DESPACHOS ADUANEIROS E REGIMES ADUANEIROS ESPECIAIS

Local de realização
FUNCEX – Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior Av. Rio Branco, n° 120, Grupo 707, Centro, RJ

Objetivo
Capacitar o aluno para compreender os principais aspectos do despacho aduaneiro de importação e exportação, transmitindo experiência e práticas na atuação sobre o funcionamento e controle governamental. Analisar, com aplicação de exercícios práticos, todos os procedimentos relacionados ao principal incentivo às exportações de produtos nacionais. Aborda também os aspectos operacionais práticos do regime de drawback, em suas diversas modalidades e opções (solicitação, execução, comprovação e baixa definitiva do ato concessório junto às autoridades).

Programa
1. Conceitos introdutório 1.1 Território aduaneiro 1.2 Recintos alfandegados 1.3 Portos secos Despacho aduaneiro 1.4 Base legal 1.5 Conceito 1.6 Habilitação 1.7 Modalidade 1.8 Prazo Procedimentos de importação e exportação: documentos e etapas Regimes aduaneiros especiais 5.1. Geral ou comum 5.2. Especial, econômico ou suspensivo

2.

3. 4.

Instrutor Naila Freire é especialista em Didática do Ensino Superior pela UNESA e em Comércio Exterior – ECEX
pela UFRJ. É instrutora do Grupo Aduaneira. É professora do Curso MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais da Fundação Getúlio Vargas – FGV. Professora convidada da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ no curso de pós-graduação Latus Sensu em comércio exterior. Professora da Universidade Estácio de Sá – UNESA. Diretora da empresa Macrolink International que exerce atividades nos ramos de despacho aduaneiro, treinamento em comércio exterior e assessoria em Comércio Exterior.

Investimento
Associados ao CIRJ e ao Movimento Sindical Firjan, empresas mantenedoras da FUNCEX e estudantes que integram o Conselho Consultivo do CIN*: R$ 200,00 (por módulo). Demais participantes: R$ 250,00 (por módulo).
* Conselho Consultivo do CIN: Universidade Cândido Mendes, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Universidade Estácio de Sá, Fundação Getúlio Vargas, Instituto Metodista Bennett.

Didática Os participantes receberão material didático sob a forma de apostilas para o acompanhamento da aula expositiva. CIN: (21) 2563-4600 e E-mail: cursos. o valor pago não será devolvido. Observações Ao efetuar a inscrição em uma determinada programação.br.br).org.cin@firjan.Reservas e inscrições FUNCEX: (21) 2509-7000 e E-mail: cursosfuncex@funcex. Desta forma. . o aluno motiva alguns custos. será restituído o valor total pago.org. através de depósito bancário.org.br. em um período máximo de 60 dias após a data do pagamento. estabelecendo-se que o mesmo somente poderá ser utilizado em um novo treinamento. O curso contempla Material didático. b) Para cancelamentos de inscrição realizados em período inferior a 48 horas de antecedência ao início da programação. em até 48 horas após o recebimento do e-mail de cancelamento. coffee-break e certificado de conclusão. informamos que: a) Para cancelamentos de inscrição realizados até 48 horas antes do início da programação (através de envio de e-mail para cursosfuncex@funcex. que é proferida com auxílio de recursos visuais como slides e/ou vídeos. tais como aquisição de recursos didáticos e contratação de docentes.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful