You are on page 1of 5

doi: 10.4322/tmm.

00403003

DESENVOLVIMENTO DE LIGAS FERROSAS PARA SOLDA DE REVESTIMENTO DURO AUXILIADO POR SIMULAES TERMODINMICAS
Edmilson Otoni Correa 1 Nelson Guedes de Alcntara 2 Dorival Gonalves Tecco 3 Ramachandran Vasant Kumar 4

Resumo Neste trabalho, so empregadas simulaes termodinmicas para investigar a solidificao de uma liga Fe-CrC-Nb para solda de revestimento duro desenvolvida para revestir, por soldagem, componentes sujeitos a desgaste abrasivo severo. A caracterizao microestrutural da liga mostrou que as simulaes tericas, utilizadas para prever as fases presentes e suas respectivas fraes volumtricas, usando o mdulo Scheil do programa MT-DATA, obteve resultados com excelente concordncia no caso da solidificao da liga em altas taxas de resfriamento (20 K.s-1-30 K.s-1). Os resultados obtidos neste estudo indicam que a utilizao destas simulaes pode proporcionar um bom entendimento do comportamento das ligas durante a solidificao e, conseqentemente, permitir a otimizao da composio das mesmas durante os estgios iniciais de desenvolvimento, de tal forma a maximizar a resistncia ao desgaste com a menor quantidade de elementos de adio. Com isto, torna-se possvel uma diminuio do tempo e do custo de fabricao dos eletrodos para solda de revestimento duro. Palavras-chave: Desenvolvimento; Liga para solda de revestimento; Simulaes termodinmicas.

THERMODYNAMIC SIMULATION AS AN ASSISTANT TOOL IN THE DEVELOPMENT OF IRON BASED HARDFACING MATERIALS
Abstract A thermodynamic model is used to investigate the solidification of a hardfacing material in Fe-Cr-C-Nb system and, developed for cladding components subjected to severe abrasive wear by welding. Microstructural characterization of the alloy showed that the theoretical simulations carried out to predict the amount and volume fraction of the phases using the module Scheil of MT-DATA Software presented very realistic results in the case of the rapid solidification of the hardfacing alloy. The results obtained in this study therefore indicate that the utilization of this tool may provide a good understanding of alloys solidification mechanisms and enable the refinement of alloy composition during the early stages of hardfacing materials development, leading to a decreasing of overall cost and time of manufacturing of hardfacing electrodes. Key words: Development; Hardfacing material; Thermodynamics simulations. 1 INTRODUO bem estabelecido que variaes no teor dos elementos de liga adicionados tm um efeito significativo sobre a natureza e a frao volumtrica dos carbonetos e da austenita retida durante a solidificao de ligas ferrosas de revestimento duro. Estas mudanas microestruturais desempenham um importante papel sobre a susceptibilidade do metal de solda ao trincamento e sobre as propriedades de desgaste abrasivo.(1) Nesse sentido, correlacionar a quantidade adicionada dos elementos de liga com a frao volumtrica de equilbrio das fases carbonetos e da matriz, de tal forma a melhorar as propriedades de desgaste, um dos problemas que constantemente precisa ser considerado durante o desenvolvimento de ligas para solda de revestimento duro.

1 Doutor em Engenharia de Materiais, Prof. Adjunto da Universidade Federal de Itajub (Unifei). Av.BPS, 1303, Pinheirinho, CP 50, 37500-903, Itajub - MG. ecotoni@unifei.edu.br 2 PhD em Engenharia de Materiais, Professor Titular, UFSCar, Departamento de Materiais, Rod. Washington Lus, CP 676, 13565-905, So Carlos SP . nelsong@power.ufscar.br 3 PhD em Engenharia Mecnica, Welding Alloys Ltd, The Way, Fowlmere, Royston, Herts. - UK. dorival.tecco@welding-alloys.com 4 PhD in Materials Science, Department of Materials Science and Metallurgy, University of Cambridge, Pembroke Street, Cambridge UK. rvk10@cam.ac.uk

