You are on page 1of 23

SUBTERRÂNEO

SUBTERRÂNEO
Baseado em Memórias do Subsolo, de Fiódor Dostoiévski
O ser ficcional é uma voz solitária que se multiplica até tornar-se uma polifonia. O plano do presente é febre, o plano da memória é agressão lírica, o plano do pesadelo é epilepsia que vem de todos os lados, e tudo isso precisa parar. A atualidade é ânsia, a lembrança é organização pontual e a alucinação é uma série de contrações sem respiros. O pesadelo une o presente e a memória. Um homem é também um herói, que é também uma prostituta, que é também algum tipo de olhar, que é também algum tipo de interesse, que é também algum tipo de amor, que é também algum tipo de obsessão, que é também algum tipo de violência. Um homem subtrai as suas vozes para que elas se acumulem. Começa-se sozinho e termina-se sozinho. A sua voz busca por algum tipo de alívio.

1 Presente

Dessa vez a doença acabou comigo, a doença está em mim, ele é um homem doente, a doença está em mim e isso é mau, eu vou mal de saúde, eu estou mal e sou mau, ele é feio, ele tinha ódio disso tudo, tenho ódio de quando a garganta arranha, é só parar de falar que ela pára de arranhar, a garganta que arranha, a feiúra, a maldade, a doença, o ódio interminável, era doente assim, sou mau assim, tão mau que eu poderia te contaminar com uma doença, tão mau que eu poderia virar um demônio, tão mau que eu poderia arranhar,
1

SUBTERRÂNEO

arranhar a sua cara, da mesma maneira que a garganta me arranha, com o mesmo ódio, com a mesma insistência, com CALA A BOCA, EU ESTOU COM VERGONHA POR VOCÊ, eu não sou mau, ele não era nem mesmo furioso, eu assusto as pombas nas calçadas, e isso é o máximo que eu posso fazer, eu menti quando disse que eu era mau, ele sempre mentirá por raiva, mas agora a garganta parou de arranhar e a raiva passou, eu dormi mal essa noite e por isso tive raiva, mas a raiva passou, a raiva passa e eu não sou nem um pouco ameaçador, ele não é, eu estou com vergonha de dizer essas coisas para você, eu

2 Memória.

Olhe mecanicamente para este rosto. Olhe mecanicamente para este frescor. Olhe mecanicamente para esta jovialidade. Olhe mecanicamente para esta palidez. Olhe mecanicamente para este olhar sério. Olhe mecanicamente para este espanto e me diga. Me diga. Me diga o que você acha. Eu acho agradável. Eu acho bondoso. EU ACHO ESTRANHAMENTE SÉRIO. .

2

você já disse isso. ele deveria morrer. você já disse isso. a bondade do silêncio. qualquer tipo de consciência já é doença. a beleza do silêncio. mas eu não sou. todos os dias eu preciso aceitar que vivo na cidade cinza com cheiro de merda. . apenas um imbecil tenta ser alguma coisa. tinha cheiro de merda aqui e ele precisaria estar aqui. mas eu não sou. não tem graça. é difícil viver tanto tempo em tempos tão tristes. o nome disso é consciência exagerada. ele tem nada. você não precisa me olhar assim. quanto mais eu sei que devo trabalhar o silêncio. eu não preciso do seu olhar penalizado. ele queria se tornar um inseto. eu provavelmente não mereci. já é tempo de morrer. consciência exagerada é uma doença. eu sou mais inteligente que todo o mundo. ele era nada. 3 Presente Eu queria ser um inseto. ele viveu toda uma vida para dizer o que está dizendo. posso começar dizendo que eu queria ser um inseto. ele queria satisfação. não tem graça. Eu acho sério demais para uma puta. eu já tenho as minhas convicções. a cidade é um lixo. eu decidi falar sobre mim para sair do lixo. a pior coisa de não ser um inseto é saber que eu não sou um inseto. mais isso tudo fica ridículo. a grande 3 . a maior de todas as doenças é ter a consciência exagerada das próprias doenças.SUBTERRÂNEO . o homem inteligente tem a obrigação de ser nada. você me olha como se eu fosse nada. EU NÃO SOU TÃO JOVEM ASSIM.

homem-humilhação veja como ele fica bonito assim .fogo queimou as costas deste homem .dores agudas perfurarão os órgãos adoecidos do homem .EU SOU UM HERÓI .homem feio com roupas feias .homem doce .ele não é .A LAMA NÃO ME SUJA .CALA A BOCA .eu não sou .aquele que chega montado em um cavalo branco .eu sou o mais inteligente .CALA A BOCA CALA A BOCA CALA A BOCA .eu também me sinto lindo – inteligente – culto – nobre .eu não sou um secundário .é como um milagre .tão doce .tão nobre assim .tão culto assim eu sou .um meio-termo .você está tão lindo assim .o sonho que engole a devassidão os arrependimentos as lágrimas as maldições .eu sou . isso está me matando.VOCÊ É O MAIS NOBRE DE TODOS .homem-mosca .ele será o mais nobre de todos . eu estou com vergonha de dizer essas coisas para você.de super-herói .é um milagre sim .eu sou o mais culto .eu sou tão doce .EU NÃO SOU UM MEIO-TERMO ELE NÃO É ELE NÃO É .eu sou aquele que vem de fora .eu fico assim .SUBTERRÂNEO doença é que ele sabe disso.você é igual ao velho .ele é aquele que move .eu sou o último lugar - 4 .você continua velho e sujo .EU NÃO SOU UM SECUNDÁRIO .VOCÊ ESTÁ LINDO .EU NÃO SOU UM HOMEM QUALQUER .ele é .CALA A BOCA homem forte . eu 4 Pesadelo Um animal raivoso tapa as vias respiratórias deste homem .tão inteligente assim .

será desesperador apanhar. eu 6 Memória A cabeça entorpecida. você entende. A angústia e a raiva fervem meu sangue. ele ficava realmente muito alegre com a possibilidade da surra. Esta puta está me atormentando. 5 . no desespero que se encontra os prazeres mais intensos. é no desespero. Algo paira sobre minha existência. depois da surra ele se sente inteiro. eu me sentiria submerso na percepção de mim.SUBTERRÂNEO E assim eu desisto de abraçar a humanidade Eu me sinto Plenamente Aliviado 5 Presente Eu gostaria que alguém me batesse agora. ele gostará de perceber a si mesmo. eu gostaria que alguém muito mais forte que eu me batesse. nesses tempos tristes e doentes é preciso encontrar meios de se ter prazer. eu me amo bastante. eu não teria saída. Esta puta está roçando em mim.

Hoje eu vi pessoas na rua carregando um caixão e quase deixaram o Caixão Cair. Ela é sombria. Ela é indiferente. Tem pai e mãe? Sim. Estavam tirando do porão de um Puteiro. Já se passaram duas horas. Ela está encarando muito. . . Ela é pesada. . Eu estou com medo. Por que você deixou seus pais? Por que você deixou seus pais? Nada. Não é engraçado? Que espécie de assunto é esse? Não é? Um caixão? Na rua. Não. 6 . Tenho.SUBTERRÂNEO Esta puta está fria demais para uma puta. Você é daqui? Não. Ela é estranha.

. O seu preço vai cair Bastante. Quem disse que eu vou morrer? Igualzinha à morta que eu vi hoje na rua. . O cheiro era Horroroso. . Você vai sair deste puteiro para um puteiro pior. Você vai descer até chegar ao Porão. Eu não vou morrer nem depois. VOCÊ NÃO REAGE. No mínimo. Ela também era jovenzinha. De lixo. . Então você vai morrer.SUBTERRÂNEO O caixão estava cheio de lama. . Em um ano. Pena de quem? Pena da vida. Então vai dar pena. Você vai ficar doente. 7 . Você não vai conseguir se curar. .

