You are on page 1of 7

Disseminadores de Educação Fiscal Regulamento do Curso Escola de Administração Fazendária – ESAF

Art. via Internet.fazenda. Módulo 4 – Gestão Democrática dos Recursos Públicos. Módulo 5 – Construindo Projetos em Educação Fiscal CAPÍTULO III DO PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO 2 . 3º O curso será realizado na modalidade de educação a distância. Módulo 2 – Relação Estado . preferencialmente. Art. de forma ética e democrática. III. contribuindo para o pleno exercício da cidadania. 2 O curso destina-se a formação. estaduais e federais. 5º O curso terá a duração de 160 (cento e sessenta) horas e está estruturado em cinco módulos de estudo: I. o desenvolvimento e a sustentabilidade do Programa Nacional de Educação Fiscal . II. Art.gov. com vistas à justiça social e ao bem comum”. V. Módulo 1 – Educação Fiscal no Contexto social.REGULAMENTO CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS DO CURSO Art. Módulo 3 – Função Social dos Tributos. com o conteúdo disponibilizado na Escola Virtual da ESAF. 4º – A reprodução parcial ou total do conteúdo deste curso só será permitida para uso em atividades do Programa de Educação Fiscal. no endereço eletrônico www.br no link Educação a Distância. IV. de professores municipais.Sociedade.esaf. CAPÍTULO II DA ESTRUTURA DO CURSO Art. 1º A Escola de Administração Fazendária – ESAF realiza o Curso de Disseminadores de Educação Fiscal para “promover a implantação.PNEF.

Participar de trabalhos de discussão. Realizar as atividades propostas nos prazos estabelecidos. por meio da tutoria ou da coordenação do curso. CAPÍTULO IV DA FORMAÇÃO DE TURMAS Art. 3 . 7º As turmas serão formadas por 40 alunos. Obter. Comunicar-se com polidez com tutores. IV. preferencialmente. III. coordenadores. 9° São direitos do aluno: I. 10 São deveres do aluno: I. O participante que concluir o curso deverá se comprometer a atuar na formação continuada de professores sob a coordenação do Grupo de Educação Fiscal dos Estados – GEFE. CAPÍTULO V DOS DIREITOS E DEVERES DO ALUNO Art. promovidos pelo tutor. Receber o certificado de aproveitamento ao final do curso. II. geograficamente. por grupos de alunos. Art. quando cumpridas as exigências contidas neste regulamento. II. 8º Os tutores deverão estar localizados. Art. III. no decorrer de todo curso. equipe de apoio do curso e demais alunos. Acessar o curso on-line e esclarecer dúvidas sobre o conteúdo com a tutoria no ambiente virtual de aprendizagem. 6º O Curso Disseminadores de Educação Fiscal do 1° semestre de 2012 ocorrerá no período de 02/04/2012 a 15/06/2012. as informações e os esclarecimentos necessários ao adequado desempenho de suas atividades no curso. o mais próximo possível dos seus alunos.Art. Parágrafo único. de uma mesma escola pública. O aluno que não acessar o curso até o dia 22/04/2012 será excluído da turma.

Proceder à correção de todas as atividades práticas das respectivas Unidades e atribuir os conceitos individuais aos alunos nos seguintes prazos: a. junto com os alunos. para discussão no fórum. eventualmente. X. para o exercício da tutoria. Elaborar. Controlar e orientar os alunos quanto à realização de todas as atividades de início e no decorrer do curso. Promover a interação entre aluno/aluno e aluno/tutor. Responder aos questionamentos dos alunos num prazo máximo de 24 horas da demanda enviada. Dar feedback aos alunos em suas intervenções nos fóruns de discussão e no recebimento de cada atividade realizada. VIII. III. IV. propor temas de estudos relacionados aos conteúdos. XI. que têm as seguintes atribuições: I. auxiliando-os em suas dificuldades. Cadastrar os temas obrigatórios e. Fóruns de Discussão – cinco dias úteis após o encerramento do Fórum. Mediar as comunicações entre alunos e a coordenação do curso. se necessárias. visando a aprovação de todos os alunos inscritos. Encaminhar problemas administrativos para a coordenação da ESAF. II. pela Esaf. IX. para todos os obstáculos que surgirem.CAPÍTULO VI DAS ATRIBUIÇÕES DOS TUTORES Art. 11 As atividades de orientação serão exercidas por tutores já capacitados previamente. O acesso dos alunos ao curso será registrado no ambiente virtual e acompanhado pelos tutores. V. atividades colaborativas e motivadoras para estimular a socialização do grupo e agregar conhecimentos relacionados ao conteúdo do curso. XII. Acompanhar o desempenho individual dos alunos e esclarecer dúvidas sobre o conteúdo. 4 . VII. Buscar soluções em conjunto com a coordenação do curso.

12 O desempenho do participante será mensurado por meio de sua participação nos debates nos fóruns. avaliações com questões objetivas e projeto ou plano de ação. DOS FÓRUNS DE DISCUSSÃO Art. com alto grau de interação interpessoal e de conteúdo eminentemente prático. de acordo com a seguinte distribuição: Categoria Fóruns Avaliações Objetivas Projeto pedagógico/ Quantidade 4 4 1 Pontos 10 10 20 - Totais 40 40 20 100 plano de ação TOTAL - § 1º . através de uma dinâmica de trabalho grupal. § 2º Cada Fórum iniciará com um texto de introdução com o qual será apresentada a temática e definido o alcance. que complementa o estudo teórico das lições. § 3º As participações deverão refletir as próprias opiniões dos alunos e se restringir estritamente ao tema proposto. 13 Os Fóruns de discussão pretendem enriquecer o processo de aprendizagem virtual. os aspectos que serão tratados e os resultados esperados.Os Tutores deverão conferir o cumprimento de todas as atividades pelos participantes e efetuar as respectivas avaliações. 5 .CAPÍTULO VII DA AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES Art. § 1º Serão realizados quatro Fóruns de discussão durante o curso.

§ 6º A avaliação da participação do aluno no Fórum será individual e levará em consideração os seguintes aspectos: I.O projeto pedagógico e o plano de ação são instrumentos que possibilitam enfrentar desafios de forma reflexiva. a clareza da mensagem. capacidade de síntese. se respondem com adequados fundamentos as perguntas ou matizes apresentadas. 6 . objetividade. os argumentos utilizados e a postura adotada.§ 4º Cada aluno deverá expressar sua opinião nos Fóruns com um mínimo de duas intervenções e participar dos debates com tantas manifestações que considerar necessárias para que o Fórum atenda sua finalidade. e o uso de vocabulário técnico correspondente. § 5º Nas participações nos Fóruns o aluno deverá evitar transcrições literais extensas. II. sistematizada e participativa. resignificando a intervenção dos agentes na realidade social. § 1º . citar obrigatoriamente suas fontes. O tutor poderá solicitar ao aluno um número maior de intervenções e/ou solicitar que amplie aquelas já efetuadas. 15 O projeto pedagógico ou plano de ação poderão ser elaborados individualmente ou em equipe de no máximo quatro alunos. DO PROJETO PEDAGÓGICO OU PLANO DE AÇÃO Art. § 2º A entrega do trabalho final deverá ser feita até o dia 15/06/2011 através da Escola Virtual. III. DAS AVALIAÇÕES OBJETIVAS Art. 14 As avaliações objetivas deverão ser realizadas no período do curso e consistem em um questionário com questões de múltipla escolha com 10 perguntas relacionadas com os temas correspondentes.

CAPÍTULO VIII DAS CONDIÇÕES DE APROVAÇÃO Art. Capítulo IX Das condições de certificação Art. considerando todas as atividades propostas no curso.Os casos omissos serão resolvidos pela Direção Geral da ESAF. CAPÍTULO X DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 18 . 16 Será aprovado no curso o aluno que alcançar no mínimo 70% de aproveitamento. 17 Receberá o certificado da ESAF de 160h (cento e sessenta) o participante que obtiver no mínimo 70% de aproveitamento geral. 7 .