AMANDA CAROLINE MELO DA SILVA AMANDA MACIANO AGOSTINHO THAIRINI FERRER

TRABALHO DE INTERVENÇÃO URBANA: Estudo de caso do Bairro Ecoville-2/ Valparaiso-SP

Relatório apresentado na Disciplina de Projeto Urbano e Paisagismo, do Curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Paulista / Campus de Araçatuba, como critério avaliativo do 3° Bimestre.

Turma: 3ª Termo Profª Sandra Medina Benini

Araçatuba 2013

.............2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO .................................................................................................................................................................................... 08 5 FOTOS ECOVILLE 2.............................. 03 04 2 LOCALIZAÇÃO DO BAIRRO ............................................................... 11 CONCLUSÕES ............ 05 3 PESQUISA MORADORES........................ 08 6 PROPOSTA .......................................................... 07 3 PRINCIPAIS PROBLEMAS..................................................................................................... 14 .................................. 09 7 PROJETO .......................................................................... 1 ASPECTOS HISTÓRICOS DO BAIRRO ..................................

Tivemos como objetivo. a sustentação. com objetivo de solucionar os principais problemas enfrentados pelos moradores. entre a comunidade e o urbanismo. começamos a dar vida ao projeto. ou seja. integram-se em promover a consciência. localizado na cidade de Valparaíso interior de São Paulo. O bairro escolhido foi o Ecoville 2. Não poderíamos começar qualquer tipo de mudança no local sem antes procurarmos saber quais eram suas principais carências. respeitar tudo o que foi de preferência dos moradores. “Os profissionais urbanistas têm por objetivo transformar teoria em prática.3 INTRODUÇÃO A partir do estudo concluído do bairro foi proposto para que fosse realizada uma proposta de intervenção Urbana no bairro escolhido.” (Autor Desconhecido) . segundo a pesquisa que realizamos. Com as informações necessárias para o começo da intervenção.

608.4 1 ASPECTOS HISTÓRICOS DO BAIRRO Data de Aprovação do Projeto do Condomínio Residencial Ecoville: 28/12/2010 Legenda de Áreas M² %  Área Loteada 62.99 OUTRAS  Área Non Edificandi (Estrada)  Área Non Edificandi (Linhão Permeável  Permeável com Plantio de Grama 4.41 Profissional Responsável pelo projeto do Loteamento Residencial: Erica Eiko Kubo Prado.836.60 7.31 12.41 7.27 7.oo 6. Silva – Chefe de Divisão de Obras .927.210.07 4.07 1oo.608.31 ÁREAS PÚBLICAS  Área Institucional 3. Representante da Prefeitura Municipal que aprovou o empreendimento: Arquiteta Sandra Medeiros Duarte C.000.523.06 4.00  Área Total da Gleba 66.12 ESPAÇOS LIVRES DE USO PÚBLICO  Área Verde (APP) 7.31  Área Remanescente 4.210.

5 2 LOCALIZAÇÃO DO BAIRRO .

Levamos um questionário com perguntas e espaço para sugestões. 595 moradores. Com os dados obtidos. Aspectos de organização funcional Predominante Residencial. fizemos um gráfico para mostrar de uma melhor maneira o que nos levou a começar a elaboração a Intervenção no bairro EcoVille 2. . Regular e Crítico. seguindo com prioridade a vontade dos moradores. massa corrida.6 ASPECTOS MORFOLÓGICOS O bairro apresenta um traçado geométrico ortogonal. Classificamos cada questão como: Boa. reboco. Aspectos qualitativos nos edifícios: As casas foram construídas com tijolo. gesso. Acessibilidade Nenhum meio de acessibilidade implantado no bairro. Aspectos quantitativos Loteamento com 119 lotes. tinta. No bairro (meio urbano): Estado das construções: Condomínio novo em condições regulares. Portas e Janelas metálicas padrões. Pedimos para que respondessem de acordo com o que achavam importantes para o melhoramento do bairro. DADOS DA PESQUISA FEITA COM OS MORADORES Foi feita uma pesquisa com os moradores do bairro para descobrir qual eram as principais necessidades vistas por eles.

