You are on page 1of 8

Universidade de Braslia - Instituto de Artes - IdA Departamento de Artes Visuais - VIS Disciplina: Histria da Arte Medieval Professor: Fbio

Fonseca Aluna: Vivianne Macena de Souza Nbrega Matrcula: 12/0043661

BASCHET, Jrme. A expanso ocidental das imagens. In: _____, A civilizao feudal. Do ano mil colonizao da Amrica. So Paulo, Globo, 2006. cap. VI. p. 481523.

No ocidente medieval, as imagens adquirem uma importncia que cresce incessantemente. [...] Essa importncia das imagens o resultado de um processo histrico lento e marcado por fortes tenses. (p. 481) o termo imagem utilizado [...] para escapar noo de Arte que, [...] no pertinente para a Idade Mdia. No existe ento finalidade esttica autnoma [...]. Do mesmo modo, a noo de artista no distinguida da de arteso. (p. 481) O funcionamento das obras repousa largamente sobre suas virtudes formais e sobre os efeitos que elas so suscetveis de produzir no espectador. [...] seria incmodo que a palavra imagem conduzisse a isolar a representao figurativa do suporte material em que ela se manifesta. (p. 482) Vrios fatores induziam [...] a uma forte resistncia s imagens. [...] o cristianismo dos primeiros sculos [...] d provas de um verdadeiro dio do visvel, [...] porque necessrio, naquele momento, distinguir-se das prticas da imagem caractersticas do paganismo. (p. 482) uma vez que o pior perigo passou e que o Imprio se reinstala em sua estabilidade, a ortodoxia da iconodulia se impe definitivamente (843) [...]. A aceitao da imagem se submete a certas restries. (p. 483)

Rejeitando a proposio do papa Adriano I de admitir no Ocidente um culto s imagens idntico ao dos cones do Oriente, Carlos Magno [...] defende uma posio muito restritiva em relao s imagens. (p. 483) E se a corte de Carlos Magno procura se dissociar da idolatria atribuda aos gregos, sob Lus, o Piedoso, o excessivo inverso que preciso combater [...], o que induz a uma atitude mais favorvel s imagens. (p. 484) No ano 600, em sua carta ao bispo iconoclasta Serenus de Marselha, o papa recrimina a destruio das imagens e justifica seu uso afirmando que elas preenchem uma til funo de instruo: elas permitem aos iletrados compreender a histria sagrada. (p. 484) Instruir, rememorar, emocionar: tal a drade das justificaes da imagem que os clrigos retomam ao longo de toda a Idade Mdia. (p. 485) os telogos preocupam-se em definir com preciso a atitude legtima em relao s imagens. Assim, [...] o culto [...] no prestado [...] prpria imagem, [...] mas figura representada pela imagem. (p. 485) Os modelos romanos [de ornamentao] so [...] exportados para o resto do Ocidente [...]. Em outros lugares, os santurios dedicados ao culto das relquias comeam a ser ornados com uma decorao que exalta a grandeza do santo e a potncia de seus milagres. (p. 486) as imagens conhecem um primeiro desenvolvimento notvel durante o perodo carolngio. [...] a partir de meados do sculo IX [...] diversas imagens desenvolveramse sem ser objeto de uma venerao ritualizada. (p. 486) ao longo dos sculos X e XI [...] Os tipos de imagens diversificam-se notavelmente. A pintura em painis de madeira reaparece no Ocidente [...]. Depois, no incio do sculo XIII, [...] aparecem os primeiros retbulos [...]. A partir do sculo XIV trata-se em geral de polpticos. (p. 488) no incio do sculo XI [...] a decorao dos capitis comea a se diversificar e a animar-se, para tornar-se, no sculo XII, um dos lugares favoritos onde se manifesta a inventividade dos criadores romnicos. (p. 488) Alm da ampliao da decorao dos objetos litrgicos [...] preciso sublinhar a importncia dos vitrais, grande inveno medieval que aparece no sculo XI, cujo desenvolvimento notvel a partir de 1100, e sobretudo no sculo XIII. (p. 490)

