You are on page 1of 4

A dimenso discursiva do trabalho filosfico :

A dimenso discursiva do trabalho filosfico Os instrumentos essenciais da actividade filosfica

Introduo :
Introduo

Mtodo da Filosofia :
Mtodo da Filosofia Mtodo argumentativo Em Filosofia, no possvel, obter provas empricas ou formais para as teses sobre os grandes problemas filosficos. Ento, a argumentao fundamental, porque, torna possvel avaliar se uma teoria ou no melhor que outra. A argumentao tambm indispensvel em mltiplas situaes da nossa vida, uma vez que nos permite, por um lado, adquirir uma maior conscincia das razes que nos levam a tomar decises e a aceitar determinados pontos de vista, e, por outro lado, permite-nos sermos bem sucedidos na tarefa de apresentar aos outros os nossos prprios pontos de vista. Mas nem sempre argumentamos correctamente, ou seja, nem sempre as razes que apresentamos, permitem chegarmos s concluses que pretendemos. Para que isso acontea, preciso que, em primeiro lugar, conheamos o conjunto de regras que nos permitiro argumentar correctamente. disciplina que estuda esse conjunto de regras chamamos Lgica. Se o mtodo filosfico consiste na troca de argumentos, ento, a Lgica , inevitavelmente, um dos principais instrumentos da Filosofia.

Slide 4:
Analogia entre lgica e gramtica certo que podemos ter um discurso organizado e coerente sem conhecermos as regras gramaticais que compem a nossa lngua. Da mesma forma podemos ter um raciocnio bem estruturado sem o conhecimento da lgica. Mas, se conhecermos as regras gramaticais no s podemos ter conscincia da estrutura do nosso discurso, como poderemos melhor-lo e corrigir prematuramente eventuais erros. Assim, o conhecimento da lgica possibilita um melhor desempenho do pensamento, pois conhecemos as regras que definem o raciocnio correcto, dando-nos a possibilidade de melhor pensarmos e corrigirmos eventuais erros. Em resumo, se conhecermos as regras bsicas da lgica, TEREMOS UM PENSAMENTO MAIS CORRECTO E ARGUMENTAREMOS MELHOR!

Instrumentos essenciais da actividade filosfica: :


Instrumentos essenciais da actividade filosfica: ARGUMENTOS PROPOSIES CONCEITOS

Slide 6:
Todos os homens so mortais. Scrates homem. Scrates mortal. CONCEITOS PROPOSIES ARGUMENTO

O que um conceito? :
O que um conceito? O conceito um instrumento do pensar e coloca-se como um elemento constitutivo das proposies. uma representao mental a partir da qual classificamos um determinado conjunto de objectos ou seres. Ex. Conceito de rvore, homem, mesa, etc 1

Slide 8:
Conceito ideia/representao mental Termo suporte lingustico do conceito/forma de exprimir o conceito

A clarificao de conceitos :
A clarificao de conceitos Clarificar os conceitos defini-los. muito importante, para que haja um terreno comum para uma conversa, debate. A definio a clarificao do significado de um termo, isto , do conceito que este exprime. Ex: O tringulo uma figura com 3 lados.

Uma boa definio :


Uma boa definio aquela em que se apresentam as condies suficientes e necessrias que permitem identificar um conceito e distingui-lo de outro. Exemplo: Uma rosa uma flor. Nesta definio, rosa condio suficiente para ser flor. Flor condio necessria para ser rosa.

O que uma proposio? :


O que uma proposio? Uma proposio uma frase. Nem todas as frases so proposies. Tipos de frases: Interrogativas Imperativas Exclamativas Declarativas

Slide 12:
O que um argumento? Um argumento um conjunto de proposies em que uma delas defendida pelas outras. A proposio defendida a tese tem o nome de concluso. A proposio ou as proposies que a defendem so as premissas.

Slide 13:
O que um argumento? Eis um exemplo de um argumento:1) A BTodas as rvores so plantas.B CTodas as plantas so seres vivos.A CLogo, todas as rvores so seres vivos.

Slide 14:
A clarificao de conceitosClarificar os conceitos defini-los. A definio a clarificao do significado de um termo, isto , do conceitoque este exprime.

Slide 15:
Voltemos ao argumento com que comemos: Todas as rvores so plantas. Todas as plantas so seres vivos.Logo, todas as rvores so seres vivos. Este argumento constitudo pela ligao de trs frases, que, por sua vez, so constitudas pela ligao de vrios conceitos (plantas, seres vivos, rvores). As referidas trs frases so proposies. O que faz de uma frase uma proposio?

Slide 16:
Deve fixar o seguinte:1. Para que uma frase exprima uma proposio, necessrio que seja declarativa, mas isso no suficiente.2. Uma frase sexprime uma proposio se, alm de declarativa, tiver valor de verdade, isto , for classificvel como verdadeira ou falsa.3. Uma frase declarativa tem valor de verdade, mesmo que no saibamos se verdadeira ou falsa.

Slide 17:
Para identificar os argumentos:Procuramos pela concluso;Encontramos a concluso mais rapidamente se identificarmos o indicador;Atravs dos indicadores de premissa conseguimos identificar as premissas, o que facilita a identificao da concluso.Clarificamos os argumentos:Reconstruindo-os na forma padronizada.

Slide 18:
Eis um argumento:Sabemos que, se a inflao baixa, o consumo aumenta. Dado que a inflao esta baixar, podemos concluir que o consumo vai aumentar.

Slide 19:
Clarificamos o argumento reconstruindo-o na seguinte forma padronizada: apresentamos primeiro as premissas, uma em cada linha. A concluso surge no fim:Se a inflao baixa, ento o consumo aumenta. A inflao esta baixar.Logo, o consumo vai aumentar.Premissa Concluso

Slide 20:
Indicadores tpicos de concluso E por essa razo Segue-se que Portanto Por isso Assim sendo Por conseguinte Da que Consequentemente. Assim O que mostra que Ento... Qualquer frase colocada a seguir a estes indicadores a concluso. Ex.: Todos os animais que ladram so ces e por isso o animal que tenho em casa um co. A proposio antes do indicador por isso uma premissa. A proposio a seguir a concluso. Implcita est a outra premissa: Tenho em casa um animal que ladra. Argumento: Todos os animais que ladram so ces. Tenho em casa um animal que ladra. Logo, o animal que tenho em casa um co. Silogismo 1) Todo silogismo contm somente trs termos: maior, mdio e menor; 2) Os termos da concluso no podem ter extenso maior que os termos das premissas; 3) O termo mdio no pode entrar na concluso; 4) O termo mdio deve ser universal ao menos uma vez; 5) De duas premissas negativas, nada se conclui; 6) De duas premissas afirmativas no pode haver concluso negativa; 7) A concluso segue sempre a premissa mais fraca; 8) De duas premissas particulares, nada se conclui.

Respostas exerccios p. 109 1.Toda violeta roxa 2. Toda violeta flor Silogismo 3.Logo, toda flor roxa Premissas (1 e 2) Concluso (3) Quantidade geral; Qualid afirmativa Predicados: em todas particular Termo: violeta, roxa e flor Argumento F, pq nenhum termo pode ser total na concluso sem ser total nas premissas.

You might also like