You are on page 1of 8

O QUE AIDS?.................................................................................................................... 2 TESTAGEM .......................................................................................................................... 3 PRINCIPAIS SINTOMAS DA AIDS ...................................................................................... 4 SAIBA COMO SE PEGA AIDS ............................................................................................

. 5 Assim Pega ...................................................................................................................... 5 Assim no pega ............................................................................................................... 5 Outras formas de transmisso ...................................................................................... 6 Acidentes ocupacionais com materiais biolgicos ................................................. 6 Tatuagem, piercing, acupuntura, manicura e pedicura, entre outros.................... 6 Picada de insetos ......................................................................................................... 7 PREVENO........................................................................................................................ 8

O QUE AIDS?

A Aids (Sndrome da Imunodeficincia Adquirida) uma doena causada por um vrus, o Vrus da Imunodeficincia Humana (HIV), que transmitido nas relaes sexuais sem uso da camisinha, no compartilhamento de agulhas e seringas pelo sangue contaminado e na gravidez, no parto e na amamentao. O HIV provoca uma destruio das defesas naturais do corpo de forma que o organismo vai se enfraquecendo aos poucos, ficando sujeito a uma srie de outras doenas. Pessoas portadoras do HIV podem permanecer meses ou anos sem apresentar quaisquer sinais da doena e, no entanto, so transmissores do vrus. A Aids, quando j esta declarada apresenta uma srie de sintomas que so comuns a outras doenas. Portanto somente o mdico pode fazer o diagnstico. Atualmente, porm, graas aos avanos tecnolgicos e s pesquisas, que propiciam o desenvolvimento de medicamentos cada vez mais eficazes, e a experincia obtida ao longo dos anos por profissionais de sade, possibilitam aos portadores do vrus ter uma sobrevida cada vez maior e de melhor qualidade. A Aids ainda no tem cura; precisa ser prevenida.

TESTAGEM

O diagnstico da infeco do HIV e realizado atravs de teste, feito a partir da coleta de amostra de sangue da pessoa. O teste gratuito e de maneira sigilosa em qualquer unidade de sade, ou no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), com profissionais preparados para fornecer informaes com segurana e credibilidade. importante fazer o teste se voc est fazendo o pr-natal ou se submeteu a uma situao de risco como, transar sem camisinha ou compartilhar seringas e/ou agulha. Lembre-se se voc correu risco, seu parceiro tambm deve ser avisado, especialmente se voc tem alguma doena sexualmente transmissvel (DST). Aps correr o risco, voc precisa esperar trs meses para fazer o teste. a chamada janela imunolgica, ou seja, o tempo que seu organismo leva para produzir os anticorpos que podem ser encontrados no teste. Se o resultado for positivo, saiba que a Aids tem tratamento de graa e que ele um direito seu. No tire nenhuma concluso precipitada. fundamental esclarecer dvidas sobre o HIV e a Aids, com informaes corretas.

PRINCIPAIS SINTOMAS DA AIDS

Um portador do vrus da Aids pode ficar at 10 anos sem desenvolver a doena e apresenta seus sintomas. Isso ocorre, pois o HIV fica incubado e controlado pelo sistema imunolgico do indivduo. Quando o sistema imunolgico comea a ser atacado pelo vrus de forma mais intensa, comeam a surgir os primeiros sintomas como, febre, cansao, dores musculares, dores de cabea, manchas no corpo, diarria e fraqueza. Algumas pessoas, no tm sintomas e no se sentem doentes, mas transmitem o vrus para os outros. Chamamos estas pessoas de portador saudveis (assintomtico do HIV), torna-se um desafio no combate epidemia, como elas no apresentam sintomas, muitas no realizam exames e no sabem que so portadores. Por isso, muitas vezes, no praticam sexo seguro. Na fase em que a defesa comea a cair, aparecem s doenas oportunistas, causadas por fungos, bactrias, vrus e protozorios. Caso no tratadas de forma rpida e corretas, estas doenas podem levar o soropositivo a morte rapidamente.

SAIBA COMO SE PEGA AIDS

Em todas as fases da vida a pessoa corre o risco de pegar Aids, ento preciso se proteger sempre. A Aids pode atingir tanto o sexo feminino quanto o masculino e no depende da orientao sexual, em qualquer idade, na adolescncia, na idade adulta ou mais madura, seja pobre ou rico (a), casado (a) ou solteiro (a), a pessoa pode ser infectada pelo vrus HIV e desenvolver Aids.

Assim Pega
Nas relaes sexuais (anal, oral ou vaginal) com pessoa infectada, sem uso da camisinha. Compartilhando agulhas e seringas com algum infectado. Transfuso de sangue infectado pelo HIV De me portadora do HIV para seu filho durante a gravidez, parto e/ou amamentao. Instrumentos que furam ou cortam no esterilizados e contaminados com o vrus HIV.

Assim no pega
Beijo na boca, no rosto, abrao ou aperto de mo. Sexo com uso correto do preservativo Uso de agulhas e seringas descartveis no compartilhadas com outras pessoas Uso de copos, talheres ou pratos de portadores da doena. Suor, lgrima e saliva. Uso de sabonetes, lenis ou toalhas de outras pessoas. Uso de banheiros Nadar na mesma piscina que pessoas infectadas com o vrus Assento de nibus Pelo ar Doao de sangue com material descartvel 5

Outras formas de transmisso


Acidentes ocupacionais com materiais biolgicos

A exposio a materiais biolgicos que contm o HIV pode ocorrer na prtica diria dos profissionais de sade de uma forma geral e na de outros profissionais que podem, eventualmente, entrar em contato com esses materiais (por exemplo, profissional de limpeza de um hospital). A transmisso ocupacional pode ocorrer quando esses profissionais sofrem ferimentos com instrumentos perfurocortantes com presena de sangue ou outros fluidos contaminados e/ou quando ocorre exposio das mucosas a esses fluidos. Alm, da infeco do HIV, o profissional acidentado pode se infectar com o vrus da hepatite B e da hepatite C. Estima-se que o risco mdio de se infectar com o HIV aps uma exposio percutnea a sangue contaminado, seja de aproximadamente 0,3%. Nos casos de exposio mucocutnea, esse risco de aproximadamente 0,1%. Para o vrus da hepatite B o risco mdio aps exposio de at 40% e para o vrus da hepatite C, de 1,8% (podendo variar de 1 a 10%). O meio mais eficaz de se reduzir tanto transmisso profissional-paciente quanto o paciente-profissional, baseia-se na utilizao sistemtica das normas padro de biossegurana e na implantao de novas tecnologias da instrumentao na rotina de procedimentos invasivos. importante lembrar que todo o acidente com material biolgico representa um risco potencial de infeco pelo HIV, e por esta razo deve ser tratado como emergncia. A profilaxia medicamentosa comprovadamente eficaz quando iniciada1 h 2 horas aps o acidente. Aps as primeiras 24 horas, a sua eficcia questionvel.

Tatuagem, piercing, acupuntura, manicura e pedicura, entre outros.

Qualquer

procedimento

no

qual

uma

agulha

ou

outro

instrumento

potencialmente perfurocortante for utilizado em mais de uma pessoa, como tatuagem, perfuraes (colocao de piercing, lbulos de orelhas), acupuntura, eletrlise e ato de barbear, pedicura e manicura, envolve um risco terico de transmisso do HIV, tendo em vista a possibilidade de existncia de sangue contaminado com o HIV no instrumento. Entretanto o risco pode ser reduzido ou at eliminado pela adoo de procedimentos rotineiros. 6

Os profissionais que atuam nestas reas devem adotar as precaues padro em suas atividades dirias para eliminar o risco de transmitir o HIV e outros agentes infecciosos, incluindo o uso de material descartvel ou esterilizado. Em situaes em que no se tem a garantia destas medidas, aconselha-se que os clientes no se submetam a estes procedimentos ou tragam consigo o seu prprio material.

Picada de insetos

A afirmao de que a picada de insetos (mosquitos, moscas, carrapatos, pulgas, abelhas, vespas, dentre outros) transmite HIV no tem nenhum suporte cientfico. Esses insetos sugam o sangue numa refeio e injetam saliva antes da prxima refeio, sendo que o sangue de uma pessoa no injetado na prxima vtima do mosquito. Alm disso, se um desses insetos picar algum infectado pelo HIV o vrus inativado quase que imediatamente no estmago do inseto.

PREVENO

A prtica do sexo protegido, uso correto e sistemtico de preservativos masculinos e femininos, a nica forma comprovada e eficaz contra a transmisso do HIV e de outras DST s, adquiridos pelo contato sexual. E lembre-se no existe grupo de risco, o que existe comportamento de risco, e a Aids pode ser evitada com medidas simples. Para coloc-la:

You might also like