a expanso das imagens opera-se tanto pela conquista de novos suportes [...] como pelo recurso crescente aos antigos suportes. Tal o caso da miniatura [...]. Do mesmo modo, as decoraes murais das igrejas [...] ampliam-se e generalizam-se at nos edifcios rurais mais modestos. (p. 490) o Ocidente dos sculos X a XIII abre-se s imagens; ele passa de uma iconicidade restrita a uma iconicidade sem reservas e transforma-se em um universo de imagens. (p.491) a Idade Mdia ocidental, a partir do sculo IX, e mais claramente ainda do sculo XI, um perodo de liberdade para as imagens e de excepcional inventividade iconogrfica. [...] A liberdade de que questo aqui designa, antes, uma abertura dos campos de possibilidades." (p. 491) o Ocidente medieval caracteriza-se, diferentemente do mundo bizantino, por uma fraca interveno normativa dos clrigos no domnio das imagens. (p.494) protestos [feitos por alguns clrigos] mostram [...] que as imagens operam [...] nas bordas da ortodoxia e criam representaes cuja ambigidade faz com que paream ora lcitas, ora inadmissveis. (p. 494) as imagens, como a cultura medieval em seu conjunto, repousam sobre o reconhecimento de um forte valor de tradicionalismo. (p. 495) a partir do sculo XI, e sobretudo do sculo XII, os temas iconogrficos multiplicam se, sem jamais se deixar reduzir aos tipos figurativos imutveis e estritamente codificados. (p. 495) a imagem constitui uma criao original, sinttica, que no pode ser reduzida ao estatuto de ilustrao de um versculo bblico. (p. 495) As imagens medievais esto longe de ser destinadas apenas aos laicos, e elas so [...] com freqncia postas em lugares reservados aos clrigos ou em livros que s eles utilizam. (p. 495) As obras medievais em geral apresentam um carter extremamente erudito, de modo que, mesmo se elas podem produzir um efeito poderoso sobre um pblico laico, sua plena compreenso requer uma cultura que apenas os clrigos possuem. (p. 496)

A partir do sculo XI, o culto dos santos, at l inteiramente baseado nas relquias, torna-se impensvel sem as imagens. Estabelece-se [...] uma relao triangular incessantemente mais estreita entre santos, imagens e milagres. (p. 496) As imagens permitem [...] uma extenso do culto dos santos, uma multiplicao espacial das manifestaes do poderio dos protetores celestes. o que ocorre com os painis pintados [...], insgnias e objetos trazidos pelas peregrinaes [...] ou ainda com as pinturas murais. (p. 497) Desde o sculo XII, a importncia das imagens nas prticas de devoo no pra de crescer [...]. Assim, as imagens aparecem nas casas dos simples fiis [...] e elas no demoram a se multiplicar, graas ao uso do papel e, em breve, da xilografia e da imprensa. (p. 497) Seria preciso [...] no esquecer o papel que as imagens tm no quadro da liturgia e dos sacramentos. Acontece de elas serem seus principais atores. (p. 498) As imagens prestam-se [...] a muitos outros usos. Elas servem de emblemas s instituies e aos poderes constitudos, constroem hierarquias e manifestam relaes de fora [...] ou de dominao. (p. 499) a funo da imagem como smbolo de identidade e garantia de coeso de uma coletividade difunde-se no corpo social. (p. 500) A revoluo das imagens [...] no se limita somente sua expanso quantitativa. Ela lhes confere tambm uma potncia eficaz aumentada, para alm do que sugere a trade das justificaes clericais da imagem (instruir, rememorar, emocionar). (p. 500) pode-se interrogar sobre a fragilidade da distino entre as prticas da imagem que a Igreja considera legtimas e aquelas que ela denuncia como idlatras. (p. 502) Na acepo mais ampla que os clrigos do a esse termo, a idolatria designa todo culto que, em vez de se dirigir a Deus, seu nico destinatrio legtimo, dirigido a uma falsa divindade, uma criatura [...] ou um objeto material. Nesse sentido, fora do culto cristo, s poderia existir idolatria. (p. 502) O dolo tanto tido como a marca do falso deus que ele representa [...] como tambm denunciado como uma pura iluso, um nada, um simples pedao de pedra. Mas a est tambm o risco para a prpria imagem crist. (p. 503)

