UNIVERSIDADE ANHANGUERA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

GUILHERME MACIEL RA 4997015488

O ESTUDO DO RITMO

SÃO PAULO 2013

O Ritmo Ultradiano tem duração menos que 20 horas. quando analisamos o ritmo do movimento. é necessário um funcionamento neuromuscular apurado. uma corrida de 30 minutos. o ciclo menstrual da mulher. etc. O ESTUDO DO RITMO A palavra ritmo. o crescimento das plantas. andar. Ritmos Construidos são ritmos criados pelo homem. a circulação.). Logo. as oscilações na temperatura corporal. Os ritmos também podem ser classificados com relação ao tempo. Para um indivíduo possuir uma boa percepção e atuação rítmica com precisão corporal. o desenvolvimento de força muscular durante um período de tempo. de forma regulada. utilizamos o termo capacidade física coordenativa. Podemos citar as marcações regulares de tempo que originam as formas musicais. saltar. restringindo-se ao conceito musical. que estão em sincronia com os ritmos naturais. podendo ser internos (biorritmos) ou externos ao corpo humano (correr. O Ritmo Infradiano ocorre em período maior que 28 horas. o sono. Os ritmos naturais são aqueles inerentes aos seres humanos e vitais para sua sobrevivência. Podemos citar o ciclo do crescimento de um indivíduo. exemplo a sucção de um bebê ao mamar. designa aquilo que flui. pois os batimentos cardíacos. a respiração. etc. as secreções endócrinas. São ritmos espontâneos próprios de cada espécie animal. que se move. a digestão. Muitas vezes é conceituado. mas na verdade o ritmo faz parte da natureza e da vida. Os ritmos podem ser classificados como naturais e construidos. Podemos citar a respiração. do grego Rhytmus. seja ele ligado a uma modalidade esportiva de rendimento ou a uma apresentação de dança. as ondas do mar possuem ritmo. O Ritmo Circadiano é aquele que sofre alterações durante o dia e a noite (dura aproximadamente 24 horas). 1 Temos como .1.

que variam de acordo com a hora do dia ou da noite. O ritmo é de grande importância para os professores de Educação Física. 2 . O ritmo pode ser individual (ritmo próprio). disciplinado (condicionamento de um ritmo predeterminado). espontâneo (realizado livremente) e refletido (reflexão sobre a temática realizada).Também é possível classificar os ritmos com relação ao meio: Ritmo Biológico e Ritmo Integrado ao Meio. consequentemente. grupal (caracterizado muito bem pela dança. mecânico (uniforme. pois ele se reflete diretamente na formação básica e técnica do aluno. e o tipo de atividade realizada. o nado sincronizado e por uma série de atividades por equipe). todas estas variações de ritmo podem ser trabalhadas na escola com diferentes atividades. às capacidades físicas necessárias para se manter uma boa qualidade de vida. O Ritmo Integrado ao Ambiente está intimamente ligado às atividades diárias e. natural (ritmo biológico). que não varia). O Ritmo Biológico ou Biorritmo refere-se às variações fisiológicas que ocorrem durante as 24 horas do dia. na criatividade e na educação de movimento. É uma sincronização dos estímulos internos do corpo.

2. motora e cognitiva. nas cortes Italianas. Frevo. 3 . surge o Ballet Clássico. cultural. tornando-se um precioso material capaz de abordar diferentes culturas. Baião. Eles se apresentavam para nobreza com o intuito de entretenimento da alta classe. cultura que não podem ser esquecidos. manifesta e valoriza a cultura de diferentes sociedades.2. no inicio do século 16. As Danças teatrais eram apresentadas como coreografias e deveriam ser aprendidas por todos os nobres. Entre as principais Danças Folclóricas destacam-se: o Samba de roda. por meio de grupos de dançarinos com características acrobatas – também denominados “Saltimbancos”. Quadrilha. mental e corporal. possibilitando um amplo desenvolvimento da cultura corporal. seus principais temas. casamentos. Forró. Dança Teatral ou Artística As Danças teatrais começaram a surgir no império romano. Catira. Dança Religiosa A Dança Religiosa objetivava agradar aos Deuses e era oferecida como forma de agradecimento em diferentes momentos. Com o passar do tempo a Dança passou a fazer parte da expressão religiosa da igreja primitiva. A Dança traz com ela diferentes possibilidades e maneiras de serem ensinadas na escola. a seguir.3. 2. guerras e colheitas. OS RITMOS NA DANÇA O ensino da Dança oferece aos professores de Educação Física uma infinidade de conteúdos a serem ensinados na escola. 2. 2. trazendo aos alunos benefícios social. Dança Folclórica Nas Danças Folclóricas estão presentes histórias. Quando ensinada.1. se difundindo por toda a Europa através da influência da escola Russa. Maracatu. Nesse contexto. ainda com características religiosas. Abordaremos. costumes.. mortes. tais como: nascimentos. Soldados romanos dançavam para o Deus da guerra chamado de Marte.

dentre outros estilos musicais. muitas vezes em comemoração ou como divertimento.4. e que hoje são: o funk. São estas: os minuetos. 2. o hip-hop. as mazurcas. 4 . surge nos Estados Unidos a Dança Moderna.Em contraposição à técnica rigorosa do Ballet Clássico. o pagode. o forró. que é difundida por todo o mundo. pois são praticadas historicamente desde a nobreza à aldeia. o axé. as polcas – denominados assim quando eram restritas aos nobres. Dança Social Estas Danças não são restritas a classes sociais.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful