You are on page 1of 15

1

27.11.2009

DIREITO ELEITORAL

7 AULA (PROF. MRCIO LUIZ) AES CVEIS ELEITORAIS:

PROCESSO CONTENCIOSO ELEITORAL

Reclamao/representao lato sensu por descumprimento da lei das eleies (cont): Art. 81, 2, 3 e 4, Lei 9504: para doaes de pessoas jurdicas.
Art. 81. As doaes e contribuies de pessoas jurdicas para campanhas eleitorais podero ser feitas a partir do registro dos comits financeiros dos partidos ou coligaes. 1 As doaes e contribuies de que trata este artigo ficam limitadas a dois por cento do faturamento bruto do ano anterior eleio. 2 A doao de quantia acima do limite fixado neste artigo sujeita a pessoa jurdica ao pagamento de multa no valor de cinco a dez vezes a quantia em excesso. 3 Sem prejuzo do disposto no pargrafo anterior, a pessoa jurdica que ultrapassar o limite fixado no 1 estar sujeita proibio de participar de licitaes pblicas e de celebrar contratos com o Poder Pblico pelo perodo de cinco anos, por determinao da Justia Eleitoral, em processo no qual seja assegurada ampla defesa. 4o As representaes propostas objetivando a aplicao das sanes previstas nos 2 o e 3o observaro o rito previsto no art. 22 da Lei Complementar n o 64, de 18 de maio de 1990, e o prazo de recurso contra as decises proferidas com base neste artigo ser de 3 (trs) dias, a contar da data da publicao do julgamento no Dirio Oficial. (Includo pela Lei n 12.034, de 2009)

Efeitos: 1. multa: normalmente pesadas. Havendo reincidncia, as multas so duplicadas. A PFN tem legitimidade para executar essas multas, muito embora a execuo seja levada a efeito na JE. O candidato, para se candidatar, deve estar quite com as multas art. 11, 7, Lei 9504: A
certido de quitao eleitoral abranger exclusivamente a plenitude do gozo dos direitos polticos, o regular exerccio do voto, o atendimento a convocaes da Justia Eleitoral para auxiliar os trabalhos relativos ao pleito, a inexistncia de multas aplicadas, em carter definitivo, pela Justia Eleitoral e no remitidas, e a apresentao de contas de campanha eleitoral. (Includo pela Lei n 12.034, de 2009).

2. gerar de obrigao de fazer e no fazer : pode haver a necessidade de o partido proceder o recolhimento do material, que pode ficar sob a custdia da JE.

2
3. suspenso de atividades: se o provedor que veicula a propaganda eleitoral na internet no cumpre as determinaes da JE ele poder ficar fora do ar alguns dias. Recurso: art. 96, 8, Lei 9594 Quando cabvel recurso contra a deciso, este dever ser
apresentado no prazo de vinte e quatro horas da publicao da deciso em cartrio ou sesso , assegurado ao recorrido o oferecimento de contra-razes, em igual prazo, a contar da sua notificao.

Ao de impugnao de registro de candidato/candidatura - AIRC: Previso legal: art. 3, LC 64/1990:


Art. 3 Caber a qualquer candidato, a partido poltico, coligao ou ao Ministrio Pblico, no prazo de 5 (cinco) dias, contados da publicao do pedido de registro do candidato , impugnlo em petio fundamentada. 1 A impugnao, por parte do candidato, partido poltico ou coligao, no impede a ao do Ministrio Pblico no mesmo sentido. 2 No poder impugnar o registro de candidato o representante do Ministrio Pblico que, nos 4 (quatro) anos anteriores, tenha disputado cargo eletivo, integrado diretrio de partido ou exercido atividade poltico-partidria. 3 O impugnante especificar, desde logo, os meios de prova com que pretende demonstrar a veracidade do alegado, arrolando testemunhas, se for o caso, no mximo de 6 (seis).

Essa ao incide no perodo do registro das candidaturas. Objetivo: Impedir que o pr-candidato obtenha o registro de sua candidatura. Objeto: Aferir se esto presentes no pedido de registro os seguintes elementos: 1. condies de elegibilidade: so exigidas pela legislao para que a pessoa tenha capacidade eleitoral passiva. Ex: idade mnima, filiao no partido, domiclio eleitoral art. 14, 3, CF:
3 - So condies de elegibilidade, na forma da lei: I - a nacionalidade brasileira; II - o pleno exerccio dos direitos polticos; III - o alistamento eleitoral; IV - o domiclio eleitoral na circunscrio; V - a filiao partidria; VI - a idade mnima de:

3
a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da Repblica e Senador; b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal; c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz; d) dezoito anos para Vereador.

