You are on page 1of 5

A CONTRIBUIO DAS TRS RAAS (NDIOS, NEGROS E EUROPEUS) PARA A FORMAO DO POVO B

A CONTRIBUIO DAS TRS RAAS (NDIOS, NEGROS E EUROPEUS) PARA A FORMAO DO POVO BRASILEIRO, ANALISANDO OS DIFERENTES CONCEITOS DE MISCIGENAO

Neuma Alves de Oliveira

A Histria do Brasil marcada por vrios fatos e acontecimentos que deixaram marcas profundas na sociedade, e que foram contados e recontados ao longo dos anos com verses renovadas que estiveram de encontro historiografia tradicional, trazendo um novo olhar sobre a colonizao, miscigenao e a questo racial no Brasil. O grande encontro de povos a partir da Amrica portuguesa colocou em contato culturas completamente diferentes, cada qual, com os seus costumes, crenas e valores, gerando diversas discusses acerca de brancos, ndios e negros miscigenados.

A mestiagem como fato social s comeou a ser percebida no sculo XIX, sendo, porm entendida por uma sociedade dominada pela noo da superioridade branca, como um fenmeno negativo, que degradava o povo brasileiro. Diversos foram s vises a respeito da problemtica da mescla cultural, aparecendo pela primeira vez com Von Martius que afirmava que para compreender a Histria brasileira era necessrio um estudo das trs raas que lhe deram origem; em um perodo que reinava o sistema escravista, admitir a contribuio do negro na formao tnica brasileira apontava como uma questo desafiadora; no entanto, suas idias no foram seguidas ao longo do sculo.

Tivemos a interpretao dada por Slvio Romero que abordou o papel das raas e da mestiagem na criao do folclore.

1/5

A CONTRIBUIO DAS TRS RAAS (NDIOS, NEGROS E EUROPEUS) PARA A FORMAO DO POVO B

Romero definiu a cultura brasileira como mestia, cujo carter especfico dependeria da integrao de elementos dspares. A literatura e a arte nacionais teriam sido criadas pela fuso das raas e pela incorporao a uma expresso civilizada das faculdades de imaginao e sentimentos dos selvagens do continente americano e africano. O folclore brasileiro teria sido criado graas atuao do mestio. (MOTA, 2000, p. 343).

Romero dizia que a idealizao romntica do indgena e a questo da escravido, eram responsveis pela ausncia de estudos do afro-brasileiro, entretanto em Estudos sobre a poesia popular no Brasil , demonstrou desinteresse pela cultura afro-brasileira, apesar de ter feito propaganda do abolicionismo. Na verdade, sua teoria da mestiagem partiu de uma viso racista e evolucionista atravs do branqueamento.

Valorizou miscigenao como fator de adaptao das raas e culturas ao meio local, precondio para vitria do colonizador europeu nos trpicos, e acreditava que o elemento branco seria vitorioso na luta entre raas devido sua superioridade evolutiva. Previa assim o total branqueamento da populao brasileira em trs ou quatro sculos. (MOTA, 2000, p.344).

A esse respeito aproximava-se de Varnhagen, que com sua histria branca, elitista e defensor da escravido, mostrava-se favorvel a miscigenao como forma de integrar ndios e negros a populao branca. Com esse mesmo pensamento racista seguem Paulo Prado, Caio Prado Jr. e Nina Rodrigues, este ltimo apesar de ter direcionado seus estudos ao negro, afirmava que este lhe inspirava a evidncia cientfica da sua inferioridade e poderiam ameaar a civilizao por serem incapazes de interagir como sujeitos no Brasil republicano.

2/5

A CONTRIBUIO DAS TRS RAAS (NDIOS, NEGROS E EUROPEUS) PARA A FORMAO DO POVO B

A partir das primeiras dcadas do sculo XX, o Brasil passa por mudanas profundas; com a Revoluo de 30 essas mudanas so orientadas politicamente e as teorias raciolgicas tornam-se obsoletas, pois com a nova realidade social era preciso super-las, assim, surge Gilberto Freyre trazendo um novo olhar sobre a mesma problemtica dos intelectuais do sculo XIX, Freyre se volta para o culturalismo de Franz Boas e cria o mito da democracia racial.

A passagem do conceito de raa para o de cultura elimina uma srie de dificuldades colocadas anteriormente a respeito da herana atvica do mestio. Ela permite ainda um maior distanciamento entre o biolgico e o social, o que possibilita uma anlise mais rica da sociedade. Gilberto Freyre transforma a negatividade do mestio em positividade, o que permite completar definitivamente os contornos de uma identidade que h muito vinha sendo desenhada. (ORTIZ, 2006, p. 41)

A fuso das trs raas para a composio do povo brasileiro vista por Freyre como um fator positivo, para ele a miscigenao teria corrigido a distncia entre a casa-grande e a senzala e gerado uma relao adocicada entre senhores e escravos. Gilberto Freyre viu na mestiagem uma caracterstica peculiar do brasileiro, em que cada uma das raas deu sua contribuio para a formao tnica do Brasil. O genial reconhecimento e valorizao dessa mescla cultural fazem de Freyre um dos autores mais apreciados, apesar dele ter considerado que a escravido fora to doce quanto o mel da cana-de-acar e que a receptividade e tolerncia portuguesa quanto mistura racial se deu devido atrao sexual. No entanto, mesmo que tenha cometido alguns deslizes em Casa-grande e Senzala, este autor colocou nessa obra um novo enfoque sobre a problemtica da miscigenao que tantas controvrsias gerou ao longo dos anos.

Portanto, o que se percebe que a temtica da miscigenao ou questo racial decorrente da colonizao, tem gerado diferentes opinies entre intelectuais que tm anlises divergentes em se tratando da mestiagem ocorrida no Brasil. cedio que a mescla cultural fez surgir vises racistas, que de uma forma maquiada ainda est presente at hoje; mas autores como Gilberto Freyre ofereceu ao brasileiro uma carteira de identidade e nos fez reconhecer que somos a

3/5

A CONTRIBUIO DAS TRS RAAS (NDIOS, NEGROS E EUROPEUS) PARA A FORMAO DO POVO B

unio entre negros, indgenas e europeus.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

MOTA, Carlos Guilherme (org.) Viagem Incompleta: a experincia brasileira (1500 2000). So Paulo: Ed. SENAC, 2000.

ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. 5 Ed. So Paulo: Brasiliense, 2006.

VAINFAS, Ronaldo. Colonizao, miscigenao e questo racial: notas sobre equvocos e tabus da historiografia brasileira. Agosto 1999.

4/5

A CONTRIBUIO DAS TRS RAAS (NDIOS, NEGROS E EUROPEUS) PARA A FORMAO DO POVO B

5/5

You might also like