Guia Encore 4.

5 Português
Módulo I - Menu Arquivo

por Mark de Souza Costa

Guia Encore 4.5 - Módulo I - Página 2

APRESENTAÇÃO

Caro(a) Leitor (a),

A idéia para a criação do Guia Encore 4.5 Português surgiu das dificuldades que muitos visitantes do site Partituras Encore (http://www.partiturasencore.cjb.net) tinham em utilizar o programa Encore 4.5. Este material será apresentado em módulos. Cada módulo explicará um menu do Encore 4.5, com informações e dicas sobre o programa. Esperamos que este guia cumpra o seu objetivo, que é esclarecer as dúvidas de muitos usuários e ajudar os iniciantes a trabalhar com o programa com desenvoltura. A melhoria deste material dependerá principalmente da opinião dos leitores.

Boa Leitura!

http://www.partiturasencore.cjb.net marksouzacosta@hotmail.com

Guia Encore 4.5 - Módulo I - Página 3

Observações gerais:

As palavras em negrito indicam as palavras que se referem ao menu. Teclas de atalho estarão sempre entre colcheias [ ] e geralmente são na forma Ctrl+TECLA. Isso significa que devem ser apertadas simultaneamente as teclas Control + a tecla indicada. As extensões dos arquivos serão escritas na seguinte forma: “.doc” – arquivo do Microsoft Word, “.pdf” – arquivo do Adobe Acrobat, “.enc” – arquivo do Encore etc, seguidos de um breve comentário sempre que possível. Endereços de websites e links estarão escritos entre parênteses, em azul e sublinhados. O Encore 4.5 em inglês e seu tradutor para Português editado por Ricardo Barbieri podem ser encontrados gratuitamente no site (http://www.partiturasencore.cjb.net) na seção “Programas”.

http://www.partiturasencore.cjb.net marksouzacosta@hotmail.com

Guia Encore 4.5 - Módulo I - Página 4

MENU ARQUIVO

O menu Arquivo serve para administrar os arquivos do Encore. Neste menu é possível criar um novo arquivo, abrir um arquivo já criado, salvar, imprimir etc.

Novo... [Ctrl+N] Ao clicar no menu Novo... aparecerá a janela ao lado. Este menu serve unicamente para criar uma partitura nova. Você não poderá editar uma partitura já construída, utilizando este menu. Para criar uma partitura nova é necessário se ter uma idéia prévia de como se deseja a partitura, como por exemplo quantos instrumentos vão estar na partitura (número de Pautas), quantas páginas, etc.

Abaixo apresentamos como funciona cada opção da janela Escolher Layout da Página:

Pautas por sistema: Define quantas Pautas existirão na partitura. Geralmente existe uma única Pauta para cada instrumento da música, salvo para instrumentos que necessitem de mais de uma Pauta, como o piano. A opção de Pautas por Sistema estará ativa apenas quando a opção Pautas Simples estiver selecionada. Exemplos:

Figura 1 - Uma Pauta
http://www.partiturasencore.cjb.net marksouzacosta@hotmail.com

Guia Encore 4.5 - Módulo I - Página 5

Figura 2 - Duas Pautas

Figura 3 - Três Pautas

Poderíamos ter uma partitura com uma única página contendo três Sistemas com uma Pauta cada Sistema, ou seja, teríamos uma página com três Figuras 1. Na Figura 1 temos um Sistema com uma Pauta, na Figura 2 temos um Sistema com duas Pautas e na Figura 3 temos um Sistema com três Pautas.

Sistemas por Página: Um Sistema é um agrupamento de Pautas. Sistemas que teremos em uma única página. Compassos por Sistema: Esta opção define quantos Compassos teremos em cada Sistema. Nas figuras 1, 2 e 3, temos três Compassos em cada Sistema. O Compasso serve para dividir o tempo da música em quantidades iguais dentro da partitura. Nesta opção definimos o número de

Formato das pautas: Template: Esta opção só estará disponível se você criar um arquivo no Encore e salva-lo com o nome de “template.enc” dentro da pasta original do Encore (normalmente dentro de “C:\Arquivos de programas\GVOX\Encore\”). Este arquivo irá iniciar juntamente com o Encore toda vez em que ele for iniciado.
http://www.partiturasencore.cjb.net marksouzacosta@hotmail.com

Guia Encore 4.5 - Módulo I - Página 6

O arquivo template é muito útil para quem produz várias partituras de uma única forma. Por exemplo, digamos que você faça somente partituras para piano e uma voz solo (3 Pautas por Sistema) e que cada página tenha cinco Sistemas. Então é mais prático você criar um arquivo “template.enc” com as configurações acima para que cada vez que você iniciar o Encore ou criar um arquivo novo o Encore já tenha a forma da partitura prontinha.

