You are on page 1of 25

MEDICINA LEGAL JOS HAMILTON 05/02/13 MEDICINA LEGAL a massa de conhecimentos mdicos e fsicos que viabiliza o Direito, dando

do condies de torn-lo operacional. a aplicao dos conhecimentos mdicobiolgicos a servio das cincias jurdicas. Dar sustentao a um fato jurdico. No chega a ser propriamente uma especialidade, pois aplica o conhecimento dos diversos ramos da medicina s necessidades do Direito. No existe prognstico, previso, na medicina legal. O exame sempre atual ou passado. A medicina legal exclusivamente objetiva. No importa o que o examinado esteja sentindo (subjetivo). Sintomas nada valem. A medicina legal verifica os sinais. Ademais, a medicina legal participa da elaborao de novas regras. No momento de se estabelecer novas leis, faces aos avanos das tcnicas cientficas, ex. clonagem, cirurgias de transexuais, manipulao gentica. A medicina legal pode ser dividida em duas reas: geral e especial. GERAL: estuda os direitos e deveres dos profissionais: deontologia (reas dos deveres normas ticas) e disteologia (rea dos direitos). Refere-se a exerccio legal da medicina, segredo mdico, responsabilidade mdica, tica mdica, etc. ESPECIAL: estuda as reas de atuao: - identificao: identificao total ou parcial. - traumatologia: tudo que agride ou mata o ser humano. - toxicologia: procedimentos periciais em casos de envenenamento. - asfixiologia: formas de carncia ou anulao da funo respiratria. - sexologia: envolve questes de sexualidade humana. - infortunstica: doenas profissionais. Estabelece o nexo entre os acidentes e as incapacidades laborativas. - tanatologia: estudo da morte (realidade, tempo, causa e demais aspectos); - psicopatologia: alteraes mentais de importncia no direito. Envolve teoria da imputabilidade e capacidade por modificaes de natureza mental. - criminologia: estuda todos os aspectos pelos quais ocorre o crime. - vitimologia: estudo do papel da vtima nos eventos criminais. Elas no so totalmente irresponsveis pela sua vitimizao.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS DOCUMENTO todo instrumento que tem a faculdade de reproduzir e representar uma manifestao do pensamento. No campo mdico da prova, so expresses grficas, pblicas ou privadas, que tm o carter representativo de um fato a ser avaliado em juzo. Os mdicos, seja de qualquer especialidade, por fora de lei, podem emitir documentos que possuem fora de lei. Na misso de informar s autoridades, o mdico produz documentos que apresentam uma configurao que varia conforme a situao e a sua finalidade.

1. ATESTADO MDICO

O documento mdico mais comum o ATESTADO MDICO. So os documentos mais elementares e resumem-se na declarao pura e simples, por escrito, de um fato mdico e suas consequncias. A falsidade de atestado mdico crime no Brasil (falsidade de atestado mdico artigo 302 CP) e infrao tica. um documento altamente corrompido, em razo da juno de mdicos corruptos e interessados corruptores. Outro aspecto do atestado mdico o sigilo profissional. O sigilo no pertence ao mdico, a privacidade, intimidade do paciente que est protegida. Dada profuso de atestados mdicos, empresas passaram a exigir que se constasse nos atestados mdicos o diagnstico. Entretanto, tal exigncia ilegal, ainda que sob a forma codificada (CID Cdigo Internacional de Doenas). Para contornar a situao (paciente exigir diagnstico), o mdico passa a utilizar uma frmula a constar que atendendo a solicitao do interessado atesta que o paciente est impossibilidade de exercer determinada atividade em razo de determinada patologia. Os atestados mdicos so utilizados para diversas finalidades: oficiosos, administrativos e judicirios. - oficiosos: so solicitados pelo interessado e visam unicamente ao interesse privado. Ex. atestados mdicos para justificar faltas ao trabalho ou para frequentar piscinas pblicas. - administrativos: exigidos pela autoridade administrativa. Ex. servidores pblicos que precisam apresentar atestado para solicitar licena; atestados exigidos para admisso em rgo pblico. - judicirio: so requisitados pelo juiz. Ex. jurado para justificar falta ao plenrio. Os atestados mdicos devem atender a alguns requisitos: - identificao clara sobre o mdico: nmero de registro no CRM, endereo, telefone, especialidade; - ttulo em destaque: atestado - deve comear com a expresso atesto, para fins... - local e data.

2. LAUDO OU RELATRIO MDICO-LEGAL Tem fora de lei e, necessariamente, mais sofisticado do que o atestado, pois tem descrio escrita e minuciosa de todas as operaes de uma percia mdica a fim de responder solicitao de autoridade policial ou judiciria. Deve constar necessariamente: - identificao completa do paciente; - histrico que justifique a elaborao do laudo. Compem-se dos fatos mais significativos que motivam o pedido da percia ou que possam esclarecer e orientar a ao do perito. - exame externo no paciente e eventualmente interno (paciente morto); - discusso e concluses, ou seja, sntese dos achados mdicos. - respostas aos quesitos formulados. A lei determina os quesitos oficiais. Eles definem o crime e suas circunstncias. Quesitos so perguntas cuja finalidade a caracterizao de fatos relevantes que deram origem ao processo. Depois de terminada a percia, o laudo ser redigido.

19/02/13 3. AUTO MDICO-LEGAL Tem a principio a mesma estrutura do laudo, porm diferencia-se porque um documento redigido ao tempo em que se faz a percia, de forma que ao trmino do ato pericial o documento est pronto. Este documento est praticamente restrito a uma nica situao que, por sua natureza, exige tal procedimento: o auto de exumao de cadver. Essa percia se diferencia das outras por algumas razes, entre elas porque necessrio incluir na percia pessoas estranhas prtica pericial, que devem ser compromissadas na forma da lei. Essas pessoas so chamadas durante o processo. Portanto o documento deve ser redigido, finalizado e assinado ao trmino da percia. Convidam-se as partes envolvidas na questo que ser esclarecida na exumao, MP, Juiz, o delegado deve estar presente, alm dos funcionrios que confeccionaro o laudo (digitao) e o perito. O perito dita e o servidor digita. O zelador do cemitrio deve indicar onde est o corpo e deve dar f, aps compromissado, onde o corpo est sepultado. Os coveiros so chamados tambm e prestam compromisso e devem responder s perguntas do perito, acerca do sepultamento, indcios de eventual violao, etc. Deve incluir, pelo menos, no compromisso do auto, um zelador e dois coveiros. Tudo ser descrito no auto, situao do cadver, eventual tirada de fragmento para percia laboratorial, a recolocao do corpo na urna, descrevendo exatamente a forma como foi deixado o cadver. Isso porque pode haver uma segunda exumao e o novo perito deve saber exatamente os fatos ocorridos. Terminada, deve ser assinada por todos. Observada a violao, deve ser identificada a ao e descrita no auto. Ainda sim, deve ser feita a percia. Difere do laudo que pode ser redigido depois de feita a percia.

4. PARECER MDICO-LEGAL um documento executado por algum, de notvel saber e de moral ilibada, que as partes envolvidas no processo escolhem. solicitado quando verificam que as percias j realizadas so contraditrias ou divergentes. As partes aceitam esse parecer no como nova percia, mas como forma de anlise dos documentos periciais j existentes.

5. ATESTADO DE BITO

IDENTIDADE E PROCESSO DE IDENTIFICAO IDENTIDADE tudo aquilo que faz algum s ele e nenhum outro. o conjunto de caractersticas exclusivas de algum que o distingue dos demais. H diversos elementos no corpo humano que tornam uma pessoa nica: ris, palato, desenho craniano, crista papilar (que formam a impresso digital desenho). No estudo da identidade humana, temos que reconhecer dois aspectos distintos: - subjetivo: a conscincia do indivduo de ser ele mesmo durante toda a sua existncia; - objetivo: caractersticas fsicas peculiares que lhe do a individualidade.

