You are on page 1of 2

Boletim Operrio 229

eps

Caxias do Sul, 30 de maio de 2013.

Cidade do Rio 4076 Rio de Janeiro, 14 de setembro de 1893. Capa Edio 252 Pernambuco Manifestou-se greve geral na Estrada de Ferro do Recife a S. Francisco, paralisando todo o servio. A este respeito diz o nosso provecto colega: Jornal do Recife, em 2 do corrente: Esteve ontem completamente paralisado o servio dessa estrada, por se terem manifestado em greve os empregados do trafego, locomoo e telegrafo. Tendo a cerca de dois meses pedido e obtido aumento de 35% em seus salrios os empregados da conservao e operrios, solicitaram aqueles igual concesso que lhes foi atendida sem demora pela diretoria da companhia em Londres, sendo, porm, necessria a aprovao do governo brasileiro para ser ela posta em prtica. A aprovao pedida h mais de um ms no chegou, apesar dos continuados telegramas que a esse respeito tem expedido o Senhor Felippe Figueiroa, digno Engenheiro Fiscal da referida Estrada de Ferro, que achando justa a pretenso dos empregados, esfora-se para que eles sejam atendidos, mas at agora nada conseguiu e nada pode fazer por deliberao sua. Tendo os empregados grevistas resolvido esperar a deciso at anteontem, 31 de agosto mantiveram-se at esse dia em seus lugares; agora, porm, esto dispostos a no trabalhar absolutamente, enquanto no lhes for concedido o aumento que pedem, conservando-se em atitude inteiramente pacifica. Tendo o governo consentido o aumento dos vencimentos dos empregados de outras vias frreas e mesmo a parte dos desta, parece de toda a justia que seja dispensado igual favor aos reclamantes, que tem incontestavelmente igual direito aos seus companheiros. Convm que o mais breve possvel se resolva esta questo, pois continuando paralisado o servio daquela estrada de ferro, o resultado ser um grande prejuzo para os interesses do comrcio e do pblico em geral, que so sempre os mais prejudicados em tudo isto. Da Escada recebemos o seguinte telegrama: Grevistas da Estrada de Ferro do Recife ao S. Francisco a redao do Jornal do Recife. Estamos em greve pacfica apesar de acharem-se praas pblicas embaladas na Estao de Una para garantir a ordem, que no foi altera. Rogamos advogue nossa causa. Se esto pacficos os grevistas, se no h alterao da ordem, como estamos informados, no sabemos para que essa ostentao de fora. Da Bahia e do Espirito Santo no tivemos jornais.

A ditadura do proletariado est contra as leis naturais da evoluo, portanto a vida, e aceit-la negar essas leis, no querer viver.
Souza Passos Publicado na Plebe, 31/5/1924 So Paulo.
Cidade do Rio 4029 Rio de Janeiro, 2 de setembro de 1893. Pgina 2 Edio Londres, 1 de Setembro Notcias recebidas do Pas de Gales anunciam que a greve diminui e que muitos operrios j volveram aos seus trabalhos. Cidade do Rio 4037 Rio de Janeiro, 4 de setembro de 1893. Pgina 2 Edio Londres, 3. Os jornais em geral contestam que a greve dos mineiros na Inglaterra, causa um grande prejuzo s outras indstrias.

Boletim Operrio http://boletimoperario.yolasite.com operario.boletim@gmail.com Our purpose is to motivate the social research and stimulate the exchange relation associated to the collection and production of information about the history of the Brazilian Workers Movement. Workers Bulletin ------- Year V ------ N 229 -----Thursday------- 05/30/2013 -------- Caxias do Sul Rio Grande do Sul Brazil

Cidade do Rio 4125 Rio de Janeiro, 27 de setembro de 1893. Pgina 2 Edio Barcelona, 25. A bomba de dinamite lanada pelos anarquistas, no momento da revista das tropas, feriu gravemente o General Molins. Alguns outros militares foram feridos levemente. Paris, 25 Noticias recebidas do Departamento do Norte assinalam que a greve diminui e que j alguns grupos de operrios recomearam seus trabalhos.

Cidade do Rio 4149 Rio de Janeiro, 3 de outubro de 1893. Pgina 2 Edio Em seu nmero de 22 de setembro, noticia a Gazeta da Tarde, de Pernambuco: Hoje pela manh manifestou-se novamente (ilegivel) pelo que foi interrompido o trnsito dos bonds por algumas horas. Segundo nos informam a causa foi ter o gerente dispensado do servio empregados antigos e que promoveram as greves anteriores. O gerente da companhia foi obrigado a pedir a interveno da fora policial para garantir a alguns empregados que no foram solidrios com a greve, pelo que o cidado questor mandou postar diante da estao uma fora de cavalaria estadual. Achamos entre a administrao e os empregados convm toda a harmonia possvel, por que com estas desinteligncias o interesse pblico o nico prejudicado.

Cidade do Rio 4145 Rio de Janeiro, 2 de outubro de 1893. Pgina 2 Edio 268 Acaba de por termo existncia, afogando-se no Sena, o anarquista francs Sondey, muito conhecido na parte que tomou nas agitaes boulangistas. No comeo de sua vida fora cozinheiro. Agora intitulava-se jornalista e dizia ser correspondente de um jornal belga O Sufrgio Universal. Foi preso um sem nmero de vezes, porm, nunca sofreu condenao. Havia quem afirmasse que ele tinha relaes secretas com a polcia francesa. Barcelona, 30 Segunda-feira prxima 2 do corrente ter lugar a execuo capital do anarquistas que lanou a bomba de dinamite no momento da revista das tropas.

Cidade do Rio 4173 Rio de Janeiro, 9 de outubro de 1893. Pgina 2 Edio Paris, 8. Na cidade de Lens, Departamento Pas de Calais, verificou-se hoje com grande concorrncia, uma assemblia extraordinria do congresso de mineiros, que correu agitada. Tendo votado quase por unanimidade a continuao da greve at que os patres consentirem em satisfazer as exigncias. Bruxelas, 8. Uma grande agitao produz-se entre os mineiros de Carberoi. Alguns atentados a dinamite foram praticados contra diferentes estabelecimentos pblicos. A polcia j fez varias detenes.

Cidade do Rio 4153 Rio de Janeiro, 4 de outubro de 1893. Pgina 2 Edio Bruxelas, 2 A greve mineira, na Blgica, apresenta de dia para dia carter de maior importncia. O nmero de grevistas aumenta, o que est causando em geral srias apreenses. Todas as disposies foram tomadas pelas autoridades militares para a manuteno da ordem pblica. Barcelona, 2. Os jornais daqui receberam, por parte dos anarquistas, numerosas ameaas pela atitude assumida pela imprensa, que reprova a conduta odiosa do anarquista que fez explodir uma bomba de dinamite por ocasio da revista.

Informativo Semanal Anarquista Weekly Anarchist Newsletter

You might also like