Acontece [...] que os prprios clrigos denunciem nos fiis uma tendncia a adorar a imagem material [...]. Mas creditar aos fiis tal confuso [...] , sem dvida, [...] o efeito de um elitismo desdenhoso da parte dos clrigos. (p. 503) A recuperao esttica da arte progride [...] ao mesmo passo que a segurana da instituio eclesial, certa de ter liquidado os falsos deuses do paganismo e de estar ela prpria acima de toda suspeita de idolatria. (p. 503-504) mais do que atribuir aos fiis a idia de que a imagem Deus ou o santo [...], o importante , sem dvida, que a imagem seja habitada por ele. (p. 504) Na medida em que ela concentra um poder eficaz, a imagem crist no pode ser pensada somente como representao; ela tambm presena da fora sobrenatural que figura e convoca. (p. 504) A idolatria [...] uma categoria onipresente, que permite aos espanhis dar conta de quase tudo o que eles vem nas terras que descobrem [...]. Para os conquistadores e os missionrios [...] tudo superabundncia de dolos monstruosos, cultos e sacrifcios sanguinrios a falsos deuses. (p. 504) Tratava-se [...] para bem conduzir a obra da conquista, de destruir os dolos dos ndios e impor [...] as imagens crists, aproveitando-se das similitudes de seu funcionamento, evitando [...] as ambigidades excessivamente flagrantes. (p. 505) as imagens, ou aquilo que melhor chamar [...] de decorao, [...] indica [...] a posio e o prestgio da pessoa ou da instituio que as utilizam. [...] o ornamental [...] um instrumento de hierarquizao dos indivduos e dos poderes, tanto terrestres como celestes. (p. 506) o valor esttico das imagens [...] determinante, independentemente mesmo de seu contedo iconogrfico. [...] o brilho da decorao torna o edifcio digno do servio divino. (p. 506) a igreja no um espao sagrado unitrio. A decorao torna sensveis [...] suas hierarquias internas [...]. A oposio que estrutura mais vigorosamente a igreja [...] aquela entre a nave [...] e o coro. (p. 507) [os] ritos [...] comemoram e repetem eventos fundadores [...]. A imagem constitui, assim, uma reduplicao sensvel da manifestao litrgica das potncias celestes. (p. 507)

A decorao participa [...] da transferncia de realidade realizada pela liturgia, que promove um deslocamento da esfera terrestre para a esfera celeste. (p. 508) a profuso e a beleza da decorao contribuem para afirmar a igreja como nico quadro legtimo do culto, j que ela a nica digna de uma liturgia transposta no cu. (p. 508) No [...] surpreendente que esse desenvolvimento da decorao [...] se produza no momento em que as dissidncias [...] questionam a utilidade dos lugares de culto [...] e tambm das imagens. (p. 508-509) as imagens associaram-se a elas [as relquias], a partir do sculo XI, e, logo depois, substituram-nas, multiplicando, assim, os pontos de ancoragem do culto dos santos. (p. 509) Existe [...] uma conexo explcita entre a imagem e a esfera da imaginatio. [...] No sendo nem viso corporal nem viso intelectual, a viso espiritual [...] um elemento intermedirio, uma potncia mediadora (Jean-Claude Schmitt). (p. 510-511) os clrigos insistem sobre a pluralidade das significaes das Escrituras e, em particular, sobre a distino entre sentido literal e sentido alegrico. (p. 511) a importncia do sentido alegrico tal que ele se subdivide [...], dando lugar concepo clssica [...] da qudrupla significao das Escrituras: literal, alegrica [...], tropolgica [...] e anaggica. (p. 512) Ocorre o mesmo com todas as coisas sensveis que existem no mundo terrestre. Suas significaes so mltiplas e, por vezes, mesmo contraditrias, sem que isso choque absolutamente a lgica medieval. (p. 512) Longe de ser uma deficincia, tal ambivalncia [...] permite que a imagem assuma aspectos importantes do modo de pensar medieval. (p. 512) nas concepes medievais, a verdade est na interpretao que alcana o sentido divino atravs de suas figuras, bem mais do que na realidade imediatamente perceptvel. (p. 515) A arte medieval concede lugar considervel e uma posio eminente ornamentao, a ponto de proceder, sobretudo durante a Alta Idade Mdia e ainda at o sculo XII, a uma ampla ornamentalizao das prprias representaes. (p. 515)