A identidade subjetiva pode ficar comprometida nos casos em que a conscincia esteja perturbada, como em certas doenas mentais ou perda da memria. Mas o que interessa mais vivamente Medicina Legal a identidade fsica. Nenhuma pessoa idntica outra e at mesmo gmeos univitelinos podem ser diferenciados aps exame minucioso. A IDENTIFICAO o processo pelo qual se estabelece a identidade. Trata-se de mtodo para identificar o ser no todo ou parte dele, vivo ou morto. um conjunto de tcnicas para identificar algum. No deve ser confundida com simples reconhecimento. A identificao utiliza, alm de dados de fcil observao, capazes de serem percebidos por pessoas leigas, dados tcnicos e mtodos precisos que possibilitam estabelecer sem duvidas a identidade. O processo de identificao tem que se basear em sinais e dados peculiares ao indivduo e que, num conjunto, possam distingui-lo de todos os demais. A fotografia no serve para identificao, pois as pessoas modificam-se na aparncia com o passar dos anos, embora sem deixarem de ser as mesmas desde que nascem. A medicina desenvolveu diversas tcnicas para identificao. O processo de identificao deve preencher os seguintes requisitos tcnicos: 1 - tcnica econmica e prtica; 2 - caracterstica perene (imutabilidade): os elementos escolhidos para identificao no podem modificar-se facilmente pela ao do tempo ou de doenas, como peso e cor do cabelo, por exemplo. Devem ser caractersticas que conservem o mesmo aspecto em qualquer poca para posterior confronto. 3 - elementos que apaream desde a vida embrionria (precoce); 4 - que seja possvel classificar (classificabilidade): o processo de identificao deve valer-se de elementos de fcil classificao, possibilitando a diviso em grupos que permitam a comparao e identificao. A identificao de corpos inteiros e conservados pode ser uma tarefa sem maiores problemas. Entretanto, a identificao de um indivduo a partir de restos humanos trata-se de tarefa muito difcil: ex. sangue, smen, fragmento de ossos. Alguns reagentes qumicos podem ajudar os peritos a identificarem se alguns elementos biolgicos so humanos ou no, como na identificao do sangue, smen e fragmento de osso. Ademais, estudos da antropologia fsica (ou biolgica) podem auxiliar na identificao do individuo, por meio de caractersticas prprias do esqueleto. A base tcnica para o reconhecimento de ossos humanos o conhecimento detalhado das particularidades anatmicas do nosso esqueleto. Ex. a partir da anlise de osso inteiro (ex. fmur ou crnio) possvel estabelecer caractersticas como sexo, raa, estatura, idade aproximada e caractersticas pessoais (ex. calo sseo). Por fim, sinais particulares do indivduo, previamente conhecidos, podem auxiliar na identificao (ex. cirurgias, ficha dentria, exame radiolgico).

MTODOS DE IDENTIFICAO 1. Mtodo Datiloscpico O ser humano tem referncias anatmicas a partir da posio de ps virados para frente, cabea para frente e mos com as palmas para frente: - inferior e superior,

- laterais (direita e esquerda de quem est sendo analisado), - dorsal (atrs), ventral (frente). No dedo, ex. indicador, externo o lado do dedo que est voltado para fora (prximo ao dedo), e interno o lado que est virada para a barriga (prximo ao dedo mdio). A impresso digital est na face palmar da mo, voltada para a frente. Na percia, a referncia em relao pessoa que est sendo observada. Nas impresses digitais, os dedos so contados de 1 a 5 a partir do polegar. No que tange regio palmares, verificou-se que todas as polpas digitais, de todos os dedos das mos tm cristas papilares separadas pro sulcos pouco profundos e, portanto, com o auxilio de tinta e superfcie lisa cria-se as impresses digitais. Essas cristas vo sendo achatadas com o passar dos tempos e de acordo com a atividade desenvolvida pelo indivduo. Entretanto, cessando a atividade, depois de algum tempo elas se regeneram. Portanto, uma perda transitria. A nica forma de anular essas cristas atravs corte por bisturi. As cristas papilares comeam a surgir a partir do 6 ms de gestao e no sofrem qualquer alterao no decorrer da vida. A impresso digital ser a mesma sempre. Portanto, uma caracterstica perene e imutvel. meio econmico e prtico de identificao e no expe o indivduo a qualquer forma de constrangimento, portanto til para a tcnica de identificao. Apesar da infinidade de desenhos observados nas impresses digitais, h determinados padres que se repetem, possibilitando a classificao das impresses digitais. 26/02/13 J foram propostas diversas classificaes das impresses digitais, porm a utilizada no Brasil a de Jean Vucedish. A anlise de uma impresso digital deve levar em considerao elementos: - qualitativos: desenhos formados pelas diversas cristas, que recebem o nome de pontos caractersticos (ex. ilhotas, bifurcaes, forquilhas, etc); - quantitativos: a contagem do nmero de linhas existentes entre dois ou mais pontos caractersticos aumenta muito a capacidade de distinguir duas impresses entre si; - topogrficos: a distribuio dos pontos na figura e o seu posicionamento. As linhas horizontais das cristas papilares so chamadas de sistema basilar. As linhas que acompanham a polpa digital chamada de sistema marginal. O sistema no centro da polpa o sistema nuclear. Quando esses trs sistemas se aproximavam, no se tocando, formam o DELTA. As pessoas podem ter delta: - dois lados; - do lado externo da impresso; - do lado interno da impresso; - ausncia de delta. A classificao de Vucetich toma como elemento bsico a presena, ausncia e a posio da figura chamada de delta (em razo da semelhana com a letra grega). So 4 os tipos fundamentais da classificao de Vucetich: 1. Arco (A): ausncia de delta; 2. Presilha interna (I): presena de delta direita do observador; 3. Presidente externa (E): presena de delta esquerda do observador;

4. Verticilo (V): presena de dois deltas, um direita e outro esquerda. Essa classificao alfabtica utilizada apenas para os polegares. Para os demais dedos utilizado um equivalente numrico (V=4; E-3; I-2; A-1). Portanto, um mtodo alfanumrico.

Presilha interna I2

No sistema de Vucetich, o arquivamento das impresses digitais do tipo decadactilar, ou seja, so utilizadas as impresses digitais dos dez dedos das mos do indivduo. utilizada uma frao: Numerador: cdigo das polpas digitais da mo direita Denominador: cdigo das polpas digitais da mo esquerda Utilizando-se a sequncia dos dedos: polegar, indicador, mdio, anelar e mnimo. Ex. E 4134 mo direita: polegar (pres. ext;), indicador (verticilo), mdio (pres. externa)....

A 1431

mo esquerda

Essa frao para encontrar o delta nas impresses digitais de um indivduo. O delta classifica em grupos, mas havendo 12 coincidncias nas caractersticas das linhas papilares, a pessoa ser identificada.

TRAUMATOLOGIA MDICO-LEGAL Mortes e leses determinadas por aes externas que causam cavidade ou fraturas. Normalmente, os traumas so causados por AGENTES: fsicos; biolgicos; qumicos, mecnicos e mistos.

1- AGENTES MECNICOS: um trauma que pode levar a alteraes, causado basicamente pela energia mecnica. Ou seja, energia cintica (resultado da massa de um instrumento multiplicado pela velocidade). s vezes, a velocidade desprezvel, mas a massa muito grande. Num acidente de trnsito, numa batida a 100km/h equivale a 500 quilos em cada centmetro do corpo humano. o efeito do impacto. Os agentes mecnicos podem atuar de maneira: a) ativa: o agente vai de encontro ao corpo; b) passiva: o corpo vai de encontro ao agente. Os agentes mecnicos podem agir no corpo de forma (modalidades simples): a) PERFURANTES: ex. agulha, ponta fixa de compasso; etc. So instrumentos puramente perfurantes produzem uma leso tpica: ferida punctria ou puntiforme. b) CORTANTES: ex. faca sem ponta; navalha; caco de vidro; bisturi; lmina de barbear. A leso tpica da ao cortante recebe nome de ferida incisa. c) CONTUNDENTES: que age por um plano. Ex. soco; martelo; atropelamento; etc. Os instrumentos contundentes no tm uma nica leso padro . Dependendo da

intensidade do instrumento agir, do ngulo que atinge o corpo e da superfcie do instrumento, as feridas contusas podem ser de modalidade diferente.