Lembrete importante: as condies de elegibilidade constantes da CF so denominadas tpicas ou prprias. Mas tambm existem as condies de elegibilidade da legislao infraconstitucional (ex: LC 64). Estas so as chamadas condies atpicas ou imprprias. At a edio da Lei 12034/2009 o entendimento doutrinrio e jurisprudencial dominante (STF e TSE) era o seguinte: as condies de elegibilidade de natureza constitucional no estariam sujeitas precluso, mesmo com o ajuizamento da AIRC. Logo, condies de elegibilidade constitucionais, como a idade mnima, poderiam ser levantadas a qualquer tempo. J as condies de elegibilidade constante da legislao infraconstitucional deveriam ser suscitadas na AIRC, sob pena de precluso. Nesse particular condies de elegibilidades e causas de inelegibilidade o art. 11, 10, modificado pela Lei 12034 no faz mais distino entre condies tpicas e atpicas, devendo ambas serem aferidas no momento da formalizao do pedido de registro da candidatura. 10. As condies de elegibilidade e as causas de inelegibilidade devem ser aferidas no momento
da formalizao do pedido de registro da candidatura, ressalvadas as alteraes, fticas ou jurdicas, supervenientes ao registro que afastem a inelegibilidade .

Esse impasse entre a nova redao do dispositivo supra e o entendimento doutrinrio e jurisprudencial deve ser resolvido nas prximas eleies (2010). 2. causas de inelegibilidade: so as chamadas desencompatibilizaes. Ex: o presidente Lula no elegvel para um 3 cargo de Presidente, embora seja elegvel para outros cargos, desde que promova a desencompatibilizao. Da mesma forma que as condies de elegibilidade, h causas de inelegibilidade constantes da CF, que so denominadas tpicas ou prprias. Mas tambm existem as causas de inelegibilidade da legislao infraconstitucional, designadas atpicas ou imprprias. Vale neste caso o entendimento doutrinrio e jurisprudencial antes aludido, ou seja: - causas de inelegibilidade tpicas ou prprias: no precluem. - causas de inelegibilidade atpicas ou imprprias: precluem.

4
Nesse particular condies de elegibilidades e causas de inelegibilidade o art. 11, 10, modificado pela Lei 12034 no faz mais distino entre condies tpicas e atpicas, devendo ambas serem aferidas no momento da formalizao do pedido de registro da candidatura. 10. As condies de elegibilidade e as causas de inelegibilidade devem ser aferidas no momento
da formalizao do pedido de registro da candidatura, ressalvadas as alteraes, fticas ou jurdicas, supervenientes ao registro que afastem a inelegibilidade .

Esse impasse entre a nova redao do dispositivo supra e o entendimento doutrinrio e jurisprudencial deve ser resolvido nas prximas eleies (2010). 3. condies/requisitos de registrabilidade: art. 11, 1, Lei 9504.
1 O pedido de registro deve ser instrudo com os seguintes documentos: I - cpia da ata a que se refere o art. 8 [ a conveno]; II - autorizao do candidato, por escrito; III - prova de filiao partidria; IV - declarao de bens, assinada pelo candidato; V - cpia do ttulo eleitoral ou certido, fornecida pelo cartrio eleitoral, de que o candidato eleitor na circunscrio ou requereu sua inscrio ou transferncia de domiclio no prazo previsto no art. 9; VI - certido de quitao eleitoral; VII - certides criminais fornecidas pelos rgos de distribuio da Justia Eleitoral, Federal e Estadual; VIII - fotografia do candidato, nas dimenses estabelecidas em instruo da Justia Eleitoral, para efeito do disposto no 1 do art. 59. IX - propostas defendidas pelo candidato a Prefeito, a Governador de Estado e a Presidente da Repblica. (Includo pela Lei n 12.034, de 2009)

O juiz pode de ofcio indeferir o pedido de registro, sendo ele o primeiro a ter a prerrogativa de analisar os requisitos de registrabilidade. Mas, para isso deve haver a impugnao. Competncia para processar a AIRC: a mesma do juzo competente para processar o registro. - eleies municipais: juzes eleitorais. - eleies gerais: deputados, senadores, governador: TRE. - presidente e vice: TSE. Prazo para ajuizamento da AIRC: 5 dias, contados da publicao do pedido de registro de candidato, conforme art. 3, LC 64. Ex: publicao em 08.07 prazo em 13.07.