Tecnologia em Metalurgia e Materiais, So Paulo, v.4, n.3, p. 13-17, jan.-mar. 2008

13

Uma tcnica experimental muito til usada para investigar a solidificao de ligas consiste na utilizao de anlises trmicas e interrupo da solidificao por congelamento das amostras. No entanto, a aplicao desta tcnica requer equipamentos tais como fornos, cadinhos, medidores de temperatura etc., o que torna o estudo da solidificao normalmente mais longo e mais caro. Alm disso, os resultados podem no apresentar uma preciso adequada uma vez que a solidificao um processo contnuo e rpido e, nestas tcnicas, a solidificao dividida em vrias etapas. Devido a estes problemas, ao se utilizar tcnicas experimentais, as simulaes termodinmicas tm sido freqentemente usadas para o estudo terico da solidificao de vrios sistemas de ligas, principalmente em processos sob condies de equilbrio termodinmico (ex.: fundio em areia). No entanto, pouco tem sido estudado sobre o processo de solidificao fora de equilbrio, por exemplo, a que ocorre nos processos de soldagem. Portanto, este trabalho descreve a utilizao de simulaes termodinmicas como ferramenta auxiliar no desenvolvimento de uma liga para solda de revestimento duro. Estas simulaes fornecem uma boa base para o entendimento da solidificao da liga. Como resultado, tem-se uma melhor otimizao da composio da liga, por exemplo, pela reduo da quantidade de fases intermetlicas, as quais podem diminuir a resistncia ao desgaste das ligas de revestimento. Um comportamento realstico da solidificao pode ser obtido usando dados cinticos e termodinmicos; contanto que posteriormente os mesmos possam ser validados experimentalmente. No caso de ligas para solda de revestimento duro, dado que a energia de soldagem relativamente alta e que o metal de solda experimenta altas taxas de resfriamento, a microestrutura obtida est fora do equilbrio termodinmico. Para se levar em conta a solidificao fora do equilbrio, caracterstica dos processos de soldagem, foi escolhido o mdulo Sheil presente no programa MT-DATA junto com os bancos de dados termodinmicos plus and sub-sgtes.(2) Na simulao Scheil, os clculos so feitos considerando que a difuso no ocorre no slido precipitado e que h uma mistura perfeita do lquido, o que se mostra adequado para o resfriamento rpido do metal de solda.(3) 2 MATERIAL E MTODOS 2.1 Fabricao dos Consumveis O consumvel usado na deposio das soldas de revestimento duro foram arames tubulares com dimetro de 2,8 mm. Para a fabricao dos arames da liga experimental Fe-Cr-C-Nb foram usados os ps Fe-Cr, Fe-Nb, Fe-Si, Fe-Mn e de grafita. A mistura de ps foi processada num misturador vibratrio em 42 RPM por 1 hora e em seguida, inserida para dentro de uma fita metlica, como ilustrado na Figura 1, para a fabricao do arame tubular. O processo de fabricao dos arames bastante verstil. Primeiramente, a tira metlica conformada na forma de U na qual inserida a mistura de p. Em seguida, aps passar por vrios conjuntos de rolos, a mesma fechada em um formato de O para o dimetro desejado do arame.
14

Fita de ao Mistura de ps

Consumvel de soldagem

Figura 1. Desenho esquemtico do processo de fabricao do arame (cortesia Welding Alloys).

2.2 Soldagem Foram realizadas as soldas de revestimento duro sobre o substrato de ao 1025, utilizando o processo de soldagem automatizada arame tubular arco aberto. Os cordes de solda foram depositados sobre o substrato de tal forma a se produzir um revestimento duro com oito camadas (aproximadamente 20 mm de altura). A obteno de um revestimento duro com oito camadas teve a finalidade de eliminar completamente o efeito da diluio sobre a microestrutura nas camadas superiores do revestimento e reproduzir, com a maior fidelidade possvel, a aplicao de solda de revestimento duro em grandes componentes da indstria de cimento e mineral (ex. mesas e rolos de moinhos verticais). A Tabela 1 apresenta os parmetros de soldagem utilizados para as soldas de revestimento duro.
Tabela 1. Parmetros de soldagem utilizados para deposio das camadas. Voltagem Corrente de soldagem Polaridade do eletrodo Velocidade de alimentao do arame Velocidade de soldagem ngulo do eletrodo Stick-out Distncia entre os cordes (step over) 28 a 31 V 450 A a 500 A positiva 4,5 m/min 1,5 m/min 10 da superfcie da chapa 30 mm 6 mm

A faixa de composio qumica mdia, obtida por espectrometria de emisso ptica, das camadas superiores da solda de revestimento duro estudada mostrada na Tabela 2. A liga de revestimento duro, denominada CNO, contm a adio de nibio, bem como um teor de cromo elevado.

Tecnologia em Metalurgia e Materiais, So Paulo, v.4, n.3, p. 13-17, jan.-mar. 2008

Tabela 2. Faixa de composio qumica do metal de solda (balano Fe) nas camadas superiores do revestimento duro (% em peso). Valores mdios obtidos em 6 medidas. Arame eletrodo CNO C 5 Si 0,9 Mn 0,7 Cr 22 Ni . Nb 6,5 Ti . V .

2.3 Caracterizao Microestrutural Os corpos-de-prova para avaliao microestrutural foram retirados na seo transversal do material soldado, perpendicularmente direo de soldagem. A avaliao microestrutural dos corpos-de-prova foi realizada utilizando microscopia ptica, anlise de imagem e microscopia eletrnica de varredura (MEV). Todos os corpos-de-prova foram atacados com reagente de Villela. Espectrometria por energia dispersiva (EDS) disponvel no MEV permitiu a obteno de microanlise qualitativa de fases presentes. 3 RESULTADOS E DISCUSSO 3.1 Estudo da Solidificao A Figura 2 mostra a seqncia de solidificao da liga estudada calculada pelo MT-DATA assumindo condies fora do equilbrio. Pela figura, pode-se notar que a solidificao comea em 1.971C com a precipitao de carbonetos NbC, muito provavelmente nucleados heterogeneamente a partir de impurezas presentes no lquido (por ex.: Al2O3).(4-6)
100 90 Frao em peso do lquido 80 70 1.235C 60 50 40 30 20 10 1.135C L+NbC+M7C3+G

M3C prevista entre 1.135C e 935C (frao de lquido restante: ~2%) junto com mais austenita e M7C3. Nota-se que o aparecimento da fase M3C pode no ocorrer na prtica, uma vez que a quantidade de lquido na etapa final da solidificao bem pequena. A partir dos resultados obtidos na simulao Scheil-MT-DATA, a solidificao da liga Fe-Cr-C-Nb pode ser resumida da seguinte forma:
L L + NbC L + NbC + L + NbC + M7C3 M7C3 + G 1.135C L + MC + NbC+ M C + G + M C
7 3 3 (traos)

1.971C

1.347C

1.235C

No prevista nenhuma transformao no estado slido abaixo de 935C e a austenita permanece retida at a temperatura ambiente juntamente com as outras fases estveis formadas durante a solidificao.(7) A Figura 3 ilustra a proporo das fases termodinamicamente estveis formadas durante a solidificao da liga e por esta pode-se notar que, ao trmino da solidificao, a frao em peso terica calculada de carbonetos NbC foi de aproximadamente 7%, a frao de carbonetos M7C3 foi de 39% e de austenita 53%. Com relao ao carboneto M3C, a frao calculada foi de aproximadamente apenas 1%. 3.2 Microestrutura Uma anlise microestrutural da superfcie polida da liga CNO, empregando a tcnica de microscopia ptica, revelou a presena de uma fase fina denominada A, distribuda aleatoriamente na matriz (Figura 4). Resultados da anlise
liga CNO L

1.347C

L+NbC L+NbC+M7C3

1.971C

100 90 80 Frao em peso de fase

0 930 1.100 1.270 1.440 1.610 1.780 1.950 Temperatura (C)

L+NbC+M7C3+M3C+G

70 60 50 40 30 20 10 M3C L 1.100 1.270 1.440 1.610 1.780 1.950 Temperatura (C) G M7C3 M7C3 NbC G

Figura 2. Simulao Scheil mostrando a solidificao da liga CNO.

A solidificao prossegue com o aumento gradativo da frao volumtrica de NbC at a liga atingir a temperatura de aproximadamente 1.347C. A partir desta temperatura inicia-se uma precipitao massiva de precipitados M7C3 primrios e esta precipitao permanece at aproximadamente 1.235C. A formao de austenita junto com a precipitao de mais M7C3 para a formao da mistura euttica comea em 1.235C, com a frao de lquido remanescente em aproximadamente 65%. Abaixo desta temperatura, a formao de NbC no mais esperada. A formao da fase
Tecnologia em Metalurgia e Materiais, So Paulo, v.4, n.3, p. 13-17, jan.-mar. 2008

0 930

Figura 3. Frao em peso das fases formadas aps solidificao. 15

de energia dispersiva indicaram que esta fase rica em Nb. A Tabela 3 apresenta o resultado da anlise qumica semi-quantitativa da fase A identificada na Figura 4. Aps o ataque qumico, pode-se observar, a partir da Figura 5, a presena de uma grande quantidade de partculas claras predominantemente na forma de agulhas (fase B). Resultados de microanlise (Tabela 3) junto com a morfologia da fase indicam que estas partculas so carbonetos de cromo M7C3 primrios ricos em cromo.

A B M

A B

20 Mm A

Figura 5. Micrografia da liga aps ataque apresentando os carbonetos NbC finos (fase A), as agulhas de carbonetos M7C3 primrios (fase B) e a matriz euttica (M).

200 Mm

Figura 4. Micrografia ptica da superfcie polida da liga CNO. Destaca-se a presena de partculas finas distribudas aleatoriamente na matriz (fase A). Tabela 3. Composio qumica (%) obtida das fases presentes na liga, ignorando o teor de carbono. Fase Si Nb V Cr Mn Fe Ti A 78,77 0,05 10,85 6,43 2,67 B 0,49 60,01 38,34 M (regio 1) 1,20 0,51 28,31 2,26 67,72 M (regio 2) 0,87 1,10 53,60 44,43 Mag=2.50 KX EHT=20 kV 10 Mm CNO WD=25 mm

Detector=QBSD Photo n=501

Figura 6. Micrografia via MEV da liga CNO mostrando as fases em melhor contraste.

A fase A pode ser facilmente distinguida (fase cinza claro) na Figura 5 e importante notar que estas partculas esto predominantemente rodeadas pela matriz, mas, no entanto, podem tambm ser encontradas ao longo ou dentro da fase carboneto M7C3 primrio (fase B). Tambm pode ser visto pela figura que a matriz euttica (M) indica a presena de duas fases sendo uma mais resistente ao ataque (provavelmente M7C3 eutticos finos) e a outra mais intensamente atacada (austenita). A Figura 6 mostra a micrografia da liga utilizando MEV. Esta observao permitiu identificar com melhor contraste as fases presentes. Cabe ressaltar que a fase fina M3C no foi identificada, embora tenha sido prevista na simulao terica a presena de traos desta fase. Provavelmente, devido alto teor de cromo da liga, a fase M3C foi suprimida durante solidificao. Isto est de acordo com o diagrama pseudo-ternrio (Fe-Cr)-Nb-C sugerido por Kesri e Durand-Charre,(8) o qual mostra que para ligas com teor de cromo acima de 15%, no ocorre a precipitao da fase M3C.
16

