You are on page 1of 11

EB 2,3 Atouguia da Baleia Nome: Filipe Sousa Turma: 9ºD Nº9

Artistas

Pág. 1

Índice
Introdução ……………………………………………………………….……...…………..3 Escultores: Francisco Franco…………………………………………………………4 Escultores: Miguel Ângelo………………………………………………...…………...5 Designer’s: Andy Warhol……………………………………………………………….6 Designer’s: Ana Salazar………………………………………….………………………7 Pintores: Vasco Pereira Lusitano…………………………….……………………...8 Pintores: Frida Kahlo…………………………………………….……………………….9 Arquitectos: Filipe Oliveira Dias…………………………………………………….10 Arquitectos: Giacomo Vignola………………………………………………………..11

Pág. 2

Introdução
Elaborei este trabalho no âmbito da disciplina de educação visual, com este trabalho pretendo descobri mais sobre a arquitectura, pintura e a escultura. Irei falar da vida dos artistas e do seu estilo de arte

Pág. 3

Escultores:
Francisco Franco: Francisco foi um dos grandes escultores portugueses, nasceu no dia 9 de Outubro de 1885 no Funchal. Faleceu aos seus 70 anos em Lisboa. Francisco é conhecido sobretudo pela sua escultura do Cristo-Rei, no Pragal em Almada. Mas a escultura que lhe deu a carreira de escultor foi a construção do monumento a João Gonçalves Zarco que foi inaugurada no Funchal em 1930. Outras obras principais: -Estátua do Infante D. Henrique, para a exposição colonial de Paris (1931) -Estátua de D. Leonor (1935), para as Caldas da Rainha -Friso da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Lisboa (1938) -Estátua do D. Dinis e D. João III para a Universidade de Coimbra, (1943 e 1948) -Estátua do bispo D. Miguel, para Lamego (1950) -Estátua equestre de D. João IV (1940), erguida em Vila Viçosa, frente ao Paço Ducal -Friso da Casa da Moeda, Lisboa (1936) -Monumento do Cristo Rei (Almada)

Estátua de João Gonçalves Zarco

Cristo-Rei

Pág. 4

Michelangelo: Michelangelo, mais conhecido simplesmente como Miguel Ângelo foi um pintor, escultor, poeta e arquitecto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente. Nasceu no dia 6 de Março de 1475 em Caprese, e faleceu aos seus 88 anos em Roma. Miguel Ângelo têm apenas uma escultura acabada e assinada, chama-se Pietá e é uma das mais conhecidas. Para além da “Pietá” têm uma obra que se chama David. David foi uma obra que se transformou num símbolo de Florença, foi esculpida em 1501. Outras obras principais: - Madonna e a criança - Moisés -Pietà Rondanini - Túmulo de Giuliano de Medici -Escravo Atlas - Escravo Moribundo -Escravo Rebelde

Pietá

David

Moisés s

Pág. 5

Designer:
Andy Warhol: Andrew Warhola, mais conhecido como Andy Warhol, foi um importante artista plástico e cineasta norte-americano. Nasceu em 6 de agosto de 1928 na cidade de Pittsburgh (Estados Unidos) e faleceu na mesma cidade em 22 de Fevereiro de 1987. É um dos maiores representantes da Pop art. Estilo artístico - Uso de conceitos de publicidade em suas obras de artes plásticas; - Com o uso de tintas acrílicas, reforça na cores fortes e brilhantes; - Enfoque nos objetos de consumo e temas do cotidiano; - Reprodução de rostos em série de personalidades da época (Marilyn Monroe, Che Guevara, Elvis Presley, entre outros); - Uso da técnica da serigrafia. Principais obras de arte: - Chelsea Girls (1966) - Plastic Inevitable (1966) - Campbell's Soup Can (1968) - Serigrafias coloridas dos rostos de celebridades (Marilyn Monroe, Che Guevara, Elvis Presley, Liz Taylor).

Latas de sopa, produzida por Warhol

Foto Andy Warhol

Pág. 6

Ana Salazar: Ana nasceu a 19 de Julho de 1941em Lisboa. É uma estilista portuguesa. Na década de 70, Ana revolucionou a moda em Portugal apresentando vestuário de vanguarda em eventos. Foi considerada pela imprensa nacional e internacional como a pioneira da moda em Portugal. Em 1985 abre loja e base comercial em Paris para internacionalizar a marca nos principais mercados de moda de autor, como Milão, Nova Iorque e Tóquio, passando a comercializar a mesma nestes mercados. A loja foi considerada por várias publicações, entre elas a Marie Claire francesa, como um dos cinco mais importantes templos da moda. Participou em várias exposições temáticas em Portugal e no estrangeiro, designadamente "La mode au XXéme siècle" no Museu do Louvre em Paris; "Variations Gitanes" do Museu do Louvre em Paris; "Histoire de mode d'hier et d'aujoud'hui" do Musée des arts de la mode" em Paris entre outros…