5
Durante o processo eleitoral a JE no fecha em finais de semana e feriados (art. 16, LC 64 Os prazos a que se referem o art. 3 e seguintes desta lei complementar so peremptrios e
contnuos e correm em secretaria ou Cartrio e, a partir da data do encerramento do prazo para registro de candidatos, no se suspendem aos sbados, domingos e feriados ).

Logo, esses prazos

so contnuos, podendo finalizar em dias no teis.


OBS:

a AIRC pode ser ajuizada posteriormente, caso surja uma causa de inelegibilidade no

conhecida. Logo, situaes de inelegibilidade podem surgir ao longo do processo eleitoral, devendo o juiz eleitoral ser comunicado. Caso ele no anule o registro, o legitimado ativo deve ajuizar a AIRC. Legitimidade ativa: - qualquer candidato ou pr-candidato. - partido poltico. - coligao. - MP eleitoral. H possibilidade de litisconsrcio ativo facultativo. H possibilidade de assistncia litisconsorcial. Doutrina: no h a necessidade de capacidade postulatria para o ajuizamento da AIRC. Logo, o legitimado candidato pode ou no estar representado por advogado. Porm, segundo entende a doutrina e a jurisprudncia, a capacidade postulatria exigida para fins recursais. Legitimidade passiva: do candidato (registro deferido) ou do pr-candidato (registro ainda no deferido). Procedimento especial da AIRC: Regido pela LC 64/1990. - inicial: 5 dias, contados da publicao do pedido de registro. - defesa: 7 dias. - instruo: at o 4 dia aps transcorrido o prazo de defesa, haver a sesso de oitiva das testemunhas do impugnante e do impugnado. Cada um pode ter, no mximo, 6 testemunhas. - at o 5 dia da sesso de oitiva das testemunhas realizao das diligncias determinada pelo juiz ou solicitada pelas partes (juntada de novos documentos).

6
Casos esses documentos estejam com alguma autoridade, o juiz ir intim-la para proceder a juntada em 5 dias. Caso no seja cumprida a ordem, o juiz pode mandar expedir mandado de priso da autoridade, podendo, inclusive, enviar os elementos para o MP para que ele, se for o caso, ajuize ao penal por desobedincia. - passadas as diligncias, abre prazo de 5 dias para as alegaes finais, sendo esse prazo comum para todas as partes litigantes, inclusive para o MP. No processo eleitoral, o MP no receber intimao pessoal, dada a rapidez do trmite. - sentena: prolatada no prazo de 3 dias da apresentao das alegaes finais. A sentena publicada em cartrio e no em DO. Ver art. 97, Lei 9504: conseqncias para o juiz que no cumpre os prazos da legislao eleitoral representao do juiz ao TRE e eventual ao de desobedincia. Lembrar que, segundo o art. 97-A, Lei 9504, o prazo mximo de trmite do processo eleitoral de 1 ano. No caso da AIRC o prazo ainda menor.
Art. 97. Poder o candidato, partido ou coligao representar ao Tribunal Regional Eleitoral contra o Juiz Eleitoral que descumprir as disposies desta Lei ou der causa ao seu descumprimento, inclusive quanto aos prazos processuais; neste caso, ouvido o representado em vinte e quatro horas, o Tribunal ordenar a observncia do procedimento que explicitar, sob pena de incorrer o Juiz em desobedincia. 1o obrigatrio, para os membros dos Tribunais Eleitorais e do Ministrio Pblico, fiscalizar o cumprimento desta Lei pelos juzes e promotores eleitorais das instncias inferiores, determinando, quando for o caso, a abertura de procedimento disciplinar para apurao de eventuais irregularidades que verificarem. (Includo pela Lei n 12.034, de 2009) 2o No caso de descumprimento das disposies desta Lei por Tribunal Regional Eleitoral, a representao poder ser feita ao Tribunal Superior Eleitoral, observado o disposto neste artigo. (Renumerado do pargrafo nico pela Lei n 12.034, de 2009) Art. 97-A. Nos termos do inciso LXXVIII do art. 5 o da Constituio Federal, considera-se durao razovel do processo que possa resultar em perda de mandato eletivo o perodo mximo de 1 (um) ano, contado da sua apresentao Justia Eleitoral. (Includo pela Lei n 12.034, de 2009) 1o A durao do processo de que trata o caput abrange a tramitao em todas as instncias da Justia Eleitoral. (Includo pela Lei n 12.034, de 2009) 2o Vencido o prazo de que trata o caput, ser aplicvel o disposto no art. 97, sem prejuzo de representao ao Conselho Nacional de Justia. (Includo pela Lei n 12.034, de 2009)

