FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DISCIPLINA: FISIOLOGIA ALUNO (s):_____________________________________________________ TURMA: ________ PROFESSORA: Jussara Silveira ATIVIDADE PRÁTICA: SISTEMA

RESPIRATÓRIO. 01. Após analisar a imagem ao lado, responda o que se pede: a) o sistema representado no esquema. b) os órgãos apontados pelas setas de um a quatro. c) o detalhe representado em cinco. d) o local das trocas gasosas.

02. Agora, referencias questões:

consultando específicas,

o seu conhecimento e responda as seguintes

a) Cite a sequência correta e ordenada das estruturas do aparelho respiratório humano por onde passa o ar inspirado. b) Explique o que é e qual a função do diafragma. c) A faringe é um órgão comum a dois sistemas orgânicos. Quais são esses sistemas? d) A respiração pela boca é útil quando precisamos de mais oxigênio (durante um exercício físico, por exemplo), porém é muito melhor respirarmos pelo nariz. Por quê? e) De que maneira o muco secretado pela nossa traquéia protege nosso aparelho respiratório? f) Qual a sequência de eventos que ocorre no nosso organismo durante a inspiração e expiração? g) A epiglote e as cordas vocais são importantes estruturas do aparelho respiratório. Onde elas se localizam? Qual a função de cada uma? h) Como o oxigênio e o gás carbônico são transportados através do sangue? i) Em condições normais e encontrando-se desperta, uma pessoa pode parar de respirar na hora em que desejar fazê-lo. A pessoa seria capaz de produzir anoxia total simplesmente parando de respirar? Justifique a sua resposta. j) (FUVEST) O monóxido de carbono (CO) é absorvido nos pulmões e reage com ahemoglobina do sangue, com a qual forma um complexo (COHb) 210 vezes mais estável doque a oxihemoglobina (O2Hb). Qual o prejuízo imediato para as células decorrente dainalação de CO por uma pessoa? Explique. l) (UNICAMP) Um atleta morador da cidade de São Vicente, SP (nível do mar), deveria participar de um evento esportivo em La Paz, Bolivia (3 650 m de altitude). Foi sugerido que ele viajasse semanas antes para esta cidade. Explique, em termos fisiológicos, a razão da sugestão dada.

enviando automaticamente impulsos nervosos ao diafragma e aos músculos intercostais. (VUNESP) Leia atentamente o texto a seguir: "Respirar é uma ação automática. que. a) Por que respiramos diferentemente quando estamos dormindo e quando corremos? b) Qual o principal mecanismo que nosso corpo usa para informar a necessidade de mudar oritmo respiratório? 04.". para sobreviverem. b) Faça uma breve descrição de como o nefasto hábito de fumar está associado ao desenvolvimento de câncer de pulmão. O centro respiratório do bulbo detecta esse aumento e acelera o ritmo e a profundidade dos movimentos respiratórios de maneira a eliminar o excesso indesejável de gás carbônico através dos pulmões. ((UFRN) Todos nós possuímos uma combinação fantástica de células. causando a dilatação dos alvéolos e a destruição da parede entre eles e formando grandes bolsas. BRONQUITE CRÔNICA E ENFISEMA PULMONAR.03. O ritmo e a profundidade da respiração também são controlados quimicamente. proliferação celular descontrolada. Nós respiramos enquanto estamos acordados ou dormindo sem que. Os maços de cigarros fabricados no Brasil exibem advertências como essa. como mostram os esquemas a seguir: a) Explique por que as pessoas portadoras de enfisema pulmonar têm sua eficiência respiratória muito diminuída. Considerando que a função respiratória é desempenhada. a) Estabeleça uma comparação entre o processo de respiração pulmonar e o de respiraçãocelular. instruindo-os a se contraírem. O enfisema é uma condição pulmonar caracterizada pelo aumento permanente e anormal dos espaços aéreos distais do bronquíolo terminal. 05. tenhamos que fazer qualquer esforço consciente. genes reguladores da divisão celular. b) Esclareça como a respiração pulmonar e a celular se relacionam entre si e como cada umadelas. O que não podemos fazer é parar de respirar por mais de um minuto. nosso encéfalo assume o controle. para isso. e podemos conscientemente respirar mais profundamente". em diferentes níveis. Se a respiração é contida por muito tempo. . garantindo que em seu texto apareçam. fumo. mutação. Durante o esforço. Podemos variar o ritmo da respiração. como em geral acontece quando paramos para pensar sobre isso. que começa a se acumular no sangue. (VUNESP) Ministério da Saúde adverte: FUMAR PODE CAUSAR CÂNCER DEPULMÃO. pelos pulmões e por todas as células. necessitam respirar. os músculos aumentam a produção de gás carbônico. os seguintes conceitos: tumor. de forma relacionada. por sua vez. se relaciona com o sistema respiratório.

Considere que o peso.06. estão submetidos. (FUVEST) O termo hipóxia refere-se à condição na qual a disponibilidade ou a utilização de oxigênio está reduzida. o sexo e a idade de todos os indivíduos são os mesmos. relacionados na tabela a seguir. C. Os indivíduos B. a) Qual dos indivíduos está sofrendo as conseqüências de uma dieta pobre em ferro? Qual apresenta insuficiência cardíaca e circulação deficiente? Em que dados você baseou suas conclusões? b) Qual deles está sofrendo de envenenamento que impede suas células de usar o oxigênio?Justifique a resposta. O indivíduo A tem metabolismo de oxigênio normal. a diferentes formas de hipóxia. . D e E.