Foto de Ana Salazar

Pág. 7

Pintores:
Vasco Pereira Lusitano: Vasco foi um pintor português, nasceu em 1535 em Évora. Faleceu aos seus 74 anos em Sevilha. Fixando-se em Sevilha, Espanha, a sua obra encontra-se entre o maneirismo e o barroco. Apenas se conhece uma obra da sua autoria que entrou, em vida, em Portugal, precisamente, A Coroação da Virgem, datada de 1605. A obra integrou o acervo da Igreja de Todos os Santos, em Ponta Delgada, estando actualmente exposta na secção de Arte Sacra do Museu Regional Carlos Machado.

A Coroação da Virgem de Vasco Pereira Lusitano

Pág. 8

Frida Kahlo: Frida Kahlo nasceu em 6 de Julho de 1907 no México, e morreu aos seus 47 anos no México. Entre 1922 e 1925 frequenta a Escola Nacional Preparatória do Distrito Federal do México e assiste a aulas de desenho e modelagem. Em 1938 André Breton qualifica sua obra de surrealista em um ensaio que escreveu para a exposição de Kahlo na galeria Julien Levy de Nova Iorque. Não obstante, ela mesma declarou mais tarde: Pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade. Em 1939 expõe em Paris na galeria Renón et Colle. A partir de 1943 dá aulas na escola La Esmeralda, no D.F. (México). Em 1953 a Galeria de Arte Contemporânea desta mesma cidade organiza uma importante exposição em sua honra.

Auto retrato de Frida

Pág. 9

Arquitectos:
Filipe Oliveira Dias: Filipe é um arquitecto português que nasceu em 1963 no Porto, Filipe ganhou o Prémio INH em 2004, este prémio consiste numa premiação de arquitectura portuguesa concebido anualmente desde 1989 a promotores, arquitectos e construtores portugueses pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana. Obras Principais: -Rua de Miguel Bombarda (1998/2008) -Serviços Centrais do Instituto Politécnico do Porto (1994) -Edifício F do ISEP, no Porto (1998) -Teatro Helena Sá e Costa, no Porto (1999) -Biblioteca Central do IPP, no Porto (2000) -Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, Vila do Conde/Póvoa de Varzim (2001) -Edifício para o Drama e Música da ESEP, no Porto (2002) -Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras (2003) -Teatro Municipal de Bragança (2004) -Teatro Municipal de Vila Real (2004) -Piscinas Municipais de Mirandela (2004) -Habitações Sociais - Monte de S. João, no Porto (2004) (Prémio INH)

Pág. 10

Giacomo Vignola: Giacomo foi um dos grandes arquitectos maneiristas do século XVI , nasceu no dia 1 de Outubro de 1507 em Vignola. Faleceu aos seus 66 anos. As suas duas grandes obras foram a Villa Farnese em Caprarola e a Chiesa del Gesù, dos Jesuítas, em Roma, juntamente com Serlio e Palladio uma das principais divulgações do estilo italiano pela Europa. Giacomo fez uma primeira viagem a Roma em 1536 para fazer medições em templos romanos, com o intuito de publicar uma edição da obra de Vitrúvio, ilustrada. Então, Francisco I de França chamou-o a Fontainebleau, onde viveu de 1541 a 1543. Em Roma, trabalhou com Miguel Ângelo, que influenciou profundamente o seu estilo. A partir de 1564 Vignola acompanhou o trabalho de Miguel Ângelo na Basílica de São Pedro, e construiu as suas duas cúpulas subordinadas, de acordo com os planos de Miguel Ângelo.

Outras obras importantes: -A fachada de São Petrónio, em Bolonha, onde competiu com Giulio Romano e Andrea Palladio; -Villa Giulia para o Papa Júlio III, onde trabalhou com Vasari, (1550-1555); -Villa Farnese em Caprarola (1559-1573); -Villa Lante em Bagnaia (a partir de 1566), incluindo os jardins, fontes e casini; -Chiesa del Gesù, em Roma, Igreja matriz dos Jesuítas, que se tornou um modelo para as fachadas Barrocas do século XVII; -Igreja dos Anjos, em Assisi; -Igreja de Sant'Andrea na Via Flaminia, Roma, com a sua primeira cúpula ova, que se tornou numa das características comuns do Barroco;

<- Fachada de São Petrónio

Pág. 11

Related Interests