H, ainda, 3 modalidades complexas: talvez a maioria dos instrumentos, no tenha ao exclusiva. So comuns os instrumentos que tenham mais de uma ao. a) PERFURO-CORTANTE: Ex faca de ponta: duplicidade de ao que mesmo tempo perfurante e cortante. b) CORTO-CONTUSA: Muito comum, ainda, o instrumento que corta e contunde. Ex. machado; foice espesso. Ele vai cortando e contundindo. A leso recebe o nome corto-contusa. c) PERFURO-CONTUSA: Alguns instrumentos associam ao perfurante contundente, causando a leso perfuro-contusa. Ex. projtil de arma de fogo. e

Instrumentos CONTUNDENTES: Os instrumentos contundentes, ao contrrio dos instrumentos das perfurantes e das cortantes, no produzem uma nica espcie de leso. As feridas contusas mais comuns so: I) eritema ou rubefao: a mais simples das leses. transitria. uma rubefao representada em razo da dilao momentnea dos vasos que logo se recompe. No possui consequncia anatmica alguma, motivo pelo qual h doutrinadores (minoria) que entendem que a eritema no configura leso corporal. II) equimose: se o impacto do instrumento contundente for maior um pouco, que seja suficiente para romper alguns vasos, formando aquela mancha roxa. A, em decorrncia desse rompimento, infiltrao do sangue na malha do tecido. Essa mancha, no dia em que ocorre o trauma vermelho vivo, alguns dias depois roxa, evolui para o azul, verde, amarelo e some. o espectro equimtico em razo do qual possvel estabelecer aspectos temporais (cronologia). Atravs dos aspectos da equimose possvel ainda sugerir a prtica de crimes sexuais (ex. equimose por suco prxima genital da vtima). O seu formato pode, ainda, identificar o instrumento agressor, ex. dedos, corda, etc. Evoluo cromtica: de incio a cor vermelha transforma-se em um tom vermelho violceo, do terceiro ao sexto dia acentua-se a cor azulada que vai passando a esverdeada do stimo ao dcimo segundo dia e ao amarelado do dcimo terceiro ao vigsimo dia, para em seguida voltar cor da pele vizinha. COR Avermelhada Azulada Esverdeada Amarelada Desaparecimen to EVOLUO Do incio ao 3 dia Do 4 ao 6 dia Do 7 ao 12 dia Do 13 ao 21 dia Depois do 22 dia

III) hematoma: se o impacto ainda maior, rompendo vasos debaixo da pele, forma-se um volume sanguneo. Isso ocorre porque o vaso sanguneo foi danificado, libertando sangue para os tecidos onde no pertence. H o hematoma em dois tempos, no fgado e bao, onde ocorre um processo demorado que pode levar morte. Outra situao ocorre no crnio. H uma membrana (meninge) que reveste o crnio. Numa pancada no crnio pode causar um trauma entre a meninge e o osso, formando um hematoma que progride (cresce) em direo ao crebro. H um ponto de saturao, em que o crebro est fortemente comprimido, causando uma convulso no sujeito que pode levar morte se no for rapidamente drenado o sangue. IV) escoriao: se o instrumento age, no de impacto, mas tangencialmente, dando uma ralada na epiderme, retirando-a. H perda da epiderme. Se perdesse a pele inteira configura perda de tecido. , portanto, uma leso superficial de atrito (ralada), que rompe a epiderme, deixando a derme descoberta. A verdadeira escoriao no tem sequela, no deixa marcas. Se deixar cicatriz no foi escoriao. Em tese, no tem maior gravidade, a no ser que seja a porta de entrada para bactrias resistentes. V) ferida contusa: quando o tecido pouco espesso rasgado por um instrumento que age com muita violncia, formando uma leso aberta. Ex. superclios. sempre perpendicular pele, mais profunda do que extensa. Tem como caractersticas (opostas das incisas): - as bordas so irregulares; - presena de leso nas proximidades dessas bordas; - entre uma lateral e outra da ferida h resto de tecido; - A superfcie exposta do vaso seccionado menor, fazendo com que essas feridas sangrem menos. Sequelas:

Instrumento PERFURANTE: A pele humana tem diferenas resistncia, mobilidade, etc. mas, geralmente, nos pontos de flexo dos membros, tem linhas de tenso ou de resistncia (linhas de langers), onde a pela fica mais presa no plano profundo. A ferida causada por um instrumento perfurante liso e cilndrico preciso rasgar a pele a favor das linhas de resistncia, resultando uma leso que uma fenda, chamada ferida botoeira, em fenda ou casa de boto. As incises cirrgicas feitas nos sentidos das linhas de resistncia tm tima cicatrizao. J existem decises de que o paciente alegou que era perfeitamente possvel fazer uma leso com menor sequela e o cirurgio no o fez, resultando em feridas em fenda. Se tem muitas aes perfurantes, todas as fendas tero a mesma direo, pois so oriundas de uma rea de mesmo sentido de tenso. Se a perfurao com instrumento liso e cilndrico for num ponto onde muda a direo das linhas de tenso forma uma ferida triangular ou estrelar. Consequncias dos instrumentos perfurantes: As aes perfurantes tem sua nocividade de acordo com: - o calibre do instrumento; - local onde foi atingido.

A ferida punctria sempre mais profunda do que extensa. A nocividade dessa ferida no tanto da estrutura onde atinge, mas quando o agente penetra costuma inocular agentes causadores de doenas (fungos, bactrias, etc). ex. ttano. A grangrena gasosa extremamente difcil o tratamento. Um instrumento perfurante pode fazer uma leso mais profunda do que seu comprimento, isso porque os tecidos so comprimidos, de forma que um instrumento menor faz um trajeto maior. chamado sinal do acordeo. 05/03/13 Instrumento CORTANTE: As feridas incisas so aquelas realizadas por instrumentos s cortantes. Agem por uma linha: caco de vidro. A ferida incisa sempre mais longa do que profunda. Se realiza por presso e trao, seccionando os planos at onde se esgota a sua fora de aplicao. Caractersticas: - as bordas so regulares. S tm a interrupo da continuidade da superfcie; - ausncia de qualquer leso nas proximidades dessas bordas; - entre uma lateral e outra da ferida no h qualquer resto de tecido; - onde o vaso sanguneo cortado vai formando um cogulo em razo do depsito de plaquetas, fibrinas e glbulos brancos. Se o vaso foi rompido em razo de dilacerao a formao do cogulo espontneo mais rpida. Com instrumento cortante a coagulao mais demorada. Portanto, as feridas incisas sangram mais que outros tipos de feridas, porque a seco do vaso muito regular. - o sentido da ferida pode cortar em perpendicular, mas tambm paralela pele, diferente de feridas causadas por outros instrumentos. A superfcie exposta do vaso seccionado maior, fazendo com que essas feridas sangrem mais. As feridas incisas podem ser importantssimas de acordo com o local onde estejam situadas. Uma ferida incisa, pequena que seja, sem grande profundidade, na parte lateral do pescoo pode levar morte. Para conter o sangramento decorrente de feridas incisas em extremidades do corpo (braos e pernas) com garrotes. Quando a ferida incisa contrria s linhas de tenso da pele, seccionando-as, as cicatrizes sero de aspectos ruins. Gravidade quanto sequela: Entre as leses gravssimas tipificadas no CP, h a deformidade permanente que deve ser: - permanente e aparente; - ser de tal natureza que comprometa a identidade do indivduo ou cause srio constrangimento. Qualquer cicatriz que possa enfeiar a expresso, modificando-a de alguma forma, dependendo da pessoa, pode ser considerada deformidade permanente. Ex. pessoas que vivem da imagem (modelos, atores). Algumas feridas incisas, pela sua gravidade e importncia, recebem nome prprio: - esgorjamento: ferida incisa na face anterior do pescoo. - degolamento: ferida incisa na regio da nuca. - decapitao: ferida incisa que separa a cabea do corpo.