Pode-se observar tambm mais claramente que a matriz apresenta duas fases distintas. A morfologia das fases e a composio qumica obtida por EDS para esta regio (Tabela 3) indicam que a matriz realmente uma mistura euttica /M7C3. As partculas da fase A aparecem claras indicando a presena de um ou mais elementos com nmero atmico alto - no caso o nibio - o que confirma que as mesmas so carbonetos NbC. Os resultados da anlise de imagem para a determinao da frao volumtrica das fases so apresentados na Tabela 4. Pela anlise destes resultados, a frao volumtrica mdia da fase M7C3 de aproximadamente 40%; da fase NbC de 6,8%; e da fase austenita, aproximadamente 53%.
Tabela 4. Resultados de anlise de imagem. Liga CNO Funo estatstica Contagem Mdia Desvio-padro Fase A (NbC) B (M7C3) (Austenita) 15 6,77% 0,89 15 39,66% 2,82 15 53,57% 2,82

Tecnologia em Metalurgia e Materiais, So Paulo, v.4, n.3, p. 13-17, jan.-mar. 2008

Portanto, como pde ser visto a partir dos resultados da caracterizao microestrutural, as principais fases previstas na solidificao da liga (Figura 2) foram precisamente identificadas. Pode ser visto tambm que os resultados prticos de frao volumtrica, mostrados na Tabela 4, apresentam boa concordncia com os resultados tericos obtidos pela simulao da frao volumtrica (Figura 3). Assim, a aplicao do modelo de simulao Sheil do MT-DATA permite a obteno de resultados bastante realsticos da solidificao da liga de revestimento CNO. 4 CONCLUSES O presente trabalho mostra que a aplicao de simulaes termodinmicas tericas, usando o mdulo Scheil do programa

MT-DATA para prever o comportamento da solidificao de ligas para solda de revestimento duro, fornece resultados bastante realsticos. Portanto, estas simulaes podem ser uma ferramenta til e econmica a ser usada pelos engenheiros durante o desenvolvimento de novas ligas para revestimento duro resistente ao desgaste abrasivo. Agradecimentos Os autores agradecem Welding Alloys UK pelo fornecimento dos consumveis e pela utilizao do equipamento de soldagem Arco Aberto e ao CNPq, pelo apoio financeiro.

REFERNCIAS 1 SCANDELLA, F.; SCANDELLA, R. Development of hardfacing Materials in Fe-Cr-Nb-C System for use under highly abrasive conditions. Materials Science and Technology, v. 20, n. 1, p. 93-105, Jan. 2004. 2 MT-DATA 4.70: users guide. Teddington, UK: National Physical Laboratory, 2004. 3 PORTER, D.A.; EASTERLING, K.E. Phase transformations in metals and alloys. 2. ed. London: Chapman & Hall, 1992. 4 ATAMERT, S.; BHADESHIA, H.K.D.H. Microstructure and stability of Fe-Cr-C hardfacing alloys. Materials Science and Engineering A, v. 130, n. 2, p. 101-11, 1990. 5 ATAMERT, S. Stability, wear resistance, and microstructure of iron, cobalt and nickel-based hardfacing alloys. 1988. 177p. Thesis (PhD in Materials Science) The University of Cambridge, Cambridge, UK, 1988. 6 AVERY, H.S.; CHAPIN, H.J. Hardfacing alloys of the chromium-carbide type. Welding Journal, v. 31, n. 10, p. 917-30, Oct. 1952. 7 AMERICAN SOCIETY FOR METALS. Metallography and phase diagrams. 9.ed. Metals Park, OH, 1983. 8 KESRI, R.; DURAND-CHARRE, M. Phase equilbria, solidification and solid-state transformation of white cast irons containing niobium. Materials Science, v. 22, n. 8, p. 2959-64, Aug. 1987. Recebido em: 19/02/08 Aceito em: 26/03/08 Proveniente de: CONGRESSO ANUAL DA ABM - INTERNACIONAL, 62., 2006, Vitiria, ES. So Paulo: ABM, 2007.

Tecnologia em Metalurgia e Materiais, So Paulo, v.4, n.3, p. 13-17, jan.-mar. 2008

17

You might also like