- recurso para o TRE: 3 dias da publicao da sentena em cartrio. - contra razes: 3 dias da protocolizao do recurso. - no TRE o recurso deve ser imediatamente distribudo ao relator, devendo ele conceder vista ao PRE por 2 dias.

7
- concluso ao relator, que deve apresentar o processo em mesa para julgamento em 3 dias, independentemente da publicao de pauta. - imediata lavratura do acrdo na sesso. A partir desse momento, 3 dias para recurso ao TSE e 3 dias para contra-razes. E se a AIRC for originalmente ajuizada no TRE ou no TSE? Os prazos aplicados para o juiz eleitoral sero aplicados nesses tribunais. Efeitos da deciso na AIRC: Ver art. 15, LC 64/1990: 1. indeferimento do registro: no caso de estar pendente o deferimento do registro. 2. cancelamento do registro, caso ele j tenha sido previamente efetuado. 3. declarao de nulidade do diploma: caso a eleio tenha finalizado. O diploma neste caso ser declarado nulo. Neste caso, o candidato eleito no mais pode continuar no exerccio do mandato eletivo. Ao de investigao judicial eleitoral (AIJE)/representao por abuso do poder econmico ou do poder poltico: Quase sempre h crime envolvido. Previso legal: art. 22, LC 64/1990. Objetivo: manter a legitimidade e a normalidade das eleies, evitando abusos do poder econmico ou poltico no processo eleitoral. Tem base constitucional no art. 14, 9, CF: Lei complementar estabelecer outros casos de
inelegibilidade e os prazos de sua cessao, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para exerccio de mandato considerada vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleies contra a influncia do poder econmico ou o abuso do exerccio de funo, cargo ou emprego na administrao direta ou indireta .

Objeto: consta do art. 22, LC 64/1990. A ao visa apurar uso indevido, desvio ou abuso do poder econmico ou do poder de autoridade ou utilizao indevida de veculos ou meios de comunicao social. Visa apurar o uso da mquina pblica em favor de um candidato, bem como eventual deslealdade no

8
processo eleitoral (doao acima do limite por parte de empresas privadas, manipulao de pesquisas por emissoras de TV). Abuso do poder econmico ou poltico: conceitos abertos. Abuso do poder econmico: vantagem financeira capaz de influenciar qualitativa ou quantitativamente a regularidade eleitoral. Ex: caixa 2. Esse abuso deve ser definido caso a caso. Mas o importante para a doutrina e jurisprudncia que essa conduta abusiva influencie o resultado das eleies. Abuso do poder poltico: como no caso de perseguio e ameaa de funcionrios, compra de servidores, etc. So polticas obscuras. Abuso da propaganda institucional: uso indevido da propaganda que pode comprometer o processo eleitoral de forma quantitativa ou qualitativa. Ex: campanha em favor do pr-sal. Essa propaganda no pode vincular o presidente, por ex. Essa propaganda institucional em perodo eleitoral deve ser veiculada apenas em hipteses excepcionais. Ex: preveno da dengue por conta de surto da doena. Distribuio de leite: a lata no pode contemplar o smbolo do candidato. De igual forma, o bolsa-famlia deve ficar desvinculado do governo. Competncia: - eleies municipais: juzes eleitorais. - eleies gerais: deputados, senadores, governador: TRE. - presidente e vice: TSE. No caso dos TREs e TSE, o corregedor eleitoral ser o relator art. 22, LC 64. Mas, nada impede que o regimento do tribunal autorize que o corregedor eleitoral delegue sua competncia para outro relator. Prazo para ajuizamento da AIJE: Como no h prazo, doutrina e jurisprudncia entendem que a AIJE pode ser ajuizada desde o registro at a diplomao dos eleitos (5 de julho a dezembro).

