CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ES UNIDADE DE COLATINA COORDENADORIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Levantamentos Planimétricos
São aqueles que visam levantar apenas os limites e áreas de uma propriedade utilizandose de distâncias e ângulos horizontais, sem levantar as alturas dos pontos. Fases do Levantamento: 1- Reconhecimento da área: Percorre a área a ser levantada, elegendo-se os principais vértices para fazer parte da poligonal principal. 2- Escolha do ponto de partida: Ponto onde inicia o levantamento, é necessário que este ponto seja isento de perturbações magnéticas e deve ser amarrado a um ponto característico e estável em suas imediações. 3- Determinação da orientação (NM ou NV): É executado (coletado o primeiro azimute) no ponto inicial do levantamento, para que se possa efetuar com auxilio de fórmulas trigonométricas a orientação dos demais pontos da poligonal (cálculo dos demais azimutes). 4- Inicio do levantamento propriamente dito: Procedimentos executados no campo para obter os dados (ângulos, azimutes e distâncias), a fim de executar a planta topográfica.

Métodos de Levantamentos Planimétricos
1- Levantamento com diastímetro e à bússola Métodos pouco utilizados pela baixa precisão alcançada. No caso de levantamento de lotes urbanos regulares pode-se utilizar com alguma freqüência o levantamento com diastímetro (trena). 2- Levantamento por irradiação É um método empregado em pequenas áreas relativamente planas. É também chamado de levantamentos das coordenadas polares, tem sua maior aplicação como auxiliar dos levantamentos por caminhamento. É bastante utilizado para perímetros curvos. - Método simples; - Precisão relativamente boa, considerando que não permite controle de erro; -Tal precisão fica na dependência da capacidade do operador.

E a partir daí medem-se 2 lados e um ângulo por eles compreendidos. onde se avistam todos os pontos que definem os detalhes e limites do terreno. pois o método consiste em decomposição de triângulos.Procedimento no campo Desenho da área Exemplo de um levantamento por irradiação .O método consiste em se escolher um ponto de situação dominante. Caderneta de um levantamento por irradiação Estação PV AZ A DIST CROQUI O AZ0 DIST0 1 AZ1 DIST1 2 AZ2 DIST2 3 AZ3 DIST3 4 AZ4 DIST4 5 AZ5 DIST5 6 AZ6 DIST6 .

. É um método como o anterior simples e rápido. O método tem seu princípio de funcionamento baseado na construção de um triângulo em que se conhecem um lado e 2 ângulos adjacentes.Levantamento por intersecção Outro método que só pode ser usado em pequenas áreas de topografia suave. É o único método que se pode utilizar quando alguns vértices da área são inacessíveis.A representação do ponto topográfico será a intersecção das direções determinadas pelos 2 ângulos formados.

Adapta-se a qualquer tipo e extensão de terreno . .Desenho da área Levantamento por Caminhamento O levantamento por caminhamento consiste em se percorrer o contorno de um polígono. medindo-se os ângulos e as distâncias dos lados que compõem tal polígono.Como na maioria das vezes não é possível caminhar exatamente no limite da propriedade há a necessidade de complementação do levantamento com os métodos descritos anteriormente.Método mais trabalhoso e de melhor precisão. saindo de um ponto inicial e retornando a ele.. .Procedimentos no campo . .

As três figuras anteriores são exemplos de levantamentos por caminhamento. Determinação de Áreas .

c) p =(a+b+c)/2 Obs: Escolhe-se a forma mais conveniente para decompor o polígono para que as medidas das figuras formadas sejam o mais rigorosas possíveis. deve-se determinar a superfície do terreno representado em planta. Exemplo: . B A C Processos de Determinação de Áreas Diversos são os processos que podemos usar para a determinação de áreas.(p . Por exemplo. Processo Geométrico: Consiste em dividir a área a ser avaliada em figuras geométricas simples e calcular as área dessas figuras pelas fórmulas já consagradas. Uma área de terreno é calculada para todos os fins legais e administrativos. segundo as projeções horizontais das linhas que o delimita. A escolha de um ou outro dependerá do rigor com que se deseja fazer a avaliação. h Área do trapézio: S = ((B + b). Feito o desenho da poligonal. a linha AB medida topograficamente será representada em planta por AC.b).H)/2 Fórmula de Heron para o triângulo: S = p(p . A determinação da área dar-se-á por cálculos puramente planimétricos.(p . ou seja: Área do Quadrado: S = L² Área do Retângulo: S = B. H)/2 Área do triângulo: S = (B.Consiste em determinar a área de um terreno nos limites previamente definidos.a).

Como exemplo vejamos a poligonal abaixo. que foi executada na escala de 1/500. A área do terreno será: St = Sd . onde: . E² .

Área do terreno Sd .St .denominador da escala Processo de Compensação: Consiste em substituir um contorno sinuoso por um retilíneo que lhe seja mais ou menos equivalente.Área do desenho E . .

00 27. X2 ) + (Y2 .00 10. Y4 ) + (X4 . PONTO 1 2 3 4 1 COORD X 10. teremos: S = 1/2 {Y1[(X4 .Processo Analítico: Quando se faz o cálculo do caminhamento.00 25.X1 ) ]} Generalizando: S = 1/2 {Y1[(Xn . Y2 ) + (X2 .1 ) + Y3(X2 .00 COORD Y 12. pode-se avaliar a superfície do polígono topográfico por meio das coordenadas topográficas retangulares absolutas.X2 ) + Y2(X1 .X4 ) + + Y4(X3 ..00 10. + + Anti-Horário - S = 1/2 {[(X1 .00 . X1 X3 X4 X1 + - Y1 Y2 Y3 Y4 Y1 Horário + X2 + S = 1/2 . Y3 ) + (X3 .X1 ) ]} Exemplo prático: Determinar o cálculo da área referente a planilha mostrada abaixo utilizando a fórmula de Gauss.X3 ) + Y3(X2 . X1 )]} Colocando Y em evidencia. X3 ) + (Y3 .00 12.Xn .00 12.Xn ) +.. X4 ) + (Y4 . + Yn (Xn -1 ..00 27.00 25. Y1 ) ] [(Y1 . A área é obtida utilizando a fórmula de Gauss (determinantes).X2 ) + Y2(X1 . Este processo é mais usado devido a precisão obtida.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful