You are on page 1of 26

Direito Internacional Pblico

25/07/2011 Professor: ngelo Provas 1 Prova 2 Prova -

Programa

Livro: O Equador Autor: Miguel Souza Tavares Livro Texto o Curso de Direito Internacional Pblico Mazzuoli, Valrio de Oliveira

Conceito de DIP um conjunto de normas jurdicas que regulam as relaes mtuas entre os estados e as pessoas internacionais. Sujeitos de DIP - o estado, as organizaes e as pessoas internacionais. o Correntes Clssica Individualista Moderna O Estado Principal Sujeito Elementos Constitucionais do Estado Populao Permanente (Nacionais e No Nacionais) + Territrio Determinado + Governo Soberano e independente + Capacidade de se relacionar com os demais estados.

Evoluo Histrica

1 Perodo Grcia Antiga: Direito das Gentes Primeiras Garantias: Direito de Arbitragem Direito de Asilo Poltico Direito de Declarar Guerra Imprio Romano: Enfraquece o Direito conquistado Cristianismo: Resgata com as doutrinas de fraternidade e igualdade 2 Perodo Sculo XV, XVII Descobrimento da Amrica Guerra dos 30 anos (1618 - 1648) Hugo Grotius 1.625 publica livro Guerra e Paz torna o DIP uma cincia jurdica Tratado de Vestiflia (1.648) 3 Perodo Sculo XIX Queda de Napoleo Organizao poltica da Europa atravs do Congresso de Viena de 1.815 Fim do trfico de escravos, liberdade de navegao nos rios, formao da Santa Aliana (Rssia, ustria e Prssia) e emancipao das colnias de Portugal e Espanha. 4 Perodo Crescimento do DIP: Elaborao de diversos tratados internacionais e a formao de diversas organizaes internacionais. Fontes do Direito Internacional Princpios gerais do direito Costumes internacionais As convenes internacionais As jurisprudncias da corte internacional de justia 01/08/2011 Tratado Internacional Norma Reguladora Conveno de Viena 1.969

Conceito um ato jurdico por meio do qual se manifesta acordo e vontades entre duas ou mais pessoas internacionais. Terminologia 1. Tratado Instrumento de veiculao de regras jurdicas. 2. Conveno Matria de maior relevncia para sociedade internacional. 3. Pacto Sinnimo de tratado, porm restringe ao objeto poltico do tratado. 4. Acordos Geralmente so tratados de natureza econmica. 5. Carta Constitutivos de organizaes internacionais. 6. Protocolo Quando o objeto j faz parte de um tratado anterior. 7. Declarao Estabelecem regras e princpios jurdicos de interesse coletivo. Ex.: Declarao Internacional dos Direitos Humanos. 8. Constituio No mais utilizado, pois, devido a confundir com os ordenamentos jurdicos soberanos dos estados. Partes que formam o tratado internacional Ttulo: Matria tratada. Prembulo ou Exordio: As partes do tratado. Considerados: As intenes das partes. Articulado ou Dispositivo: a parte mais importante, so os artigos do tratado. Fecho: Local, data, idioma utilizado, nmero de exemplares. Assinatura: Do representante do estado. Lacre: O compromisso das partes do tratado. Classificao dos tratados: 1. Quanto ao nmero das partes envolvidas: Bilateral Multilateral 2. Quanto natureza jurdica. Tratados contratos ou executivos. Tratados Normativos Possuem prazos indeterminados e altamente complexos. Condio de validade dos tratados na sua elaborao: 1. Capacidade das Partes; 2. Habilitao dos Agentes; 3. Mtuo Consentimento; 4. Possibilidade Jurdica; 5. Licitude do Objeto.

Tratados Ratificao dos Tratados no Brasil. o Ratificao o ato do presidente da repblica confirmar o tratado internacional em seu nome e em nome do estado. o Processo de Ratificao o tratado enviado para o congresso brasileiro para ser aprovado na ntegra ou com reservas (se o tratado permitir), sempre com a presena do ministro das relaes exteriores. Aps aprovao enviado para o Presidente de a Repblica ratificlo. O tratado depois de ratificado publicado atravs de decreto no Dirio Oficial da Unio. Reservas: o O estado tem o direito de fazer reservas em um tratado, somente se o tratado permitir. Clusulas de Adeso. Um estado poder aderir a um tratado posteriormente, porm ter que ser observado a clausula de adeso do tratado. As clusulas de adeso se classificam em: o Abertas; o Fechadas; o Mistas. Nulidade dos Tratados O tratado se torna nulo, quando; a) Em sua concluso conflita com uma norma j existente (mesmo objeto) JUS COGENS (Direito Cogente Direito Obrigatrio); b) Por erro, dolo, corrupo ou ameaa; Extino dos tratados o mesmo ser extinto quando: a) Houver renncia das partes; b) Acordo mtuo das partes; c) Prazo determinado; d) Guerra entre os estados; e) Impossibilidade de cumprimento.

08/08/2011 Filme: O Julgamento de Nurember

16/08/2011 Unidade III O Estado Elementos Constitucionais Principal Sujeito Classificao dos Estados Simples Uma nica unidade normativa e poder centralizado Compostos Coordenao Diversas unidades normativas e o poder descentralizado Subordinao So os estados que esto subordinados a outro estado; o Estados Vassalos gozam de autonomia dos seus negcios internos, a representao externa exercida por outro estado. O estado dominante denominado de suserano. A condio de vassalo pode se dar: Livre vontade do estado; Por fora (Guerra) Ex.: Turquia era suzerana do Egito. o Estados Protetorados Por fora de um tratado internacional de prazo indeterminado se colocam sobre a direo de outro estado, cede parte de seus direitos soberanos. Conservam autonomia interna. A representao externa exercido por outro estado. Ex.: Mnaco protestado da Frana / San Marino prostestado da Itlia. o Estados Clientes Confiam a outro estado parte de seus negcios ou interesses. Conservam independncia perante os demais. Ex.: Cuba era Estado Cliente dos EUA at 1.934. o Estados Tutelados So determinadas regies sem governo, que so entregues para serem organizadas atravs de uma organizao internacional. Ex.: Nova Guin era tutela da Austrlia at 1.975 / Ilhas Pacfico era tutela dos EUA at 1.979.

Nascimento do Estado

estado pode nascer: Por fuso; Por separao Por Ocupao (Condio res mullius- Terra sem dono) Por Emancipao Por Normas Internacionais. Ex.: Estado de Israel.

Extino do Estado A extino do estado pode ser: Parcial quando o estado perde parte do seu territrio; Total quando o estado perde todos os elementos constitucionais.

Direitos e deveres do Estado Norma internacional que estabelece Conveno de Montevidu de 1.933 Dos direitos Os direitos do estado so classificados em: Direitos fundamentais; So os que nascem com o prprio estado. o Direito de existncia; da qualidade do estado existir na comunidade internacional, como membro. o Direito de liberdade; compreende o exerccio da sua soberania externa e interna. A soberania interna, representada pelo poder sobre as pessoas e diversas coisas dentro do estado. A soberania externa, a liberdade exercida pelo estado com os demais estados, para firmar tratados. o Direito de defesa e conservao; compreendem os atos do estado necessrios a sua defesa e conservao contra inimigos externos, como tambm inimigos internos. o Direito de igualdade; os estados so juridicamente iguais, gozam dos mesmos direitos e possuem a mesma capacidade de exerccio do seu poder de estado.

Obs.: este direito muito questionado por diversos doutrinadores, uma vez que defendem que esta igualdade utpica. Direitos adquiridos; So os direitos que o estado adquire atravs das normas internacionais; Limitaes ao direito do estado 1. Limitao a soberania interna quando existe a imunidade de jurisdio, o estado no pode exercer o poder jurisdicional (civil e penal); 2. Limitao a propriedade do territrio o estado pode garantir uma dvida externa, dando parte do seu territrio; 3. No caso de servido quando o estado em troca de dvida permite a utilizao do seu espao areo ou martimo.

Dos Deveres do Estado; O maior dever do estado o dever da no interveno, em respeitar a soberania interna e externa. So considerados atos de interveno: o Tentativa ou imposio de uma forma de governo; o Tentativa ou imposio de um chefe de governo; o Tentativa ou imposio na celebrao de tratados. Para o DIP, a inteno aceita e vlida a Diplomtica, que pode ser: o Verbal; o Escrita; o Por fora (Guerra). Limitaes ao dever da no interveno: o Por motivo de auto defesa; o Por motivo de guerra civil; o Por motivos de direitos humanos. Obs.: Alguns doutrinadores questionam essas limitaes, uma vez que fere a soberania do estado.

Unidade V Agente e rgos encarregados das relaes internacionais Chefe de Estado rgo mximo das relaes internacionais. Prerrogativas e imunidades do chefe de estado em misso oficial:

a. b. c. d.

Inviolabilidade de documentos, de maior porte e de residncia; Imunidade de jurisdio civil e penal; Iseno de impostos adventos e de impostos diretos; As imunidades e prerrogativas tambm alcanam aos seus familiares.

Ministro das Relaes Exteriores a. o chefe da hierarquia de todo pessoal diplomtico; b. Prerrogativas e imunidades as mesmas de chefe de estado; c. Extensiva aos seus familiares; d. Documento de Habilitao: No necessita da carta de plenos poderes por fora dos costumes internacionais. e. Funo nacional de ministro das relaes exteriores; f. Referendar atos e decretos do presidente da repblica, cuja matria seja aprovao de tratados; g. Comparecem ao congresso brasileiro para: i. Aprovao do oramento do seu ministrio; ii. Aprovao de tratados internacionais. Misses Diplomticas a. Norma Reguladora: Conveno de Viena 1.961; b. Agentes diplomticos: Todo funcionrio de carreira diplomtica (no Brasil, estabelecidos e a disposio d ministrio das relaes exteriores); c. Documentos de identificao i. Passaporte diplomtico d. Documentos de habilitao da funo diplomtica em misso diplomtica i. Credencial e. Funo das misses diplomticas: i. Representa o estado em sua totalidade, proteger os interesses do acreditante no estado acreditado, negociar com o governo do estado acreditado, desenvolver relaes econmicas, culturais e cientficas. Tambm pode ter a funo de consulado, quando no existir no estado acreditado. f. Prerrogativas e Imunidades dos agentes diplomticos e das misses diplomticas: i. Prerrogativas: Inviolabilidade de documentos, transporte e residncia para o agente diplomtico e seus familiares inviolabilidade de documentos e residncia para o local onde esta a misso. ii. Imunidades: Jurisdio civil e penal para o agente para o agente diplomtico e seus familiares.

g. Excees da imunidade penal e civil: i. Penal: o agente perde a imunidade quando o seu estado de origem, renncia a imunidade; ii. Civil: Quando o agente renuncia; Quando o agente autor da ao; Quando aes relativas a bens imveis adquiridas no estado acreditado. Obs.: Quando existir credor do agente diplomtico, a jurisdio competente para a execuo da dvida ser no estado de origem. Reparties Consulares a. Norma reguladora: Conveno de Viena 1.963 b. Funes das reparties consulares: Todas administrativas, tais como: i. Vistos de passaporte, emisso de passaporte, certido de nascimento, certido de casamento. Tambm atende os tripulantes nacionais de aeronaves e embarcaes Inspeo de aeronaves e embarcaes do seu estado c. Imunidades e Prerrogativas O Cnsul e do consulado, somente gozam em atos de ofcio, a repartio consular inviolvel. d. Espcies de Cnsules i. Cnsul Missi Nacional, de carreira diplomtica, enviado. ii. Cnsul Electi No necessrio ser nacional, no necessrio ser de carreira diplomtica. e. Documento de Identificao: i. Passaporte diplomtico. f. Documento que habilita o exerccio da funo: i. Carta de proviso o Carta Patente g. Exequatur: o ato de aceitao do estado da autoridade consular.

Segundo Bimestre Unidade VI Das Organizaes Internacionais I) ONU Organizao das Naes Unidas Criada em junho de 1.945 pela Conferncia de So Francisco;

12/09/2011

Lei Bsica = Carta da ONU Tipos de Estados Membros: o Estados Originrios (51); o Estados Eleitos Principal Objetivo: o Manuteno da paz e da segurana internacional. rgos Especiais: o Assemblia Geral; Todos os estados membros. Reunies Ordinrias uma vez por ano as decises so tomadas por voto da maioria simples dos presentes. Para os assuntos de maior importncia: Eleio de novos membros, expulso de estados, aprovao de oramento, segurana internacional, a aprovao atravs de voto de 2/3 dos estados membros sempre atravs de reunies extraordinrias, tambm para eleio dos juzes da corte internacional de justia e do secretrio geral. o Conselho de Segurana; o rgo mais importante, considerado o rgo de deciso. Composio: Membros permanentes: EUA, Inglaterra, Frana, China e Rssia; Membros eleitos: 10 estados com mandato de dois anos. Principal atribuio: Manuteno da segurana internacional. o Conselho Econmico e Social; Composio: 54 estados membros eleitos com mandato de trs anos. Atribuies: elaborar estudos e relatrios de assuntos econmicos, social, sanitrio, educacional. Poder tambm preparar projetos de convenes para apreciao da assemblia geral e tambm sugerir conferncias. o Conselho de Tutela; Sem nenhuma utilidade atualmente. o Secretariado. o rgo administrativo da ONU. Composio: Secretrio geral e os demais funcionrios internacionais;

Por serem profissionais de carreira diplomtica, gozam de imunidade e prerrogativas diplomticas. Funo do secretrio geral: Participar de todas as reunies da ONU, elaborar relatrio anual de todas as atividades da ONU, registrar e publicar os tratados internacionais. Corte Internacional de Justia o o rgo judicirio da ONU; o Tem estatuto prprio de formao; o Corpo judicirio: Formado por 15 juzes de nacionalidades diferentes; o Localizao: Haia Holanda; o Os juzes so eleitos pela assemblia geral, com mandato de nove anos; o Competncia da corte: a. Ratione Materiae: Todas as questes contidas na carta da ONU e tambm dos tratados internacionais em vigor; b. Ratione Persone: Julga somente estados. Funcionamento: durante o ano, interrompendo atividades nas frias forenses (30 dias); Idiomas oficiais: Frances e Ingls; Direito Processual: o Petio inicial endereada ao escrivo (cartria); o Representao das partes, envolvidas na ao: Representantes dos estados assistidos pelos advogados. o Fases do Processo: 1 Fase: Escrita; 2 Fase: Oral Das decises dos juzes: Por maioria de votos; Das sentenas: So definitivas e inapelveis aps trnsito em julgado; Reviso do processo: o Poder a parte prejudicada no processo, solicitar um reviso do processo, antes da sentena transitar em julgado, no prazo de at 6 meses, caso seja apresentado fruto no contido no processo. Das penas o Penas de multa; o Penas de reparao;

