You are on page 1of 4

Che: um cone que no desbota

Talvez seja a imagem mais reproduzida, reciclada e copiada do sculo 20. Che Guevara, os olhos emoldurados por grossas sobrancelhas, a boina com uma nica estrela sobre o cabelo despenteado, o olhar desviado da foto com uma intensidade austera. J faz mais de 40 anos que o rebelde argentino foi morto a tiros, logo qualquer jovem radical que tenha torcido por suas lutas revolucionrias em Cuba e na Bolvia j entrou na meia idade h tempos. Mas a imagem foi repetida infinitas vezes estampada em camisetas e pichada nas paredes, transformada em arte pop e usada para embrulhar sorvetes e vender cigarros e seu apelo no desbotou. Che Guevara virou uma marca. E o logotipo da marca essa imagem, que representa mudana. Ela se tornou o cone do pensamento independente em qualquer nvel antiguerra, pr-verde ou antiglobalizao. Sua presena que vai dos muros dos territrios palestinos s butiques parisienses faz dela uma imagem que est fora de controle. Ela se transformou numa corporao, um imprio, a essa altura. A proliferao da imagem baseada em uma fotografia (veja abaixo) tirada por Alberto Korda em 1960 aconteceu, em parte, devido a uma escolha poltica de Korda e outros de no cobrar pelo uso no-comercial da imagem.

Nascimento de um cone

Jim Fitzpatrick, que produziu o onipresente desenho em contraste no fim dos anos 60, quando era um jovem artista grfico, queria que sua arte fosse disseminada. Eu deliberadamente o criei (o desenho) para que se reproduzisse como os coelhos, diz ele. A forma como o mataram, no haveria nenhum memorial, nenhum local de peregrinao, nada. Eu estava determinado que aquela imagem receberia a maior circulao possvel, explica Fitzpatrick. A imagem dele nunca morrer, seu nome nunca morrer. Mas o nascimento do cone acontece na morte de Che, em outubro de 1967. Talvez por ter sido jovem, bonito e, mais do que isso, ter morrido por seus ideais, automaticamente transformou-se num cone. Histria da imagem

Alberto Korda captou a famosa imagem no dia 5 de maro de 1960, durante um funeral em massa em Havana.

Um dia antes, um navio de carga francs cheio de munio explodiu no porto da cidade matando cerca de 80 cubanos, num ato que Fidel Castro atribuiu aos americanos. Korda, o fotgrafo oficial de Castro, descreve a expresso de Che na foto, que ele intitulou Guerrilheiro Herico, como encabronado y dolente, ou zangado e triste. Duas fotos foram tiradas naquele momento. A primeira inclua a folhagem de palmeiras e um homem virado para Che, ambos cortados na sequncia. Sem ser publicada por um ano, a foto s era vista por aqueles que passavam pelo estdio de Korda, onde ela ficava pendurada na parede. Cartazes

O homem que levou a imagem de Che para a Europa foi o intelectual italiano Giangiacomo Feltrinelli, que distribuiu cartazes com a foto pela Itlia em 1967. Depois disso, a fotografia de Korda apareceu em diversas revistas. Foi numa publicao alem que Fitzpatrick viu a imagem pela primeira vez. Depois da morte de Che, o artista imprimiu cpias e cpias do desenho que havia criado e as enviou para grupo de ativistas polticos por toda Europa. Com a passagem do tempo, o significado e o homem representados na imagem se perderam de seu contexto. O rosto de Che comeou a ser usado como decorao de produtos, de lenos a lingerie. A Unilever at criou uma verso Che do picol Magnum na Austrlia, com sabor de cereja e goiaba. H uma teoria de que a imagem s pode existir por um certo tempo at que o capitalismo se aproprie dela. Mas o capitalismo s quer se apropriar de imagens que guardem um certo senso de perigo.

Na Amrica Latina, no entanto, o rosto de Che continua sendo smbolo da revoluo armada. O presidente venezuelano, Hugo Chvez, usa com frequncia uma camiseta com a imagem estampada e h relatos de que Evo Morales, da Bolvia, presenteia visitantes com uma verso da foto feita com folhas de coca. Combinando capitalismo e comrcio, religio e revoluo, o cone segue absoluto. Haver outra imagem que chegue perto de nos levar a lugares to diferentes?

You might also like