9
A AIJE pode abarcar fatos ocorridos antes do registro. Ex: distribuio de leite com propaganda em fevereiro do ano das eleies. Aps a diplomao, e desde que haja prova, a AIJE pode versar sobre esse fato em particular. Legitimidade ativa da AIJE - candidato ou pr-candidato. - partido ou coligao. - MPE. Possibilidade de litis ativo facultativo e da assistncia litisconsorcial. Legitimidade passiva: Todas as pessoas naturais envolvidas no abuso de poder econmico ou poltico. A PJ no pode ser r na AIJE. Mas seus dirigentes podem ser legitimados passivos. Possibilidade de litis passivo. Procedimento: Arts. 22 a 24, LC 64. Trata-se de procedimento especial. - inicial: segue as formalidades do CPC, podendo ser ajuizada na data do requerimento do registro at a diplomao. A inicial deve contemplar rol de testemunhas. - a AIJE prev, inclusive de ofcio (no caso de no haver pedido especifico), a concesso de liminar para suspender o fato ou ato abusivo. Ex: suspensa a entrega do leite em embalagem contendo propaganda eleitoral. - caso a petio inicial de AIJE seja indeferida no TRE: o pedido pode ser renovado perante o plenrio do tribunal, que dever decidir pelo seu processamento em 24 horas. - defesa: aceita a AIJE, a defesa dever ser levada a efeito em 5 dias. Deve contemplar rol de testemunhas. - instruo: 1. at o 5 dia do vencimento do prazo de defesa sesso para oitiva de testemunhas do impugnante e do impugnado (assentada nica). Essas testemunhas devem comparecer independentemente de intimao. 2. at o 3 dia da sesso de oitiva: diligncias complementares. Valem as observaes realizadas para a ao anterior (AIRC). - alegaes finais: prazo comum de 2 dias para autor, ru e MPE. - sentena: prolatada em 3 dias e publicada em cartrio.

10
Processo em trmite no TRE e TSE: relatrio em 3 dias. - recurso: 3 dias da publicao da sentena em cartrio ou sesso de julgamento. - contra-razes: 3 dias. Quando a lei nada estipular, aplica-se o art. 258, Cdigo Eleitoral: Sempre que a lei no fixar
prazo especial, o recurso dever ser interposto em trs dias da publicao do ato, resoluo ou despacho.

Efeitos da AIJE: 1. cassao do registro do candidato. 2. declarao de inelegibilidade no perodo de 3 anos da eleio em que ocorreu o abuso do poder econmico ou poltico. Crtica da doutrina e jurisprudncia: essa inelegibilidade no produz efeito prtico (sendo ineficaz), pois nas eleies seguintes o candidato torna a ser elegvel. Por essa razo, a doutrina e a jurisprudncia sugerem que a contagem se d a partir do trnsito em julgado da deciso. E se a ao for julgada procedente aps a eleio do candidato? Os autos da AIJE servem como prova pr-constituda para a ao de impugnao de mandato eletivo e para o recurso contra a diplomao. Efeitos da deciso: ocorrem aps o trnsito em julgado. Ajuizamento da AIJE de m-f ou de forma temerria : o autor pode incorrer no crime do art. 25, LC 64. Representao por captao ilcita de sufrgio: Previso legal: art. 41-A, Lei 9504:
Art. 41-A. Ressalvado o disposto no art. 26 e seus incisos, constitui captao de sufrgio, vedada por esta Lei, o candidato doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou funo pblica, desde o registro da candidatura at o dia da eleio, inclusive, sob pena de multa de mil a cinqenta mil Ufir, e cassao do registro ou do diploma, observado o procedimento previsto no art. 22 da Lei Complementar no 64, de 18 de maio de 1990. (Includo pela Lei n 9.840, de 28.9.1999) 1o Para a caracterizao da conduta ilcita, desnecessrio o pedido explcito de votos, bastando a evidncia do dolo, consistente no especial fim de agir. (Includo pela Lei n 12.034, de 2009)

11
2o As sanes previstas no caput aplicam-se contra quem praticar atos de violncia ou grave ameaa a pessoa, com o fim de obter-lhe o voto. (Includo pela Lei n 12.034, de 2009) 3o A representao contra as condutas vedadas no caput poder ser ajuizada at a data da diplomao. (Includo pela Lei n 12.034, de 2009) 4o O prazo de recurso contra decises proferidas com base neste artigo ser de 3 (trs) dias, a contar da data da publicao do julgamento no Dirio Oficial. (Includo pela Lei n 12.034, de 2009)