Piano: Formato clássico de uma partitura simples para Piano, com duas Pautas.

Figura 4 – Formato Piano

Pautas Simples: Pautas com formato livre. Esta opção talvez seja a mais usada, pois permite a inclusão de várias Pautas (máximo de 64 Pautas) e qualquer configuração de agrupamento de Pautas (inclusive no formato piano). As figuras de 1 a 4 são exemplos de pautas simples.

Piano-Vocal: Formato Piano com a inclusão de outra Pauta no Sistema. Esta Pauta pode ser utilizada para inclusão de outro instrumento como violino, viola, voz, etc.

Figura 5 – Formato Piano-Vocal

Após a configuração da partitura na janela Escolher Layout da Página clique OK para poder iniciar a construção da partitura, ou clique em Cancelar para sair da janela Escolher Layout da Página.

http://www.partiturasencore.cjb.net marksouzacosta@hotmail.com

Guia Encore 4.5 - Módulo I - Página 7

Abrir... [Ctrl+O] Abre um arquivo já criado.

Fechar [Ctrl+W] Fecha uma partitura aberta sem sair do programa Encore. Se você alterou a partitura aberta e não salvou a alteração, o Encore perguntará se você deseja salvar a alteração antes de fechar o arquivo.

Salvar [Ctrl+S] Salva um arquivo novo ou modificado. Se o arquivo é novo, você deverá criar um nome para o arquivo para o mesmo poder ser salvo.

Salvar Como... Salva um arquivo novo ou modificado. Funciona de maneira semelhante ao menu Salvar, porém se você for Salvar Como... um arquivo já criado, você terá a oportunidade de alterar o nome do arquivo já aberto sem alterar a partitura e sem apagar o arquivo original – você terá duas partituras iguais mas com nomes diferentes.

Reverter [Ctrl+R] Reverte as alterações feitas nas partituras do Encore. Se for feita alguma alteração indesejada ou acidental é possível reverte-la clicando aqui. Atenção: não será possível reverter erros em partituras salvas e depois fechadas.

Extrair Partes... Copia um Pauta de uma partitura. Por exemplo, digamos que tenhamos uma partitura com um Sistema com quatro Pautas, sendo uma para Violino, outra para Viola, outra para Cello e outra pra Baixo, e que queiramos ter uma partitura somente com a Pauta do Violino. Então devemos selecionar a Pauta do Violino e clicar no menu Extrair Partes.... Surgirá então a janela conforme a figura abaixo:

http://www.partiturasencore.cjb.net marksouzacosta@hotmail.com

Guia Encore 4.5 - Módulo I - Página 8

Nesta janela você terá muitas opções que são autoexplicáveis. Basta selecionar as opções e clicar em OK. Agora você terá uma nova partitura somente com as Pautas selecionadas sem a alteração da partitura original. Basta agora salvar a partitura nova.

Configurar Página...

Aqui você poderá selecionar o tamanho das margens das páginas das partituras e terá também um link direto com o menu Imprimir... através do botão “Impressora”.

Imprimir... [Ctrl+P] Abre a janela de impressão do seu computador, onde é possível escolher várias opções como qualidade da impressão, número de cópias, etc.

http://www.partiturasencore.cjb.net marksouzacosta@hotmail.com

Guia Encore 4.5 - Módulo I - Página 9

Exportar para EPS... Converte a partitura para o formato gráfico “.eps” Os drivers para impressoras com suporte EPS estão disponíveis para download gratuito no site da Adobe (http://www.adobe.com). Nesta página surgem vários links com diversos drivers. Geralmente, para Windows 98 à XP, o AdobePS 4.2.6 de 1.1 mb funcionará perfeitamente. Abaixo o link direto: (http://www.adobe.com/support/downloads/product.jsp?product=44&platform=Windows) Após baixar o arquivo você deverá instala-lo, então o programa criará no seu computador uma impressora virtual, permitindo que você “imprima” a partitura no formato EPS. Você necessitará de um programa que visualize o formato EPS. Dica: alguns programas podem ser muito fáceis de se achar na Internet. Para tal, existem sites especializados nisso como o Google (http://www.google.com.br) que é um ótimo site de pesquisa e o SuperDownloads (http://www.superdownloads.com.br) que é um site especializado em downloads. Sair Encerra o programa Encore. Se você alterou a partitura aberta e não salvou a alteração, o Encore perguntará se você deseja salvar a alteração antes de fechar o programa.

http://www.partiturasencore.cjb.net marksouzacosta@hotmail.com

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful