o botão “Acumuladores”. e mover para a direita o acumulador desejado.Exemplo de linha do tipo Valor composição Valor Conta(1): G Para esse tipo de linha é necessário informar a Composição do item. No exemplo da tela B o acumulador “soma” servirá para totalizar os valores definidos pela faixa de contas da composição do item (tela A). O botão visualização poderá ser utilizado para definir a forma de visualização das informações que por default é definido por Conta Contábil (tela C).

Tela A .

Tela B Botão para incluir novos Acumuladores na lista Tela C .

. Para ser visualizado esse novo acumulador. Através botão “Composições” (Tela D1 e D2) é informado qual o acumulador que será listado e através botão “Acumuladores” (Tela E). criar um acumulador geral a ser demonstrado no fim do demonstrativo.Exemplo de linha do tipo Valor composição Fórmula(1): Para listar os valores dos acumuladores definidos em itens do demonstrativo de seqüências anteriores. permite transferir os valores para um novo acumulador. define-se novo item de demonstrativo contábil do tipo Valor composição Fórmula. para por exemplo.

Tela D1 Tela D2 .

Tela E Mover o acumulador desejado utilizando a seta Exemplo (1) Consulta do Demonstrativo A consulta é realizada pressionando o botão atualiza. . após informação dos parâmetros na tela Preferências Demonstrativo Vídeo.

.

1.1. gerada através definição: Exemplo de linha to tipo Título(1) Linhas contas 3.01. geradas através definição: Exemplo de linha do tipo Valor composição Valor Conta(1) Linha Total -.01 e 3.01.01.05.Linha Demonstrativo de Vendas.01. gerada através definição: Exemplo de linha do tipo Valor composição Fórmula(1) .

Tela F) e informar através bt. Para apresentar totais antes de determinada faixa de contas. . Tela G). criar item com a definição tipo de linha Cálculo e composição Valor Conta.Exemplo(2) mais detalhes Acumuladores. ou para apresentar somente os totais. informar na composição a faixa de constas desejada (ex. Acumuladores o acumulador que vai armazenar os valores (ex.

Tela F Tela G .

. definir novo item de demonstrativo como tipo de linha Valor e composição Fórmula. e através bt. Composições informar o acumulador informado no item de definição dos valores.Para visualizar as informações.

Resultado da Consulta: .

Regras funcionalidade expandir informações Demonstrativo Contábil. ver FAQ Relacionada : 51535 . .Resultado da consulta após expansão das informações por conta contábil.

.

podemos optar em totalizar ou não a informação de nível superior da estrutura de visualização.Exemplo(3) mais detalhes Visualização: Em todos os elementos de visualização podemos optar que a descrição seja apresentada e ao definir mais de um elemento de visualização. Definição de visualização por conta contábil e estabelecimento. sem totalizar o primeiro nível de visualização e sem descrição do estabelecimento: .

Resultado da Consulta s/ totalizador e s/descrição: Sem totalizar Sem descrição .

Definição de visualização por conta contábil e estabelecimento. totalizando o primeiro nível de visualização e com descrição do estabelecimento: .

Resultado da Consulta c/ totalizador e c/descrição: Totalizando 1º nível da visualização Descrição p/ estabelecimento .

*** Exemplo(4) mais detalhes Visualização por Centro de Custo: Definição do Demonstrativo com visualização por Centro de Custo: E a Composição do item informada para consulta por Plano de Centro de Custo sem marcar a opção Sintética: .

Na consulta somente será listado o centro de custo analítico que possua movimentação: .

o resultado do consulta apresentará toda a estrutura de centro de custo: .Se for marcada a opção “sintético”.