Objetivo: preservar a liberdade do voto e a conscincia poltica do eleitor, evitando que a sua vontade seja corrompida. Objeto: Trs elementos devem estar caracterizados: a) conduta: doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou funo pblica. b) destinatrio da conduta: eleitor, considerado individualmente ou em coletividade. c) finalidade da doao: voto.
OBS:

A representao por captao ilcita de sufrgio ajuizada quando essa captao no conte com grande repercusso. Porm, caso a repercusso da conduta ilcita seja grande (com potencial danoso ao processo eleitoral), caber a AIJE (abuso do poder econmico ou poltico). Mas, nada impede que ambas as aes sejam ajuizadas. Mas o potencial danoso far com que eventual provimento seja dado a apenas uma dessas demandas. Prazo para ajuizamento: Desde o encerramento do perodo de registro at a diplomao. Apenas podem ser apurados fatos ocorridos desde o perodo de registro at a data das eleies. No tem sentido captao de votos aps as eleies. E se o ilcito for praticado antes do perodo de registro (ex: entrega de cestas bsicas em abril)? Neste caso ocorre o crime previsto no art. 299, Cdigo Eleitoral (crime de corrupo eleitoral), cabendo o ajuizamento de ao penal.
Art. 299. Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, ddiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer absteno, ainda que a oferta no seja aceita: Pena - recluso at quatro anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa.

12
No caso de ilcito praticado antes do registro da candidatura, no cabe a representao por captao ilcita de sufrgio. Mas, se a conduta do art. 299 ocorrer em perodo eleitoral, cabe a representao por captao ilcita de sufrgio + ao penal pelo crime de corrupo eleitoral. Legitimidade ativa: - candidato ou pr-candidato. - partido ou coligao. - MP. - cidado? Sua legitimidade controvertida. Legitimidade passiva: Do pr-candidato ou do candidato que doa algo em troca do voto do cidado. Se o candidato no sabe que seus correligionrios esto praticando captao: a ao ser julgada improcedente em relao ao candidato. Mas os correligionrios no podem ser rus dessa ao. Neste caso, os demais envolvidos respondero apenas por crime eleitoral (art. 299, Cdigo Eleitoral). No esquecer que a ao eleitoral visa assegurar a lisura das eleies. Procedimento: Art. 22, LC 64 o mesmo da AIJE.
OBS:

o prazo para recurso de 3 dias, contados da publicao da sentena ou do acrdo no

Dirio Oficial (art. 41-A, 4, Lei 9504: O prazo de recurso contra decises proferidas com
base neste artigo ser de 3 (trs) dias, a contar da data da publicao do julgamento no Dirio Oficial).

Efeitos: 1. multa, de 1.000 a 50.000 UFIR. 2. cassao do registro do candidato. Esse candidato no pode continuar concorrendo. 3. cassao do diploma, caso o candidato tenha sido diplomado. Com a cassao h a perda do mandato. A sentena na representao por captao ilcita de sufrgio tem eficcia imediata. Logo, eventual recurso no ter efeito suspensivo. Neste caso, o recurso dever ser interposto, juntamente com medida cautelar para a atribuio de efeito suspensivo.