Gravidade quanto ao local atingido: de acordo com o local do corpo atingido a ferida incisa pode gerar danos mais ou menos graves. Flexo e extenso Quases todas as situaes so feitas em musculatura de flexes. A extenso uma exceo. O instrumento cortante produz uma calda de escoriao, que nos permite saber o sentido em que o golpe foi aplicado e, no raras vezes, esclarece a situao em que o crime ocorreu. a parte da ferida incisa em que o corte vai se tornando superficial, perdendo sua profundidade at que se torne mera escoriao. 12/03/13 LESES COMBINADAS 1) Instrumentos PERFURO-CONTUNDENTES: Feridas Perfuro-contusas Essas leses so produzidas por um mecanismo de ao que perfura e contunde (o instrumento perfuro contundente). Na maioria das vezes, esses instrumentos so mais perfurantes do que contundentes. Esses ferimentos so produzidos quase sempre por projteis de arma de fogo; no entanto, podem estar representados por meios semelhantes, como a ponta de um guarda-chuva. ARMAS DE FOGO Acionam cartuchos com projtil, que um instrumento caracterstico da ferida perfurocontusa. A arma de fogo, quando aciona a munio, dispara o projtil, sendo este o verdadeiro instrumento. Existem outros instrumentos que produzem esse tipo de ferida, mas no de uso to frequentes como as armas de fogo que, so caracterizadas como instrumentos perfurocontudente. As armas podem ser portteis (mais comum) ou fixas (armas de guerra). As armas podem ser classificadas em: Mecnica; manual: revlver; semi-automtica: pistolas; automticas: metralhadoras; curtas: pistolas, revlveres; longas: rifles, fuzis e cartucheiras; projtil nico: revlver, metralhadora, rifle; projtil mltiplo: garrucha e cartucheira. Calibre o dimetro medido na sada do cano. Essa medida o que d o calibre em milmetros ou em centsimos de polegada.

Nas armas de projtil mltiplo (carabinas, cartucheiras), o calibre dado pelo peso. Ex.: calibre 12 o cartucho dessa arma contm doze esferas de chumbo que, somadas, correspondem a uma libra. De uma maneira geral, o cartucho composto de um cilindro com uma extremidade fechada e outra aberta. Dentro desse cilindro h a espoleta, impregnada por mercrio, que, pelo atrito, produziz uma pequena chama. O cartucho composto, ainda, de plvora (enxofre+carvo+salitre). Esse combustvel tamponado por papel, papelo ou tecido, que recebe o nome de bucha. Finalmente, encravado no cartucho, h uma pea de metal, que o projtil. A arma de fogo o aparelho que coloca em ao o cartucho. Impactada pela espoleta, a plvora incendiada. A queima de uma carga padro (calibre 38) gera gases que, aquecidos, so capazes de saturar 800 cm, o que aumenta a presso do compartimento e desentuba o projtil, imprimindo-lhe uma velocidade em torno de 600 a 800 km/h. Isso nos projteis chamados de baixa energia. Quando o projtil desentuba, ocorre a exploso do cartucho. Uma parte da plvora no se queima, sendo lanada a uma distncia de at 15cm, sob a forma de gros. Junto com o projtil so lanados tambm restos da bucha, labareda, fumaa e eventuais sujeiras, como graxa. Atingem a ferida tudo o que estava no caminho do projtil (tecido da roupa, boto etc.). O projtil se enxuga e chega limpo ao destino. Essa rea chama-se rea de enxugo. O projeto , ento, composto de: cartucho: estojo de lato, plstico ou papel prensado; espoleta: fulminato de mercrio ou fosfato de brio; plvora: carvo pulverizado, enxofre e salitre; bucha: disco de feltro, fibra ou papelo; projtil: de chumbo, podendo ser revestido de nquel. O projtil instrumento perfurocontundente. Para ns interessante, no entanto, estudarmos as leses decorrentes desse instrumento perfurocontundente (projtil): - Tiros Encostado; - Tiros queima roupa; - Tiros distancia. Tiros encostados (ver explicao sobre cartuchos). Indicam fatalmente suicdio. Quando o orifcio do cano est encostado pele, no h espao entre o cano e a pele. Acontece uma exploso interna: gases, plvora, fumaa, fica tudo sob a pele. Tem a orla de fish e a orla de queimadura. Essa ferida recebe o nome de zona de Hoffman

Aps o disparo, a zona atingida fica estufada e crepita (sinal de crepitao os gases ficam borbulhando). A rea fica meio abaulada. Esse sinal s vale para os primeiros momentos aps o disparo, no mximo quatros horas; de duas a quatro horas. O disparo encostado produz a impresso do cano quente na pele. Essa impresso recebe o nome de sinal de Werkgaertner (prof. no falou). Gera um sinal circular na pele. Existe uma outra hiptese, quando o revlver no est totalmente encostado pele. Isso gera uma figura diferente, o sinal de Werkgaertner aparece pela metade, em forma de meia lua. Gera uma marca ovalada na pele. Qual a importncia da distino? Se circular, o disparo foi perpendicular a pele; Se ovalar, o disparo foi inclinado em relao a pele; Nos trs tipos de disparos, as bordas da ferida esto voltadas para dentro. No ser humano vivo, os orifcios de entrada so menores que o dimetro do projtil, por causa da elasticidade da pele. So caractersticas das feridas produzidas por tiro encostado: orifcio de dimetro menor que o projtil; marca quente, desenhando a boca do cano na pele (sinal de Werkgaertner); a forma do orifcio irregular, denteada e com entalhes, devido ao resultante dos gases que deslocam e dilaceram o tecido (sinal de Hoffmann); em geral, no h zona de tatuagem e esfumaamento, pois os elementos da carga penetram pelo orifcio da bala. Tiros queima-roupa Se o alvo estiver colocado a at 15 cm da arma, o projtil, alm de contundir e perfurar, queimar a pele, provocando uma zona de queimadura. O projtil, perfurando a pele, rompe pequenos vasos, formando a zona equimtica. O interior do cano das armas curtas, de projtil nico, no liso. A usinagem do cano possui cristas que recebem o nome de raia. A raia produz uma rotao do projtil a alta velocidade, o que propicia um alcance maior e uma direo mais precisa. As raias podem ser: Destrogiras: imprimem um movimento no sentido horrio. Sinistrogiras: imprimem uma rotao no sentido anti-horrio. Devido rotao, o projtil provoca na pele uma escoriao. Onde o projtil perfurar, haver uma zona de escoriao. Essa zona recebe o nome de zona de Fisch. Chegam tambm ferida os detritos da bucha, que so retidos pela pele, que se chama zona de enxugo. Nessa zona de enxugo sero encontrados tudo o que o projtil leva pelo caminho (tecido, sujeiras etc.; coisas que esto interpostas entre o cano e a pele do indivduo). A plvora que chega junto com o projtil e que se aloja na pele, produz a zona de

tatuagem. Por fora dessa zona, a fumaa: zona de esfumaamento ( a mais perifrica de todas). A caracterstica da zona de esfumaamento que pode ser facilmente retirada com uma simples limpeza no local. Se traarmos uma linha da zona de esfumaamento, teremos a figura geomtrica de um cone. Quanto maior a base do cone, maior a distncia entre a arma e o alvo. possvel, a partir do exame da ferida, determinar a qual distncia foi dado o tiro. A zona de Fisch alongada aponta na direo de onde veio o projtil. Nos orifcios ovais, a maior extenso da zona de Fisch indica a direo do projtil. So caractersticas do furo de entrada nos tiros queima-roupa: menor que o dimetro do projtil, devido elasticidade da pele; forma circular se o disparo for perpendicular pele, e forma ovalar se o disparo for tangencial; a borda est voltada para dentro; presena de orla de escoriaes (zona de Fisch); zona de enxugo; zona de tatuagem; zona de esfumaamento perifrico; aurola equimtica; zona de queimadura - a borda ligeiramente queimada pelo calor do projtil; zona de compresso de gases, vista apenas nos primeiros instantes. Tiros distncia So caractersticas do orifcio de entrada: Forma arredondada ou ovalar, dependendo do disparo, se for perpendicular ou oblquo em relao vtima. Quando o tiro dado em perpendicular, o dimetro da ferida menor que o projtil. A orla de escoriaes tem aspecto concntrico nos orifcios arredondados e em crescente ou meia lua nos orifcios ovalares. Presena da aurola equimtica (ruptura de pequenos vasos localizados na vizinhana do ferimento). Bordas para dentro. (zona de tatuagem, de esfumaamento no tem mais. S tem orla de fish e a zona equimtica). De maneira geral, a linha reta que une o orifcio de entrada e o orifcio de sada representa o trajeto do projtil dentro do corpo. Em vrias ocasies, o projtil pode mudar de trajeto dentro do corpo, pode se fragmentar e pode, tambm, mudar de ngulo. Na cabea, conforme o grau de impacto, pode ocorrer um fenmeno: O couro cabeludo mvel, e sob o couro existe um tecido mole. Algumas vezes, o projtil passa pelo couro cabeludo e no penetra na cabea, dando-se o nome de bala giratria. A bala faz o trajeto entre o couro cabeludo e o tecido que envolve o crnio. A localizao do projtil de arma de fogo dentro do corpo humano extremamente difcil sem o auxlio do raio X, pelo fato de o projtil mudar o seu trajeto dentro do corpo. Quando o projtil entra, forma um cone que recebe o nome de sinal de Bonnet, onde o orifcio de entrada menor que o de sada. Tem o formato de um funil e, na entrada, o dimetro menor aponta a direo do projtil. PROJETEIS NO CORPO:

