ACOLHIMENTO E ADAPTAÇÃO ESCOLAR O “Jeito Elite” de educar prima por valores que servirão de instrumentos limitadores dos impulsos

instintivos da primeira infância, desenvolvendo paralelamente a maturação orgânica e psicossocial do pequeno aprendiz. Esses instrumentos na Educação Infantil proporcionam descobertas e responsabilidades, que irão permear por toda vida acadêmica dos alunos. Os projetos desenvolvidos na Educação Infantil se preocupam com o educar com limites não se esquecendo do prazer de ensinar, explorando o lúdico e as experiências que os alunos trazem de casa.

PROJETOS DESENVOLVIDOS O ingresso do aluno na escola gera uma expectativa em relação ao novo, o projeto “Fifi a formiga amiga”, tem por objetivo acolher e despertar na c riança a curiosidade, o prazer em relação ao ambiente escolar e as atividades que serão desenvolvidas. O projeto mobiliza toda uma equipe de educadores para criar um ambiente estimulador, capaz de favorecer a adaptação escolar no menor tempo possível. OBJETIVOS:

     

Desenvolver atividades facilitadoras à adaptação escolar. Trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar. Estimular o aprendizado através do lúdico. Valorizar e desenvolver as habilidades do educando. Diversificar as atividades pedagógicas. Estimular o aluno a superar desafios.

Desenvolvimento do projeto  As apresentações teatrais. Histórias contadas: – Pintando o sete com a Fifi. – Teatro Fifi na escola. – Teatro: A Indiazinha Iracema. pré-requisitos para as séries posteriores. – Fifi e a turma do Chaves.A formiga e a Cigarra. – Teatro: O Lobo pede socorro. a. – Fifi apresenta “O palhaço da Alegria”. – História . incentivam a socialização a concentração e o interesse pela leitura. .  Estimular através do lúdico. as leituras e as histórias contadas. – Teatro: O menino sujinho. PROJETO “CONTA E RECONTA” OBJETIVOS:   Incentivar o interesse pela leitura e formação de pequenos leitores. a preservação ambiental. Criar possibilidades lúdicas que contribua com o processo de construção da linguagem e do pensamento.Proposta de Atividades:       Teatro de sombras Histórias contadas Cantigas de rodas Animação com Fantoches Filmes infantis Recreação/socialização.

b. socializar costumes e nacionalizar sentimentos. – Casinha torta – História animada: “A Doença da Terra”. É principalmente. Conscientizar as crianças da importância do ambiente para a vida na terra. PROJETO “CANTIGAS DE RODA” Nas ruas. compartilhar significados e não perder o tempo de sonhos. socializar e se conhecer. como pretextos maravilhosos para a criança experimentar seu corpo.– Teatro: Os 3 Porquinhos. PROJETO “PLANTANDO O SABER” – Educação Ambiental OBJETIVOS a. os sentimentos de uma geração a outra. d. As cantigas de roda continuam contendo símbolos. de alegria e de intensidade vital. Implantar uma horta. é o resgate de um instrumento valioso para se trabalhar com “regras” lúdicas. resgatando antigas cantigas de roda. c. “Fazer permanecer as mesmas canções. É manter o elo. É compartilhar as emoções. história “A doença da Terra”. trazendo para o arraial os brinquedos cantados. Facilitar e despertar o interesse pelo meio ambiente b. comprometerse em assegurar um repertório do qual se possa lançar mão. . esta será cuidada pelas crianças. Vivenciar oportunidades de cuidar do meio em que vive. guardam séculos de sabedoria ancestral e a riqueza condensada no imaginário popular. Trata-se de um movimento de entrega. c. desenvolver a linguagem. uma manifestação popular de caráter infantil. – A festa junina culminou com o encerramento do projeto “Conta e Reconta”. nas praças e nos quintais está mais raro de se ver ou ouvir aquelas canções que na simplicidade das suas melodias ritmos e palavras. A brincadeira de roda. – Álbum seriado. significa sedimentar pelo simbólico. É fundamental entender que no trabalho coletivo as regras devem ser respeitadas por todos. quando na vida precisarmos legitimar nossas lembranças para fortalecer nossas esperanças”.

. videoteca. foi elaborado um cronograma de atividades com horários específicos a ser realizada em espaços diferenciados no decorrer da semana. área externa que garantem o desenvolvimento do projeto “Ultrapassando os limites de sala de aula” . alimentando um sentimento propulsor da aprendizagem que é o sentimento de capacidade. É um espaço provocador de oportunidades e possibilidades tanto para o aluno como para o professor. Para garantir a viabilidade do projeto. A prática pedagógica conta também com a brinquedoteca. permitindo o aprendizado através da convivência coletiva. A sala de estimulação é um espaço que possibilita ao professor uma dinâmica de trabalho com estímulos variados. Acompanhe todos os Gabaritos on-line: Veja todas as informacoes aqui. A proposta pedagógica tem como objetivo desenvolver atividades que estimulem práticas educacionais fora do contexto escolar tradicional da sala de aula. Aprender num espaço de vivência coletiva que estimula o reconhecimento das habilidades individuais. Veja todas as informações aqui. criar oportunidades e desenvolver uma proposta pedagógica capaz de atender a diversidade de sua turma. o reconhecimento de habilidades e o desenvolvimento das inteligências múltiplas do educando.PROJETO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL “ULTRAPASSANDO OS LIMITES DE SALA DE AULA” a. cine elite. SALA DE ESTIMULAÇÃO PEDAGÓGICA OBJETIVOS · · Estimular as crianças a reconhecerem suas potencialidades. a superação de desafios. Para o professor. é o momento de observar as habilidades e necessidades de seus alunos. permitindo ao aluno autonomia na escolha das atividades que provoquem uma reação de competência e prazer ao realizá-las. Socializar atividades proporcionando ao educando a inclusão educacional. cria a valorização do outro no que ele tem de melhor.