13

Representao por condutas vedadas aos agentes pblicos: Tambm visa proteger o processo eleitoral. O aspecto criminal dessas aes secundrio. Previso legal: art. 73 e seguintes da Lei 9504. Objetivo: tratamento isonmico entre os candidatos. Objeto: aferir a prtica de condutas vedadas aos agentes pblicos, evitando que eventuais candidatos se beneficiem das prerrogativas de seu cargo. Ex: candidato a cargo do poder executivo no pode participar da inaugurao de obras pblicas nos 3 meses anteriores s eleies. Essas condutas vedadas esto no art. 73, Lei 9504. No possvel, por ex., dar posse a servidores concursados do Poder Executivo, exceto se a homologao do concurso for anterior ao perodo eleitoral. Essa vedao no se aplica aos concursos da magistratura e do MP, por ex. As condutas a serem coibidas por essa representao so: a) desvirtuamento de recursos materiais: art. 73, incisos I, II, IV e 10. Ex: os Correios no podem ser utilizados para fazer campanha. A utilizao dos Correios, por si s, conduta legtima (ex: deputado tem verba para Correio). Mas pode ser desvirtuada no caso concreto, ensejando a representao. b) desvirtuamento de recursos humanos: art. 73, incisos III e V. c) desvirtuamento de recursos financeiros: art. 73, incisos VI, a; VII (trata da campanha institucional de governo, que somente pode ser veiculada no perodo eleitoral em caso de necessidade) e VIII. d) desvirtuamento dos meios de comunicao: art. 73, incisos VI, alneas b e c. A campanha publicitria deve beneficiar a coletividade e ser chancelada pela JE. Caso contrrio, caber a representao. e) desvirtuamento dos princpios da administrao pblica: arts. 75 e 77. Competncia: - eleies municipais: juzes eleitorais. - eleies gerais: deputados, senadores, governador: TRE. - presidente e vice: TSE.

14

Prazo para ajuizamento: At a data da diplomao, sendo o termo a quo o prazo estipulado pela lei (perodo em que constatado o vcio ou irregularidade). Legitimidade ativa: - candidato ou pr-candidato. - partido ou coligao. - MP. Pode haver litis facultativo. Legitimidade passiva: Qualquer agente pblico que pratique conduta vedada no perodo eleitoral. Ver art. 73, 1, Lei 9504: Reputa-se agente pblico, para os efeitos deste artigo, quem exerce,
ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nos rgos ou entidades da administrao pblica direta, indireta, ou fundacional .

possvel haver litisconsrcio passivo, podendo haver assistncia litisconsorcial.


OBS:

somente o presidente pode utilizar avio oficial em sua campanha, para fins de

preservao da sua segurana. Mas as despesas devem ser custeadas pelo partido. Procedimento: O mesmo da AIJE arts. 22 a 24, LC 64. O prazo para recorrer de 3 dias, contados da sentena ou do acrdo publicado no DO. Efeitos da deciso na ao de representao: 1. nulidade do ato: um exemplo a nomeao de servidor em perodo em que isso vedado. 2. suspenso imediata da conduta. Ex: determinar que o cidado infrator pare de utilizar os Correios do Congresso Nacional. 3. multa de 5.000 a 100.000 UFIR. A multa duplicada a cada reincidncia. 4. cassao do registro do candidato, que estar fora das eleies. 5. cassao do diploma, se o candidato j foi diplomado. A cassao caracteriza perda do mandato.

15
6. caracterizao de improbidade administrativa. A lei ordena o processamento dos candidatos seguindo a LIA. Logo, a ao de improbidade pode coexistir com a representao. 7. a deciso conta com eficcia imediata, e o recurso ter apenas efeito devolutivo. O efeito suspensivo somente poder ser obtido via cautelar.
OBS:

essa representao pode ser ajuizada concomitantemente com a AIJE, sem que se possa

falar em litispendncia. A diferena que a AIJE possui conseqncias mais graves, tais como a inelegibilidade. Na AIJE dever haver a comprovao da interferncia quantitativa e qualitativa do abuso do poder econmico ou poltico. Recurso contra a diplomao/ao de impugnao da diplomao: Previso legal: art. 262, do Cdigo Eleitoral. Aprofundar em doutrina. Ao de impugnao de mandato eletivo (AIME): tem foro constitucional. Previso legal: art. 14, 10 e 11, CF/88. Aprofundar em doutrina. Perguntas: 1. art. 97-A, Lei 9504 (includo pela Lei 12034/2009): se aplica s aes em trmite quando do seu advento. 2. o vice-presidente, caso no tenha substitudo o presidente (que est no 2 mandato), poderia teoricamente concorrer a presidncia. Mas o titular do cargo de vice (durante 2 mandatos) no pode concorrer novamente a vice, ainda que o candidato a presidncia seja outro. 3. art. 1, I, e, LC 64 causas infraconstitucionais de inelegibilidade. Os direitos polticos somente ficam suspensos durante a condenao. O professor entende ser esse dispositivo inconstitucional, pois a restrio de direitos demanda interpretao restrita do art. 15, CF. 4. candidato condenado em ao popular por desvio de verba pblica: a condenao implica no dever de restituir ao errio (ainda que a parte no pea) acrescida de juros e CM.

You might also like