Entrada e sada do corpo: A ferida de sada sempre maior que a ferida de entrada. estrelada, rasgada, irregular. As bordas da pele esto para fora. Caractersticas: O orifcio de sada maior que o de entrada; a forma de ferida estrelada (rasgada com as bordas voltadas para fora); nunca tem zona de Fisch, nem qualquer outra leso de pele, pela simples razo que em momento algum o projtil tocou a superfcie da pele na sada, ele a vulnerou de dentro para fora; pode haver zona de enxugo, pois o projtil pode levar tecidos, fragmentos de osso, quando atinge o fmur, por exemplo. Portanto, somente ter uma zona equimtica. Na sada da bala jamais, em hiptese alguma, ter uma orla de fish (orla de escoriao), isso porque o projtil no toca a epiderme da pele. Entre o orifcio de entrada e o orifcio de sada ou do orifcio de entrada at onde a bala est alojada, h um trajeto pelo qual a bala percorreu. Se no trajeto, o projtil no atingir nenhum rgo vital, no haver maiores leses. Dificilmente h uma linha reta, o trajeto sempre irregular. Pode ser que tenha apenas um tiro no corpo da vitima, no entanto mais de uma entrada de sada e entrada (atravessa o brao, por exemplo, e depois a regio das axilas). Na cabea, conforme o grau de impacto, pode ocorrer um fenmeno: O couro cabeludo mvel, e sob o couro existe um tecido mole. Algumas vezes, o projtil passa pelo couro cabeludo e no penetra na cabea, dando-se o nome de bala giratria. A bala faz o trajeto entre o couro cabeludo e o tecido que envolve o crnio. A localizao do projtil de arma de fogo dentro do corpo humano extremamente difcil sem o auxlio do raio X, pelo fato de o projtil mudar o seu trajeto dentro do corpo. Quando o projtil entra, forma um cone que recebe o nome de sinal de Bonnet, onde o orifcio de entrada menor que o de sada. Tem o formato de um funil e, na entrada, o dimetro menor aponta a direo do projtil.

19/03/13 CLASSIFICAO DAS LESES CORPORAIS H necessidade de se classificar as leses. O CP estabeleceu trs modalidades de leses, classificadas quanto gravidade: leve, grave e gravssima. Essa classificao no leva em conta o tamanho ou localizao da leso ou agente causador, mas somente o resultado da leso no indivduo. Esse critrio adotado o chamado critrio do resultado. Importa o que a leso resultou para aquela pessoa, no importando o seu lugar, o que as produziu ou qual sua extenso. Esses resultados encontram-se no CP.

O tipo diz: ofender a integridade fsica ou a sade de outrem. Porque o CP tambm usa a expresso sade. Porque essa expresso identifica o dano mental, o dano psquico (quando no h qualquer ofensa fsica). So as perseguies, as importunaes. Isso reflete na vida da vitima que deixa de se alimentar, de dormir direito...vai gerando um crise de stress traumtico. E uma leso corporal como qualquer outra, passvel de pericia. LESO GRAVE So quatro hipteses de resultados que importam em leso grave. Esto no CP. Para ser grave precisa ter um desses quatro elementos. I: Incapacidade Habitual por mais de trinta dias Ocupao habitual tudo o que agente realiza (comer, escovar os dentes, tomar banho, trabalhar...). Ex: um beb de seis meses. Sua ocupao habitual mamar. Uma leso na boca impede essa ocupao habitual. O fato da pessoa conseguir trabalhar, no significa que no h incapacidade habitual. Como a medicina trabalha somente com diagnostico e no com prognsticos (como o que pode acontecer) exigido o exame complementar no 30 dia da leso para aferir se realmente houve incapacidade habitual. II: Resultou perigo de vida A expresso usada pela lei perigo de vida e no risco de vida. No a perspectiva de que vai acontecer alguma coisa. perigo (concreto). Significa que em algum momento, em razo da leso corporal, a vida do individuo esteve a se extinguir. um perigo visvel. a leso que causa uma quase morte, que provoca uma periclitao vital. No existe, legalmente, a expresso risco de vida. Risco prognstico e no existe em medicina legal. Perigo de vida um momento, um instante, em que uma funo vital periclitou (ex.: parada cardaca, estado de coma, parada cerebral etc.). Num determinado momento, a prpria vida do indivduo esteve a ponto de se extinguir. Somente se atingir uma funo vital que se averiguar que a leso gerou perigo de vida. Na verdade, independe da leso, o que interessa o resultado que ela causou no individuo porque o que interesse para o CP o resultado da leso. A leso tida por mortal porque ela efetivamente matou, no pelo o que ela , mas pelo fato concreto que ela determina (morte). No mortal aquela que pode vir a ser mortal, mas aquela que efetiva e concretamente causou a morte. Na medicina legal no existe sintoma, mas sinais possveis de serem verificados. III: Debilidade permanente de sentido, membro ou funo Debilidade se conceitua por uma reduo funcional, uma diminuio funcional. Por uma limitao, reduo de uma atividade. No pode ser uma inutilizao porque o CP fala em delimitao. Tambm no pode ser algo to nfimo que no tenha significado. Permanente aquela sequela que se constata existir quando se encerram os meios comuns de tratamento. No devemos partir da premissa que permanentemente algo que nunca cessa. Diz-se que uma debilidade permanente quando se encerram os meios habituais e comuns de tratamento ou recuperao. No se pode exigir que a vitima v atrs do melhores e mais modernos tratamento a fim de que sua debilidade se convalesa, bastando que o mdico ateste que todos os meios habituais, comuns, para cura cessaram. No importa, inclusive, a evoluo do organismo do sujeito ou adoo futura de meios que extingam a debilidade. Importa, somente, a permanncia da debilidade ao fim comum do tratamento.

Membros: superiores (braos, antebraos, cotovelos, mos, dedos) e inferiores (articulao do quadril, coxas, pernas e ps). Ex: semi paralisia da mo; paraplegia por trauma. Sentidos: so a viso, audio, olfato, paladar e tato. Ex: perda parcial da viso. Reduo da acuidade auditiva. Funo: uma atividade fim para que concorre um ou mais rgos. o conjunto de atividades de um ou mais rgos, sistema ou aparelho que conduz a uma atividade padro (ex.: funo digestiva, funo respiratria, funo sexual, funo reprodutria). Ex: semi-esterilidade. Trauma bilateral de ovrios que reduz significativamente a produo de vulos. No h a total infertilidade, porm, h uma debilidade, reduo permanente na funo procriadora. Ex. facada no trax que cause uma debilidade nos pulmes.

IV: Acelerao de Parto um trauma que no se visava a gravidez, porm desencadeia um trabalho de parto prematuro. Como conseqncia da leso corporal a mulher grvida tem antecipado o seu parto. Tutela-se, na verdade, o direito do feto de permanecer as 40 semanas dentro do tero materno e o direito da me de gestar o seu filho durante as 40 semanas. Defende a plenitude da gravidez. No importa se a me teve leso ou no ou se a criana nasceu perfeita ou no.

LESES GRAVSSIMAS I: Incapacidade Permanente para o Trabalho Toda atividade laborativa no Brasil est sob a superviso do INSS, rgo previdencirio brasileiro, que entende que incapacidade permanente para o trabalho se refere a incapacidade para qualquer trabalho. Ele fica incapaz permanentemente para o prprio sustento. incapacitado o individuo que est inviabilizado para todo e qualquer trabalho. Contudo, no essa a viso dos tribunais e da medicina legal. A incapacidade permanente aquela que impea a pessoa de desenvolver qualquer trabalho equivalente ao que exercia. No importa se ele pode desenvolver outra atividade, de natureza diversa daquela que desempenhava. Permanente ............... Ex: violinista que perde o dedo. No d simplesmente para dizer que ele pode continuar na orquestra como, por exemplo, percussionista (alegao provvel do perito do INSS). II: Resultar enfermidade incurvel Doena que no tem cura. Em razo da leso resulta uma patologia que crnica. III: Perda ou Inutilizao de membro, sentido ou funo A expresso Perda amputao, deslocamento, retirada do corpo. J a expresso inutilizao a permanncia do membro, sentido ou funo no corpo, mas sem qualquer utilidade. No desloca do corpo, mas zera o funcionamento. Exemplos de Perda: a) Membro: amputao de perna.

b) Sentido: perda da viso (mas quando arranca os olhos fora). Se houver cegueira e os olhos permaneceram no corpo inutilizao. c) Funo: perda do rgo genital (perda da funo sexual); retirada do tero da mulher (perda da funo reprodutora). Exemplos de Inutilizao: a) Membro: paralisia total do brao. b) Sentido: cegueira (sem retirada dos olhos); surdez bilateral. c) Funo: esterilidade (inutilizao da funo reprodutora). Deformidade de tero (que ficou invivel para gestar).

IV: Deformidade Permanente uma sequela do trauma, aparente e permanente, que cause constrangimento em razo da alterao na imagem do indivduo. Inclui permanncia e aparncia e a capacidade de constranger o indivduo. uma perda da identificao positiva para o individuo, de maneira que a mesma leso pode ou no ser deformidade permanente, de acordo com os reflexos subjetivos no indivduo. A perda deve ser aparente. O individuo fica violado em sua imagem, em relao leso, o que lhe causa constrangimento. Contudo, esse constrangimento varia de pessoa para pessoa. Se a deformidade puder causar um constrangimento futuro, deve o laudo pericial constar essa possibilidade, pois determinadas leses podem refletir at na vida conjugal. Ex. repulsa superveniente. V: se da leso corporal resultar aborto Aborto a morte fetal. Esclarea-se que a leso gravssima no pela prtica do aborto, mas pelo resultado aborto que qualifica a leso, tornando-a gravssima. Se houver alguma leso que no se enquadra nas hipteses das leses graves ou gravssimas, por excluso, leve. Concausa: causa independente da causa direta. - Preexistente: - Superveniente: possuem conotao jurdica.

2) Instrumentos PERFURO-CORTANTES: Feridas Perfuro-cortantes 3) Instrumentos CORTO-CONTUNDENTES: Feridas corto-contusas

3- AGENTES FSICOS ENERGIA DE ORDEM FSICA Vrios so os agentes fsicos: som, luz, frio, calor, radioatividade etc. Aes Fsicas da Temperatura

Frio Os seres humanos so homeotrmicos (temperatura constante) e resistem a uma variao de temperatura pequena (abaixo de 42 graus centgrados e acima de 34; 35 graus centgrados de seu prprio corpo). Para tanto, h mecanismos termorreguladores que mantm a temperatura estvel em aproximadamente 36 graus centgrados (faz com que o corpo produza calor para manter a temperatura). Se o ser humano no tivesse o mecanismo termorregulador (por ex.: suor), ele morreria facilmente. Embora esteja em um ambiente de 0 o C, a temperatura mantm-se constante pelo mecanismo termorregulador. Alguns animais so heterotrmicos (que tem diferente temperatura), mas no o caso dos humanos: eles tm que manter a temperatura. J em relao aos demais animais, os chamados isotrmicos, isso no ocorre, pois a temperatura de seus corpos acompanha a do meio ambiente. Se fizer um calor de 50 oC, os animais isotrmicos estaro com a mesma temperatura corporal. Algumas situaes levam falha no sistema regulador: desnutrio, m alimentao, algumas doenas e lcool. Por exemplo, a carne de matadouros conservada em grandes freezers de baixa temperatura. Se algum ficar preso em um desses freezers, passados alguns minutos, certamente ir morrer. Este o frio sistmico. O frio sistmico faz diminuir as funes circulatrias e cerebrais. A ao do frio leva a alteraes do sistema nervoso, sonolncia, convulses, delrios, perturbaes dos movimentos, anestesias, congesto ou isquemia das vsceras, podendo advir a morte. Mas, o frio ainda pode atuar diretamente sobre o corpo. A ao localizada do frio (ao do frio local, localizada), tambm conhecida como geladura ou gelura, produz leses muito parecidas com as queimaduras pelo calor e tem sua classificao em graus: a) Primeiro grau rea superficial plida (ou rubefao), inchada e de aspecto anserino na pele. Dura algumas horas e depois cessam os efeitos, porm a pele descasca. A pele chega a queimar, mas depois passa. b) Segundo grau Ao mais intensa do frio, que provoca a destruio da epiderme, com formao de bolhas de sangue que estouram e cicatrizam. Essa bolha parecidssima com a bolha de queimadura provocada por calor. Porm, na bolha causada pelo calor h formao de plasma, ou seja, h um lquido transparente, parecido com a gua, j na causada pelo frio o lquido hemorrgico, cor de sangue. Chamam-se bolhas ou friquitema. c) Terceiro grau Se ficar exposto por mais tempo ao frio (frio muito intenso), o sangue pode congelar dentro dos vasos o sangue no circula, causando necrose dos tecidos das periferias moles (ponta de nariz, ponta de dedo, ponta da orelha) por falta de circulao, j que o sangue que alimenta tais extremidades est congelado. Formam-se lceras e, s vezes, so necessrios enxertos. Causam deformidades permanentes. d) Quarto grau Quando uma parte do corpo fica exposta ao frio intenso por horas a fio, o sangue fica congelado, se desarticulando do restante do corpo e entra em necrose, obrigando a amputao. Depois de um tempo pra de doer, mas ainda assim, se o indivduo continua se expondo a frio intenso, o membro do sujeito comea a ficar preto. A caracterstica a gangrena ou desarticulao.

Chama-se de trincheira. Ocorre geralmente quando se anda por terrenos congelados. CALOR O calor pode atuar de duas formas: I) Calor difuso; Calor sistmico, tendo como consequncia as temonoses que podem ser de duas formas: - insolao: quando o ser humano exposto a uma temperatura elevada, em ambiente aberto, e, por razes diversas, perde o controle do mecanismo termoregulador e sua temperatura comea a subir, aumentando a freqncia cardaca, provocando insuficincia renal, acmulo de cido ltico, convulso e at a morte; proveniente da exposio natural ao sol. - intermao: decorre do excesso de calor ambiental de outras fontes de calor, tais como: lugares mal arejados, quase sempre confinados ou pouco abertos e sem a necessria ventilao. Ocorre normalmente de forma acidental, por alcoolismo, vestes inadequadas ou falta de ambientao climtica. A temperatura do corpo do indivduo tambm subir alm do tolervel, ter convulses e poder at vir a bito. Ex: caldeira, serraria, etc. Pode ocorrer a degenerao das protenas, desidratao, convulso e morte. Ambas desencadeiam sudorese, desidratao perda de gua, perda de chumbo; cimbras; taquicardia; h destruio de hemoglobinas, contrao muscular, viso apagada, convulso, paralisia de rgos e morte.