Futuras melhorias desejadas 8 7 6 5 4 3 2 1 0 .  Grafico com dados para possíveis melhorias.7  Gráfico com índices do principais problemas.

pois não se encontra nenhuma no EcoVille2. • Falta de arborização e espaços para lazer e recreação: Com a pesquisa feita. Fotos do estado critico atual do córrego. que sofrem com o descaso da prefeitura. e essa é uma questão que também foi citada como caso de muita carência pelos moradores. • Postos de Saúde: Outra questão importante. e muitos estão com as mesmas queimadas. FOTOS DO BAIRRO ECOVILLE Vista das áreas verdes em volta do bairro.8 PRINCIPAIS PROBLEMAS RELATADOS • Iluminação: Uma grande falta de iluminação ocorre ao escurecer. pois os postes têm sua luz muito fraca. Os moradores tem que se locomover até a Santa Casa que se localizada quase no outro lado da cidade. . pois no bairro não se apresenta nenhuma área para que os moradores possam interagir. é que o bairro não possui nenhum posto de saúde. • Creches e escolas: Os moradores levam seus filhos em escolas de outros bairros. esse foi um dos tópicos mais relatados pelos moradores.

Os primeiros rascunhos do projeto de intervenção surgiram depois da pesquisa realizada com os moradores. Pois.9 Estrada de terra (acesso a cidade). foi quando tivemos certeza do que fazer para o melhoramento do bairro. Sistema viário com escoamento no córrego. PROPOSTA . a fim de melhorar a qualidade de vida dos moradores visando sempre o bem. Na proposta foram considerados esses principais problemas relatados.

Resolvemos criar um parque ecológico.Mudança no sistema de drenagem de água e esgoto. viabilizar o seu uso dentro dos padrões de segurança viária. tal esse que se encontra em um estado crítico.Revitalização do córrego Jaranguá. ligando o bairro as principais avenidas da cidade.Modificação nos loteamentos para criação de uma via de acesso. que muitas não são refletivas a noite e implantar normas de acessibilidade. pois o bairro é murado e se localiza afastado da cidade. A intenção é transformá-lo em um ponto de lazer. Áreas de passeio e atividades físicas. 7. 2. como as faixas que se encontram já quase imperceptíveis. em benefício a saúde da população. Placas sinalizadoras de obstáculos. com a intenção de conscientizar crianças e moradores de toda a cidade na preservação do meio ambiente. vendendo a ilusão de segurança aos moradores.Criação de centros educacionais. 3. a proposta inicial era ser um condomínio fechado.A primeira ideia foi quebrar os limites criados pela proposta mal sucedida de condomínio.Melhoramento na sinalização de transito.10 1. Por mais que hoje o Ecoville2 seja considerado um bairro. com seu redor cercado de belas árvores e com uma pista para que as pessoas possam caminhar ao redor para apreciar os encantos da natureza. 5. como creches e escolas. 4.baseada na ideia de incentivar o uso deste meio de transporte alternativo e sobre tudo. . tal essa contraria. 6. 8. que apenas são encontrados afastados do bairro.

11 PROJETO Projeto detalhado. .

12 ÁREAS DE RECREAÇÃO .

13 ÁREA DEDICADA À SAÚDE E EDUCAÇÃO .

Em cada modificação feita.14 CONCLUSÃO A partir da nossa proposta podemos concluir a garantia de melhor qualidade de vida e bem estar aos moradores. Agradecemos a professora Sandra por abranger nossos conhecimentos visando em despertar as nossas necessidades em relacionamentos com os meios urbanos e sociais . pois são eles quem irá desfrutar de todas as melhorias feitas no bairro. pensávamos em como tal mudança influenciaria no dia-a-dia da população. . Todo o processo seria inútil se não fosse para beneficia-los. onde nossa principal ideia era seguir o principio de coletividade.