You are on page 1of 3

LIVRAMENTO CONDICIONAL incidente na execuo da pena privativa de liberadade e consiste em uma antecipao provisria da liberdade do condenado, satisfeitos certos

s requisitos e mediante determinadas condies.

REQUISITOS
Objetivos: a) Aplicao na sentena de pena igual ou superior a 2 anos (no caso de vrias condenae, as penas somadas). b) Reparao do danom salvo impossibilidade de faz-lo. c) Cumprimento de parte da pena. I. Crimes Comuns: i. Mais de 1/3 se no for reincidente em crime doloso e tiver bons antecedentes (art. 83, I). ii. Mais de 1/2 se reincidente em crime doloso (art. 83, II). II. Crimes Hediondos, Terrorismo e Tortura: 2/3, salvo se o ru for reincidente especfico em crimes dessa natureza (art. 83, III). III. Crime de Trfico: cumprimento de mais de 2/3 da pena no crime de trfico, se o acusado no for reincidente especfico nesta mesma espcie de crime (art. 83, III). Subjetivos: a) Comportamento satisfatrio durante a execuo da pena. b) Bom desempenho no trabalho que lhe foi atruibudo. c) Aptido para manter a prpria subsistncia. d) Nos crimes cometido com violncia ou grave ameaa, constatao de que o preso apresenta condies que denotem que no tornar a delinquir.

CONDIES
Obrigatrias (art. 132, 1, LEP) a) Obter ocupao lcita dentro do prazo fixado pelo juiz. b) Comparececer periodicamento em juzo para justificar suas atividades. c) No mudar de comarca sem autorizao do Juzo das execues. Facultativas (art. 132, 2, LEP) a) No mudar de residncia sem comunicao ao juzo das execues e atuoridade administrativa incumbida da observao cautelar e de proteo. b) Recolher-se sua casa em hora determinada. c) No frequentar determinados lugares. Obs: O Juiz pode fixar ainda outras condies a seu critrio. (art. 85, CP). Caso descumpra as condies o Juiz poder: a) Revogar o benefcio b) Advertir o condenado c) Exarcebar as condies

REVOGAO
Obrigatrias: a) Se o beneficirio vier a ser condenado, em definitivo, a pena privativa de liberadade, por crime (posterior) cometido durante a vigncia do benefcio. b) Se o beneficirio vier a ser condenado, em definitivo, a pena privativa de liberadade, por crime anterior. I. Se a nova condenao referir-se a crime anterior ser descontado o tempo do perodo de prova j cumprido. Cumpre apenas o que falta. II. Se referir-se a crime posterior no haver tal desconto. Cumpre integralmente o primeiro, podendo ter novo livramento apenas do segundo. Facultativas: a) Se o liberado deixar de cumprir qualquer das obrigaes impostas na sentena. b) Se vier a ser condenado irrecorrivelmente, por crime ou contraveno, a pena que no seja privativa de liberdade. SUSPENSO DO PERODO DE PROVA
Se o beneficirio praticar nova infrao penal, o juiz poder, ouvidos o Conselho Penitencirio e o Ministrio Pblico, suspender cautelarmente o curso do livramento e determinar priso do condenado.

Bons antecedentes E no reincidente em crime doloso Maus antecedentes mas no reincidente em crime doloso* Reincidente em crime doloso Crimes previstos na Lei 8072/90 (Crimes Hediondos)
* A limitao liberdade do cidado deve vir expressa em lei.

Cumprimento 1/3 1/3 1/2 2/3

Smulas STJ Smula

074, STJ 231, STJ 241, STJ 439, STJ

Para efeitos penais, o reconhecimento da menoridade do ru requer prova por documento hbil. A incidncia da circunstncia atenuante no pode conduzir reduo da pena abaixo do mnimo legal. A reincidncia penal no pode ser considerada como circunstncia agravante e, simultaneamente, como circunstncia judicial. Admite-se o exame criminolgico pelas peculiaridades do caso, desde que em deciso motivada. Fixada a pena-base no mnimo legal, vedado o estabelecimento de regime prisional mais gravoso do que o cabvel em razo da sano imposta, com base apenas na gravidade abstrata do delito. A falta grave no interrompe o prazo para obteno de livramento condicional. vedada a utilizao de inquritos policiais e aes penais em curso para agravar a pena-base.

440, STJ

441, STJ 444, STJ

Smulas STF Smula

497, STF 711, STF 715, STF

Quando se tratar de crime continuado, a prescrio regula-se pela pena imposta na sentena, no se computando o acrscimo decorrente da continuao. A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigncia anterior cessao da continuidade ou da permanncia. A pena unificada para atender ao limite de trinta anos de cumprimento, determinado pelo art. 75 do Cdigo Penal, no considerada para a concesso de outros benefcios, como o livramento condicional ou regime mais favorvel de execuo.

You might also like