You are on page 1of 1

O que a Rio+20?

Saiba mais
A Rio+20 a Conferncia das Naes Unidas sobre Desenvolvimento Sustentvel. Mas o que de fato isso significa? uma reunio da ONU com quase todos os pases do mundo (mais de 190) para discutir como o mundo poder crescer economicamente, tirar pessoas da pobreza e preservar o meio ambiente --tudo ao mesmo tempo. Para isso, so necessrios novos meios que evitem as crises financeira e de empregos pela qual passamos atualmente. Foram escolhidos dois temas centrais: a economia verde, com um novo modelo de produo que degrade menos o meio ambiente, e a governana internacional, que indicar estruturas para alcanar este futuro desejado. A Rio+20 acontece no Rio de Janeiro, de 13 a 22 de junho. Ela chamada assim porque vai dizer o que queremos para o futuro da humanidade, mas tambm marca os 20 anos da Rio92 ou ECO92. Esta uma conferncia smbolo no mundo todo pois trouxe a discusso sobre ambiente para o dia a dia das pessoas. Reciclagem de lixo, preocupao com poluio e desmatamento da Amaznia, incentivo para a economia de gua so algumas atitudes comuns hoje que tiveram grande projeo nesta poca. As negociaes oficiais e os mais de mil eventos paralelos iro reunir governos, empresas, ONGs, acadmicos e movimentos sociais para identificar solues e metas para enfrentar os desafios globais urgentes, como a falta de acesso a energia e gua potvel, oceanos esgotados, insegurana alimentar, as crescentes desigualdades e cidades em rpida expanso. Eles tambm decidiro formas de impulsionar a sustentabilidade corporativa, criao de empregos verdes, avanar o papel da cincia e inovao, fechar lacunas tecnolgicas, gerar o financiamento necessrio e melhorar mecanismos de cooperao internacional.

Histrico
A Rio+20 no uma Conferncia sobre ecologia ou ambiente, no sero discutidas as questes de clima, emisses de CO2 ou biodiversidade pontualmente, mas sim como o vis ambiental se encaixa no desenvolvimento social e econmico. Esta srie de reunies da ONU comeou em 1972, em Estocolmo, e de l at hoje foram 3 conferncias, uma a cada 10 anos. Na Sucia ocorreu a "Conferncia das Naes Unidas sobre o Ambiente Humano", a primeira vez em que se pensou o impacto do homem no planeta. Dez anos depois, em 1982, foi feita a "Carta Mundial da Natureza", que afirmava que a humanidade parte da natureza e depende do funcionamento ininterrupto dos sistemas naturais. Aqui ainda no tinha sido criado o termo desenvolvimento sustentvel. A ECO92 tambm no levava o conceito no ttulo, era a "Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento". Foi a partir de 92 que o ambiente foi estabelecido como pilar do desenvolvimento sustentvel, ao lado do social e econmico. Tambm foi neste ano que a preocupao ganhou alcance mundial. J em 2002, os pases se reuniram na "Conveno Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentvel", tambm chamada de Rio +10, em Johanesburgo, na frica do Sul. O objetivo aqui foi acompanhar os avanos dos compromissos firmados em 1992.

O que desenvolvimento sustentvel?


A definio mais aceita para desenvolvimento sustentvel o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da gerao atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras geraes. o desenvolvimento que no esgota os recursos para o futuro. Esta definio surgiu na Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

You might also like