a partir do sculo XII, e sobretudo do sculo XIII, um processo tende a separar a representao e a ornamentao, esta sendo notadamente remetida para as margens da imagem. (p. 516) Se a arte medieval pode ser considerada a arte do plano, [...] porque a imagem [...] deve dar mostra de respeito em relao a seu suporte. (p. 516) as imagens medievais contribuem para uma certa criao de volume das figuras. Muitas vezes, nota-se [...] uma sobreposio de panos distintos [...], assim como a presena de planos oblquos e de efeitos locais de relevo no tratamento de corpos e de objetos. Mas todos esses procedimentos [...] no criam [...] um espao tridimensional. (p. 517) "O volume dos corpos e a maleabilidade das dobras das vestimentas [...] so imitados pela pintura [...]. H [...] uma maior preocupao em imprimir a textura dos materiais representados, enquanto o dinamismo dos corpos sugerido com mais freqncia. (p. 517) no sculo XIII, e mais ainda depois, os rostos e os corpos diversificaram-se para levar em conta, sempre com maior preciso, as particularidades da idade, do sexo, da compleio e at mesmo da personalidade individual. (p.518) os afrescos de Masaccio, na igreja Santa Maria del Carmine, [...] constituem uma das primeiras obras rigorosamente construdas segundo as regras da perspectiva (1427). (p. 519) a perspectiva no rompe com as concepes medievais do espao. [...] [Ela] no tem por objeto o espao, mas as figuras [...]. Ela [...] uma maneira de conformao em que cada coisa se inscreve no lugar que lhe corresponde. (p. 520) as aparncias sensveis so cada vez mais abertamente assumidas pela representao [...] em virtude do processo [...] de espiritualizao do carnal. (p. 521) Se o mundo criado pode chegar representao [...] porque, mais do que antes, ele concebido como carregado de valores espirituais e como um meio legtimo de chegar ao conhecimento de Deus. (p. 521) as imagens contribuem para o contato privilegiado que se estabelece ali entre os homens e as potncias santas ou divinas, ativam a juno entre a igreja material e a Igreja triunfante e a fuso das liturgias terrestre e celeste. (p. 522)

evitar-se- fazer da Idade Mdia a origem de nossa civilizao dita da imagem. A cultura medieval da imago , sem dvida, o exato contrrio disso. [...] a imagem-objeto s tem sentido, na Idade Mdia, pelo seu carter localizado. (p. 522) necessidade de localizao da imagem-objeto medieval contrape-se o advento ubquo da imagem-tela, capaz de reproduzir-se identicamente em todos os lugares, negando [...] a particularidade dos lugares e contribuindo deslocalizao generalizada que caracteriza o mundo contemporneo. (p. 523) O estatuto e as prticas da imagem so indissociveis da organizao de conjunto da sociedade, e por isso que, tambm em matria de imagens, e a despeito de certas similitudes aparentes, a Idade Mdia nosso antimundo. (p. 523)

You might also like