You are on page 1of 62

DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE

Por: Tatiane Spazziano

OBJETIVO Desenvolver habilidades através de técnicas criativas e de dinâmicas de grupo.

O que é CRIATIVIDADE???
É a ferramenta mais adequada para encontrar maneiras de: fazer mais com menos  de simplificar processos e sistemas  de aumentar a lucratividade de reduzir custos de encontrar novos usos para produtos de encontrar novos segmentos de mercado

FATORES BLOQUEADORES DA CRIATIVIDADE .

BLOQUEIOS PESSOAIS BLOQUEIOS CULTURAIS BLOQUEIOS EMOCIONAIS .

BLOQUEIOS PESSOAIS PRECONCEITOS “Crianças não entendem de negócios” Existem várias empresas que usam crianças como testadoras de novos produtos. .

.BLOQUEIOS PESSOAIS IDÉIAS PRÉ-CONCEBIDAS “Este livro é muito chato porque é muito grosso” Você não se permite adquirir novos conhecimentos porque tem uma idéia pré-concebida a respeito do livro.

BLOQUEIOS PESSOAIS INFLEXIBILIDADE “Só aceito pagamento em dinheiro” Você deixa de aumentar sua venda e satisfazer um cliente porque não tem FLEXIBILIDADE. .

.BLOQUEIOS PESSOAIS HÁBITOS “Sempre faço o mesmo caminho para o trabalho” Você perde a oportunidade de conhecer outras alternativas de caminho. de conhecer as novidades e promoções.

BLOQUEIOS CULTURAIS MODELO Necessidade de copiar o que já existe. medo de errar. . medo de tentar o que nunca foi usado.

como se fosse a parte mais importante.BLOQUEIOS CULTURAIS RACIONALIDADE Desvalorização da imaginação e da fantasia. . usamos apenas o lado racional do cérebro.

BLOQUEIOS CULTURAIS LÓGICA “Só existe uma resposta certa para cada questão. . as outras alternativas estão erradas ou não servem”.

BLOQUEIOS EMOCIONAIS  Medo do ridículo  Insegurança pessoal  Medo do fracasso  Sentimento de inferioridade Apatia  Baixo-astral  Medo de arriscar .

.

.

TEMOS 5 SENTIDOS:  VISÃO AUDICÃO TATO PALADAR OLFATO A maioria das pessoas valorizam apenas 1 dos sentidos para se comunicar .

brilhante. .. Descrevem forma e cores quando falam. Usam palavras do tipo: claro. se impacientam quando tem que ouvir explanações longas e detalhadas.. veja bem.VISUAIS Não falam muito.

. Usam palavras como: escutem. deixe-me explicar. ouça.AUDITIVOS Gostam de ouvir e de falar. .. suas descrições são longas e repetitivas.

fácil. cansaço. Nestas pessoas. o tato.CINESTÉSICOS Não são boas ouvintes. o paladar e o olfato estão bem desenvolvidos. Usam palavras como: amargo. gesticulam ao falar e perdem o interesse por discursos rapidamente... .

Termos mais usados: VISUAL Imagem Claro Apagar Foco Deu um branco Brilho AUDITIVO Afirmar Chamar Conversa Declarar Reclamar Explicar Opinar CINESTÉSICO Esforço Fácil Controle Sólido Frio / Quente Odor Pânico .

. temos que prestar atenção ao vocabulário das pessoas para poder se comunicar melhor.COMUNICAÇÃO A comunicação pode ser difícil em pessoas com características diferentes.

Para um VISUAL diga: “Isto está CLARO” Para um AUDITIVO diga: “Estou OUVINDO” Para um CINESTÉSICO diga: “Estou PEGANDO o significado”

FILTROS MENTAIS
São formas particulares de cada pessoa interpretar a realidade, dependem da experiência de vida, da condição familiar, da condição física e do conhecimento de cada pessoa.

GENERALIZAÇÃO
É o que transforma um fato em particular em uma regra. É muito útil no aprendizado, quando não é tendenciosa.

Infelizmente a mente pode eliminar coisas importantes. .ELIMINAÇÃO É uma defesa da mente ao excesso de informações.

.DISTORÇÃO A distorção causa interpretações diferentes da realidade .

.Você deverá sempre obter informações precisas e completas. só assim você obterá sucesso. para isso cuidado com os bloqueios e com os filtros mentais.

.