II) Calor direto (queimaduras) Calor local tem como consequncia as queimaduras, que podem ser causadas por chamas, gases, lquidos ou metais aquecidos. Os materiais em combusto so instrumentos para essa ao. Mais do que a profundidade da queimadura, interessa a sua extenso. Assim, queimaduras de qualquer grau que atinjam mais de 40% da superfcie do corpo determinaro a morte do indivduo. Em Medicina Legal, adota-se a classificao das queimaduras feita por Hoffmann: a) Primeiro grau Vermelho, a pele apresenta-se inchada e quente, dolorida. Presena de eritema (sinal de Christinson). Se ficar s no vermelho e com ardncia, no h leso epiderme no dia seguinte est melhor. Aps alguns dias, ocorre a descamao. incmoda, mas no apresenta maiores complicaes (ex.: queimadura por raios solares quando da exposio do corpo na praia). b) Segundo grau A superfcie apresenta vesculas com lquido amarelado (gua; protena, sdio, potssio, enfim sais e protenas). Apresentam, alm do eritema, formao de bolhas ou flictemas (sinal de Chambert). Obs: A classificao das queimaduras, em Medicina Legal, toma como princpio a profundidade das leses, ao contrrio do critrio clnico, que se baseia na rea corporal atingida. A avaliao desses riscos tem uma regra, chamada de Regra dos Noves: - cabea e pescoo - 9% ;

- membro superior - 18% (9% para cada brao); - membro inferior - 36% (18% para cada perna); - tronco - 36% (18% para o trax e 18% para o lombo, sendo 9% para cada parte superior do trax e lombo e 9% para a parte inferior de cada um); - rea genital - 1%. A partir desta avaliao, o mdico tem condies de saber o percentual de rea queimada, qual o tratamento e os prognsticos das chances de sobrevivncia que o paciente apresenta. Quanto maior a porcentagem de rea queimada, maiores so os riscos de vida. O indivduo que sofre queimaduras acima de 75% certamente morrer. c) Terceiro grau a destruio total do tecido em local especfico. So as queimaduras produzidas, geralmente, por chama ou slido superaquecido e determinam a queima da pele. A queimadura de terceiro grau incide at no plano muscular. Forma-se uma placa dura e preta que, retirada, resulta em lcera, sendo necessrio o enxerto. A pele fica retrtil, com cicatrizes chamadas sinquias. d) Quarto grau a carbonizao do plano sseo. Pode ser total ou generalizada. O cadver carbonizado fica muito leve e pequeno, devido evaporao da gua do corpo e da condensao dos tecidos. As extremidades menores, como mos, braos, pernas e ps tornam-se praticamente toquinhos, pequenos e quebradios, at desaparecem. O crebro gera presso e estoura. Geralmente ocorrem em incndios em carros, avies, casas e apresentam, quase sempre, alguns problemas na rea jurdica: 1) identificao: h dificuldade de identificao do cadver, pois ele fica irreconhecvel. Se for desastre de massa (grande quantidade de pessoas) dever se analisar por meio de uma lista j existente (por ex.: pessoas que no voltaram para casa). 2) Saber se o indivduo morreu devido carbonizao ou se j era cadver quando posto para queimar (talvez para ocultar um crime). A pesquisa no to complicada, pois o cadver, por mais carbonizado que esteja, permite analisar os brnquios e bronquolos do pulmo. Se essas vias respiratrias estiverem queimadas, sujas de fumaa ou outro elemento ligado ao fogo (sinal de Montalti), porque a pessoa estava viva e respirou durante a carbonizao. Se, ao contrrio, eles estiverem limpos por dentro, a pessoa j estava morta e foi queimada depois. A partir disso sabe-se a verdadeira causa da morte.

02/04/13 Eletricidade Aes Fsicas da Eletricidade O ser humano funciona atravs de cargas eltricas. Algumas dessas cargas so automticas. Ex. batida cardaca. So impulsos eltricos encaminhados ao corao que estimulam a batida. Na rea pulmonar ocorre a mesma coisa. As cargas eltricas possuem cargas diversas. Nas redes baixas as cargas variam 110 ou 220 volts. O ser humano pode entrar em contato, recebendo descargas atmosfricas ou industrial. As descargas atmosfricas, quando atingem o ser humano e produzem leses, sem matar, chama-se fulgurao. Quando mata, recebe o nome de fulminao. Portanto, a eletricidade natural e a artificial podem atuar como energia danificadora. A eletricidade natural, quando age letalmente (quando h bito), denomina-se fulminao. Quando provoca apenas leses corporais, chama-se fulgurao (ex.: raios).

A eletricidade industrial a produzida pelo homem e tem como ao uma sndrome chamada eletroplesso. So assim chamadas todas as formas de leses causadas por eletricidade industrial, com ou sem morte. H, tambm, a eletrocusso, que a execuo de sentena de morte em cadeira eltrica. H trs hipteses de morte causada por eletricidade (3 mecanismos bem claros): - mecanismo respiratrio: a carga eltrica leva contratura, podendo levar o indivduo asfixia (contratura dos msculos respiratrios). Os movimentos respiratrios feito pela expanso e contratao da caixa torcica. Esses movimentos (expiratrios e inspiratrios) so fundamentais ao movimento da respirao. Uma carga eltrica alta leva os msculos contrao. Se a carga eltrica se espalhar pelos msculos respiratrios, eles contraem e ficam contraturados parando os movimentos respiratrios, levando o indivduo a uma parada respiratria que pode causar a morte. - mecanismo cardaco: a carga eltrica leva desorganizao dos batimentos cardacos, provocando a contrao fibrilar do ventrculo e a morte. Faz uma taquicardia, uma arritmia e imediatamente o corao pode perder o movimento de contratao (fibrilao no faz movimento eficaz). - mecanismo cerebral: a carga eltrica leva parada cerebral ocasionada por hemorragia das meninges, das paredes ventriculares, do bulbo e da medula espinhal. s vezes, a morte devida a outras causas sobrevindas de quedas ocasionadas pela eletricidade. Ao receber o choque eltrico, a vtima precipitada ao solo, morrendo por ao de energia mecnica (contuso). Quando a descarga eltrica muito forte, algumas pessoas apresentam no corpo sinais semelhantes queimadura, contudo, no se trata de queimadura propriamente dita. Na fulgurao, as leses podem ser por queimaduras ou por alteraes funcionais dos rgos citados acima. Mas pode ser que haja resistncia, levando ao calor, produzindo queimaduras (auto-fritura). o chamado efeito Jaule. Pode ser que haja algum elemento que oferea resistncia (como por exemplo, o tungstnio fio de cobre), impedindo que a descarga penetre no corpo, levando ao calor excessivo, produzindo queimaduras (auto-fritura). o chamado efeito Jaule. (Calor = voltagem X resistncia). o calor (acrscimo de temperatura) causado pela voltagem num objeto resistente. A morte instantnea. O mais importante da descarga eltrica no sua voltagem, mas a extenso (operagem) com que penetra no corpo do individuo. Contudo, isso era at ento desconhecido pela medicina. Quando descobriram essa intensidade de descarga, pensou-se na possibilidade de matar o individuo. Criou-se, ento, a cadeira eltrica, entendendo que, quando mais intensa a carga, mas rpida a morte. Desconheciam que, na verdade, o que realmente mata a operagem da voltagem, a sua extenso com que penetra no corpo. Em razo desse desconhecimento, houve diversas mortes cruis. O individuo ficava torrado, mas ainda com vida. O exame nas pessoas vtimas dessas descargas eltricas, na maioria das vezes, de poucos achados. necessrio que o laudo tenha comprovao de que a morte decorreu da descarga eltrica. Entretanto, difcil estabelecer relao entre o mecanismo e a morte (cardaca, respiratria ou cerebral), afinal o indivduo est morto.

Primeiro, precisa-se ter certeza de que a morte foi em decorrncia de descarga eltrica. fundamental que se localiza um sinal de certeza da eletricidade, chamado sinal de Jellineck (espcie de baixo relevo na pele do condutor que levou a eletricidade no corpo do indivduo. uma marca, geralmente, pequena, difcil de encontrar). Essa marca se caracteriza quando o elemento condutor de eletricidade entre em contato direto com o corpo humano. A marca do condutor fica no prprio corpo da pessoa. Essa leso funda e amarelada. Os laudos que atestam a morte em razo de descarga eltrica devem conter a descrio da marca de Jellineck, caso contrrio, o laudo ser totalmente contestvel.

Presso Atmosfrica a presso exercida sobre o corpo humano pela massa atmosfrica, uma massa gasosa que envolve o nosso planeta. Essa massa atmosfrica compe-se de: nitrognio (N): 78% oxignio (O): 18 a 20% hidrognio (H): 1% gases raros: 0,1% A massa atmosfrica que envolve o planeta Terra tem um peso, que, ao nvel do mar, de 1 atmosfera. medida que sobe do nvel do mar, presso atmosfrica diminui. Isso faz com que at uma boa altura o sujeito no sinta maiores diferenas. Se subir muito, o ar fica rarefeito, de modo que, aps uma certa altura, h diminuio do oxignio e do gs carbnico, e a composio do ar altera o fenmeno da hematose. O ser humano, em situaes de repouso, respira automaticamente 16 vezes. A partir de certa altura ocorre falta de ar, cansao profundo, fraqueza, tontura, mal estar; comea a faltar oxignio; mais que isso, o sujeito pode morrer: o chamado mal das montanhas, prprio dos alpinistas. Os avies que fazem grandes rotas internacionais voam acima dos nveis possveis de respirar onde o ar mais rarefeito sendo que utilizado menos combustvel, menos atrito e desgaste do material das aeronaves. No interior da aeronave, o ar bombeado permanentemente, num processo denominado pressurizao da cabine, mantendo uma presso atmosfrica equivalente a 1.000m2 de altitude (reproduo artificial de presso atmosfrica). Ficam injetando ar no ambiente, numa presso equivalente a lugares de baixa altitude. Muitas vezes, a percia das vtimas de acidentes areos revela que elas morreram antes mesmo da queda da aeronave. Isso se determina por percia: foram encontradas leses psmorte, ou seja, o individuo j estava morto quando da coliso da aeronave. Se h falha no sistema de pressurizao (falha mecnica) a causa da morte por deficincia de oxigenao (asfixia), portanto a companhia area pode ser responsabilizada pela morte dos passageiros (diferente de caso fortuito). Se a causa da morte for uma falha mecnica, h responsabilidade da empresa area. Todavia, se a causa foi um evento eventual e imprevisvel, por exemplo caso fortuito ou fora maior, no se caracteriza a responsabilidade da empresa area. Mal dos caixes Nas construes de pontes sobre mares e rios, para se alcanar o fundo (para firmar pilares), uma caixa (caixo) lanada at atingir o fundo do mar (ou rio) e nela bombeado ar em quantidade 5 ou 6 vezes maior que a presso atmosfrica normal para expulsar a gua daquele ambiente. O indivduo que formar o pilar desce at caixa com escafandro e l fica trabalhando por um perodo de 5 a 6 horas, no seco, respirando o ar que foi bombeado.

Ao retornar superfcie, o ar que ele respirou, em presso mais elevada que o normal, fez com que o nitrognio (contido no oxignio) se liquefizesse na circulao sangunea do indivduo (gs sob presso se liquefaz faz com que vire liquido). Se o sujeito no passar pelo processo de descompresso, ao subir, sem a presso da caixa, o nitrognio liquefeito na corrente sangnea volta sua forma gasosa (aliviada a presso o gs que se liquifez volta ao estado gasoso - gaseificao), podendo causar embolia, que pode levar morte, dependendo de qual rgo for atingido. Esse o mal denominado mal dos caixes. Para evitar que isso acontea, a subida deve ser gradual, com paradas obrigatrias em alturas intermedirias, por certo perodo de tempo, de modo a evitar que o nitrognio, pela falta abrupta de presso, se transforme em gs. responsabilidade da empresa organizar e fazer com que os empregados obedeam a essa escala de subida, sob pena de ser responsabilizada em caso de acidentes.

Radioatividade Algumas substncias tm quantidade a mais de ons na estrutura atmica. Com o tempo, esses ons se soltam da estrutura. A forma de ionizao mais comum o chamado raio X. Ele produzido voluntariamente. So comuns os acidentes com o raio X. Se no houver proteo da sala (revestimento de metal que o raio X no atravesse, geralmente Chumbo ou Brio), poder haver contaminao pela radioatividade. No entanto, hoje existe uma tinta base de brio que bloqueia a passagem do raio X. A fonte de raio X deve ser totalmente vedada. Existem vrios tipos de substncias ionizantes, como o urnio, plutnio, plutnio etc., que so muito usadas em medicina ou radiologia, os chamados isotopo-radioativos, usados no diagnstico do cncer. As radiaes so tambm usadas no tratamento de tumores para destruir os tecidos doentes, mas acabam destruindo, tambm, tecidos sos. As mais preocupantes so as radiaes ionizadas (energia nuclear). Foram encontradas outras utilizaes para essas substncias: usinas atmicas como geradores de energia. Ex: Chernobyl (usina russa que causou acidente). At hoje o reator (ainda que sepultado em montanhas de concreto) continua emanando radioatividade esse efeito se chama sndrome da China. Nessa poca o Brasil costumava a importar leite em p holands sendo que seis meses aps o ocorrido ainda havia vestgios de radiao no leite. No Brasil, ocorreu o episdio de Goinia, a famosa cpsula de Csio 137 abandonada em depsito sanitrio aberto, cheia de material nuclear, causando grandes e graves resultados. A bomba de nutrons outro modo odioso e repugnante utilizado nas guerras no causa destruio, somente destruindo seres biolgicos. Mata as pessoas e conserva toda a riqueza do pas. Radiodermite: Efeitos locais: O efeito sistmico d alteraes nos espermatozoide e vulos. Esterilizao. Perda do mecanismo imunolgico. Desenvolvimento de leucemia. Exige maiores cuidados, ainda que a mquina de raio X seja pequena: - as paredes devem ser revestidas de chumbo ou pintada a base de brio, para vedar que outras pessoas que esto no entorno de receber radioatividade; - pessoal deve utilizar roupas chumbadas (culos e vestes); - equipamento que mea a radiao.

Os efeitos prejudiciais da radiao dependem da quantidade (dose), da durao e do grau de exposio. Uma nica dose rpida de radiao pode ser mortal, mas a mesma dose total aplicada num lapso de semanas ou meses pode provocar efeitos mnimos. A dose total e o grau de exposio determinam os efeitos imediatos sobre o material gentico das clulas. Outros tipos de radiao a radiao gama, utilizada para tratamento de tumores malignos, para realizao de cirurgias. J a energia nuclear, radioatividade proveniente das usinas de fuso nuclear para gerao de energia. Seu maior problema so as bombas nucleares, que alto poder destrutivo. O que est em alta hoje so as armas nucleares. No fim da Segunda Guerra Mundial, Thruman era o Presidente americano. Um projeto construiu a bomba nuclear houve apenas um teste subterrneo no deserto. Mais duas bombas estavam prontas e foram usadas sobre o povo japons. Dois alvos: Hiroshima e Nagasaki, duas cidades civis. Maquiavelicamente escolheram a hora: amanhecendo (hora de ir ao trabalho). Calcularam para que no estourasse na superfcie. Os tripulantes da fortaleza voadora que levou a bomba, em muitos casos ficaram loucos ou morreram tempos depois em decorrncia do mal que causaram a humanidade. Com este incidente morreram instantaneamente 140 mil pessoas. No epicentro no sobrou nada. A temperatura constatada foi de 6.000.000 (seis milhes de graus) e ventos de 800 km/h de velocidade. Conforme se afasta do epicentro, algumas pessoas sobreviveram, mas foram contaminados. Ao final de 3 ou 4 meses, eram quase 200 mil pessoas mortas. Ainda hoje continuam morrendo, em virtude de deformidades genticas. No contente, dois dias depois, a cidade de Nagasaki foi o alvo da vez, entretanto, o sucesso no foi o mesmo (80 mil pessoas num primeiro momento, 100 mil aps). Essa foi a maior selvageria da histria da humanidade. genocdio em essncia.

You might also like