o Penas de compensao. Organizaes especializadas da ONU o No possuem vinculao dependente da ONU; o Estrutura semelhante; o So organizaes internas de apoio; o Classificao: De cooperao econmica; De cooperao social o Organizao internacional de Cooperao econmica: 1. BIRD Banco Internacional para Reconstruo e Desenvolvimento tambm denominado de banco mundial; Criado em 1.944, sede nos E.U.A. Atribuies:Desenvolvimento econmico e social dos estados. 2. FMI Fundo Monetrio Internacional. Criado em 1.944 sede nos E.U.A. Atribuies: Garantia da estabilidade econmica dos estados nas relaes internacionais. 3. FAO Organizao das Naes Unidas para a alimentao e agricultura. Criado em 1.945, sede em Roma. Atribuies: Pesquisas cientficas na rea agrcola, aumentar o nvel de alimentao da populao mundial. 4. OMC Organizao Mundial do Comrcio Criado em 1.995, sede em Genebra; Atribuies: Desenvolver o comrcio mundial, e reduo de tarifas praticadas pelos estados membros. o Organizao Internacional de Cooperao Social 1. OIT Organizao Internacional do Trabalho Criada em 1.919, pelo tratado de Versalhes e possui sua sede em Genebra; Atribuies: Promover a justia social nas relaes de trabalho, promover melhores oportunidades de emprego, renda entre homens e mulheres; publicar normas internacionais usando maior garantia para os trabalhadores, bem como fiscaliza la. 2. UNESCO Organizao das Naes Unidas para Educao, Cincia e Cultura. Criada em 1.946, sede em Paris; Atribuies: Desenvolver a educao, cincia e a cultura na comunidade internacional, objetivando a sociedade internacional. 3. OMS Organizao Mundial da Sade

Criada em 1.946, sede em Genebra Atribuies: Alcanar o maior ndice de sade para a sociedade internacional combatendo a mortalidade infantil, bem como a erradicao de epidemias.

II)

OEA Organizao dos Estados Americanos Inicialmente uma associao de estados, criada pela conferncia de Havana m 1.928; Em 1.948, atravs da conferncia de Bogot, passa a ser uma organizao com enfoque poltico; Fazem parte 25 estados do continente americano; Principal finalidade manuteno da paz e segurana do continente

III) OTAN Organizao do Tratado Atlntico Norte Criado em 1.949 como uma aliana militar, formada por diversos estados de diversos continentes. Inicialmente tinha como objetivo, a luta contra o comunismo liderada pela antiga U.R.S.S. Atualmente, visa a segurana internacional, combatendo o terrorismo e atuando em diversos conflitos internacionais.

IV)

OUA Organizao da Unidade Africana

Criado em 1.963, seu estatuto espelhado no estatuto da OEA; Principal objetivo a luta contra o Apartheide e de toda discriminao racial no continente africano. V) Liga dos Estados rabes Criado em 1.945; Finalidade inicial: Unio de Religio Islmica; Atual: Manuteno da segurana e paz dos estados membros, desenvolvimento econmico e scio cultural dos estados islmicos. Tribunal Penal Internacional 1 Tribunal Penal Internacional permanente; Criado pelo tratado de Roma de 1.998;

Somente entrou em vigor em julho de 2002, quando foram completadas 60 ratificaes dos estados que firmaram o tratado; Suas operaes efetivas comearam em maro de 2003, aps ter completado o seu quadro de 18 juzes e promotoria; Competncia: o Ratione Materia: Crimes de Guerra, Crimes contra a humanidade, Crimes de Genocdio. o Ratione Personae: julga somente indivduos. Penas: a pena mxima aplicada a priso perptua. Vrios estados no ratificaram o tratado de Roma. Os EUA criticam OTPI, alegando de o mesmo foi constitudo para perseguies poltica.

Unidade VII Direitos Humanos Marcos inicial dos direitos humanos n DIP; Carta da ONU- 1.945; Declarao universal dos direitos humanos 1.948; Objetivo: promoo e proteo da dignidade humana em carter universal; Declarao dos direitos humanos: o Inicialmente era considerado um ato da ONU com carter de mera recomendao; o Os EUA evitaram reconhecer o sentido obrigatrio dos objetivos da declarao, considerando declaraes genricas; o A comunidade internacional (maioria dos estados) resolvem publicar dois tratados que corporificassem os direitos humanos em forma de abrigao: 1. Pacto Internacional sobre direitos econmicos, sociais e culturais de 1.966. Estabelecendo os seguintes direitos: Direito ao trabalho, formar sindicatos, nvel de vida adequado, direito a vestimenta, a moradia, a educao, a sade, a proteo a famlia, a vida cultural, tudo de acordo com os recursos de cada pais. 2. Pacto internacional sobre direitos civis e polticos de 1.966. Estabelecendo os seguintes direitos: A proteo contra a tortura, contra o trabalho escravo, trabalho forado, proibio a priso arbitrria, as buscas abusivas, garantia da aplicao dos princpios da justia natural, que so: Imparcialidade dos tribunais, presuno da inocncia, irretroatividade da lei penal, direito a defesa plena; Proclama ainda:

As grandes liberdades clssicas: de pensamento, de expresso, de reunio e de associao pacfica. Obs.: o Brasil, assinou as duas normas em sua elaborao (1.966) porm somente veio a ratific las em 1.992, aps o trmino da ditadura militar. Decreto 591 de 06/07/1.992. Aps a publicao dos pactos, por entendimento majoritrio, ficou estabelecido que os direitos humanos contidos na declarao passaram a ter carter cogente, ou seja, norma jus cogens.

