You are on page 1of 3

Rosangela Barbiani (2007) Pag.

140

recorrncia a um campo comum de signos lingsticos por meio do qual os autores e suas obras criam suas condies de diferenciao e, ao mesmo tempo, conformam uma determinada identidade (comunidade) terica aos estudos sobre juventude(s). No obstante nfase presente aos atributos culturais, nos textos, encontramos a segunda regularidade discursiva: mesmo em se tratando de multiplicidades, h de se considerar o contexto scio-histrico nos quais os jovens criam e recriam modos de vida, ou seja, a afirmao da perspectiva que conceitua a juventude nos marcos de uma dada condio juvenil. Grande parte das argumentaes que justificam essa nfase resgata um certo olhar sociolgico nos estudos sobre juventude que alguns estudos culturais tendem a relegar ou suprimir.

Pag. 141 Quando fala sobre as diversas produes sobre juventude na Amarica Latina, identifica que:

ora situando o jovem com o sujeito poltico, ora como sujeito social, cultural e at mesmo como sujeito passivo, frente aos interesses dos segmentos dominantes. Ocupam espao significativo as reflexes crticas acerca da forma como o Estado vem gerindo as polticas pblicas,4 no tensionamento com as necessidades e direitos desse segmento social. A designao culturas juvenis comparece nos textos como o guarda -chuva possvel e conciliador das diferentes perspectivas de encarar e definir a juventude em suas diversas manifestaes e expresses.

Pag. 141-142

Atualmente, o perfil poltico da juventude mudou e seu perfil demogrfico, no continente latino-americano, vem apontando a dimenso expressiva do fenmeno juvenil: ainda vivemos a onda jovem; nossa populao majoritariamente juvenil, sendo um dos setores mais vulnerveis pelo empobrecimento estrutural. Por outro lado, essa massa populacional um nicho de mercado potencial e promissor, crescendo o interesse das indstrias culturais na sua explorao e em sua consolidao como sujeito juvenil. A noo de centralidade construda pelos autores no como uma espcie de apologia ao ser jovem, mas na trama que tece, ao mesmo tempo, desigualdades sociais e diferenas culturais. Assim, fundamentam-se as argumentaes (presentes em todos os textos) de que a condio histrico-

cultural da juventude no se oferece de igual forma para todos os integrantes da categoria estatstica jovem. (142) Os jovens no so uma categoria unvoca. So uma categoria construda culturalmente; no se trata de uma essncia e, em tal sentido, a mutabilidade dos critrios que fixam os limites e os comportamentos do juvenil esto necessariamente vinculados aos contextos scio-histricos, produto das relaes de fora em uma determinada sociedade (Reguillo, 2003, p. 104).

Pag. 143

Essa forma de estar no mundo utiliza mecanismos prprios e apropriados de comunicao. A msica para os jovens, por exemplo, independentemente de seu estilo e das tribos, muito mais que um acessrio de consumo ou de moda. , de fato, um instrumento de comunicao com o mundo. Atravs da msica, os jovens falam, opinam, criticam e sugerem acerca de poltica, religio, regras sociais, etc. (Valenzuela, 1998). nesse processo, onde tempo e movimento adquirem uma roupagem prpria, que os jovens assumem/conquistam (ou no) a condio de sujeitos juvenis. Essa noo nos remete ao e experincia dos jovens em cenrios, prticas, mercados, polticas que o mundo adulto convencionou chamar de esfera pblica, espao de exerccio de cidadania(s). Os textos so diversos na caracterizao desse sujeito: sujeito poltico (Reguillo, 2003b); sujeito social (Feixa, 1999; Dayrell, 2003; Valenzuela, 1998); sujeito de direitos (Sposito e Carrano, 2003); como modelo cultural (Peralva, 1997; Serrano, 1998). E advertem para a correlao de foras existente, no sentido das convocatrias e cooptaes do discurso dominante ao consumo capitalista, transformando os jovens em objetos do mercado.

Pag. 144

padronizao de necessidades e valores alimenta o mito da igualdade de oportunidades, de participao plena na sociedade, ainda que venham de procedncias sociais extremamente diversas. Assim, todo o jovem tem as mesmas condies de se tornar um cidado. O fetiche do juvenil pela via do consumo denominado por esses autores de juvenilizao (ou juvenizao), fenmeno onde a juventude processada como motivo esttico, ou como objeto publicitrio e sua converso em mito mass meditico contribui evaporao da histria acumulada no corpo e na memria (Peralva, 1997). Para Serrano (1998), diante da oferta cultural contempornea, o consumo se apresenta como uma nova forma do ser coletivo, pois nele se encontram os sentidos de pertencimento e identidade.

Pag. 145

o duplo significado da gerao: um corte (um perodo em uma trajetria de vida) e um tempo, um ethos poltico, econmico e cultural. As modalidades sociais de ser jovem dependem da idade, da gerao, do crdito vital, da classe social, do marco institucional (das instituies) e do gnero. H mais possibilidades de se ser juvenil quando se rico e homem. Mas, mesmo entre os pobres, possvel viver essa condio, atravs do acesso a outras modalidades, que no ao juvenil massmediatizado, nas suas relaes com o bairro, com a famlia, com as instituies locais, com os avs, filhos, etc.

You might also like