A teoria do geocentrismo é o modelo cosmológico mais antigo. Na Antiguidade era raro quem discordasse dessa visão.

Entre os filósofos que defendiam esta teoria, o mais conhecido era Aristóteles. Porém, foi Ptolomeu quem, na sua obra "Almagesto", deu a forma a esta teoria,a qual se baseia na hipótese de que a Terra estaria parada no centro do Universo e onde os corpos celestes, inclusive o Sol, giravam ao seu redor. Essa visão predominou no pensamento humano até Nicolau Copérnico que desenvolveu a teoria heliocêntrica, criada por Aristarco de Samos.

O que é
O Geocentrismo é uma teoria astronômica segundo a qual a Terra seria o centro do universo. Essa teoria foi proposta por Ptolomeu no século II d.C. e vigorou até o século XVI, quando foi superada pelo heliocentrismo. A teoria do universo geocêntrico ou geocentrismo foi criada por Ptolomeu e Aristóteles que aderem à hipótese de que a Terra estaria parada no centro do universo com os corpos celestes, inclusive o Sol, girando à sua volta. Essa visão predominou no pensamento humano até à descoberta feita por Nicolau Copérnico da teoria heliocêntrica, criada por Aristarco de Samos. O geocentrismo não deve ser confundido com a teoria da Terra plana - a noção de que na Idade Média os estudiosos achavam que a Terra era plana é um mito.

sua obra foi solenemente ignorada pela posteridade romana e medieval. Terra e Marte) e planeta anão (Ceres). uma vez que aqueles pensadores considerados mais cultos – Aristóteles morrera uma década antes de Aristarco nascer e defendia o geocentrismo – aceitavam apenas a sofisticação apresentada por Ptolomeu (c.c. . As órbitas nas figuras abaixo estão em escala. girando a Terra e os demais planetas ao seu redor. 310 . que o sistema ptolomaico ganhou um rival à altura.?) em sua obra Almagest (A Maior Composição Matemática) que previa com precisão razoável a posição dos planetas visíveis a olho nu. Órbita dos planetas telúricos (Mercúrio. quatorze séculos depois.A hipótese heliocêntrica sobre o sistema solar que sustentava ser o Sol o centro do Universo. o dogmatismo da igreja era tão forte que questionar a perfeição divina consistia um risco temerário Orbita dos planetas Órbitas dos planetas no Sistema Solar As figuras abaixo foram feitos para dar uma idéia do tamanho do Sistema Solar. Foi só com Copérnico. Contudo. apesar de errar ao considerar a Terra o centro do sistema solar. os planetas e o Sol não estão em escala. Vênus. a distância média entre a Terra e o Sol é de 150 milhões de km ou 1 UA (Unidade Astronômica). 230 a.C. foi apresentada pela primeira vez por Aristarco de Samos (c. Para referência. Próximo à órbita de Ceres encontram-se centenas de milhares de asteroides conhecidos.). 75 . Entretanto.

Urano. Nesta escala mal podemos ver o Sistema Solar interno e aparecem trechos das órbitas dos planetas anões Plutão e Éris. Todos os planetas jovianos: Netuno. . Entre Júpiter e Marte vemos o cinturaão de asteroides. onde o planeta anão Ceres também orbita. O tamanho dos planetas está fora de escala. Netuno se encontra a cerca de 4.5 bilhões de km do Sol ou 30 UA.Planetas jovianos (órbitas de Júpiter e Saturno em verde) e o Sistema Solar interno (órbitas azuis). Saturno e Júpiter.

Algumas estrelas estrelas são realmente gigantes.6 UA). O planeta anão Éris orbita entre 5.Visão geral do Sistema Solar.6 bilhões de km do Sol (37.7 e 14. mu Cephei (constelação da Cefeida) tem um brilho aparente fraco mas é uma das maiores estrelas .8 e 97. O Sol é invisível nesta escala.

) escrevi e imprimi um livro no qual discuto a nova doutrina (o heliocentrismo) já condenada e aduzo argumentos de grande força em seu favor. e juro que no futuro nunca mais direi nem afirmarei. desejando eliminar do espírito de Vossas Eminências e de todos os cristãos fiéis essa veemente suspeita concebida mui justamente contra mim. de setenta anos de idade. com diâmetro comparável ao diâmetro da órbita de saturno Filosofo que foi preso por dizer que o sol era o centro do universo: Eu. mercê de Deus. verbalmente nem por escrito. que acredito. intimado pessoalmente à presença deste tribunal e ajoelhado diante de vós. pregado e ensinado pela Santa Igreja Católica e Apostólica. mas se move. abjuro. filho do falecido Vincenzo Galilei." . tendo diante dos olhos e tocando com as mãos os Santos Evangelhos. Galileu. considerando que (. isto é. de haver sustentado e acreditado que o Sol está no centro do mundo e imóvel. sem apresentar nenhuma solução para eles. com sinceridade e fé verdadeira. juro que sempre acreditei. acreditarei no futuro. e que a Terra não está no centro. em tudo quanto é defendido. nada que proporcione motivo para tal suspeita a meu respeito. e em geral qualquer outro erro. Eminentíssimos e Reverendíssimos Senhores Cardeais Inquisidores-Gerais contra a gravidade herética em toda a comunidade cristã. e. fui. amaldiçôo e detesto os citados erros e heresias. florentino. Mas..conhecidas.. acusado de veementemente suspeito de heresia. pelo Santo Oficio. heresia e seita contrários à Santa Igreja.

Galileu teria murmurado ironicamente: "eppur si muove " . daqui por diante. a um diminuto espaço preenchido pelas minhas próprias sensações corpóreas". para mim. alojou-se por algum tempo no palácio do arcebispo Piccolomini. onde começou a cumprir a sentença.Era o dia 22 de junho de 1633. Em carta a um amigo. . ela se move"). em Siena. onde passaria seus últimos anos de vida. que eu. segundo contam alguns. semanal. Pouco depois. sua condenação e subseqüente renúncia à crença de que a Terra gira em torno do Sol. este Universo. encerrava-se um dos episódios mais controvertidos da história: o julgamento de Galileu Galilei pela Santa Inquisição. dos sete salmos penitenciais. Além da retratação. se reduzem. Este período final foi bastante penoso para o cientista. em 1638. seu velho amigo."e. o sábio recolheu-se à residência do grão-duque da Toscana. em Roma. Lido o veredicto e cumprida a cerimônia de abjuração pública (ao término da qual. pois. desabafava seu sofrimento: "Ai de mim! O vosso amigo e servo Galileu tem estado no último mês desesperadamente cego. esta Terra. por maravilhosos descobrimentos e claras demonstrações. o Tribunal do Santo Oficio impôs a Galileu a pena de prisão domiciliar perpétua e a repetição. Numa sala do convento dominicano de Santa Maria Sopra Minerva. alarguei cem mil vezes além da crença dos sábios da antigüidade. mudando-se finalmente para Florença. por três anos. a cegueira total o atingiu. de modo que este céu. no entanto.