eu não tenho respeito. eu não revido. são seres subdesenvolvidos. cidade-merda. ele jamais respeitará. até nisso há prazer. eu não. elas agem. eu não sou touro. eu não. ele sabe que qualquer homem com o mínimo de consciência não tem respeito próprio.SUBTERRÂNEO 7 Presente Eu não. eu não. ele nunca revidará. as minhas preocupações. a minha cidade-cinza. culpa da consciência exagerada dele. eu não. da cidade-cinza. eu odeio não poder culpar ninguém pela garganta que arranha. no ódio que eu desperto em você. é gelado e nojento estar desesperado assim. das minhas preocupações. eu não sei. não sou. eu me escondo no meu buraquinho. ele sempre será subsistente do próprio subconsciente. mas que podem subjugar qualquer ofensor. a minha violência é subcutânea. a minha consciência exagerada não me permite ter respeito próprio. tudo culpa da doença. ele está enterrado há anos. ele não é touro. QUEM FALOU SOBRE O PRAZER DO DESESPERO FUI EU. ele não atacou. elas atacam. eu sou subalterno das minhas dúvidas. ele sempre tossiu. eu não ajo. elas revidam. ele sempre será rato. eu sou submisso à minha consciência exagerada. ele não agiu. eu recolho as minhas dúvidas. eu não. o prazer do desespero. eu não. eu não sou touro. eu enterrei minha vida desde o princípio. as pessoas que não têm consciência são TOUROS. cidade-merda. eu não. até nisso. eu sei. o meu prazer de sofredor está no ruído. eu tenho a consciência exagerada de que eu mesmo enterrei a minha vida no subsolo. eu não. eu não. ele vai tossir cada vez mais alto. eu 8 . eu não tenho respeito nenhum por mim. sobre o qual eu já falei. eu não ataco.

Verdade. Nem todas as casadas são felizes. Você acha que isso é bom? Você acha que é assim que se ama? Você acha que é dessa maneira que as pessoas devem se relacionar? É uma pouca vergonha. 9 . Casar e ser feliz. Se um dia você se casar. Você ficou me olhando como se você fosse um animal e eu Eu Fiz a mesma coisa com você. Vai entender. . . . Você acha que isso é bom? Nós estivemos juntos e não dissemos nada por Horas. . .SUBTERRÂNEO 8 Memória Você acha o quê? Você acha que isso é bom? Nada. Os primeiros meses de casada. . É pior ainda se não acha nada. Você precisa acordar enquanto é bonitinha e jovenzinha. Você ainda pode se apaixonar. Pense só.

Em seguida. Há também mulheres que são muito ciumentas. Ela se castiga. O amor nunca vai acabar. Se o marido conversa com outra mulher. O coração rasgado pelo próprio impulso de matar. Pense nas primeiras brigas. Isso já é um problema. Causar sofrimento também é um jeito de demonstrar Amor. A esposa já tem uma crise Histérica. Fica com a fala sufocada pelas próprias lágrimas. Se você encontrar um marido bom e honesto. Ela ama seu homem. A morte do homem e a morte da outra mulher. Ela sofre as crises de quase morte por Amor. O amor dos primeiros meses do casamento vai embora.SUBTERRÂNEO Pense só no tamanho da Felicidade. Conheço mulheres que quanto mais amam seus maridos. E depois da tortura e do sofrimento vem carinho e amor em dobro. Mais brigam com eles. Ela mesma sabe que isso não é bom. Morrer. Deseja a própria morte. Porque até as primeiras brigas serão Doces. Apenas olha para outra mulher. 10 .

Aqui. A sua alma não te pertence mais. Tem muito mais. O empregado mais desgraçado não é completamente escravizado e ainda sabe que tem um prazo para terminar. Você tem alma. . Só mesmo um bêbado viria aqui. LIVRO? Isso não tem nada a ver com livro. O seu não é mais seu. Não é nada bonito para uma MOCINHA ficar distribuindo amor por aí. . . Se você estivesse em outro lugar. Mas o seu. . Hoje quando eu acordei. Será possível que você não perceba o quanto esse lugar é um lixo? Será que você realmente acredita que você vai ser bonitinha e jovenzinha para sempre e será que você realmente acredita que você vai morar aqui para sempre? Você vai ficar velha igual a mim. Aqui. Você é bonitinha. . A sua fala parece escrita. Eu me senti um lixo por estar aqui com você. Em um lugar com pessoas decentes. O seu amor não te pertence mais. Qual é seu prazo? Qual é seu prazo? O seu corpo não te pertence mais. Tem 11 . O seu. Tem mais. Você se parece com um livro. O seu não é nada.SUBTERRÂNEO Vem um amor Melhor. Tem mais. Eu poderia me apaixonar por você. Agora você é jovenzinha. Tem mais. Você entrega o seu amor para qualquer bêbado. Não pode existir ofensa maior. Você é a escrava absoluta das minhas vontades. . Você tem coração. Há homens que morrem pelo amor de uma mulher.