Demais normas de direitos humanos o Conveno internacional sobre a eliminao de todas as formas de discriminao racial. Decreto 65.810 de 08/12/1969. o Conveno americana de direitos humanos d 1.969; tambm denominada de pacto San Jose da Costa Rica. Somente entrou em vigor em 1.978 aps o 11 estado ter ratificado. Somente fazem parte os estados membros da OEA. A norma reafirma os seguintes direitos civis e polticos. Direito a vida, a no se submeter a escravido, a liberdade, a um julgamento justo, a compensao em caso de erro do judicirio, a liberdade de conscincia, de religio, pensamento, expresso, direito de resposta, direito de nacionalidade, ao nome, igualdade perante a lei e a proteo judicial. o Conveno contra a tortura e outros travamentos ou penas cruis, desumanas e degradantes 1.984, decreto 15/02/1.991. Define tortura como: Um ato pelo qual, dores ou sofrimentos, agudos, fsico ou mental; so infligidos internacionalmente a um indivduo, a fins de se obter, informaes ou confisses de forma ilcita. o Sistemas regionais de direitos humanos: 1. Sistema Europeu fundamentado na Conveno Europia para a proteo dos direitos humanos. Enfoca: os direitos civis e polticos; 2. Sistema Africano fundamentado na conveno americana sobre a proteo de direitos humanos. Enfoca: a luta contra o apartheide e todas as formas de descriminao racial; 3. Sistema Internacional fundamentado na conveno americana sobre a proteo de direitos humanos. Enfoca: melhoria nas condies de vida de seus habitantes.

Mecanismo de verificao da no aplicao dos direitos humanos o Os procedimentos de controle encontram se centrados na obrigao de os estados partes apresentarem relatrios peridicos sobre a no aplicao dos direitos humanos, os quais sero examinados pelo comit de direitos humanos ( composto de 18 membros de indivduos altamente capacitados em direitos humanos, de conduta moral e inquestionvel) O comit far as devidas recomendaes aps a anlise dos relatrios. O comit ir aguardar que o estado utilize sua estrutura jurdica para sanar os possveis problemas apresentados. Caso aps prazo estabelecido pelo comit, caso no haja providncias tomadas pelo estado, este ser responsabilizado internacionalmente. o Responsabilizao Internacional O estado que no cumpre suas obrigaes internacionais em matria de direitos humanos, comete ato ilcito e poder ser responsabilizado internacionalmente, podendo assim sofrer sanes e ser obrigado a reparar os danos cometidos a indivduos ou a estados. O sistema internacional de direitos humanos somente poder ser invocado se o estado for omisso ou falhar na tarefa de promover os direitos humanos. O estado obrigado a esgotar todo os foros competentes que existam no ente estatal, antes de ser submetido ao exame de rgos internacionais.

Unidade VIII Direitos de Guerra Guerra considerada um ato ilcito para o DIP; Aps a II Guerra Mundiais vrias normas internacionais foram publicadas; O DIP no consegue evitar os conflitos internacionais armados; Preocupao do DIP evitar os sofrimentos desnecessrios da populao civil; Principais normas de guerra: o Primeira conveno de Genebra de 1.863, considerada no oficial, cria a cruz vermelha; o Publicada a verdadeira Primeira Conveno de Genebra em 1.864. Estabelece: cuidar dos militares feridos ou doentes sem discriminao. Tambm da proteo as ambulncias e hospitais da cruz vermelha, com recolhimento do seu smbolo. o Segunda Conveno de Genebra de 1.906. Estende os cuidados aos feridos e doentes tambm as foras navais; o Terceira Conveno de Genebra de 1.929. Defini o termo prisioneiro de Guerra, como:

a) Todo consatente capturado, podendo ser um soldado de um exrcito, ou um membro de milcia, ou de um grupo de voluntrios, ou de uma resistncia. o Quarta Conveno de Genebra. Revisa as Convenes anteriores, acrescenta a proteo a populao civil em perodos de guerra. Tambm vem estabelecer regras para a guerra e regras para o tratamento ao prisioneiro de guerra. Das Regras de Guerra: o Os ataques tero que ter aviso com 24 horas de antecedncia; o Os estados em guerra no podero utilizar armas qumicas; o Proibido ataques as usinas nucleares; o permitido a espionagem; o Proibido bombardeios a escolas, hospitais, edifcios reservados aos cultos religiosos, como tambm aos monumentos histricos; o A fora inimiga ao invadir um estado, ter que consentir alimentos a populao civil; o permitido a passagem livre de medicamentos; o Proibido matar algum que tenha se rendido; o Nas zonas de conflito ter que existir demarcaes para acolher os feridos e trat los; o As foras beligerates tero que identificar os mortos em combate e informar aos familiares; o Hospitais e ambulncias da cruz vermelha no podem ser atacados; o Submarinos no podem afundar navios comerciais de passageiros civis. Das Regras do Prisioneiro de Guerra, conforme a Conveno de Genebra de 1.949. o Podem ser considerados: Pessoas que carem em poder do inimigo, que sejam membros das foras armadas, ou de grupo de voluntrios, ou membro de milcias ou de resistncia, que tenham as seguintes caractersticas: Possuam armas a vista; Tenham distintivo fixo visvel distncia; Tenham um comando; Conhecimento das leis de guerra. Das Regras ao tratamento: o Tratado com dignidade; o Permaneam em local higinico e salubre; o Fiquem com seus pertences;

o o o o o o

Assistncia mdia e religiosa; Proibida a utilizao de mtodos de tortura; Receber e enviar correspondncias; Abastecido com alimentao apropriada; Se trabalharem, tero que receber remunerao; Aps o conflito tero que ser repatriados.

Armisticio ou armstico a inteno do conflito para negociao da paz. (trmino do conflito).

Protocolos Adicionais A Conveno de Genebra de 1.949 1. Protocolo I Adotado em junho de 1.977; entrou em vigor em dezembro de 1.979. Estabelece proteo as vtimas de conflitos armados internacionais. Ratificado por 167 estados 2. Protocolo II adotado em junho de 1.977; entrou em vigor em dezembro de 1.979. Estabelece proteo as vtimas de conflitos armados no internacionais (Guerras Civis). 3. Protocolo III adotada em junho de 2.005 entrou em vigor em janeiro de 2.007. Autoriza o uso de um novo distintivo das Convenes de Genebra o Cristal Vermelho, tambm conhecido como o Emblema do terceiro protocolo. Esse distintivo adicionado ao smbolo da cruz vermelha que representam a assistncia as vtimas de conflitos armados. Demais normas de guerra o Conveno de Haia de 1.907; o Tratado de Versalhes 1.919; o Conveno de Genebra de 1.921 e 1.925; o Resoluo da ONU de 1.972; O principal ponto abordado pelas normas acima a proibio na utilizao de armas qumicas. Unidade IV DIP e o Meio Ambiente

Marco inicial de proteo ao sistema internacional ambiental Conferncia de Estocolmo de 1.972. Conferncia do Rio de Janeiro de 1.992 (Eco / 92) serviu de base ao protocolo de Kioto. 1 Tratado especfico para combater a poluio atmosfrica conveno Quadro das Naes Unidas de 1.992. Objetivo combater o efeito estufa provocado pela chuva cida e pelas radiaes ultravioletas e tambm pelos gases clorofluorcarbonetos (CFCS) e halnicos. Os EUA e a Rssia, principais poluidores, foram relutantes na aceitao da norma, causando seu enfraquecimento. Normas de Proteo a camada de oznio: Conveno de Viena para a proteo a camada de oznio de 1.985; Protocolo de Montreal sobre substncias que destroem a camada de oznio de 1.987; 2 Tratado voltado ao combate a poluio atmosfrica o Protocolo de Kyoto de 1.997; Esta norma somente entra em vigor no incio do ano de 2.005, aps a assinatura da Rssia, cumprindo a exigncia de sua clusula determinante exigindo a ratificao de 55% dos estados para entrar em vigor. O protocolo tambm estabelece exigncias e compromisso para os estados que queiram fazer parte: Compromisso em reduzir, com base em 1.990 a emisso de gases poluentes em 5,2 % at ano de 2.012. Atualmente 179 estados ratificaram o Protocolo, faltando 21 estados. Os EUA, Austrlia e China no ratificaram. Principais estados que mais poluem atualmente: 1) EUA; 2) China; 3) Austrlia; 4) Brasil. Normas Internacionais sobre a Poluio dos Mares Conveno de Montego Bay de 1.982 estabelece a proibio de despejar lixo e resduos Industriais nos mares. Conveno Internacional de Responsabilidade Civil em danos causados por poluio por leo (petrleo e derivados) de 1.969. Conveno Internacional para a preveno da poluio por navios de 1.979 tambm conhecida por MARPOL. Proteo as Florestas

Conveno para a proteo da flora e das belezas cincias natural dos pases da Amrica 1.949 Proteo ao solo Conveno Internacional de Combate a desertificao nos pases afetados por seca grave ou desertificao particularmente na frica 1.994. Agenda 21 foi aprovada no Eco 92, como um programa de ao abrangente em escala mundial, propondo um novo padro de desenvolvimento, conciliando mtodos de proteo ambiental, justia social e eficincia econmica. A Agenda 21, no um tratado internacional, portanto no tem efeito jurdico vinculante, neste caso no tem efeito mandatrio. A Agenda prega Desenvolvimento sustentvel. Desenvolvimento sustentvel o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das geraes futuras em suprir suas prprias necessidades. Ela indica as estratgias para que o desenvolvimento sustentvel seja alcanado, objetivando insero de novas posturas frente aos usos dos recursos naturais, alterao do padro de consumo e adoo de tecnologias limpas. Antrtida uma rea internacional que no pertence a nenhum estado. O principal instrumento jurdico internacional voltado para regular a situao do continente antrtico o Tratado da Antrtida de 1.959, tambm conhecido como Tratado Antrtico. Demais normas de proteo ao continente Antrtico: 1. Conveno para conservao das focas da Antrtica de 1.972; 2. Conveno sobre a conservao de recursos vivos marinhos Antrticos de 1.980; 3. Protocolo do tratado da Antrtida sobre proteo ao meio ambiente de 1.991; 4. O tratado da Antrtida de 1.959 estabelece em seus dispositivos os seguintes pontos principais de proteo ao continente: i. Proibio de manobras militares; ii. Experincias com armas; iii. Experincias nucleares;

iv. Proibio de depsito radioativo (lixo); V. Somente ser permitida a utilizao da Antrtida para experincias cientficas que possam favorecer a humanidade.