. O chefe pede ao encarregado para comprar 30 cadeiras novas para o treinamento..Imediatamente Chefe!!! . O encarregado querendo mostrar que é eficiente diz: .AS CADEIRAS.

.

. PRODUTIVO. MAS O QUE VOU CRIAR? . É IMPORTANTE SER CRIATIVO.. PORQUE É MODERNO.DESCOBRINDO O QUE CRIAR.

?  Faço isso por prazer ou obrigação? . modificado?  Seria bom se fosse.RASTREANDO A NECESSIDADE FAZENDO PERGUNTAS RASTREADORAS:  Isto que eu estou fazendo me satisfaz?  Pode ser melhorado....

Acasos. Isto não existe! Estas situações estão dizendo alguma coisa.. coincidências.. . situações inesperadas. principalmente se elas se repetem. explore-as para encontrar uma possibilidade de criar.

ESTRESSE EXCESSIVO Situações de estresse excessivo são ótimas para se criar alternativas evitando a repetição do agente causador de estresse. .

Que chato.. Na análise do fato que gerou um comentário estará a oportunidade de criação. Sempre falta um ítem... Isso acontece todo dia. ..Comentários Negativos Que droga.....

.

.

de forma livre e espontânea.BRAINSTORMING Do inglês “TEMPESTADE DE IDÉIAS” consiste em expressar por escrito todas as idéias que lhe vier á cabeça. . sem limitações.

.

DIVISÃO DO PRODUTO Consiste em dividir as partes de um produto para conhecer todas as possibilidades que ele oferece. .

CADEIRA ASSENTO De acrílico Almofadado Lavável Couro ENCOSTO Reto Vazado Opcional Madeira PÉS Fixos Móveis Metal Dois ou três .

Exemplo: Cadeira com assento almofadado. encosto opcional e pés de metal. .Misturando as possibilidades entre si você obterá um número enorme de possibilidades.

.

ELEMENTOS NATURAIS Muitos produtos ou soluções estão na natureza. A visão termoscópica da cobra inspirou o desenvolvimento da fotografia infravermelha. .

PERGUNTAS Crie perguntas de todos os tipos: soltas. para chegar a resposta mais adequada da questão. desafiadoras. . infantis.

.

inverta Use todos esses recursos no seu processo criativo. conecte.Combine. Lembre-se de explorar várias possibilidades. . adapte.

CINCO SENTIDOS Pergunte-se: Qual os sentidos que ainda não foram usados na minha criação? .

AMPLIAÇÃO DAS OPORTUNIDADES Tem como objetivo ampliar a utilização de um produto. não envolvidas e que vão obter benefícios. dividindo em partes. considerando pessoas envolvidas. .

Exemplo: CABELEREIRO Divida as partes fundamentais: Recepção Salão De Cabelo Salão De Manicure Banheiro lavatório Formas de aplicação: Beleza Saúde Praticidade Preço Passatempo .

Pessoas envolvidas diretamente: Funcionários Clientes Parceiros Fornecedores Parentes Do dono Pessoas envolvidas indiretamente: Jornaleiro Padeiro Carteiro Frentista Vizinhos .

Observando o quadro posso juntar algumas partes e identificar um novo campo de atuação. . oferecendo aos meus clientes praticidade e desenvolvendo uma parceria lucrativa com a padaria. Por exemplo: na recepção posso instalar um balcão de produtos de padaria.

.

quem CRIOU o café solúvel foram os suiços. mas quem CRIOU o capuccino foram os italianos. .O Brasil é o maior produtor de café do mundo. e quem CRIOU o café expresso foram os americanos.

ANÁLISE Após o processo criativo é necessário analisar as opções criadas para se poder escolher qual deverá ser implantada Nesta análise considere alguns pontos como: .

 Pontos fortes e fracos  Vantagens e desvantagens Simplicidade ou dificuldade para aplicação das idéias  Se é viável economicamente  Se os princípios básicos da empresa estão de acordo  Se os resultados serão rápidos ou demorados  O que os concorrentes estão fazendo .

REALIZAÇÃO Tirar do papel e torná-la realidade. para isso: PLANEJE INSISTA ENVOLVA AS PESSOAS TRABALHE NÃO DESISTAPROCURE ALTERNATIVAS .

.

.

.

.

Criado por: Tatiane Spazziano E-mail para contato: tcspazziano@bol.br .com.