Querida. Ela está gritando. Você vai morrer igual à morta que eu vi hoje na rua. . Os soluços dilaceram. Os soluços rasgam. Eu jogo bem com as palavras. O corpo dela está tremendo. Você vai ser colocada num caixão cheio de lixo e lama como o que eu vi na rua hoje. Aquele que quase deixaram cair.SUBTERRÂNEO muito mais mesmo. . Ela também era uma puta jovenzinha. . Pegue o meu endereço e me faça uma visita. Ela está com soluços presos no peito. . Não fique assim. Eu sou um vencedor. Ela está desesperada. Ela está berrando. O seu amor não existe. . 12 . Ela vai morder o próprio braço até tirar sangue. Ninguém tem amor por você. Eu vou. Quando estiver morrendo todos vão te abandonar. Você percebeu? O peito dela vai explodir. Minhas palavras foram bastante eficazes. .

minha doença sem cura. essa humilhação pública me atrai e me faz sofrer. interessantíssimo. eu posso acreditar tanto nesse insulto que eu inventei que eu posso ficar ofendido de verdade. ele sempre irá se torturar publicamente. aqui ele entrega-se a extravagâncias. eu sou inerte por causa da minha consciência exagerada. não se repita. eu posso olhar para você agora e simplesmente ficar ofendido. eu me torturo dessa maneira porque é muito chato sentar e ficar de braços cruzados. ele sempre sabe. “e consciência exagerada é uma doença”. sem culpados. sem motivo algum. tudo isso por tédio. eu devo parar de desprezar a mim mesmo. em inércia. sem saída. aqui eu posso criar uma vida mais interessante para mim. como a garganta que arranha. essa tortura pública me faz perder o domínio sobre mim. simplesmente porque ele quer. eu 13 . é esquisito. por favor. a minha maldade está se decompondo por causa da minha consciência exagerada. incrível. eu não encontro culpados. ele sente ódio ou amor para não sentar e cruzar os braços.SUBTERRÂNEO 9 Presente Eu sei. não é incrível. sem cura. ele está submerso na inércia. todas as ofensas passam a ser fatais. ele não é mau. aqui ele vive de verdade. frutos da consciência. o meu poder de ação foi afogado pela minha doença. a minha fúria evapora com facilidade. enganar a si mesmo resulta em tédio. eu sei. você deve estar se perguntando por que é que eu me torturo dessa maneira. ele não é nem mesmo furioso. EU ESTOU SUBMERSO NO TÉDIO PORQUE EU SOU DOENTE.

ele é . VOCÊ ESTÁ FALANDO DEMAIS. ESTÁ FALANDO DEMAIS. ele sempre viu vantagem naquilo que é desvantajoso. eu sei. ele sempre soube que o homem não é movido apenas pelos próprios interesses.tudo isso porque sou evoluído e culto . eu sei que o que mais queremos é fazer aquilo que realmente queremos fazer.eu estou .você é minha esposa maravilhosa Eu me sinto Plenamente Aliviada 11 Presente Eu tenho certeza que seria maravilhoso ser preguiçoso ao invés de doente.você é bela . sangue 14 . o que importa é a vontade própria. conforto não.ela ama você mais do que tudo no mundo .eu te amo . ele sempre soube.agora você é minha .você é meu salvador .ela é pura . é essa vontade própria que atrapalha tudo.VOCÊ É UM SOLO INTOCADO .você é .eu vim . ser doente e soterrado também pode ser maravilhoso.eu amo .alma estraçalhada por letras .você é tão purinha . vantagens não. ser respeitado ao invés de soterrado. sensatez não.SUBTERRÂNEO 10 Pesadelo EU TENHO CONSTANTEMENTE A IMPRESSÃO DE QUE VOCÊ ESTÁ AQUI . sangue subcutâneo subscrito nos conflitos.e se ela vier? .alma revirada por palavras .você é tão virgenzinha .ela está confusa – maravilhosa . eu sei o quanto a auto-desgraça pode ser maravilhosa.

Ela virá. . todo esse sangue sem sensatez. Cala a boca você me irrita. você me irrita. amor pelo caos. só a vontade é vida. por isso ele deixa a garganta arranhar e não compra remédios. eu gosto. Não há dúvidas de que ela virá. . isso é sentir-me submerso na percepção de mim. amor pela vida. Não há dúvidas de que ela virá. isso é amor pelo sofrimento. a busca é vida. Não há dúvidas de que ela virá. amor pela destruição. sem conforto. Se ela não vier hoje. ele 12 Memória Ela virá. eu gosto de me perceber.SUBTERRÂNEO submisso a caprichos de criaturas subdesenvolvidas. Virá amanhã. sem vantagens. sangue substancial derramado como subterfúgio. Se ela não vier hoje. Virá amanhã. 15 . o sangue é capricho. eu me amo bastante. o objetivo alcançado é o começo da morte. . . . a razão não nos satisfaz. Não há dúvidas de que ela virá. não fala como se fosse um livro. você me irrita quando faz isso. Ela virá. a vontade é individual. .

Eu vou tossir no seu ouvido por toda a eternidade. Por que é que você não me mata de uma vez? 16 . Pára com isso.Você está me deixando Descontrolado. CALA A BOCA. Eu quero que você morra. Eu quero que você morra. Cala essa maldita Boca. Eu não quero mais falar com você. Cala a boca. Eu te odeio. Eu quero que você morra engasgado. Eu vou arrancar os seus mamilos com uma pinça e colocar ferro derretido Dentro dos buracos. Eu não quero mais Ouvir a sua voz. Você se descontrola como se fosse uma Garotinha. Você me dá nojo. Você me irrita mais ainda e eu quero que você sofra. Pobre garotinha Descontrolada. Você me irrita. Eu vou matar você.SUBTERRÂNEO Você comprou chás para oferecer caso ela venha? Você comprou chás para oferecer caso ela venha? Pára com isso.

É possível ser pobre e ter nobreza de alma QUE SITUAÇÃO RIDÍCULA. . Eu não tenho roupas. E agora? . . Ele fica com muita vergonha. . . Eu nem me vesti de maneira adequada. Queridinha. Isso acontece às vezes. Eu vim. . Sabe como é. . O que é que há de errado aqui? Você me despreza? É claro que ela despreza. 17 . Querida. .SUBTERRÂNEO . Você me pegou em uma situação estranha comigo mesmo. Ele está tendo uma crise nervosa. Eu não estava te esperando. Eu não me envergonho por ser pobre.

SUBTERRÂNEO . MOCINHA. . . Por qual motivo você veio. Agora eu também estou rindo. . Sim. Para sempre. Foi isso o que você pensou. POR VOCÊ POR MOTIVO QUAL VEIO FAVOR DIGA. Fique você sabendo. Você pensou que eu fui lá para te salvar. . . Posso saber por qual motivo você veio até aqui? Diga. Ela achou bonitinho e quis ouvir mais palavras de compaixão. 18 . Eu quero ir embora. Daquele lugar. Não é. Eu estou incomodando vocês? . . Por favor. . . Naquele dia eu estava rindo de você. Ela está branca como um lençol. . . RESPONDA! RESPONDA! Ela veio porque naquele dia ouviu palavras de compaixão.

Ela é histeria. Não importa. PÁRA DE OUVIR PÁRA DE OUVIR. Eu sei que você não está entendendo. O importante é a lágrima.SUBTERRÂNEO Ela não consegue dizer nada. . Não me deixam. Eu estou com vergonha. Sua puta. Eu nunca vou te perdoar por isso. Eu posso ficar tranqüilo. Eu sei que você não está entendendo nada. Por qual motivo você não vai embora? . Eu jogo bem com as palavras. Ela é humilhação. . 19 . . EU ESTOU COM VERGONHA DE DIZER ESSAS COISAS PARA VOCÊ. . Olhe só para ela. . O importante é o jogo. Eu nunca vou te perdoar por você ter visto o quanto eu sou pobre E o quanto minhas roupas são Imundas.

SUBTERRÂNEO Eu não posso ser Bom. ele ficava realmente muito alegre com a possibilidade da surra. ele vai tossir cada vez mais alto. culpa da consciência exagerada dele. ele deveria morrer. ele também falou sobre o prazer do desespero. já é tempo de morrer. vergonha por ele. Vá embora. ele gostará de perceber a si mesmo. ele sempre será subsistente do próprio subconsciente. depois da surra ele se sente inteiro. ele está enterrado há anos. ele sempre mentirá por raiva. ele não atacou. ele sempre irá se torturar publicamente. . . ele queria satisfação. ele é feio. 20 . Eu te odeio. ele era nada. ele jamais respeitará. ele tinha ódio disso tudo. ele sabe que qualquer homem com o mínimo de consciência não tem respeito próprio. ele queria se tornar um inseto. é só parar de falar que a garganta pára de arranhar. ele viveu toda uma vida para dizer o que está dizendo. Adeus. ele sempre será rato. ele nunca revidará. ele não é touro. ele não era nem mesmo furioso. ele não é. ele tem nada. . ele sempre tossiu. ele não agiu. tinha cheiro de merda aqui e ele precisaria estar aqui. 13 Presente Ele é um homem doente. a grande doença é que ele sabe disso.