Unidade XI Direito Internacional do Trabalho O direito internacional do trabalho est fundamentado: Na ordem econmica No carter social; No carter tcnico. 1. Carter Social - o principal esteio do Direito Internacional do Trabalho devido aos princpios da Justia social, representado por diversos instrumentos de proteo ao trabalhador, tais como: a. O Tratado de Versalhes 1.919, que criou a OIT (Congregao Internacional do Trabalho); b. A declarao universal dos direitos humanos, que estabelece princpios jurdicos sociais de proteo dos direitos trabalhistas e dignificao do trabalhador. 2. Carter Tcnico est representada pelas Convenes e recomendaes adotadas pela Conferncia Internacional do Trabalho. Tambm os estudos elaborados pela OIT. 3. Ordem Econmica necessidade de ser nivelado no campo internacional atravs de medidas sociais de proteo ao trabalho, a fim de que os estados que adotarem no se prejudiquem no comrcio internacional, com a concorrncia dos estados que obtm um custo de produo mais barato, devido mo de obra exploratria, ou seja, a prtica do Dumping Social. Objetivo do Direito Internacional do Trabalho a) Universalizar princpios e as normas trabalhistas; b) Difundir as regras da justia social globalmente (Justia nas relaes de trabalho); c) Impedir que os estados por razes econmicas no apliquem as regras de trabalho; d) Estabelecer regras de reciprocidade entre os estados na aplicao de normas trabalhistas; e) Proteger os direitos dos trabalhadores imigrantes;

Instrumentos Utilizados: a) Tratados internacionais entre estados; b) Convenes da OIT; c) Declaraes, resolues e recomendaes da Conferncia Internacional do Trabalho e da OIT; Convenes da OIT so classificadas: a) Fundamentais: i. Trabalho Forado de 1.990 eliminao do trabalho forado; Excees: Servio militar, trabalho penitencirio e situao de emergncia. ii. Liberdade sindical e proteo ao direito de sindicalizao de 1.948; iii. Igualdade de remunerao de 1.951; iv. Discriminao (emprego e ocupao) 1.958 por motivo de raa, cor, sexo e religio; v. Idade mnima 1.973 a idade mnima no dever ser inferior a idade mnima de concluso do ensino obrigatrio. b) Prioritrias; i. Inspeo do trabalho 1.947; ii. Poltica de emprego 1.964; iii. Poltica ativa para promover o emprego e o crescimento econmico. c) Demais convenes. i. Diversas.

18/10/2011 Exerccio. Dos direitos relacionados no quadro, identificar na constituio, o artigo ou inciso, ou a alnea, que mais corresponde ao direito abordado. (Valor 1,0 Ponto) Resposta:

24/10/2011 O filme: Batismo de Sangue

Perguntas sobre o filme O Julgamento de Nuremberg 1) Descreva as cenas do filme, que poderiam tornar o julgamento invlido, de acordo com os princpios do direito: Imparcialidade dos tribuinais, direito ao contraditrio, a defesa plena, a um julgamento justo, aplicao das penas. 2) Qual a importncia do julgamento de Nuremberg para o direito internacional? 3) Quais os tratados internacionais que foram mencionados no filme? 4) Qual a importncia do julgamento para a humanidade?

1) Qual a importncia do julgamento para a humanidade?

A segunda G. M. levou diversas naes abaixo, com perdas enormes contra a humanadade, se houvesse uma terceira G. G. M. o mundo em que vivemos poderia no existir mais, o que faz com que o Julgamento seja importante, pois mostra que quem provocou a segunda G G foi julgado e condenado.

2) Qual a importncia do julgamento para o DIP?

Pois foi o primeiro tribunal contando com vrias naes a julgar crimes de guerra e contra a humanidade, onde quem foi contra a vida foi responsabilizado, e que serviu de base para diversos outros julgamentos.

3) Quais as cenas do filme a fazem com que o julgamento seja nulo?

O julgamento poderia ser considerado nulo, pois foi considerado tendencioso, uma vez que foi julgado somete pelos pases que ganharam a guerra, e quem vence julga,

afirmou Goering?!? Onde provavelmente os rus j foram para o tribunal, pr condenados, outra cena a que os rus afirmam que os USA e URSS tambm foram contra civis pois estavam seguindo ordens, assim eles alegam que no podem ser responsabilizados, pois apenas seguiam ordens de superiores e a lei de seu pas.

4)Diga alguns dos elementos que foram citados no filme

Qual a importncia do julgamento para a humanidade? Resposta: 2) Qual a importncia do julgamento para o DIP? Resposta: 3) Quais as cenas do filme fazem com que o julgamento seja nulo? Resposta: 4) Diga alguns dos elementos que foram citados no filme? Resposta: Das acusaes e sentenas; a) conspirao e atos deliberados de agresso, b)

crimes contra a paz, c) crimes de guerra e d) crimes contra a humanidade, dir-se- que cumpriram o papel histrico, iniciando aos 20 de Novembro de 1945 uma seqncia de 13 julgamentos culminando a sentenciar 21 presentes.

RESENHA DO FILME: JULGAMENTO EM NREMBERG H inmeras formas de ver este filme O Julgamento em Nremberg. A viso justificadora, talvez a que melhor sirva pra estes fins, diz que o mundo viveu sua mais grave abjeo da histria recente uma contabilidade rasa, 6 milhes de judeus foram mortos; sim, porque outro tanto, de outras nacionalidades, tambm o foram e ainda violaram 36 tratados internacionais. O filme retrata de forma real, o sentimento do governo, das armas alems e alguns do povo, em relao doutrina impingida pelo regime, raa ariana, aos judeus, s minorias, aos deficientes, tornando-os sectrios da nova ordem. Em especial, o oficialato alemo que de algum ponto de vista poderia ser crtico das prprias atitudes, no; era um grupo de doentes, de ventrloquos, de marionetes a perpetuar a desumanidade do Frrer.

Ponto positivo tambm, quando retrata o estratagema de defesa da maioria dos rus ( ao todo 24 e no 21 como menciona) em alegarem o estrito cumprimento da ordem legal; salvo engano, Rudolf Hess disse no filme, que o regime era insipiente, vazio e que de nada constava; essa era a aluso cega ao regime e sustentao deste baseada na lei, no direito vigente ali. At o fim da guerra em 1945, os aliados tinham idia vaga do que fazer com os criminosos de guerra e se saram como o filme bem mostra: com o primeiro Tribunal Internacional Penal e de Guerra, numa perfeita indicao de como o mundo no mais toleraria a partir de ento que houvesse execues por causa de raa, religio, ideologia poltica, preferncias sexuais, enfim, barbrie. Na realidade, no o que se constata 50 anos aps: vide Iugoslvia, Uganda, Iraque, etc. O Tribunal Internacional, especialmente esse em Nremberg, cidade e propositadamente no prdio onde foi o Palcio da Justia, deu sinais de uma composio internacional de litgio; a possvel ver um sinal de globalizao da processualstica penal. A composio do tribunal, claro, entre os aliados vencedores, com os mais vanguardistas em preeminncia; hegemonicamente, sim; no poderia ser diferente. Uma exceo: no houve no filme, um militar ou mesmo civil japons no banco dos rus, em funo de terem sidos hiperativos atores deste cenrio lgubre. Relevante o papel de Brian Cox como o Marechal e antigo comandante da Luftwaffe Herman Gering, que com astcia e sagacidade quase desnorteia o Promotor Federal Robert Jackson representado por Alec Baldwin, com colocaes que o incriminavam mais ainda, por ter grande poder de discernimento e persuaso e por no t-los usado, quando bem poderia. Revelou-se aqui o lado humano e real frente ao dramtico de um advogado envergando a promotoria de fato ou poderia ser a magistratura, quando o juiz americano, no incio do filme, quis orgulhosamente ostentar a posio de Presidente do Tribunal, que lhe traria, j no final de sua carreira, notria e panormica visibilidade, por parte da sociedade. Dificilmente haver um filme, em cuja trama no haja espao para um romance. No poderia se dizer que o deste foi extemporneo, em funo de que toda a materializao providencial do ambiente principal do filme, foi de competncia da secretria do promotor, mas, dadas as circunstncias e as razes da causa, torna-se irrelevante. Amplamente discutido pelos cinfilos e crticos foi a causa de no ter sido retratado o ato macabro, mas verdico, do Marechal Gering iado forca, aps suicidar-se, para no enfrentar vivo a execuo a pena de morte por enforcamento. Das acusaes e sentenas: a) conspirao e atos deliberados de agresso, b) crimes contra a paz, c) crimes de guerra e d) crimes contra a humanidade, dir-se- que cumpriram o papel histrico, iniciando aos 20 de Novembro de 1945 uma sequencia de 13 julgamentos culminando a sentenciar 21 presentes. O mesmo fim no tiveram outros mais espertos, igualmente responsveis pelo estado de terror nazista, abrigando-se ou recebendo guarida em todo o mundo, inclusive na Amrica Latina.

Em agosto de 1945, os Britnicos, Franceses, Americanos e Soviticos se encontraram em Londres e assinaram um acordo que criou o Tribunal de Nuremberg, oficialmente: o "Tribunal Militar Internacional", e acertaram as regras para o julgamento. A Carta de Londres do Tribunal Militar Internacional tem uma caracterstica salutar: evitando usar palavras como "lei" ou "cdigo", num esforo para lidar com uma questo delicada como um julgamento a ser realizado "ex. post facto". Os rus desse julgamento foram acusados no s de terem exterminados milhes de pessoas, mas tambm por terem planejado e espalhado a guerra na Europa. O Tribunal de Nuremberg, em 9 de dezembro de 1946, julgou vinte e trs pessoas, vinte das quais mdicos, que foram considerados como criminosos de guerra , devido aos brutais experimentos realizados em seres humanos. O Tribunal demorou oito meses para julg-los. Em 19 de agosto de 1947 o prprio Tribunal divulgou as sentenas, sendo sete de morte e um outro documento, que ficou conhecido como "Cdigo de Nuremberg". Durante mais ou menos dez meses, acusadores das quatro potncias vitoriosas - Estados Unidos, Inglaterra, Frana e Rssia - julgaram vrios casos de crimes de guerra contra cerca de 22 lderes nazistas. Ao tentar fixar a culpa dos alemes, os acusadores atriburam aos rus delitos de conspirao, por terem cometido crimes de guerra, crime contra??m??E? a humanidade e crimes contra a paz. Ao final, trs dos rus foram absolvidos. Oito receberam sentena de priso perptua e os demais foram sentenciados morte por enforcamento. Buscando ainda responder ao extermnio em massa e aos horrores da era Hitler, em 9 dezembro de 1948 aprovada pela ONU a Conveno para a Preveno e Represso do Crime de Genocdio . Para essa conveno, o genocdio definido como a destruio, no todo ou em parte, de um grupo nacional, tnico, racial ou religioso, isto , no genocdio as pessoas so mortas no pelo que eventualmente cometeram, mas pelo que so, enquanto nao, etnia, raa e religio.

You might also like