ele sempre soube. ele está submerso na inércia. ele não é nem mesmo furioso. eu 14 Pesadelo Ela humilhada .a incapacidade de amar .ela compreendia . aqui ele vive de verdade. ele não é mau. ele precisa parar de se repetir.ela assistia . falando demais.você não sabe você não sabe .você não sabe . ele sempre viu vantagem naquilo que é desvantajoso.ela esmagada . não é incrível. por isso ele deixa a garganta arranhar e não compra remédios.tudo aquilo que é exterior não dá conta .eu me sinto um verdadeiro tirano . eu preciso ficar sozinho. ele sempre sabe. ele sente ódio ou amor para não sentar e cruzar os braços. ele me irrita.você não entende . ele está falando demais. EU JÁ ENTENDI.você não entende que eu não quero as suas palavras de compaixão .SUBTERRÂNEO aqui ele entrega-se a extravagâncias. “e consciência exagerada é uma doença”.ele era infeliz . ele PAREM COM ISSO.ele era o desamor .você é mulher . ele sempre soube que o homem não é movido apenas pelos próprios interesses. PAREM COM ISSO.você acha que o amor começa no ódio você acha que o amor termina na submissão .você é horroroso e não tem condições de me amar . simplesmente porque ele quer.é isso o que você é .a constatação pós-sexo e a humilhação . ele tem que parar de falar como se fosse um livro.você não sabe o que fazer com tudo isso . ele me irrita quando faz isso.você não consegue lidar .você compreendia aquilo que as mulheres sempre compreendem quando amam com sinceridade .ela é mulher e encontra toda sua 21 . ser doente e soterrado também pode ser maravilhoso.

você é mulher e o amor te salva do desastre . isso já virou um castigo correcional. isso me torna vivo.eu preciso ficar .a sua consciência vai te corroer . eu tenho lembranças ruins o tempo todo.eu te odeio Uma felicidade barata ou um sofrimento elevado? Isso dói .a sua consciência vai te machucar . não me importa.CALA A BOCA .eu te odeio . eu cometi um erro ao começar.SUBTERRÂNEO salvação no amor . eu apenas levei até as últimas conseqüências tudo aquilo que ninguém teve coragem de fazer. não importa. castigo nosso.por favor . alguém consegue me fazer mudar de ideia? .eu serei purificada pelo ódio .a sua alma permanecerá pura . ideais apagados e talvez eu mude as minhas IDEIAS.por favor . 22 .você .a humilhação é a purificação . estamos tomando gosto por isso. auto-castigo. é melhor parar por aqui. IDEIAS.SOZINHO 15 Presente Eu me amo o suficiente para saber que é o momento de parar.a humilhação dela não morrerá dentro da alma . eu sou mais vivo que todo o mundo. desejos destruídos. você acha que covardia é bom senso.você é mulher e só renasce a partir do amor . em breve vamos querer nascer da ideia. somos natimortos e há muito tempo não nascemos mais de pais vivos.

que o subterrâneo seja o melhor dos lugares. . Fim. . . NÃO É O MELHOR DOS LUGARES. então. . eu não sei por que eu disse essas coisas. São Paulo. EU. Toda essa lama e o que eu levo em troca é esse silêncio ardido. 2012 23 . que seja silêncio. eu estou com vergonha de dizer essas coisas para você.SUBTERRÂNEO . O MELHOR É DIFERENTE. O SUBTERRÂNEO NÃO É O MELHOR DOS LUGARES. . NÃO É. que não façamos nada. O MELHOR É COMPLETAMENTE DIFERENTE. Sinceramente. . eu juro que eu não acredito nas coisas que estou dizendo. Heloísa Cardoso. EU ANSEIO PELO MELHOR HÁ MAIS TEMPO DO QUE VOCÊ POSSA IMAGINAR. eu não sinto nem um pingo de vergonha de dizer essas coisas para você. Eu me sinto Plenamente Aliviado. . que a inércia nos domine.